sábado, julho 18, 2009

Umas no cravo e outras na ferradura

NOVO LAYOUT PARA O JUMENTO

Por agora ainda vou na fase do projecto mas já estou a trabalhar num novo layout d'O Jumento a fim de se possível fazer a passagem ao XHTML, já que o actual código é incompatível com esta linguagem. O objectivo é aproveitar as novas funcionalidades do Blogger e, ao mesmo tempo, criar novos espaços como a fotografia da biodiversidade da capital. O trabalho ainda está no início mas aceitam-se sugestões e críticas, os blogues de testes são este e este.

FOTO JUMENTO

Pormenor de estátua do Jardim Botânico Tropical, Lisboa

JUMENTO DO DIA

Jerónimo de Sousa

Com os trabalhadores cansados de greves e manifestações e frustrados por perceberem que as suas lutas foram instrumentalizadas para favorecerem os resultados eleitorais do PCP, Jerónimo de Sousa já não pode recorrer aos sindicatos, resta-lhe organizar ele próprio as manifestações.

Acossado pela perseguição eleitoral que o BE lhe está a fazer Jerónimo de Sousa chegou ao ridículo de organizar uma manifestação para perturbar um evento em que estavam presentes os primeiros-ministros de Portugal e de Espanha. Os comunistas portugueses estão mesmo convencidos de que a URRS vai ressuscitar em Portugal e já sonham com o assalto ao Palácio de Inverno.

Será que os democratas ainda não perceberam que mais tarde ou mais cedo terão que confrontar o PCP?

O MONARCA

O país interrompeu a crise para ver com cuidado as caras dos familiares de Cavaco Silva que aproveitaram um intervalo do presidente para fazer a foto de família no dia que este fez 70 anos. Agora não conhecemos apenas a família do rei D. Carlos ou da rainha de Inglaterra, as revistas “del corazon” poderão exibir a família dos Cavacos de Boliqueime.

Sinal de que os assessores de Belém acompanham a imprensa, incluindo a espanhola "Hola", e fazem tudo para melhorar a imagem de Cavaco Silva. Só que há um pequeno problema, a Inglaterra e a Espanha são duas monarquias, é por isso que nunca vimos uma foto de família do presidente francês ou do presidente italiano.

Que Cavaco é presidente ninguém tenha dúvidas, ainda que sejam cada vez maiores as dúvidas sobre a imparcialidade e empenho pelo país na forma como desempenha o cargo. Que a esposa é uma espécie de primeira-dama também lá vamos aceitando ainda que a senhora não demonstre ter grande classe, apesar disso a lei da República não estabelece qualquer estatuto para a esposa. O que eu não tenho que saber é se o genro de Cavaco é alto ou baixo, ou se filha usa saias ou prefere calças, o que eu sei é que os jardins do Palácio são tanto dos filhos de Cavaco como o são de qualquer cidadão que está impedido de a eles aceder.

Sugiro que da próxima vez que Cavaco Silva quiser armar-se em monarca e tirar a foto de família que pegue no BX e se meta a caminho da sua casa do Algarve e tire lá a fotografia. Portugal é uma República e não uma monarquia.

Ninguém reparou? Não se ouviu o mais pequeno reparo a este abuso da família "real", nem mesmo do semrpe atento e crítico António Barreto...

AVES DE LISBOA

Alvéola-cinzenta [Motacilla cinerea]
Local: Parque da Bela-Vista

FLORES DE LISBOA

Estádio Universitário

UMA VERGONHA

«Segundo o Diário de Notícias, o PSD-Madeira prepara uma nova revisão constitucional. Pelo que se presume de um curto artigo da página 11, além de tornar a Madeira quase independente, Alberto João Jardim quer proibir o PCP e, como se calculará, o Bloco. Um relatório preparatório esclarece: "a democracia" não deve tolerar nem "comportamentos", nem "ideologias" de carácter "autoritário" ou "totalitário": tanto o "fascismo", como a lei já prevê, como o "comunismo", que a lei por enquanto não prevê. Não é possível imaginar o que se passa na cabeça de Jardim, onde em princípio se passa constantemente tudo. Mas não custa imaginar o que se passaria em Portugal, se a proposta dele fosse por absurdo aprovada: em dois meses, teria de se instaurar uma ditadura.

Depois do "25 de Abril", o "fascismo" ficou reduzido em Portugal (como, aliás, depois da guerra, na Europa) a umas centenas de delinquentes, que de quando em quando cometiam um ou outro desacato, por xenofobia ou por racismo (às vezes mesmo por anti-semitismo). A polícia comum (ou seja, a de farda) sempre os meteu na ordem com o maior despacho e facilidade e eles nunca conseguiram perturbar a sério o normal funcionamento da democracia. Até o "parafascismo" italiano, austríaco e francês não excederam a irrelevância e ou se desfizeram ou se reformaram para conseguir alguma efémera influência. Se a palavra "fascismo" designa um fenómeno específico (ponto sobre que ninguém se entende), não existe com certeza na Europa de 2009.Infelizmente, em Portugal, por razões que não vem a propósito explicar, existe comunismo - e comunismo organizado com um partido (o PCP) e um movimento (o Bloco), que representam em conjunto 20 por cento do eleitorado. Ilegalizar o comunismo implicava assim prender uns milhares de pessoas, perseguir umas dezenas de milhares (na televisão, na imprensa, no Estado e por aí fora), restabelecer a censura e criar uma polícia secreta como a PIDE ou pior do que a PIDE. E, como a experiência demonstra, não seriam só os comunistas (de vária pinta) a sofrer na "limpeza". Uma boa parte do PS e uma fatia fininha do PSD (não o da Madeira) e do CDS também não escapariam. O dr. Jardim não pensou nas consequências da sua "revisão"?

Acredito que não. O dr. Jardim é quem é - para nosso mal e nossa vergonha. » [Público assinantes]

Parecer:

xxx

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Afixe-se.»

O PCP AO ASSALTO AO PALÁCIO DE INVERNO

«Dezenas de pessoas estão a manifestar-se à porta do Instituto Ibérico Internacional de Nanotecnologia, em Braga, que hoje é inaugurado.

Com bandeiras, os manifestantes esperam a chegada do Primeiro Ministro José Sócrates, do Presidente da República Cavaco Silva, do Rei de Espanha, D. Juan Carlos I, e do Presidente do Governo Espanhol, José Luis Zapatero.

Na frente do protesto ruidoso com buzinas, que conta sobretudo com professores, pode ler-se um cartaz do PCP no qual está escrito: 'O povo é que paga a vossa festa'. Outros manifestantes referem que a inauguração acontece num edifício que ainda está em obras, no espaço onde esteve instalado durante anos o recinto de diversões Bracalândia. » [Correio da Manhã]

Parecer:

Jerónimo de Sousa está mesmo desesperado.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Explique-se a Jerónimo de Sousa que esta radicalização dos métodos para fazer frente ao BE só o levam ao ridículo.»

MP PÚBLICO DÓCIL COM UM PEDÓFILO

«Durante anos a fio, o bancário estava habituado a sair do trabalho ao fim da tarde e abrir as portas de casa a crianças. Terão sido dezenas de menores violados e filmados pelo pedófilo no seu andar em Queluz, Sintra. Já reformado, o homem de 61 anos mantém os hábitos sexuais, mas, agora que os ex-parceiros são adultos, faz negócio com eles para que o deixem violar os seus filhos – meninos de apenas dez, onze anos.

A Divisão de Investigação Criminal (DIC) da PSP já tem provas de pelo menos uma situação de negócio com os pais das vítimas, entre mais de oito casos de crianças alvo de abusos. Mas o procurador da República João Guerra (que acusou Carlos Cruz, Jorge Ritto e Bibi, entre outros, no processo Casa Pia) optou por nem apresentar o bancário ao juiz, deixando--o à solta, com simples termo de identidade e residência. » [Correio da Manhã]

Parecer:

Se compararmos a actuação do MP neste caso com o caso Casa Pia o mínimo que se pode dizer é que está mesmo muito mudado.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Pergunte-se a Pinto Monteiro se a prisão preventiva está reservada a notáveis, principalmente se forem do PS.»

OS TRABALHADORES DO PÚBLICO ACEITARAM REDUZIR SALÁRIOS

«O acordo foi assinado por 90 por cento dos trabalhadores, afirmou a mesma fonte, explicando que este número permite à administração avançar para reduções salariais escalonadas entre os três e os 18 por cento nas retribuições brutas superiores a 1200 euros.

A administração do jornal anunciou quarta-feira à redacção, através de e-mail, que a proposta de reduções salariais que tem sido rejeitada pelos jornalistas teria de ser aceite por 90 por cento dos trabalhadores até sexta-feira ao meio-dia sob pena de se recorrer a outros métodos que, segundo fontes do título, seriam o despedimento colectivo.» [Diário de Notícias]

Parecer:

Estranhamente os diversos líderes do proletariado ficaram em silêncio.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Pergunte-se a Jerónimo de Sousa e a Louçã se trocaram o silêncio cobarde por amabilidades jornalísticas do director do jornal.»

ROSETA NÃO ASSUMIRÁ PRESIDÊNCIA SE COSTA SAIR

«Helena Roseta garantiu ontem ao DN ter sido ela própria que quis "deixar bem claro no acordo a assinar com António Costa no âmbito das autárquicas para Lisboa que no caso de este sair da presidência da câmara manteria o compromisso de não assumir o seu lugar", que dessa forma continuará a ser assegurado por um eleito pelo PS.

A número dois na lista de António Costa às autárquicas de 11 de Outubro frisa que se trata de "um acordo de honra" necessário por não querer em nenhum caso "repetir situações como as que se verificaram em Lisboa com Carmona Rodrigues ou no Porto com Nuno Cardoso", ou seja, dois "independentes" que com a saída dos presidentes da autarquia - Santana Lopes em Lisboa e Fernando Gomes, no Porto - assumiram a presidência das respectivas câmaras.» [Diário de Notícias]

Parecer:

O melhor é esperar para ver.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Registe-se.»

FENPROF QUER "BOM" PARA TODOS

«A avaliação de que foram alvo os professores ao longo deste ano nas escolas do país não deve ter qualquer consequência para efeitos de progressão de carreira ou concurso. Todos devem ser tratados como se tivessem tido “Bom”. A reivindicação não é nova, mas a três dias de mais uma ronda negocial com a ministra da Educação, os sindicatos voltam a insistir.» [Público]

Parecer:

Istoe é uma palhaçada.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Pergunte-se a Jerónimo de Sousa se acha que não é tempo de deixar as escolas descansadas e ir fazer a sua luta para outros lados.»

ANDREW LUCAS

CORPORATE CHHATTISGARH