sexta-feira, agosto 28, 2009

Umas no cravo e outras na ferradura

FOTO JUMENTO

Vista de Lisboa

IMAGEM DO DIA

[Nikolas Giakoumidis/Associated Press]

«A water-dropping helicopter filled its bucket in Lake Marathon, near Athens, Wednesday. A small firefighting plane crashed in Greece Thursday; its pilot was the first person reported to have died during the country’s latest wildfires. The pilot was battling a blaze on the Ionian Sea island of Kefalonia.» [The Wall Street Journal]

JUMENTO DO DIA

Manuela Ferreira Leite

A líder do PSD aproveitou a apresentação do programa eleitoral para fazer os portugueses de idiotas ao afirmar que ia restaurar a ética na política. Nada mau para quem escolheu candidatos a deputados que dava para criar o circulo eleitoral do Estabelecimento Prisional de Lisboa.

AVES DE LISBOA

Pato-real []
Local: Jardim da Fundação Calouste Gulbenkian

FLORES DE LISBOA

No Jardim da Fundação Calouste Gulbenkian

RUMO À JUSTIÇA

«José Sócrates e Luís Marques Mendes almoçaram a 8 de Setembro de 2006 em Belém. O repasto celebrava a assinatura do Acordo para a Reforma da Justiça...

O repasto celebrava a assinatura do Acordo para a Reforma da Justiça, onde PS e PSD se comprometiam a resolver alguns pontos quentes da área, designadamente ao nível do Processo Penal, da questão do Mapa Judiciário ou do Estatuto dos Magistrados. Numa atitude de louvar, assumiram-se algumas convergências políticas, colocando-se de parte as divergências. A Justiça ganhava novo alento como vertente vital do Estado de Direito e meio pelo qual este se realiza.

Os múltiplos interesses em jogo não eram facilmente conciliáveis, sendo certo que as corporações, instaladas em quintas ornamentadas durante décadas, criaram vícios e privilégios dos quais não pareciam pretender abdicar. O caminho delineado era difícil e corajoso mas, apesar das dificuldades, assumiu-se um compromisso. Porém, o PSD, logo após a saída de Luís Marques Mendes, e pela mão dos líderes que lhe sucederam, empenhou-se em rasgar o acordado.

Já o Governo, mostrando que fora eleito para governar, cumpriu a palavra dada ao PSD e ao país, investindo no cumprimento das reformas prometidas no programa eleitoral e no Acordo. Hoje a desmaterialização, eliminação e simplificação de actos processuais geram eficácia e redução de custos. O Plano Tecnológico da Justiça (CITIUS) é uma realidade. No quotidiano de cidadãos e empresas surgiram facilidades como o Nascer Cidadão, Casa Pronta, Documento Único Automóvel, Registo Predial online ou Empresa na Hora, bem como meios alternativos de resolução de litígios como os Julgados de Paz. Tudo isto mudou a face da Justiça, sendo certo que alguns dos efeitos apenas a longo prazo se sentirão.

Ao longo da governação, o PS, por força da concretização das reformas que a Justiça há muito reclamava, conquistou inimigos, factura da ousadia de querer mais e melhor para o país sem olhar a interesses ou ceder a pressões. Já o PSD, pela mão dos seus sucessivos líderes, em desnorte estrutural, seguiu pelo terreno fácil do populismo sem rumo, apoiando todos os que discordam do Governo.

Atendendo a isto, qual é hoje o valor da palavra do PSD? Que fé nela depositar sabendo-se que "rasgar" e "conveniência política" são ali sinónimos? Como pode um partido merecer o depósito da nossa confiança se desrespeita, facilmente e de forma reiterada, compromissos políticos assumidos?

Estabilidade, identidade e firmeza nos passos dados são requisitos essenciais para governar. A história prova que é no PS que os portugueses podem confiar. O presente não é excepção.» [Diário Económico]

Parecer:

Por André Couto, Autor do http://www.simplex.blogs.sapo.pt/, um ‘blog' feito por apoiantes do Partido Socialista.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Afixe-se.»

TUDO BOM RAPAZES

«O número de indivíduos referenciados (e a detenção de uma pessoa) foi avançado logo na terça-feira pela PSP, dado que até hoje se confirma, segundo apurou o DN. Hoje, o ‘Jornal de Notícias’ avança que os quatro líderes dos montins já foram identificados pelos investigadores: todos têm ligações ao tráfico de armas e a roubos à mão armada. Ainda de acordo com o mesmo jornal, os primeiros sinais de violência começaram há 20 dias, quando a PSP descobriu perto do bairro uma carrinha com 20 cocktails ‘molotov’, duas espingardas caçadeiras e um revólver.» [Diário de Notícias]

Parecer:

Desta vez o PCP e o BE optaram pelo silêncio em vez de justificarem o comportamento de bandoleiros com a crise, o desemprego e a política do Governo.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Pergunte-se aos líderes do PCP e do BE se mudaram de opinião ou não leram as notícias.»

OBIKWELU BURLADO POR FUNCIONÁRIO DO BCP

«Segundo o ‘24 Horas’, o desfalque foi feito de forma a que o velocista não se apercebesse: foram sendo desviadas pequenas quantias entre 2005 e 2008, pois o gestor tinha o controlo total da conta do atleta, pois na altura o velocista vivia e treinava em Madrid e toda a correspondência bancária (cartões, códigos, etc.), seguia para casa desse gestor, que era um amigo muito próximo de Obikwelu.

A situação continuou até que, em Março do ano passado, o Millennium BCP detectou o desvio de capital, descobrindo transações que não estavam justificadas através de documentos assinados pelo cliente, e contactou Obikwelu, vice-campeão olímpico dos 100m em Atenas 2004 e co-recordista europeu nesta disciplina.» [Diário de Notícias]

Parecer:

Parece que o BCP só tem uma coisa a fazer, devolver o dinheiro, antes que fiquemos a pensar que naquele banco todos roubam todos.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Pergunte-se ao Banco Santander quantos clientes já foram burlados pelo seu novo funcionário.»

A ANEDOTA DO DIA

«A presidente do PSD, Manuela Ferreira Leite, afirmou hoje, quinta-feira, querer restaurar os valores éticos, a confiança do eleitorado e a credibilidade da política, que acusou o PS de ter desgastado durante a sua governação.» [Jornal de Notícias]

Parecer:

Só pode estar a gozar com os portugueses.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Dê-se a merecida gargalhada.»

AGRICULTORES PEDEM A DEMISSÃO DE JAIME SILVA

«Mais de 4000 agricultores de Trás-os-Montes e Minho concentraram-se na vila de Rates, na Póvoa de Varzim, e pediram a "demissão de Jaime Silva"» [Jornal de Notícias]

Parecer:

Pedir a demissão de um ministro a menos de um mês das eleições só pode ser uma manobra do PCP.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Pergunte-se a Jerónimo de Sousa se quer que mais algum ministro se demita.»

MARQUES MENDES INSISTE NO AFASTAMENTO DE ACUSADOS

«A polémica da escolha de António Preto e Helena Lopes da Costa, ambos arguidos, para integrarem a lista de candidatos a deputado por Lisboa é o maior foco de instabilidade interna no PSD. A prová-lo estão as últimas declarações de Marques Mendes, ao recomendar ao partido o reforço. E voltou a a defender uma lei que impeça políticos acusados ou condenados por crimes graves de se candidatarem a eleições.» [Jornal de Notícias]

Parecer:

Gabe-se a coragem de Marques Mendes.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Faça-se a vontade de Marques Mendes, não votem nas listas do PSD.»

N'O VALOR DAS IDEIAS

O post "O ue dizia António Borges sobre a crise, há um ano?":

«O candidato a Ministro das Finanças do PSD mostrou em entrevista ao Público a 30 de Março de 2008, o brilhantismo da sua compreensão da crise económica que já se sentia. Ficam algumas pérolas de um responsável pela política económica do programa do PSD.

"A crise americana, a haver, será de curtíssima duração. Há um sector que está em situação dramática, que é o da habitação e construção. Mas tudo o resto da economia está bastante bem." -- vide construtoras automóveis do Michigan!!

"A desregulação bancária foi longe de mais? De maneira nenhuma." -- crise do subprime? Falência do Lehman Brothers? Activos tóxicos?

"Portugal e a Europa podem escapar a uma recessão face à actual crise internacional?
Estou muito mais optimista do que a generalidade dos comentadores. (...) Haverá um abrandamento da actividade económica, mas espero que não seja muito substancial." -- No comments!

"..As contribuições para Segurança Social também [são elevadas]... Mas não estamos é em altura de os baixar." -- por isso o programa do PSD propõe agora a descida indiscriminada da Taxa Social Única??

" A inovação financeira foi das coisas mais importantes que aconteceram nos últimos anos. " -- os tais produtos opacos que já levaram a gastar centenas de milhar de milhões de dólares a salvar empresas como a AIG? Activos Tóxicos?

"O BCE é o grande vencedor destas dificuldades. Quer em relação ao Banco de Inglaterra, quer em relação à Reserva Federal. O BCE aparece muitíssimo mais sólido, tranquilo, capaz, competente, acabando por ter mais influência." -- Por isso já admitiu ter errado ao responder mais tardiamente à crise que os outros??»

KATARZYNA RZESZOWSKA


ADESF