quinta-feira, julho 09, 2009

Umas no cravo e outras na ferradura

FOTO JUMENTO

Castro Marim

JUMENTO DO DIA

Miguel Cadilhe

Miguel Cadilhe parece clamar vingança pela vaidade ofendida ao dizer que a comissão de inquérito parlamentar morreu na praia. Mais do que no apuramento de toda a verdade, o que implica saber como se montou um imenso buraco financeiro, está empenhado em vingar-se de quem impediu a sobrevivência do banco com dinheiros do Estado para que este permanecesse nas mãos dos que o geriram até ter estado falido.

O que Miguel Cadilhe deveria explicar é como é que chegou à conclusão de que precisava de 600 milhões de euros quando se sabe que já lá foram metidos dois mil milhões. Como é que ele teria salvo o banco? A resposta é simples, aprisionando o Estado à sua solução para depois ir pedindo 600 milhões de cada vez, só que Vítor Constâncio, num dos poucos gestos rigorosos em todo este processo, lhe estragou o negócio opondo-se à sua concretização.

AVES DE LISBOA

Petinha-dos-prados [Anthus pratensis]

FLORES DE LISBOA

Parque das Nações

OLHEM BEM PARA OS OLHOS DELA

«Esvoaça, embora discreto e módico, o perfume do poder e já o alvoroço se instalou nos militantes do PSD. Nos fóruns das rádios e das televisões, nos debates, nos artigos, nas preposições do Pacheco Pereira os sentimentos dominantes medeiam entre a glória do mando e o revanchismo. A euforia nunca foi boa conselheira. O próprio significado da palavra suscita precauções. Mas é preciso conhecer o significado da palavra.

O PSD, como se sabe, é constituído por uma série de ilhas, num oceano de atritos. O recente golpe de karaté aplicado pela dr.ª Manuela ao pobre Passos Coelho é paradigmático. O homem não foi, somente, afastado; foi vexado sem clemência. A senhora não abole distâncias: cria-as. Funcionando por exclusões, interdita, primeiro, qualquer veleidade de ascensão daqueles que a ela se opuseram; depois, cultiva o tribalismo, que desencoraja a mínima hipótese de dissenção. Naturalmente, esta prática despreza a ética.» [Diário de Notícias]

Parecer:

Por Baptista-Bastos

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Afixe-se.»

AGORA FORAM OS ESTIVADORES

«Cerca de duas centenas de estivadores protestaram esta quarta-feira em frente à Assembleia da República, dirigindo insultos graves ao primeiro-ministro e procedendo ao rebentamento de petardos.

'Sócrates, escuta, és um filho da p...' ou 'Sócrates não cumpriu, vai para a p... que te pariu', são alguns dos insultos proferidos pelos estivadores contra o primeiro-ministro, a quem chamaram também 'fascista'. A PSP já identificou alguns dos autores dos insultos contra o primeiro-ministro e responsáveis pela utilização de petardos. » [Correio da Manhã]

Parecer:

Com os professores e outros trabalhadores desconfiados da manipulação das suas lutas foi a vez de aparecerem os estivadores, o PCP/CGTP faz tudo para levar a direita ao poder.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Sugira-se a Carvalho da Silva que dê cursos de manifs aos estivadores e aos estivadores que vão falar com a Ferreira Leite, ela agora promete dar tudo.»

CLAQUES DESPORTIVAS NA MANIFESTAÇÃO DOS ESTIVADORES

«Vários elementos de claques desportivas estão infiltrados na manifestação de estivadores do Porto de Lisboa que hoje à tarde está a decorrer frente ao Parlamento, disse à Lusa a porta-voz da PSP de Lisboa.

A porta-voz do Comando Metropolitano de Lisboa da PSP, sub-comissária Carla Duarte, não especificou qual o clube desportivo a que pertencem os infiltrados na manifestação.» [Diário de Notícias]

Parecer:

É o vale tudo.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Pergunte-se a Jerónimo de Sousa se já está o CML, Comité dos Marginais de Lisboa.»

LUVAS FORAM PARA O PSD?

«PJ acredita que ex-responsáveis e partido beneficiaram de um milhão. Falta apurar rasto final de verbas no BPN.

A Polícia Judiciária (PJ) suspeita que os ex-administradores dos CTT Carlos Horta e Costa e Manuel Baptista, bem como o PSD, terão beneficiado de um milhão de euros em notas resultantes de luvas por negócios ruinosos.

A investigação do caso "CTT" está dada como concluída pela Unidade Nacional de Combate à Corrupção (UNCC) da PJ e foi remetida ao Ministério Público. O processo terminou com 52 arguidos no total. Em causa estão crimes de corrupção, administração danosa, tráfico de influência, fraude fiscal, branqueamento de capitais, falsificação de documentos e prevaricação.» [Jornal de Notícias]

Parecer:

Não acredito...

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Solicite-se comentário a Manuela Ferreira Leite, como ela agora só fala verdade...»

PATERNALISMO PRESIDENCIAL

«É um aviso inédito de Cavaco Silva, a pouco menos de três meses das legislativas. E um sinal de que não se sente limitado nos seus poderes de vetar as leis que o Governo ou o Parlamento se preparam para aprovar neste final de legislatura. Uma advertência comunicada aos partidos nas audiências, a 27 de Junho, para a marcação das eleições legislativas de Setembro.Fonte da Presidência da República afirmou ao PÚBLICO que Cavaco Silva pediu a todos os partidos - um pedido extensível ao Governo de José Sócrates - "para que ponderem devidamente" as leis que vão aprovar no Parlamento, "atendendo ao período pré-eleitoral que se vive", evitando diplomas que causem "fracturas na sociedade portuguesa" ou que signifiquem "elevados encargos para o futuro". » [Público assinantes]

Parecer:

Será que Cavaco desconhece que há regras? Mais do que um conselho isto é mais uma insinuação de Cavaco Silva.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Sugira-s a Cavaco que não queira substituir as regras pela sua concepção, isto para não recordar os seus governos.»

AUTOEUROPA RECUSA NEGOCIAL LAY-OFF

«A administração da Autoeuropa recusou a proposta para reatar as negociações no sentido de evitar o lay-off e reafirmou a disponibilidade para validar o pré-acordo rejeitado pelos funcionários, revelou António Chora, da Comissão de Trabalhadores.

"A empresa disse-nos que não (a novas negociações) e que a única coisa que está em cima da mesa é a carta de 24 de Junho, onde afirma que o pré-acordo rejeitado pelos trabalhadores continua em aberto", disse António Chora, adiantando que a Comissão de Trabalhadores vai contestar o lay-off. "Ontem apresentámos oficialmente à administração a moção aprovada nos plenários da semana passada. A administração ficou de nos dar os fundamentos do lay-off. Posteriormente, teremos cinco dias para encetar negociações e tentar travar, de alguma maneira, a aplicação do lay-off. Até lá, vamos ver o que poderemos fazer junto de várias entidades", acrescentou. » [Público assinantes]

Parecer:

Por outras palavras os sindicalistas do PCP que estão mais empenhados nos objectivos políticos do su partido vão levar um corno e a ponta do outro. Os senhores do PCP esqueceram que o capital da Autoeuropa é alemão e por aquelas bandas são bem conhecidos, bastaram décadas de RDA e de ditadura.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Aprove-se e sugira-se a António Chora que vá pedir contas a Jerónimo de Sousa.»

JOHNNY BOJE JENSEN

INTERNATIONAL SOCIETY FOR HUMAN RIGHTS