terça-feira, setembro 15, 2009

Olé

Ao contrário do que por aí se anda a dizer eu partilho da desconfiança de Manuela Ferreira Leite em relação aos “nuestros hermanos”, desde que nos levaram Olivença na sequência da famosa Guerra das Laranjas”. Aliás, essa de os Espanhóis nos terem ganho a Guerra das Laranjas é uma ofensa que nenhum militante do PSD que se preze pode perdoar.

Dizem as más-línguas que Manuela Ferreira Leite é incoerente ao agitar o espantalho espanhol, que tendo trabalhado para o Banco Santander não terá autoridade para usar as vestes de Padeira do TGV. Errado, antes de mais Ferreira Leite não trabalhou “para” o Santander, trabalhou “no” Santander, é uma coisa muito diferente, usou as instalações confortáveis do banco Espanhol para gerir o seu pequeno grupo de restauradores cavaquistas do PSD. Além disso, uma coisa é trabalhar e outra é ter emprego, Ferreira Leite era administradora “não executiva” do banco, ou seja, ganhava o dela e não fazia a ponta de um corno. Quantos portugueses se podem gabar se sacar mais de dois mil contos aos espanhóis sem mexer uma palha! Imaginem o que seria esta arte ao serviço dos negócios ibéricos, quando os espanhóis dessem por ela já estavam a pagar a despesa da Madeira sem darem por ela…

Esta arte da Manuela Ferreira Leite enfiar o barrete aos espanhóis já vem de longe, já no governo de Durão Barroso, quando o Aznar pensava que mandava nisto, os levou à certa. Quem bateu com os costados na guerra do Iraque foram eles, até tiverem meia dúzia de mortos em combate. A Manuela e o Barroso foram mais espertos, seriam o chá das cinco nos Azores e livraram-se da guerra, só mandaram o Agrupamento Alfa ensinar os iraquianos a usar fulminantes. Em contrapartida, fartamo-nos de fazer negócios com a reconstrução do Iraque. Não só fizemos os negócios como acabámos por não dar a Galp aos Bush da Carlyle.

Então, e o que sucedeu na TVI? Manuela Ferreira Leite foi tão esperta que matou dois coelhos com uma cajadada, enganou os espanhóis da Prisa e ia tramando o José Sócrates, ela é tão esperta que nem vai ter que aturar a Manuela Moura Guedes e já meteu uma cunha para lhe darem emprego na RTP, o que seria bom, passaríamos a ter tourada todos os sábados e um filme pornográfico sempre que a concorrência exibisse um programa de grande audiência. Pois, Sócrates bem se lixou, convenceu os espanhóis da Prisa a comprarem a TVI e a meter o Pina Moura à frente da nova estação de TV do PS, só que o novo presidente da TVI não resistiu ao glamour de Ferreira Leite e foi o que se viu, pôs os palitos ao líder do PS e pôs-lhe um pitbull a morder-lhe todas as sextas-feira.

Esta Manuela Ferreira Leite é mesmo uma espertalhona e ainda ninguém percebeu.