segunda-feira, agosto 03, 2009

Umas no cravo e outras na ferradura

FOTOS DE FÉRIAS NA PRAIA DO CABEÇO

Flor típica das dunas

FOTO JUMENTO

Alcochete

JUMENTO DO DIA

Manuel Alegre

Depois de ter feito tudo para levar o PS à derrota no ciclo eleitoral em curso Manuel Alegre queixa-se de que o PS vai mutilado às legislativas porque nas listas não constam os nomes do seus apoiantes. Depois da ajuda que tem dado ao Bloco de Esquerda faria mais sentido que os seus apoiantes estivessem nas listas dos Betinhos de Esquerda, na verdad2 comportaram-se como militantes do partido do Anacleto.

COISAS DO DIABO

O jornal "Público" noticia que Dias Loureiro vai ser investigado por suspeita de evasão e fraude fiscal:

«O Ministério Público está a investigar Dias Loureiro por suspeita de evasão e fraude fiscal, no âmbito da venda da Plêiade à Sociedade Lusa de Negócios, noticiou hoje o Correio da Manhã.Segundo o jornal, a suspeita do Departamento Central de Investigação e Acção Penal (DCIAP) incide sobre uma verba de 3,5 milhões de euros paga por José Roquette a Dias Loureiro por 6,075 por cento de acções a que o antigo conselheiro de Estado tinha direito de compra, mas não chegou a adquirir. O DCIAP quer apurar se a verba paga por Roquette a Dias Loureiro gerou rendimento sujeito a impostos. »

Sabem quem é o director de finanças de Lisboa que tem competência para apoiar estas investigações? É um tal Marcelino que era chefe de gabinete de Dias Loureiro no ministério da Administração Interna.

Mais um pequeno pormenor: foi este senhor que se queixou do Jumento ao Ministério Público, o que motivou uma investigação caricata que foi noticiada. A queixa era de ofensas à instituição DGCI, enfim, um homem muito sensível quando está em causa a defesa das instituições.

AVES DE LISBOA

Estrelinha-de-cabeça-listada [Regulus ignicapilla]
Local: Estádio Universitário

FLORES DE LISBOA

No Jardim Botânico

LIBRAS TORRADAS

«Que lindo dia de Agosto foi ontem. Que bom que foi para as uvas. Até dentro de casa foi preciso andar de óculos de sol. Já na pátria desta espécie de clima, depois de um Julho de chuva ininterrupta, há quem queira processar o Met Office por ter previsto um barbecue summer.

Todos os jornais ingleses de ontem se divertem à custa dos meteorologistas a glosar o churrasco à chuva. Ou não fosse por causa do clima que os ingleses foram obrigados a desenvolver um sentido de humor.

Antes de nos juntarmos à festa convém lembrar, como fez Steve Keenan no Times de dia 29, que quem se lixou foi o Algarve. Como lhes prometeram sol, os pobres ingleses ficaram em casa, com sombreros de palha nas cabeças, à espera que o clima algarvio fosse ter com eles.

Keenan diz que, no primeiro trimestre de 2009, houve uma quebra de 43 por cento no número de turistas britânicos que cá vêm. Será paranóia reparar que as previsões meteorológicas são poderosas armas económicas? Não digo à escala das armas de destruição maciça que continuam escondidas algures no Iraque - mas apetecia-me.

Com a miragem do barbecue summer, o Met Office conseguiu convencer centenas de milhar de ingleses a ficar em casa e a torrar em casa as libras que geralmente gastam para vir passar férias a Portugal e a outros países onde o sol é mais certinho.

Quanto aos ingleses que chegaram cá ontem, dia 1 de Agosto, não sei que dizer. Sentiram-se em casa, com certeza. Será uma vingança?» [Público assinantes]

Parecer:

Por Miguel Esteves Cardoso.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Afixe-se.»

VATICANO AUQER RECONHECER DIREITOS DAS AMANTES E FILHOS DE PADRES

«A Santa Sé está a estudar os cada vez mais numerosos casos de padres que têm amantes ou filhos. Entre as medidas que estão a ser estudadas encontram-se a possibilidade de dar o apelido do pai aos filhos e de dar a estes a possibilidade de herdarem os bens pessoais do progenitor, assegura hoje o jornal diário La Stampa.

Nas últimas semanas, a Congregação para o Clero, presidida pelo cardeal brasileiro Claudio Hummes, realizou várias reuniões para tratar do problema que afecta sobretudo a América Latina e países europeus como a Áustria. » [Diário de Notícias]

Parecer:

Mais uma hipocrisia da Igreja Católica.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Sugira-se o fim do falso celibato.»

HÁ PEIXES TROPICAIS NAS ÁGUAS DO ALGARVE

«Não vão tão longe como o pai de Nemo foi para encontrar o filho no reputado filme de animação da Disney. Porém, peixes de tons coloridos que costumam ser mais comuns em corais do que em águas portuguesas foram avistados no Algarve. As espécies presentes em águas algarvias são oriundas do Mediterrâneo e do Atlântico sub-tropical, algo que o especialista em ecologia pesqueira da Universidade do Algarve, Jorge Gonçalves, acredita "estar relacionado com o aumento da temperatura das águas".» [Diário de Notícias]

Parecer:

Digamos que os peixinhos não sabem em que país se vieram meter...

MANUEL ALEGRE VOLTA A QUERER PROTAGONISMO

«Manuel Alegre queixa-se de "retaliação política" por parte do PS, devido à não inclusão de qualquer um dos seus apoiantes nas listas do partido às próximas eleições legislativas. O histórico socialista afirma que esta situação vai "naturalmente" condicionar a sua participação na campanha eleitoral e acrescenta que o PS "vai gravemente mutilado" às eleições de Setembro.

Declarações feitas ao semanário Expresso, que o dirigente socialista José Lello contraria. Manuel Alegre "não tem razão", afirmou ao DN - "Não há retaliação nenhuma, há regras democráticas, é assim que funcionam os partidos". Membro do secretariado nacional dos socialistas, Lello defende que "as listas de deputados foram feitas de forma transparente, democrática" e que ninguém tem o direito de veto ou de, "em prerrogativa específica", alterar as regras estatutárias. » [Diário de Notícias]

Parecer:

Manuela Ferreira Leite tem uns apoiantes muito inesperados.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Informe-se Manuel Alegre que se quiser ser candidato ás presidenciais teria de se candidatar pelo Bloco de Esquerda.»

CAVACO VAI TER MUITO TRABALHO EM FÉRIAS

«O Presidente da República, Aníbal Cavaco Silva, afirmou este domingo que leva para férias «muito trabalho» relacionado com diplomas que tem de apreciar.

«Muitos diplomas acompanham-me para o Algarve» anunciou o Chefe de Estado, acrescentando que «davam para encher um bom jipe».» [Portugal Diário]

Parecer:

Coitado, o homem já não idade para tanto.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Os assessores que o ajudem, é para isso não para andarem a fazer intriga que os contribuintes lhes pagam.»

NOBEU CHOB

LASAR SEGALL MUSEUM