terça-feira, setembro 01, 2009

Umas no cravo e outras na ferradura

FOTO JUMENTO

Palácio dos Marqueses de Fronteira, Lisboa

IMAGEM DO DIA

[Krafft Angerer/Bongarts/Getty Images]

«A woman threw a ball at the Mudflat Olympic Games in Brunsbuttel, Germany, Sunday.» [The Wall Street Journal]

JUMENTO DO DIA

Manuela Ferreira Leite

Compreendo que nas eleições europeias os partidos tenham acções conjuntas, até porque os deputados vão pertencer ao mesmo grupo parlamentar. Já não compreendo a visita de líderes partidários a outros países, onde os governantes fazem o frete de aparecer na fotografia ao lado do líder do partido irmão.

O PSD é useiro e vezeiro nesta prática, principalmente quando é liderado por fracos que usam este estratagema para adquirirem dimensão aos olhos dos eleitores. Só por isso é que nunca escolhem um pequenos país, optam sempre por aparecer ao lado do líder do governo de um grande país europeu, como o vai fazer Ferreira Leite à Alemanha.

Recorde-se as críticas do PSD a José Sócrates quando o PS e o PSOE realizaram comícios conjuntos na eleições europeias, insinuações que visaram aproveitar de um certo nacionalismo bacoco que por cá existe. Agora, Ferreira Leite comporta-se como uma provinciana com complexos de inferioridade, vai visitar Merkel apenas para que uma mera fotografia lhe dê a dimensão política que não tem.

Esta visita só pode ser entendida como um gesto ruralista de Ferreira Leite, a direita portuguesa passou do orgulhosamente só para o provicianismo e a sabujice internacionalista.

PCP USA A FENPROF NA CAMPANHA ELEITORAL

As acções que a FENPROF/PCP tenciona desencadear durante a campanha eleitoral nada têm de luta sindical, qualquer alteração do estatuto ou da avaliação dos professores seria inaceitável nessa ocasião. Assim sendo o que FENPROF de Mário Nogueira pretende é influenciar o voto, apelando aos eleitores que votem contra o PS ou, mais precisamente, que votem no PCP.

Nesta altura qualquer professor tem uma posição definida em relação ao PS, com estas acções o PCP apenas pretende usar a luta dos professores para conseguir votos fora do sector.

FERREIRA LEITE VAI DEITAR-SE CEDO DURANTE A CAMPANHA ELEITORAL

Compreende-se, a senhora já deveria estar reformada.

AVES DE LISBOA

Pilrito-pequeno [Calidris minuta]
Local: Terreiro do Paço [2008-12-10]

FLORES DE LISBOA

No Jardim da Fundação Calouste Gulbenkian

DA REPÚBLICA

«O discurso político em Portugal desilude. Esquiva-se com agilidade ao debate sério e construtivo. É demasiado ad hominem e personificado, corriqueiro mesmo.

A caça ao voto tudo parece permitir, mesmo dizer verdades hoje que ontem acusávamos de serem mentiras.

Esquecemos com demasiada facilidade qual o desígnio que nos impele a querer participar nos processos da política, a ser decisores e a ter a oportunidade de contribuir para a melhoria da vida das pessoas. Ser cidadão-eleito, membro do governo ou autarca é - ou devia ser - um acto nobre de humilde recato. "Servir o Estado e os Outros", era o lema dos que sentiam o apelo colectivo de querer participar na gestão da Res Publica. Servir os outros, e não os próprios, era condição virginal de uma Administração competente e altruísta, que pretende apoiar a construção de uma sociedade próspera e solidária, onde todos os cidadãos tenham direito a um conjunto de oportunidades que lhes permita a procura da sua felicidade individual.

Já não sei em que página da História estes conceitos se perderam, mas hoje abundam os casos dos seus contrários. Os velhos almanaques das virtudes republicanas saíram com demasiada facilidade das prateleiras das bibliotecas dos agentes do poder, sendo substituídos por conceitos ‘pret a porter' de desgaste rápido e de consumo imediato.

No campo das ideias, um bom governo não tem de ter cor partidária. É composto por um conjunto eleito de Bons Homens, sábios ungidos de virtudes cívicas, que tratam - com recursos ilimitados - de assegurar a felicidade da sua comunidade. No mundo real a escassez de recursos implica que governar significa fazer escolhas - muitas vezes baseadas em ideologias -, desenhar futuros e traçar rumos.

Como frequentemente nos recordavam os pais fundadores da República Americana, nenhum homem devia ter a responsabilidade última da gestão dos assuntos públicos, por esta ser manifestamente superior às suas capacidades. Governar nunca foi, assim, um acto só; e por isso é tão importante seleccionar quem nos rodeia, em quem depositamos a nossa confiança, e quem escolhemos para apresentar aos eleitores e ao país. Portugal tem hoje uma sociedade qualificada e bem informada que sabe apreciar as opções políticas que lhe são oferecidas. Sabe que estamos longe do mundo das ideias e dos virtuosismos clássicos. É exigente consigo e reivindica qualidade dos seus governantes. Na República ideal os políticos têm vergonha do mau candidato e os princípios suplantam o amiguismo e a partidarite. Na nossa República requentamos políticos gastos e tudo é aceite. Com toda a tranquilidade.» [Diário Económico]

Parecer:

Por José Reis Santos, Autor do http://www.simplex.blogs.sapo.pt/, um ‘blog' feito por apoiantes do Partido Socialista.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Afixe-se.»

VISITA PROVINCIANA

«A líder do PSD, Manuela Ferreira Leite, desloca-se à Alemanha nos dias 3 e 4 de Setembro para um encontro com a chanceler alemã Angela Merkel. O encontro ocorre numa altura em que os dois países vão a votos para as eleições legislativas de 27 de Setembro.» [Correio da Manhã]

Parecer:

Esta visita apenas revela um complexo de inferioridade. Mas o divertido foi o comentário de Manuela Ferreira Leite:

«Questionada se terá figuras de relevo do partido em alguns momentos de campanha, a resposta de Ferreira Leite foi:'A casamentos e baptizados vai quem é convidado. Em funerais, missas de sétimo dia e campanhas eleitorais, vai quem quer'.»

Pelos vistos a Merkel vai baptizar a sua companheira cá do sítio.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Pergunte-se a Manuela Ferreira Leite porque razão não é a Merkel que vem a Portugal.»

A FENPROF/PCP ENTRA NA CAMPANHA ELEITORAL

«Depois do "Livro Negro das Políticas Educativas" que faz uma análise daquilo que considera ter falhado na actual legislatura, a Federação Nacional de Professores (FENPROF) apresenta agora a "Carta Reivindicativa dos Professores e Educadores Portugueses", enquanto a Federação Nacional da Educação (FNE) vai insistir nos contactos com os partidos políticos na divulgação do seu "Roteiro para a Legislatura 2009-2013".

A questão do desemprego merece um alerta ainda antes das eleições por parte da FENPROF, que promete abordar com pormenor várias áreas na Carta Reivindicativa, "desde logo a questão dos recursos humanos (professores e outros trabalhadores das escolas), mas também questões gerais do sistema educativo", adiantou à agência Lusa Abel Macedo em vésperas da apresentação pública do documento.» [Diário de N0tícias]

Parecer:

Tanto quanto se sabe o Mário Nogueira está em campanha eleitoral desde o início da legislatura.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Pergunte-se a Jerónimo de Sousa se vai dar a cara ou manter a farsa.»

DEUS, PÁTRIA E FAMÍLIA

«Contra a destruição de valores sociais e da liberdade individual, Manuela Ferreira Leite acusou ontem, num discurso que marcou a reentré do PSD, o Governo de colocar em causa o casamento e a família à "força da lei".

Numa clara alusão ao veto da Lei das Uniões de Facto por Cavaco Silva e ao discurso de José Sócrates sobre leis progressistas, como a do Divórcio, Manuela Ferreira Leite assumiu-se, ontem, uma defensora de instituições como o casamento, no encerramento de mais uma edição da Universidade de Verão do PSD, em Castelo de Vide. Não escondendo a sua veia conservadora e num tom por demais acutilante, a líder do PSD argumentou que o pessimismo vivido pela sociedade portuguesa se deve, em grande parte, à destruição de valores éticos levada a cabo pelo Partido Socialista.» [Jornal de Notícias]

Parecer:

Deus nos livre da dupla de septuagenários do PSD.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Ore-se.»

FERREIRA LEITE VAI AO BEIJA-MÃO DO ALBERTO

«A presidente do PSD, Manuela Ferreira Leite, visita a Região Autónoma da Madeira na segunda-feira, 07 de Setembro, no âmbito da pré-campanha eleitoral para as eleições legislativas de 27 de Setembro, revelou fonte do PSD-Madeira.

Esta é a primeira deslocação de Manuela Ferreira Leite a Madeira como presidente do PSD, depois da «abortada» visita ao Chão da Lagoa, que foi suspensa uma vez que Manuela Ferreira Leite se encontrava doente com gripe. » [Portugal Diário]

Parecer:

Era de esperar.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Pergunte-se a Ferreira Leite qual foi o preço.»

LEONID DOMBROVSKY

VOLKSWAGEN