quarta-feira, julho 08, 2009

Umas no cravo e outras na ferradura

FOTO JUMENTO

Barco da Nazaré

JUMENTO DO DIA

Manuel Alegre

Manuel Alegre decidiu alinhar com Sócrates na proibição de acumulação de candidaturas mas decidiu fazê-lo da pior forma, perseguindo militantes do seu partido eleitos para o Parlamento Europeu.

A questão até faz sentido mas vinda de alguém que tudo fez para o PS perder votos para o BE soa a falso.

AVES DE LISBOA

Pisco-de-peito-ruivo [Erithacus rubecula]
Local: Cidade Universitária

FLORES DE LISBOA

Parque das Nações

O REGRESSO DOS SUPER MINISTROS


«Desde logo, no meio da pior crise em mais de sessenta anos, a condução da política económica fica totalmente concentrada numa única pessoa. Teixeira dos Santos vai ser um homem debaixo de fogo. Vai ter de justificar a subida do desemprego, a quebra no PIB e a ascensão do défice orçamental.

Depois, o cargo é uma invenção semelhante à de um Frankenstein. Juntam-se funções com objectivos contraditórios. Do ministro da Economia espera-se que distribua dinheiro e apoios pelas empresas, particularmente nestes tempos de dificuldades económicas. Ainda este fim-de-semana, o primeiro-ministro sublinhou a paixão pelas PME, reiterando que, nos poucos meses que restam até às eleições, não se vai poupar nos fundos, nos subsídios e nas linhas de crédito.» [Diário Económico]

Parecer:

Por Bruno Proença.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Afixe-se.»

VÊM AÍ OS ADOLFOS

«No PÚBLICO de ontem saiu a tabela dos nomes mais usados para designar os novos portugueses de ambos os sexos. Maria e João ganharam e a ideia com que se fica é que se voltou à tradição. O problema é saber a que tradição, ao certo, se voltou.

Na verdade, de "um universo de 105 mil bebés" (maravilhosa expressão, desde que se possa desligar o som) só 3189 são Joões. Joões não têm os espanhóis (já os holandeses não sei) e são, por conseguinte, portugueses. Mas são só 3189. Há mais 49.311 rapazes que não se chamam João. E isso é chocante.

Não estou a dizer que seja uma conspiração. Mas não podemos cair na falsa sensação de segurança do "João e Maria". Se subtrairmos os 10 nomes mais populares (que só somam 32.315), chegamos à alarmante conclusão que 72.865 crianças têm outros nomes quaisquer. Quase 70 por cento. Mais preocupante ainda é que o segundo nome mais popular seja o visigótico Rodrigo. E quantos Rodrigos houve o ano passado? 3074. Ou seja: só menos 115 do que os Joões. É ou não é uma barbaridade?

Aliás, se tomarmos em conjunto os 10 nomes mais populares é difícil não pensarmos que são todos personagens anteriores aos Mouros ou só vagamente relacionados com a fundação de Portugal: Rodrigo, Martim, Diogo e Tiago; Beatriz, Ana, Leonor, Mariana e Matilde.

Tradicionalista é com certeza. Mas será da nossa tradição ou da tradição celebrada por, sei lá, Wagner?

Tanto nibelunguinho, santo Deus! » [Público assinantes]

Parecer:

Por Miguel Esteves Cardoso.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Afixe-se.»

ALEGRE APROXIMA-SE DE SÓCRATES

«Pela segunda vez em poucos dias, Manuel Alegre revela-se em sintonia com José Sócrates. Na quinta-feira, apoiou o primeiro-ministro na forma como este geriu o "caso Manuel Pinho"; agora, apoia-o na proibição das duplas candidaturas no PS (candidatura a presidente de câmara e candidatura a deputado).

O vice-presidente do Parlamento vai, no entanto, mais longe e sugere que essa proibição funcione retroactivamente. Fá-lo desafiando Ana Gomes e Elisa Ferreira - reeleitas eurodeputadas e agora candidatas às câmaras de Sintra e do Porto, respectivamente - a decidirem já a renunciarem a uma das funções. "Acho que é uma atitude pedagógica e exemplar. Acho mesmo que Ana Gomes e Elisa Ferreira devem escolher: ou renunciam já aos mandatos de eurodeputadas ou renunciam às suas candidaturas autárquicas. Que escolham!", disse o deputado socialista ao DN.» [Diário de Notícias]

Parecer:

É uma pena que nunca se tenha lembrado de mandar escolher muitos dos seus amigos da cidadania, alguns não esconderam mesmo a alegria pela derrota do PS nas eleições europeias.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Pergunte-se a Alegre se ele próprio já escolheu.»

CHUVA DE ARGUIDOS NO PROCESSO DOS CTT


«A Polícia Judiciária encerrou a investigação ao chamado caso do CTT, que tem como pontos principais a venda de dois prédios, um em Coimbra, o segundo em Lisboa. Segundo um comunicado da Unidade Nacional Contra a Corrupção (UNC), o inquérito tem 23 volumes e 160 apensos. Ao que o DN apurou, ao longo da investigação foram constituídos 50 arguidos, entre pessoas e empresas, suspeitas de estarem ligadas a um esquema de pagamentos de comissões, sobretudo no negócio de Coimbra.» [Diário de Notícias]

Parecer:

Alguém acredita que há cinquenta envolvidos na fraude?

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Pergunte-se a Pinto Monteiro o que vai fazer de tanto arguido.»

AFINAL MARIA JOÃO PIRES NÃO QUER DEIXAR DE SER PORTUGUESA


«A pianista Maria João Pires admite pedir a nacionalidade brasileira, mas nega que essa decisão seja motivada por «sentimentos negativos em relação a Portugal», rejeitando ainda que pondere deixar de ser cidadã portuguesa.

Numa nota enviada pelo seu advogado, e divulgada pela Lusa, a pianista esclarece que tem a vida organizada no Brasil e pretende, desde há três anos, adquirir também esta nacionalidade, dado pretender viver nesse país. » [Portugal Diário]

Parecer:

Estavam errados os que pretenderam usar o caso politicamente.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Informe-se o presidente da República, parece que também estava muito preocupado.»

INVESTIGADOR DO MIT APOIA GRANDES INVESTIMENTOS


«O investigador da Massachussets Institute of Technology (MIT) Richard de Neufville, que tem estado a trabalhar com Portugal, é a favor da aposta em grandes investimentos em Portugal como o novo aeroporto de Lisboa e o comboio de alta velocidade.

O responsável, que se encontra no país a propósito da primeira conferência anual do MIT Portugal, defende que é preciso investir no futuro e que, com a Portela, isso não é possível. «Agora, é a altura para fazer esses investimentos. O aeroporto da Portela é limitado e não são as facilidades que se querem para o futuro. Alcochete é uma boa ideia», afirmou à margem.» [Portugal Diário]

Parecer:

Afinal, parece que a recusa não é ciência certa.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Dê-se conhecimento aos velhos do Quelhas.»

MANUELA FERREIRA LEITE NÃO TIRA FÉRIAS

«Quinze dias para José Sócrates, dez para Francisco Louçã, no máximo um fim-de-semana prolongado para Manuela Ferreira Leite, férias antecipadas para Jerónimo de Sousa e Paulo Portas. Se Agosto ainda é o mês de férias por excelência para os portugueses, este ano não o será para os políticos. Será um mês de intenso trabalho. Há que ultimar programas e listas de candidatos, afinar as máquinas eleitorais e sair para a rua. É pré-campanha e ninguém está dispensado. Os líderes deram ordens de contenção no gozo dos dias de férias aos respectivos aparelhos - férias só até meados de Agosto e o menos possível - mas também a si próprios. Manuela Ferreira Leite foi a mais rigorosa: a presidente do PSD já fez saber que este ano não irá de férias de Verão. Aos deputados, deixou claro o que es-perava deles quando, no jantar de fim de sessão no Parlamento, afirmou: "Lamento não poder desejar boas férias a ninguém, porque não vai haver. Todos somos poucos para a luta que temos que enfrentar".» [Público assinantes]

Parecer:

Entr estratégias silenciosas e o trabalho de Paulo Rangel há muito que Manuela Ferreir Leite pouco faz, aliás é esse o segredo do su sucesso.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Sugira-se a Ferreira Leite que goze melhor as suas férias.»

JAN PILLER

SUNLIFE