sexta-feira, setembro 18, 2009

Umas no cravo e outras na ferradura

FOTO JUMENTO

Alcoutim

IMAGEM DO DIA

[Oceania]

«Cabecinegro o moma nariguda (Tripterygion delais) que ha sido descubierta en punta Los Abades, Los Gigantes, Tenerife, por la expedición de Oceana. La expedición de Oceana, en colaboración con la Fundación de la Biodiversidad, ha hallado una decena de especies en aguas de las Islas Canarias cuya existencia en el archipiélago era desconocida hasta ahora.» [20 Minutos]

A MENTIRA DO DIA D'O JUMENTO

Ao contrário do que sugere a fotografia Francisco Louçã estava a falar verdade ao ter dito no programa dos Gatos Fedorentos "nunca usarei gravata". Resta agora investigar em que circunstâncias usou gravata, se estava a ensaiar a postura de primeiro-ministro para o dia em que conseguir roubar os votos do PS ou se estava a vestir-se para ir fazer a primeira comunhão.

O Jumento consegui provar que os votos dos militantes do PSD têm mesmo preço!

Quem n]ao se incomodou nada com o negócio dos votos dos militantes do PSD foi António Borges que, fiel aos seus princípios liberais, considera que tudo o que se compra ou vende é uma mercadoria que deve ser colocada no mercado. Por isso mesmo já combinou com Belmiro de Azevedo que a grande novidade dos 50 Anos da SONAE que hoje estão a ser comemorados no Porto vai ser a colocação à venda dos votos dos militantes do PSD nas bancas da rede do Continente.

Quem poderá não gostar desta opção é Manuela Ferreira Leite que teria preferido reservar este negócio para o seu pacote de ajuda às PME.

JUMENTO DO DIA

José Manuel Fernandes, director do jornal "Público"

É preciso muita imaginação para ignorar que a liderança de Manuela Ferreira Leite está inquinada pela vergonhosa compra de votos de militantes feita por António Preto e equiparar este caso à velha questão da licenciatura de José Sócrates. Só alguém que vê a democracia a partir do furinho de saída do intestino grosso pode comparar qualidade das habilitações de Sócrates com a destruição indigna dos mais elementares princípios da democracia.

Pessoalmente não pediria a Sócrates que me desenhasse uma casa, da mesma forma que não votaria nalguns dos nossos melhores arquitectos para primeiro-ministro. Mas sentiria vergonha de mim próprio se votasse num primeiro-ministro de uma democracia europeia depois de ter chegado a líder de um partido graças aos votos comprados por um cacique.

É isto que está em causa, a credibilidade da própria democracia, mas José Manuel Fernandes não é director do Público para informar, há muito que o director do Público chamou a si o papel de decidir quem vai governar Portugal. Só é pena que ainda escreva editoriais sobre Manuela Moura Guedes a rezar pela independência dos jornalistas... Talvez fosse mais interessante explicar como é que o Público mudou de posição em relação ao Governo a partir do momento em que Sócrates não escolheu a localização desejada pela SONAE para o novo aeroporto de Lisboa.

UM LOUÇÃ DEFORENTO

Um líder do proletariado que se preze leva tudo a sério, Louçã não poderia ir a um programa humorístico de grande audiência dizer piadas como fazem os líderes dos partidos burgueses. Ainda por cima, os revolucionários não podem perder uma oportunidade oferecida para fazer a sua mensagem.

Foi o que fez Louçã no programa dos Gatos Fedorentos, como é um líder mais sério do que todos os outros e pensa na revolução cada minuto da sua vida. O resultado foi um cara de pau deprimente, tentando desesperadamente transformar um programa humorístico num tempo de antena pessoal sem direito a qualquer contraditórios.

Frustrado pela tareia que Sócrates lhe deu no debate televisivo o líder do BE tem dedicado toda a campanha numa tentativa desesperada de demonstrar que o seu programa não diz aquilo que é evidente. Este é um Louçã derrotado, desmontado, desmascarado e em decadência acelerada a tentar desesperadamente a sobreviver à queda nas eleições. Talvez tenha sorte, as eleições são já daqui a pouco mais de uma semana porque esta campanha eleitoral ficará na memória de Louçã como o princípio da desmistificação do BE.

O Louçã foi ao programa dos Gatos Fedorentos e comportou-se como um Louçã fedorento, tresandando bafio.

AVES DE LISBOA

Chapim-azul [Parus caeruleus]
Local: Bairro de Santos [25-01-2009]

FLORES DE LISBOA

No Jardim Botânico

O NOTÁVEL SENTIDO DA OPORTUNIDADE DE CAVACO SILVA

«O alerta é do Presidente da República: “Os meses que aí vêm serão difíceis e o ano de 2010 não será fácil”, refere num artigo publicado na revista ‘Egoísta’, dedicada ao tema ‘Crise de Bolso’, em formato reduzido.

Cavaco dá uma nota de confiança aos portugueses, mas refere que é possível que Portugal enfrente um período de contracção económica “mais prolongado do que muitos pensariam no início da crise”. » [Correio da Manhã]

Parecer:

Só não entendo porque razão Cavaco optou pela revista "Egoísta” para mandar estes palpites, fazia todo o sentido que o tivesse feito num tempo de antena do PSD!

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Este "presidentito" está a perder a credibilidade.»

FERREIRA LEITE DESCONHECE COMPRA DE VOTOS

«A edição online da revista Sábado noticiou quarta-feira que é prática corrente a "compra" de votos a militantes das várias secções de Lisboa do PSD, a quem os candidatos pagam as quotas em troca do voto nas eleições internas.

Questionada hoje sobre este assunto no Fórum da TSF, Manuela Ferreira Leite disse que a notícia é "sobre factos que desconhece e sobre atitudes que evidentemente condena".

"É um assunto que está a ser retomado a oito dias [do fim] da campanha eleitoral. Vamos ver quantas mais notícias vão surgir, é uma história dentro da campanha", afirmou, recusando responder se, depois das eleições, admite investigar o tema.» [Diário de Notícias]

Parecer:

Pois, o António Preto esqueceu-se de lhe dizer.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Dê-se a merecida gargalhada.»

NEM O VELHO AMIGO RAJOY CONCORDA COM FERREIRA LEITE

«Mariano Rajoy é "favorável à conexão entre Lisboa e Madrid por uma linha de alta velocidade". O presidente do Partido Popular espanhol, contactado através do seu gabinete, sustenta, em declarações exclusivas ao DN, que a ligação de TVG entre os dois países vizinhos "fortalece a integração, o desenvolvimento e é boa para os dois lados".» [Diário de Notícias]

Parecer:

Pois.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Dê-se conhecimento a MFL.»

DISTRITAL DO PSD VAI INVESTIGAR COMPRA DE VOTOS

«Conselho de jurisdição da distrital do PSD de Lisboa vai instaurar um processo de averiguações à alegada compra de votos em campanhas internas.
Em comunicado, o conselho de jurisdição da distrital do PSD de Lisboa adianta que vai reunir-se sexta-feira "extraordinariamente para as primeiras diligências" do processo de averiguações. »
[Jornal de Notícias]

Parecer:

Pois, mas como a compra de votos é crime público quem deve investigar é o Ministério Público.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Pergunte a Pinto Monteiro s teve conhecimento dos indícios fortes do crime.»

AO QUE PARECE A PGR ACHA QUE NÃO HÁ CRIME

«O nervosismo tomou conta da campanha do PSD. O caso António Preto e as sondagens que colocam Manuela Ferreira Leite atrás de José Sócrates trouxeram desorientação à comitiva laranja num dia desenhado para fugir a outra controvérsia: o TGV e a querela espanhola. Por enquanto, as denúncias de compra de votos por António Preto para as eleições na distrital de Lisboa do partido não vão ser investigadas pela Procuradoria-Geral da República.

“Os factos tal como são relatados na imprensa não preenchem qualquer tipo de crime, situando-se a questão no plano político. Não há, por ora, fundamento legal para abrir inquérito”, disse fonte do gabinete de imprensa da PGR, questionada pelo PÚBLICO sobre o assunto.» [Público]

Parecer:

E nas casas supostamente desenhadas por Sócrates havia?

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Lamente-se.»

ILYA RASHAP

ZEISS