sexta-feira, julho 03, 2009

Umas no cravo e outras na ferradura

FOTO JUMENTO

Montijo

A MENTIRA DO DIA D'O JUMENTO

Manuel Pinho não perdeu tempo e mal foi demitido vestiu logo o seu taje de luces e começou a ensaiar uns passes para a nova temporada taurina.

JUMENTO DO DIA

Manuel Pinho

Independentemente da competência de Manuel Pinho, sobre a qual não tenho dúvidas, é evidente que o ex-ministro da Economia vestia mal o fato de político comportando-se como se estivesse na intimidade de um conselho de administração. Só que há uma grande diferença entre uma amena cavaqueira e um debate parlamentar, na tasca da esquina o Bernardino Soares é um palerma qu elogia o regime norte-coreano, no parlamento representa os portugueses ou, pelo menos, aqueles que o elegeram. É penha que Manuel Pinho não tivesse a formação democrática necessária para perceber esta diferença e, mesmo com a experiência adquirida em quatro anos, não tenha percebido que os deputados podem dizer os maiores disparates e até ofender quem bem entendem.

ESTRATÉGIA ERRADA

Sócrates ainda não percebeu que os debates parlamentares pouco são seguidos pela opinião pública, os comentadores é que lhe dão grande importância, a imagem que passa para o cidadão comum é a das piadas e picardias que ocorrem.

É um erro Sócrates usar os debates para divulgar as medidas, acabando por dar a ideia de que adopta medidas avulso, em função da conjuntura política e as sua para se defender nos debates parlamentares. Seria mais inteligente recorrer à conferência de imprensa para divulgar estas medidas.

Eu sei que as conversas em família são de má memória, mas isso não implica que em Portugal um primeiro-ministro recorra a esta fórmula, até porque Cavaco já reintroduziu as conversas em família e até para falar dos seus assuntos familiares, como sucedeu com a intervenção chorosa e a apelar ao coração ingénuo dos portugueses quando falou dos seus supostos (nunca comprovados) prejuízos com o BPN.

TESTEMUNHOS PARA MEMÓRIA FUTURA

Antes da crise económica e da ascensão da sua amiga Ferreira Leite a Líder do PSD não perdia uma oportunidade de surfar no trabalho do Governo e elogiar as suas reformas, apresentava-se aos olhos do mundo como o presidente de um país que se modernizava:

«O Presidente da República, Cavaco Silva, elogiou no Chile as «reformas profundas» que estão a ser feitas pelas autoridades portuguesas em áreas como a administração pública, justiça e segurança social, informa a agência Lusa.

«As autoridades portuguesas estão a avançar com reformas profundas na administração pública, na justiça, na segurança social e em muitos outros domínios», afirmou, numa intervenção perante empresários portugueses e chilenos.

Destacou ainda os investimentos «muito, muito fortes» em domínios como a educação e formação profissional, sublinhando que são «uma condição de sucesso para vencer os reptos da globalização». «A estrutura da economia portuguesa está a 'cambiar' muito rapidamente. Os têxteis, o calçado, já não são os principais produtos da exportação portuguesa. São os 'coches' - a grande fábrica Volkswagen, uma das mais modernas da Europa, está instalada em Portugal - maquinarias e equipamentos», afirmou.» [Portugal Diário]

Há quem chame a isto oportunismo mas na política portuguesa tudo vale.

A DEFESA DESASTRADA DE MANUELA FERREIRA LEITE

O papel desempenhado por Luís Arnaut que veio a público tentar desculpabilizar Manuela Ferreira Leite (como se esta fosse uma adolescente na idade das borbulhas) é aquilo a que na gíria se designa por figura de urso. Manuela ferreira Leite tentou de forma oportunista explorar o negócio entre a PT e a Media Capital e até conseguiu arrastar o presidente nesta estratégia, pouco se incomodou por estar a interferir num negócio privado ou por de forma indirecta pôr em causa a dignidade e prestígio pessoal dos administradores das empresas envolvidas.

A verdade é que o negócio até mereceu o apoio de José Alberto Moniz que foi um dos primeiros a vir a público pronunciar-se sobre o mesmo, a verdade é que Manuela Ferreira Leite não hesitou em mentir esquecendo que se apanha mais depressa um mentiroso do que um coxo. A dúvida está entre ficarmos indignados com a mentira da líder do PSD ou por ela nos ter tratado por parvos ao dizer algo que se demonstrava ser mentira em poucos minutos. Só mesmo alguém idiota atribui uma decisão sua que mereceu elogios no Povo Livre ao governo que a antecedeu.

AUTOEUROPA: ESTALOU O VERNIZ AO PCP

«Toda a gente sabe, embora os interessados não gostem que se diga, que os grandes meios de comunicação social (e não só) andam com o BE ao colo. Mas ao sr. António Chora, trazem-no em ombros.

Compreende-se bem que assim seja. Se para o grande capital é precioso um tampão eleitoral que previna uma maior deslocação de votos para o PCP e a CDU - votos que julgam ir recuperar mais tarde ou mais cedo -, muito mais precioso é um quadro operário cuja cabeça esteja feita, de cima a baixo, pela ideologia da classe dominante.

Na luta de classes há episódios marcados por um duplo valor: um valor intrínseco e um valor simbólico. É o caso actual da Autoeuropa, da resistência dos seus trabalhadores, e da violenta chantagem que sobre eles vem sendo exercida, sobretudo desde que rejeitaram o pré-acordo negociado entre a Administração e a CT. Desde Sócrates e o seu Governo à UGT e aos grandes meios de comunicação social, com destaque para o diário de Belmiro de Azevedo, não houve dia em que não fosse proferida uma ameaça, que não houvesse uma tentativa de encostar os trabalhadores à parede, que não fossem os trabalhadores aconselhados a juntar novas cedências às que há muito vêm sendo forçados a fazer. E não houve dia em que o sr. Chora, embora com todas as cautelas, não viesse fazer coro nesse processo.

Onde se pedia a um dirigente firmeza na defesa de interesses de classe, da parte do sr. Chora o que se ouve é a repetição dos argumentos da administração, a reiterada disponibilidade para vender direitos, o ataque aos trabalhadores que tiveram o atrevimento de o desautorizar, a argumentação anti-comunista.

O sr. Chora, e com ele certamente o BE, acha retrógrado o sindicalismo de classe (que escreve entre aspas), e acha que deve «adaptar-se» (25.01.09, www.esquerda.net). Adaptar-se aos «novos sistemas de trabalho», à «flexibilidade», às «novas polivalências», aos «novos horários de trabalho respeitando as cargas de trabalho». Para essa «adaptação» não é necessária luta, porque palavras dessas são música para o grande patronato.

A luta da Autoeuropa seguirá o caminho que os seus trabalhadores quiserem. Depende, decisivamente, da sua unidade e da sua consciência de classe.

Coisa que o sr. Chora não sabe o que é.» [Avante]

Era demais para o PCP suportar os elogios ao BE a propósito do acordo na Autoeuropa, para o PCP é preferível que a fábrica encerre as portas em Portugal em nome da sua liderança do que suportar ser ultrapassado pelo BE.

Alguém ainda duvida de que para este PCP os interesses do partido estão muito acima dos dos portugueses?

Os professores, os polícias e outrois profissionais que deixam enquadrar as suas lutas por gente como o Mário Nogueira que apenas está interessada nos interesses mesquinhos do PCP que reflictam um pouco sobre este artigo, mais primário e objectivo não poderia ser.

AVES DE LISBOA

Gaio [Garrulus glandarius]
Local: Jardim da Fundação Calouste Gulbenkian

FLORES DE LISBOA

Quinta das Conchas

BENFICA ATÉ NO DEFESO JÁ PERDE

«Em Portugal, do qual o Benfica é uma perfeita metáfora, os líderes tomam as grandes decisões como os patos-bravos decidem o preço do metro quadrado: em almoçaradas. Não sei se as Grandes Opções do Plano se decidem assim, mas datas eleitorais dos clubes, sim: "A malta demite-se e trama a oposição, qu'é qu'achas? Passa-me a santola..." Num país assim até seria giro viver, a irresponsabilidade encontraria um ponto de equilíbrio, não fosse essa figura nacional que é o jurista. Há uma única ciência exacta em Portugal, exacta no sentido de poder encontrar o infinitamente pequeno (o artiguinho) que muda tudo e essa ciência quem a tem é o jurista. Ele não só é capaz de levar as assembleias de condóminos pelas madrugadas dentro mas também pode paralisar um grande clube. Líderes com leves ideias e juristas com providências cautelares na cartola, essa mistura de duas especialidades nacionais pode ser explosiva. Deu com um clube, por que não com o país? O Jel, o do megafone que tem um companheiro que canta "tutururuti...", esse grande maluco, já disse que vai concorrer às autárquicas. É falta de ambição. Com um bom jurista, Jel conseguia um destino nacional.» [Diário de Notícias]

Parecer:

Por Ferreira Fernandes.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Afixe-se.»

A ANEDOTA DO DIA

«O PSD esclareceu ontem, pela voz de José Luís Arnaut, que o partido não se opôs ao negócio entre a PT/TVI e que a líder só reagiu quando o primeiro-ministro "mentiu na Assembleia da República".

"A líder não se pronunciou sobre o mérito do negócio, até porque o não conhecia", disse Arnaut, lembrando que "Manuela Ferreira Leite só se pronunciou sobre José Sócrates ter mentido e ocultado o facto". O responsável recordou ainda que foi ao primeiro-ministro quem levou ao Parlamento a questão da linha editorial da TVI e a possível saída de José Eduardo Moniz, ao responder a um deputado do CDS» [Correio da Manhã]

Parecer:

Manuela Ferreira Leite meteu os pés pelas mãos e acabou por mentir descaradamente quando se sentiu apertada, agora vem a pobre alma do José Luís Arnaut tentar confundir-nos. A verdade é que tanto Mentirosa Ferreira Leite como o presidente (amigo) lançaram suspeitas sobre o negócio, Cavaco falou mesmo de tranaparência. Esta desculpa desajeitada só demonstra o incómodo do PSD pela asneira da líder.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Pergunte-se a Arnaut se Mentirosa Ferreira Leite falou verdade ou se mentiu, essa é a questão.»

OLIVEIRA E COSTA FOI AO DIAP

«O ex-presidente do Banco Português de Negócios (BPN), Oliveira e Costa, encontra-se esta quinta-feira no Departamento Central de Investigação e Acção Penal para ser ouvido.» [Correio da Manhã]

Parecer:

Deve ter sido para os magistrados lhe explicaram porque razão continua preso e Dias Loureiro, o tal em cuja inocência o presidente tanto confiava, ficou em liberdade.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Pergunte-se a Oliveira e Costa como se sente ao ver o seu parceiro de administração em liberdade.»

DIAS LOUREIRO VOLTA A SER OUVIDO NO DCIAP

«De acordo com a agência Lusa, nas mesmas instalações está também a ser ouvido o ex-administrador da SLN, Dias Loureiro, que já ontem tinha sido ouvido no DCIAP e constituído arguido, num processo relacionado com o chamado negócio de Porto Rico, do BPN. Ao ex-conselheiro de Estado foi aplicada a medida de coacção menos gravosa, Termo de Identidade e Residência. » [Portugal Diário]

Parecer:

Ainda ontem dizia que não esperava voltar a ser ouvido.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Pergunte-se a Dias Loureiro se fiou a saber de mais negócios daqueles que lhe passavam ao lado quando era administrador executivo do BPN.»

GRANADEIRO NA LISTA NEGRA DO PSD

«O líder parlamentar do PSD, Paulo Rangel, afirmou esta terça-feira durante o debate do Estado da Nação que «a aliança Granadeiro-PS-Governo é prejudicial para a democracia».
Paulo Rangel criticou «o comportamento politicamente promíscuo de altos quadros da PT, que, na qualidade de administradores de empresas com supervisão do Estado, interferem activamente no debate político». »
[Portugal Diário]

Parecer:

Já começa a ser elaborada a lista das vinganças do PSD.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Pergunte-se a Rangel se não acha que ainda é cedo para começar a elaborar a lista, ainda por cima em público.»

SANTANA LOPES PEDE AJUDA A DEUS

«Apresentado como o "desnivelamento do eixo central" na zona da Praça Duque de Saldanha, o projecto será realizado caso existam "condições financeiras" favoráveis. Por isso, a aposta não consta das prioridades da "primeira fase" do mandato de Santana Lopes, que, ao longo do seu discurso, pediu duas vezes a Deus para "ajudar" a coligação "Lisboa com sentido" a vencer as eleições de 11 de Outubro. Os primeiros planos incidem sobre a acção social. Mas, adiantou, nada impede que a obra tenha início "na primeira parte do mandato". Até porque "vai ser mais simples" e Santana tem a certeza de que "quem embargou a outra [José Sá Fernandes] não vai embargar esta". » [Público assinantes]

Parecer:

Bem precisa, o apoio do diabo Ferreira Leite pode não ser suficiente.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Sugira-se a Santana que reze uns terços.»

MORFI

O PRIMEIRO DIA DA PRESIDÊNCIA SUECA DA UNIÃO EUROPEIA

OK CONDOMS