terça-feira, agosto 04, 2009

Umas no cravo e outras na ferradura

FOTOS DA PRAIA DO CABEÇO

Chapim-de-poupa [Parus cristatus]

FOTO JUMENTO

"Área de Serviço", Praia do Cabeço

JUMENTO DO DIA

Manuela Ferreira Leite

Para a líder do PSD coisas importantes como as candidaturas a cargos políticos são demasiado importantes para discutir em vésperas de eleições? Compreende-se a estratégia de Manuela Ferreira Leite, esse debate conduziria à discussão de casos concretos e até poderíamos discutir o caso do Conselheiro de Estado que há poucas semanas era protegido por Cavaco Silva e hoje é arguido no caso BPN.

Também se compreende a atrapalhação de Manuela Ferreira Leite, foi visitar o tribunal de Sintra no mesmo dia em que Isaltino de Morais, um seu colega no governo de Durão Barroso, foi condenado a 7 anos de prisão efectiva. Quer queira, quer não o seu colega de governo foi condenado por actos cometidos enquanto exerceu cargos para o que foi escolhido ou eleito pelo PSD.

O PCP E O MAGALHÃES

O PCP não teve a coragem de atacar o projecto Magalhães, os seus dirigentes sabem que graças a este pequeno computador muitos milhares de crianças de famílias carenciadas acederam a um mundo de que estavam e seriam excluídas. Esgotadas as falsas preocupações de ordem pedagógica, muito ao gosto de Pacheco Pereira, restava ao PCP encontrar uma forma de atacar o projecto. Encontrou-a no vínculo precário de parte dos empregados que trabalham para a empresa que produz o computador.

Como a empresa não é tem capital Público Honório Novo recorreu a uma mentira para exigir da empresa aquilo que ele considera um comportamento exemplar, disse que Sócrates havia elegido a empresa como modelo.

As declarações de Honório Novo não passa de uma treta oportunista vinda de quem à falta de manifestações de professores já não sabe como atacar Sócrates. Só que são muito mais graves se as considerarmos um ataque a uma empresa só porque de alguma forma colabora com o Governo. Não é a primeira vez, já tinha sucedido com a Autoeuropa, qualquer empresa que tenha qualquer fórmula de colaboração com o Governo fica a ser alvo dos ataques do PCP.

Pouco importa o emprego dos que trabalham nessas empresas, para o PCP devem ser atacadas independentemente das consequências.

AVES DE LISBOA

Carriça [Troglodytes troglodytes]
Local: Jardim do Campo Grande

FLORES DE LISBOA

No Jardim Botânico

CAMPANHA COM BOA MÚSICA

«Joana Amaral Dias nasceu em Luanda, de onde escrevo. Acabo de saber que o PS lhe mandou uma carta em papel perfumado. Com letra bonita, ele disse que ela tinha um sorriso luminoso tão triste e gaiato. Mas a essa carta ela disse que não. O PS tipografou um cartão: Por ti sofre o meu coração. Nos cantos pôs sim e não. E ela o canto do não dobrou. O PS mandou-lhe um recado pela Zefa do Sete, pedindo, rogando. Mas ela disse que não. O PS pediu à Avó Chica, quimbanda de fama, que fizesse um feitiço. E o feitiço falhou. O PS prometeu-lhe um colar, deu doces. E ela disse que não... Na verdade, eu não sei bem se o pedido e a insistência do PS foram mesmo assim, mas foi assim que Joana Amaral Dias os badalou. Quando o PS, triste, foi ao baile do São Janurio, ela lá estava num canto a rir, contando o seu caso às moças mais lindas do Bairro Operário. Não sei, repito, se tudo se passou assim. Mas gosto de uma campanha eleitoral cantada por Sérgio Godinho e, sobretudo, com letra do luandense Viriato da Cruz (O Namoro, também conhecido como Aí, Benjamim). E outra coisa: no fim (noutra campanha?), ela disse que sim. » [Diário de Notícias]

Parecer:

Por Ferreira Fernandes.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Afixe-se.»

QUE VERDADE?

«Na mesma semana em que o PS apresentou o seu programa político, a líder do PSD falou de iates, de perseguições aos ricos, e manteve a aposta na Verdade (assim, com maiúscula).

Centremo-nos no único ponto passível de discussão: a Verdade. Para Ferreira Leite, a nossa verdade é o endividamento: não há dinheiro para nada e o PS, se insistir na sua política de investimentos, vai levar-nos à ruína. Dito assim, impressiona. Estamos perante uma reedição do discurso da tanga. Mas, e independentemente da nossa avaliação sobre a estratégia de desenvolvimento proposta pelo PS, a verdade, em si mesma, não é nem nunca poderá ser um programa político, pois um programa implica duas coisas: um diagnóstico sobre a situação do país e um compromisso com um plano de acção. Desde Aristóteles que a política é entendida como uma forma de acção, mas Ferreira Leite decidiu inovar e propõe uma alternativa: a resignação e a passividade estóica.

Assim não, diz a líder do PSD, sem nunca nos dizer o que fará com tanta e tão assustadora verdade. Pondo de parte a hipótese de auto-flagelação, o que nos resta? Será que Portugal tem de poupar mais? Baixar despesa? Reduzir impostos para estimular a actividade económica? Esperar que o "abalozinho" passe? Não sabemos. Sabemos apenas que, numa recessão onde existe um risco de deflação, isto é, num contexto onde não podemos recorrer à cartilha liberal de que as empresas não produzem porque o Estado não as deixa, nenhuma dessas opções parece fazer sentido. Tirando alguns liberais que já ninguém leva minimamente a sério, o consenso internacional é de que só o Estado pode desempenhar o papel de liderança que a situação exige - e isto requer investimento.

A "posição" de Ferreira Leite pode não aumentar o endividamento, mas não faz nada para o reduzir. Podemos evitar o desastre, mas não fazemos nada para alterar o status quo. Reconhecer um facto, parar, repensar e adiar, que eu saiba, não resolve problemas, porque não é agir nem assumir qualquer tipo de responsabilidade perante a nossa situação. O endividamento é um problema que carece de uma resposta política afirmativa. Só há duas soluções para o endividamento: crescimento ou diminuição da despesa, isto é, medidas expansionistas ou pró-cíclicas. De uma maneira ou de outra, algo tem de ser feito. Dado que Ferreira Leite não é liberal, ou seja, não acha que desmantelar o Estado assegura, só por si, crescimento futuro, e tendo em conta que, segundo a líder do PSD, não há dinheiro para nada, tenho alguma dificuldade em perceber o que a sua Verdade quer para Portugal e para os Portugueses.» [Diário Económico]

Parecer:

Por João Galamba, autor do www.simplex.blogs.sapo.pt, um ‘blog' feito por apoiantes do Partido Socialista.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Afixe-se.»

APREENDIDOS 500 KG DE COCA NO AEROPORTO DE LISBOA

«Autoridades portuguesas apreenderam, em 2008, mais de 580 quilos de cocaína no aeroporto de Lisboa, sobretudo a passageiros que transportavam a droga consigo ou na bagagem.

As apreensões na Portela representam mais de 10 por cento do total de cocaína confiscado pelas autoridades em Portugal no ano de 2008, cerca de cinco toneladas. » [Diário de Notícias]

Parecer:

Parece que o jornalista se esqueceu de perguntar que entidade foi responsável por estas apreensões.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Informe-se o jornalista que foi a Direcção-Geral das Alfândegas e dos Impostos Especiais sobre o Consumo.»

O FIM DA SOLIDARIEDADE ENTRE PROFESSORES

«O Tribunal Administrativo e Fiscal (TAF) de Leiria negou o acesso de um professor a documentos da avaliação de desempenho de uma colega, por considerar que o requerente não demonstrou «interesse legítimo» no conhecimento das informações. A informação foi avançada pelo Ministério da Educação (ME), em comunicado divulgado no site.

De acordo com o comunicado, o requerente pretendia que a escola lhe facultasse documentos do processo de avaliação de desempenho de uma colega, depois de tal ter sido negado pelo Conselho Executivo. A escola invocava que o acesso a essa informação «contraria a confidencialidade imposta por lei». » [Portugal Diário]

Parecer:

Parece as manifestações unem mais do que a avaliação.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Dê-se conhecimento ao Mário Nogueira.»

ISALTINO CONDENADO A 7 ANOS

«Isaltino Morais, presidente da Câmara de Oeiras, foi hoje condenado a sete anos de prisão efectiva e a perda de mandato. Bem como a pagar uma indemnização de 463 mil euros ao Estado.O Tribunal de Sintra deu como provada a culpa do autarca em quatro crimes: fraude fiscal; abuso de poder; corrupção passiva para acto ilícito e branqueamento de capitais.» [Público]

Parecer:

Até trânsito em julgado Isaltino deve ser considerado inocente, ainda que esta sentença nada abone a seu favor.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Dê-se conhecimento a Manuela Ferreira Leite da condenação por corrupção do seu colega no Governo de Durão Barroso.»

ELENA SHAI

OLYMPUS