domingo, julho 12, 2009

Umas no cravo e outras na ferradura

FOTO JUMENTO

A MENTIRA DO DIA D'O JUMENTO

O PS vai propor no próximo congresso o cargo de "Diácono Remédios", foi esta a solução encontrada para entreter Manuel Alegre até às próximas eleições. Como "Diácono Remédios" Manuel Alegre velará para que o PS convirja no sentido da extrema-esquerda e criticará todas as violações dos bons costumes do PS, como é o caso da manutenção da candidatura de Elisa Ferreira à autarquia do Porto.

JUMENTO DO DIA

Manuel Alegre

Manuel Alegre ainda não percebeu que nunca chegará a Presidente da República, mesmo que consiga o voto do BE perde um boa parte dos votos do PS e do centro e nunca contará com o apoio do PCP, principalmente depois da ajuda que tem dado a Louçã.

Enredado na ambição pessoal e na vingança por ter perdido as directas com Sócrates ainda não percebeu que a sua vaidade pessoal tem sido a maior ajuda recebida por Manuela Ferreira Leite. Enfim, temos uma mudança política protagonizada por ter idosos que há muito se deveriam ter reformado, Cavaco Silva, Ferreira Leite e Cavaco Silva. Enfim, três ambiciosos que confundem a ambição pessoal com o interesse do país.

ANTI-COMUNISTA PRIMÁRIO. EU?

Antes de mais devo dizer que não me sinto nada incomodado quando alguns controleiros do PCP usam a caixa de comentários para me chamarem anti-comunista primário, se ser anti-comunista primário é ser contra ditaduras como a da monarquia da Coreia do Norte tenho muito gosto em sê-lo.

Vem isto a propósito de ter chamado a atenção ao eufemismo a que o PCP recorre para designar os talibãs e a Al-Qaeda por "resistência afegã". Alguns amigos da Soeiro Pereira Gomes ficaram muito indignados. A verdade é que para o PCP todos os que matem americanos são progressistas, já nem é necessário que s auto-designem por comunistas como os narco-traficantes das FARP.

Quando se escreve no Avante que as "tropas de Obama iniciaram mais uma ofensiva militar no Afeganistão" [Avante] a que resistência se estão a referir? Que eu saiba é a Al-Qaeda e os talibãs. O mesmo não sucedida aquando da ocupação soviética, mas nesse tempo o termo usado não era resistência.

Enfim, o PCP escreve no Avante coisas que gosta de assumir em público. O que dirá que um dia destes a "resistência afegã" matar alguns soldados portugueses? Claro, a culpa é do Sócrates e da direita.

De qualquer das formas podem continuar-me a chamar anti-comunista primário, sou-o da mesma forma que sou anti-fascista primário ou anti-nazio primário, sou primário sempre que está em causa combater regimes e políticas que sobrevivem à custa da ditadura, de homicídios e da repressão, por maior que seja a sua justificação "divina".

O INCÓMODO DO PRE--SIDENTE

Se Cavaco Silva tivesse a certeza de que Sócrates renovaria a maioria absoluta teria mandado recados para que o Governo e o Parlamento metesses férias antecipadas? É evidente que não, Cavaco está convencido d que vai governar por interposta pessoa e quer que o país pare à espera, quer que o Governo se demita à revelia da Constituição.

O que Cavaco e os assessores querem é impor as suas regras à democracia, um mau sinal para o futuro no caso de o país vir mesmo a ser governado pela dupla de idosos do PSD. Ficamos com a sensação de que Cavaco Silva considera que o Governo deixou de ter legitimidade desde o dia das eleições europeias.

O que terá feito Cavaco Silva quando foi primeiro-ministro? Bem, como se enredou no tabu é muito provável que tenha deixado de governar, mas não foi por causa do então Presidente, foi para pensar se iria ou não candidatar-se à Presidência da República.

AVES DE LISBOA

Garça-branca-pequena [Egretta garzetta]
Local: Terreiro do Paço

FLORES DE LISBOA

Tapada da Ajuda

A PRAIA CALADA

«Os homens de negócios e os palermas em geral estão a estragar as praias e as esplanadas. Vêm para cá tratar do serviço, em voz alta e fingida ("Não queiras saber onde estou, pá, hó hó!") fazendo telefonemas sucessivos, com conversas de escritório, que toda a gente tem de gramar.

A banda sonora das férias cada vez é mais parecida com a banda sonora do trabalho. A primeira condição para o descanso é não ser interrompido. Agora, em vez de descansar, sofre-se o stress de ansiar pela toada ininterrupta que vai à praia para se encontrar: o barulho das ondas; os gritinhos das crianças e as risadas alarves dos adolescentes.

Segundo qualquer definição que se arranje, é uma poluição sonora. Se tanto se tem feito para deixar em paz as dunas; o mar; os bichinhos e as plantas, que tal um bocadinho de paz para nós também? Como se permite que se plantem trezentas cabinas telefónicas numa só praia? É isso que são os telemóveis, com a desvantagem de não precisarem de moedas.

Anteontem, tive o prazer de descobrir uma praia maravilhosa que não tem rede. Tem uma sólida cabina telefónica, que é um prazer usar, mas, tanto na acolhedora esplanada como na praia, não somos invadidos pelas vidas das outras pessoas. Conversa-se; lê-se e nada-se.

É raro e bom. Quando se está lá, é como se estivéssemos lá. É uma sensação estranha mas não custa nada, nada a habituarmo-nos àquela paz. O nome da praia é... que pena, esqueci-me. » [Público assinantes]

Parecer:

Por Miguel Esteves Cardoso.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Afixe-se.»

CAVACO ESTÁ INCOMODADO PORQUE O GOVERNO GOVERNA

«A Presidência da República está a ser inundada de diplomas para promulgação, uma situação que está a gerar um certo mal-estar entre Belém e S. Bento. Cavaco Silva pediu ao Governo, no início do mês, que pondere devidamente as leis que faz aprovar no Parlamento, "atendendo ao período pré-eleitoral que se vive". Um recado que terá caído em saco-roto, uma vez que ontem mesmo foram aprovados cerca de 20 novos diplomas, que se juntarão aos mais de 60 que aguardam promulgação.» [Correio da Manhã]

Parecer:

Tanto quanto se sabe o governo não está em gestão nem é de iniciativa presidencial como o referido no artigo.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Pergunte-se a Cavaco Silva se tem uma Constituição escrita por ele ou segue a que regula a democracia portuguesa incluindo as regras com que foi eleito.»

SÓCRATES ENCONTRA PONTOS DE CONVERGÊNCIA COM MANUEL ALEGRE

«O secretário-geral socialista, José Sócrates, afirmou hoje, sábado, que as suas divergências políticas com Manuel Alegre "são conhecidas há muito" mas que ambos concordam na necessidade de "mobilizar o PS" para as eleições legislativas.

"São conhecidas há muito as divergências políticas que tenho com Manuel Alegre. Isso foi discutido no congresso de 2004. Aí as divergências que tenho com ele foram assumidas com clareza e o PS escolheu o caminho que queria seguir e, ao longo deste tempo, essas divergências não nos têm impedido de colaborar ao serviço da afirmação do espaço político a que pertencemos, a esquerda democrática", afirmou.» [ Jornal de Notícias]

Parecer:

Será ingenuidade de Sócrates? Penso que é apenas muita paciência.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Sugira-se a Sócrates que diga a Alegre que o vai apoiar numa candidatura presidencial que até a Helena Roseta retira a sua candidatura inútil a Lisboa.»

MILAN MALOVRH

CANCER AID & RESEARCH FOUNDATION