domingo, julho 19, 2009

Umas no cravo e outras na ferradura

FOTO JUMENTO

Igreja de Santa Maria Maior, Sé Patriacal de Lisboa

JUMENTO DO DIA

José Pedro Aguiar Branco

O vice-presidente do PSD que dá mais nas vistas, antigo ministro da Justiça do "menino guerreiro" revelou-se um deputado faltista, aliás, é o quinto deputado mais faltista. Aguiar Brando dve explicar o que andou a fazer durante as baldas.

ASSIM SE VÊ A FORÇA DO PÊCÊ

A propósito da notícia que circulou na comunicação social dando conta de uma manifestação liderada pelo PCP junto ao Instituto Ibérico Internacional de Nanotecnologia, em Braga, quando este laboratório estava a ser inaugurado pelos primeiros-ministros de Portugal e de Espanha vale a pena ler o comentário de um leitor d'O Jumento:

«Caro Jumento:

De acordo com a intromissão ão do PCP. Dou-lhe razão, como já irá ver. Mas a história ou está muito mal contada, no Correio da Manhã, ou muito bem instrumentalizada pelo PCP. (Mau jornalismo ou as costumeiras intromissões das máquinas partidárias nos órgãos de comunicação social?)

Estive ontem numa das referidas manifestações - sim, foram duas! Uma, onde estive, com mais de uma centena de docentes e alunos do Politécnico, reivindicando uma transição justa no novo e gritantemente desigual estatuto da carreira docente. A polícia "enjaulou-nos" num campo de futebol, junto ao local onde iriam passar os convidados. Éramos uns cem, nesse lado (e uns 60 noutro local perto do recinto). Fomos proibidos de nos manifestarmos com cartazes junto à rede. Como ficámos longe da passagem da comitiva, a única maneira que tivemos de nos fazer ouvir foi com buzinas (de gás). Creio que todos preferiríamos que assim não fosse. Uma silenciosa presença de luto, como estávamos todos vestidos, teria sido para nós suficiente desde que nos tivessem colocado em local visível. Adiante.

E n ão é que um grupo de uns sete ou oito manifestantes, com um único cartaz (protestando contra a inauguração de obras inacabadas e ostentando o símbolo - quem mais? - do PCP) se coloca mesmo ao lado de nós? (Não questiono a legitimidade democrática de se manifestarem, como é evidente.) Tivemos que lhes pedir para se afastarem, para que não houvesse confusão. Mesmo assim, na altura de entrevistas à comunicação social, puderam (como se viu na reportagem televisiva) trazer o cartaz para junto da rede, algo que nos foi proibido... E a comunicação social entrevistou vários docentes do Politécnico, mas qual foi a entrevista que passou? A da meia-dúzia de gatos pingados do PCP que lá foi...

Nada estranharia, mesmo, se esta ida ontem daquele pequeno grupo n ão tivesse sido manobra da FENPROF (e que resultou...), que se tem colocado em posição dúbia e à margem da greve dos politécnicos (talvez alguns acordos para poder negociar melhor aspectos do secundário)... Os docentes do politécnico têm, neste momento, apenas o apoio de um sindicato, o SNESup - que, por ter uma pequena estrutura, praticamente se tem limitado a dar apoio ao movimento dos docentes, em particular dos Institutos Politécnicos do Porto, Coimbra e Lisboa.

Não quero direitos especiais. Mas não aceito tratamentos desiguais e indignos, em particular quando comparado com o universitário. E eu, como milhares de docentes do politécnico, mantivemos as instituições a funcionar há anos e anos (no meu caso, há 10, mas outros 20 ou mais anos!) sempre com contratos precários. Não foi por não termos habilitações ou condições, à face do anterior estatuto, para integrarmos os quadros. Foi porque nunca nos foram abertas vagas para concorrer. O Estatuto por-me-á, bem como a muitos milhares, no desemprego a médio prazo. Com 45 anos... Que hipótese terei de concorrer com alguém que tem boas condições para realizar o doutoramento (caso do universitário, que têm - e bem - isenção de propinas e dispensa de leccionação durante o doutoramento), se me deixam com carga lectiva máxima, funções de gestão na minha instituição e sem isenção de propinas? Como me podem obrigar a doutorar assim? Que hipóteses tenho de publicar, entretanto, ou tão-só de fazer um doutoramento com dedicação exclusiva a ele?... Nenhuma. E vou concorrer, quando abrirem concurso, em igualdade de circunstâncias com candidatos que puderam criar currículo muito melhor, porque tiveram condições para isso. Estou, portanto, a prazo. É um processo maquiavélico.

A greve aos exames, que decorre neste momento, n ão é algo que façamos de ânimo leve. Longe disso. Sou docente, tenho alunos com quem convivo diariamente e não é com prazer algum que o faço. Mas estes novos estatutos serão maus para os próprios alunos, a médio e longo prazo, pela instabilidade que irão gerar. Mas estou cada vez mais convicto que o prolongamento da greve até 27 de Julho deve ser totalmente imputável a Mariano Gago, que teima em não querer resolver a situação. Sabe que Gago assinou o acordo dos estatutos com sete (sete!) sindicatos que não têm qualquer representatividade no Ensino Superior?! Chamamos-lhe agora os Sindicatos Zero... (A FENPROF não assinou, de facto, mas teimou numa posição dúbia, indefensável.)

O Jumento costuma ser ponderado e equilibrado nas opiniões. Estou certo que se informará do que está a passar. Sugiro o http://forumsnesup.wordpress.com/ , para come çar, onde vários docentes têm vindo a partilhar algumas das suas experiências. Claro que num fórum aparece de tudo. Se filtrarmos o que não interessa e nos cingirmos ao essencial pode ter-se uma ideia razoável dos problemas.

Com os melhores cumprimentos,

RL»

AVES DE LISBOA

Gaio [Garrulus glandarius]
Local: Estádio Universitário

FLORES DE LISBOA

Ibisco na Jardim da Fundação Calouste Gulbenkian

A VITÓRIA GLOBAL DE ANTÓNIO COSTA

«É inequívoco que a esquerda ganha muito com o acordo de Helena Roseta com António Costa para a Câmara de Lisboa. Por mais que Jerónimo de Sousa e Francisco Louçã protestem e resistam, a verdade é que o arranjinho apadrinhado por Manuel Alegre foi o mais rude golpe, até ao momento, na sólida estratégia que Pedro Santana Lopes tem em marcha para regressar à autarquia da capital.

O PS é o principal beneficiado, claro. Mas, se a nível local nada podia ser mais perfeito, no plano nacional o consenso conseguido por António Costa aumenta ainda mais a pressão sobre José Sócrates. Não só porque alguém na sua posição teria sempre de demarcar-se do Governo para cativar o eleitorado à esquerda do PS, mas também porque Costa sempre esteve pouco disponível em ajudar Sócrates além do essencial. E agora menos ainda, depois de o primeiro-ministro ter perdido o estatuto de invencível na derrota das europeias.» [Diário de Notícias]

Parecer:

Por Rui Hortelão.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Afixe-se.»

DIAS LOUREIRO DEIZA EMPRESA QUASE FALIDA

«Manuel Dias Loureiro deixou a Sociedade Portuguesa de Pintura e Moldagem para a Indústria Automóvel (SPPM), firma do Grupo SLN/BPN que trabalhava para a Autoeuropa, à beira da falência. Pouco mais de um ano após a sua saída da presidência da SPPM, em Novembro de 2007, a fábrica foi salva ‘in extremis’ pela Volkswagen, que assumiu a gestão da SPPM para evitar a paragem quase total na Autoeuropa e salvar quase 3200 postos de trabalho. Ao todo, em pouco mais de três anos, a SPPM acumulou prejuízos de 22 milhões de euros, dos quais cerca de oito milhões registaram-se em 2007.» [Correio da Manhã]

Parecer:

O homem tem pouco jeito para os negócios.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Pergunte-se a Loureiro se desta vez também não leu os papéis.»

DEPUTADOS FALTISTAS

«Os deputados do PSD Carlos Páscoa Gonçalves, José Cesário, Virgílio Almeida Costa, Mário David e José Pedro Aguiar Branco, por ordem decrescente, foram os mais faltosos desta legislatura, todos com mais de uma centena de faltas.

Contudo, em termos percentuais, a socialista Marta Rebelo, eleita por Lisboa, foi quem mais faltou ao plenário, uma vez que só foi deputada durante as duas últimas sessões legislativas e, num total de 180 reuniões, deu 58 faltas: nove ainda por classificar, nove justificadas com trabalho político e 39 por doença. » [Diário de Notícias]

Parecer:

Portugal é o país da baldas.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Pergunte-se aos dirigentes partidários se vão recandidatar os faltistas.»

DIAS LOUREIRO FOI ALVO DE BUSCAS

«Dias Loureiro e o ex-ministro da Saúde, Arlindo Carvalho, foram alvo de buscas por parte do Ministério Público, no âmbito do caso BPN, segundo apurou a TVI.

Ao que a TVI conseguiu apurar o Ministério Público efectuou buscas na quinta-feira em casa de de Arlindo Aarvalho , accionista do BPN , e na sexta-feira esteve em casa de Dias Loureiro, já constituído arguido. » [Portugal Diário]

Parecer:

Como parece que Dias Loureiro perdeu a memória pode ser que o MP a tenha encontrado.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Pergunte-se ao MP.»

SANTANA LOPES TEM UMA DOR DE CORNO DIVERTIDA

«Pedro Santana Lopes acusou hoje o presidente da Câmara de Lisboa, António Costa, e a vereadora independente Helena Roseta de terem celebrado um acordo que representa uma "desconsideração" para os lisboetas e para José Sócrates.

Santana Lopes interroga-se depois sobre os motivos inerentes à discussão travada entre Costa e Roseta sobre quem é o "número dois" da lista socialista concorrente à Câmara de Lisboa, aplicando-a a uma eventual saída de José Sócrates do cargo de secretário-geral do PS. "Porque vai perder eleições? Porque será forçado a demitir-se? E por que razão assim pensam e assim falam publicamente? Quando o número dois da actual direcção do PS [António Costa] e a segunda figura do Movimento de Manuel Alegre [Helena Roseta] admitem o que admitiram, publicamente, esta semana, a pouco tempo de eleições legislativas, isso tem, como é óbvio, um enorme significado político que não é nada agradável para José Sócrates", sustenta o ex-líder do PSD. » [Público]

Parecer:

O homem está mesmo irritado, não hesitando em recorrer a insinuações o que não é novo nele, nas legislativas até lançou um outdoor com base em insinuações de que Sócrates era gay.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Dê-se a devida gargalhada.»

PAVEL KISELEV

JOHNNY LOCO INTERNATIONAL