quinta-feira, setembro 03, 2009

Umas no cravo e outras na ferradura

FOTO JUMENTO

"Estátua" na Rua Augusta, Lisboa

IMAGEM DO DIA

[Andre Penner/Associated Press]

«Riot police took up positions against protesters in a Sao Paulo, Brazil, slum Tuesday. Protests started after a 17-year-old girl was fatally shot by a stray bullet in a shootout between police and alleged car thieves.» [The Wall Street Journal]

JUMENTO DO DIA

Pacheco Pereira, candidato do PSD por Santarém

Pacheco Pereira não arranjou melhor para iniciar as hostilidades eleitorais do que o suposto controlo da comunicação social pelo governo. Não sei ao que o famoso filósofo da Marmeleira se refere, se à entrevista mais ou menos combinada com Manuela Ferreira Leite na RTP 1, ou ao tempo de antena que Marcelo Rebelo de Sousa tem na estação pública.

É ridículo que depois daquilo a que temos assistido na TVI, da manipulação pelo SOL (pertencente a um dirigente do PSD) da informação sob segredo de justiça do processo Freeport, ou de muitas outras manipulações da opinião pública conduzida por jornais como o Público, Pacheco Pereira tenta enganar os portugueses exibindo a RTP como exemplo de manipulação.

A verdade é que o guru de Ferreira Leite está sem ideias, depois de ter dedicado uma boa parte da sua capacidade intelectual a criticar o Magalhães, Pacheco Pereira não tem uma ideia nova a apresentar aos seus eleitores. Sugiro, por exemplo, que explique o apoio do candidato à autarquia de Santarém a José Sócrates, os seus eleitores de Santarém estão mais interessados nisso do que na sua paranóia pessoal com a RTP.

SINAIS DE NERVOSISMO

Passada a embriaguez das europeias o PSD e em especial Manuela Ferreire Leite mostra sinais claros de nervosismo, a própria equipa de Cavaco Silva parece estar menos entusiasmada depois do fiasco da suposta vigilância aos seus canídeos.

A lista de deputados foi um fiasco a que se seguiu o flop do programa, que encontrou em Marcelo e Pina Moura os seus únicos admiradores. Manuela Ferreira Leite deixou de apresentar propostas para passar a fazer campanha a reboque dos cartazes ou das afirmações de Sócrates. Mais do que líder de um partido com ambições de governar, Manuela Ferreira Leite comporta-se como líder de um pequeno grupo marxista-leninista dos anos 70.

AVES DE LISBOA

Pombo-comum [Columba livia]

FLORES DE LISBOA

No Cais do Sodré

MÁRIO NOGUEIRA ESTÁ NERVOSO

«A Federação Nacional dos Professores (Fenprof) considera que o primeiro-ministro José Sócrates está só a pensar nas eleições quando disse, em entrevista à RTP1, que pode não ter feito tudo na gestão das negociações com os professores.

“São declarações normais de um primeiro-ministro que está à beira de eleições e que tem receio de perder o apoio de um sector profissional que é relevante”, disse o dirigente sindical Mário Nogueira à TSF.» [Correio da Manhã]

Parecer:

A cada dia que passa é mais evidente que Mário Nogueira não conseguiu convencer os professores e muito menos os pais. A Fenprof começa a estar isolada na sua tentativa oportunista de tranformar as negociações dos professores em comícios e manifestações da CDU.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Sugira-se a Mário Nogueira que proponha o voto em Ferreira Leite, a líder do PSD já prometeu rasgar tudo na educação.»

O JEEP DE CAVACO JÁ ESTÁ MAIS ALIVIADO

«Face ao interesse manifestado junto da Presidência da República relativamente à promulgação de diplomas na parte final da legislatura, informa-se que, durante o mês de Agosto, o Presidente da República promulgou 113 diplomas e vetou um diploma", refere a Presidência da República na sua página na Internet.» [Diário de Notícias]

Parecer:

Se em vez de andarem a fazer intriga os seus assessores tivessem estado a trabalhar não teria precisado de carregar tanto o Jeep.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Sugira-se a Cavaco que use os seus assessores para trabalharem em vez de andarem a dar dicas anónimas aos jornais.»

PROCURADOR-GERAL NÃO PRESSIONOU INVESTIGADORES DO CASO FREEPORT

«O procurador-geral da República reafirmou ontem que não pressionou os investigadores do caso Freeport e, inclusive, que não os apressou para terminar a investigação ao caso, assegurando que aqueles responsáveis "têm completa liberdade para fazerem todas as diligências" necessárias.

Pinto Monteiro, que falava à margem do lançamento do livro Justiça 2009, em Lisboa, admitiu no entanto que "é um assunto de um melindre enorme que devia acabar o mais depressa possível".» [Diário de Notícias]

Parecer:

É pena que não os tenha pressionado para investigarem mais e almoçado menos.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Solicite-se a conclusão e divulgação antes das legislativas.»

MULTA EXEMPLAR À PT

«"O Conselho da Autoridade da Concorrência decidiu aplicar às arguidas que integram o Grupo PT uma coima de 45,016 milhões euros e às arguidas que integram o Grupo ZON uma coima de 8,046 milhões de euros, perfazendo um total 53,062 milhões de euros", refere o comunicado da AdC.

A sanção - passível de recurso - corresponde a dois por cento do volume de negócios das empresas arguidas em 2003, diz o regulador. O valor da coima é superior à de 38 milhões de euros que a AdC aplicou à PT em Agosto de 2007 por recusa de acesso à rede de condutas no subsolo aos concorrentes TVtel e Cabovisão.

A autoridade concluiu que, entre 22 de Maio de 2002 e 30 de Junho de 2003, existiu abuso de posição dominante por parte da Portugal Telecom, PT Comunicações, ZON - Multimédia, Serviços de Telecomunicações e Multimédia e ZON - TV CABO Portugal, nos mercados grossista e retalhista de acesso à banda larga. Todas as empresas integravam à data o Grupo PT. » [Diário de Notícias]

Parecer:

Só peca por tardia, os clientes nada vão ganhar com este gesto.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Pergunte-se à AdC se estava a dormir.»

20 NOVAS ESTAÇÕES DE METRO EM LISBOA

«Ramada, Bons Dias (Odivelas), Benfica, Amoreiras, Alcântara e Aeroporto serão algumas das novas estações que farão parte da linha de metropolitano até 2020, um acrescento de 29 quilómetros, que corresponde a um investimento de cerca de 2,5 mil milhões de euros.

Uma das principais novidades deste plano de expansão da rede do metro, hoje apresentado em Odivelas, diz respeito à criação de uma linha verde circular, que integrará parte do actual traçado da linha amarela entre o Campo Grande e o Rato.» [Diário de Notícias]

Parecer:

Mais um investimento que a líder do PSD quer rasgar?

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Pergunte-se a Manuela Ferreira Leite.»

LOUÇÃ ANEDÓTICO

«Francisco Louçã acusa José Sócrates de ter um "capítulo secreto" no programa eleitoral do PS: as privatizações da EDP, Galp e Águas de Portugal.

O Bloco de Esquerda defende as nacionalizações em sectores estratégicos.

Francisco Louçã acusou ontem o PS de ter "um capítulo secreto" no seu programa eleitoral relativo à privatização da Águas de Portugal (AdP) e de outras empresas públicas.» [Jornal de Notícias]

Parecer:

Já lhe conhecia o ar de padreco, agora conheci-lhe a versão profética.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Dê-se a merecida gargalhada.»

AFINAL PINA MOURA REVÊ-SE NO PROGRAMA DO PS

«Pina Moura, ex-ministro das Finanças do Governo de António Guterres, garante que se revê no programa eleitoral do PS. Numa nota enviada ao jornal «Expresso» após uma entrevista que gerou polémica porque Pina Moura afirmou que o programa do PSD é «mais duro e mais focado» do que o do PS, o ex-ministro quis «clarificar» as suas declarações.

«Verifiquei, infelizmente, que as repercussões foram muito além do que eu esperava e desejava», começa por dizer a nota. «Entendo, por isso, necessário clarificar que me revejo no programa eleitoral do Partido Socialista do qual sou militante», adianta. » [Portugal Diário]

Parecer:

O homem parece andar baralhado com os seus prognósticos eleitorais, tentou fugir do barco antes do tempo e foi apanhado.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Lamente-se a atitude oportunista de Pina Moura e informe-se o visado de que "Roma não paga a traidores".»

PASSOS COELHO DUVIDA DE UMA VITÓRIA À CAVACO

«Passos Coelho apresenta três motivos para contra esta ideia que pode "ser mais prejudicial do que útil em vésperas de campanha eleitoral. Primeiro, ao contrário do que acontecia em 1985, o país não está a sair da crise. "Pelo contrário, continuamos o mergulho na crise que se prevê prolongada". Há 25 anos, "as medidas difíceis e duras" de combate à crise estavam tomadas pelo Governo do Bloco Central. Hoje, receia que "tudo o que é difícil e impopular esteja por fazer". Por fim, outra diferença relativamente a 1985 é que actualmente o executivo não tem "autonomia em matéria de política monetária e cambial". Uma estratégia de vitimização de um governo minoritário do PSD, perante um "parlamento hostil", seria uma "táctica de sucesso bastante duvidoso", alertou Pedro Passos Coelho no artigo. » [Público]

Parecer:

No fundo, desmonta a estratégia idiota de Manuela Ferreira Leite.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Dê-se conhecimento à visada.»

GALLEGO CALDAS JORDI

PEUGEOT