domingo, setembro 13, 2009

Umas no cravo e outras tantas na ferradura

FOTO JUMENTO

Baixa de Lisboa

A MENTIRA DO DIA D'O JUMENTO

Certa de que vai ganhar as eleições e que no dia seguinte vai mudar de ideias quanto à construção do TGV, Manuela Ferreira Leite já está a estudar uma solução que viabilize a construção do TGV sem que os espanhóis consigam resolver os seus graves problemas financeiros.

Ferreira Leite começou por equacionar a hipótese de fazer uma escala no Funchal só para evitar que o TGV passasse por Espanha, mas alguém lhe mostrou o mapa para lhe explicar que a Madeira fica um bocadinho longe e ainda por cima fica tão a sul que teria que pedir as ajudas à Organização de Unidade Africana. Aliás, foi esse o motivo que já a tinha levado a excluir uma escala em Casablanca.

Excluída a solução sul a líder do PSD equacionou a hipótese de fazer escala em Londres, ligando o nosso TGV ao eurotúnel, mas mal se lembrou que o Reino Unido é governado pelos trabalhistas exclamou "cruzes canhoto", era o que faltava que os inglesses ficassem ricos à custa do nosso TGV.

Sem grandes soluções Manuela Ferreira Leite não teve outro remédio senão sugerir a Santana Lopes que abandone a candidatura à autarquia de Lisboa, Santana é a toupeira do PSD, especialista em todo o tipo de buracos, desde copos de shots aos das contas camaráris. A ideia é contruir um túnel desde o Caia até à fronteira dos Pirinéus, assim Zapater não se fica a rir pois não gasta um tostão à nossa custa!

JUMENTO DO DIA

Alberto João

Sò mesmo o Alberto João para concluir que a "ilustre doutora" deu um banho a Sócrates, só se esqueceu de dizer que foi um banho de água de rosas.

PORTUGAL-ESPANHA E MFL

Uma líder partidária que se portou com tão pouca dignidade ao visitar Merkel em condições humilhantes não tem autoridade para fazer as declarações desastrosas acerca do interesse espanhol no TGV. As declarações de Ferreira Leite apelam ao pior dos nacionalismos, revelam ignorância e esquece a subserviência com que o seu governo se portou nas relações com Aznar e Bush no apoio à invasão do Iraque.

No fundo Manuela Ferreira Leite tentou imitar Louçã com os seus ataques a Angola.

AVES DE LISBOA

Papa-moscas-preto [Ficedula hypoleuca]
Local: Jardim da Fundação Calouste Gulbenkian [13-09-2009]

FLORES DE LISBOA

Cogumelos na Quinta da Conchas

SÓCRATES VENCEU O DEBATE

«Sócrates venceu o debate com Ferreira Leite, de acordo com uma sondagem realizada pela Aximage para o CM junto dos eleitores logo após o frente-a-frente entre o primeiro-ministro e a líder da Oposição. A sondagem foi realizada através de entrevistas telefónicas.

À questão ‘quem ganhou o debate’, 45,6 por cento afirmou que foi Sócrates. Ferreira Leite colheu a opinião favorável de 30,2 por cento dos eleitores. Para 24,2 por cento dos inquiridos registou-se um empate. Um outro elemento parece seguro: este debate foi, ao que tudo indica, o mais visto da série de dez confrontos televisivos que colocaram frente a frente os líderes dos partidos com assento parlamentar, superando até as expectativas. Hoje são conhecidos os valores. Um elemento tanto mais relevante quanto é certo que os debates tiveram sempre audiências consideráveis, mais de um milhão de telespectadores.» [Correio da Manhã]

Parecer:

Isso foi uma evidência.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Espere-se pelas eleições.»

FERREIRA LEITE JÁ FICOU FAMOSA EM ESPANHA

«A imprensa espanhola destaca hoje o debate de domingo entre José Sócrates e Manuela Ferreira Leite, sublinhando a posição expressa pela líder do PSD relativamente ao TGV e à suposta influência dos espanhóis na política portuguesa.» [Diário de Notícias]

Parecer:

Os jornais espanhóis stão a ser simpáticos para não favorecer a nossa nova Padeira de Aljubarrota.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Lamente-se a imagem de pequenez que deu do país.»

JORNAL DE ANGOLA FALA DE INSULTOS

«Sem referir nomes ou partidos políticos, José Ribeiro escreve que "há quem esteja interessado em envolver o nosso país [Angola] na disputa eleitoral em Lisboa, fazendo declarações a roçar o insulto".

"Registamos que em Portugal há políticos que não conseguem dormir descansados enquanto existirem empresas e empresários angolanos a fazerem o seu trabalho", lê-se no texto de José Ribeiro.» [Diário de Notícias]

Parecer:

Têm razão, Louçã tem-no feito para conquistar votos.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Lamente-se.»

O IDIOTA DO DIA

«"Eu achei que a senhora dra. Ferreira Leite deu um banho no Sócrates e até achei bem-educada demais porque o que aquele indivíduo precisava de ouvir ainda ninguém teve oportunidade de lhe dizer", comentou Jardim, à margem de uma iniciativa de campanha eleitoral à saída de uma das missas dominicais no concelho de Machico.

Alberto João Jardim realçou ainda que tem tanto direito a ser deputado à Assembleia da República como José Sócrates, função que poderá vir a ocupar quando terminar o seu mandato como presidente do Governo Regional em 2011, numa resposta às críticas do líder do PS sobre a sua alegada falsa candidatura ao Parlamento.» [Diário de Notícias]

Parecer:

Só se foi um banho com água de rosas...

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Dê-se a habitual gargalhada.»

VOLTARAM AS ESPERAS A SÓCRATES

«Os enfermeiros surpreenderam José Sócrates com uma manifestação não autorizada, no comício, deste domingom em Évora, tal como o tvi24.pt avançou em primeira mão.

Os enfermeiros do Hospital de Évora agendaram para esta noite um protesto contra a grelha salarial proposta pelo Governo. Cerca de 20 a 30 profissionais de saúde juntaram-se à porta da Escola Severino Faria exibindo faixas de descontentamento. » [Portugal Diário]

Parecer:

Era de esperar truques baixos na campanha eleitoral.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Sugira-se aos partidos que se deixem de jogo sujo.»

O QUE VAI NEGOCIAR FERREIRA LEITE

«A presidente do PSD, Manuela Ferreira Leite, considerou hoje "normal" que o ministro do Fomento e vice-primeiro ministro espanhol José Blanco se tenha pronunciado com preocupação sobre a possível suspensão do TGV, mas frisou que negociará com Espanha caso seja eleita primeira-ministra."É normal que o tenha feito", afirmou a líder social-democrata, quando foi questionada em Ponta Delgada sobre a reacção de Jose Blanco às declarações de Manuela Ferreira Leite no debate com José Sócrates. » [Público]

Parecer:

Se decidir que não há TGV não há nada negociar, a não ser o percurso.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Sugira-se à "ilustre doutora" que evite dizer asneiras.»

PORTA COMPARA LOUÇÃ A SALAZAR

«O líder do CDS-PP voltou hoje a criticar Francisco Louçã, do Bloco de Esquerda, por querer tributar os telemóveis de serviço dos trabalhadores. “O dr. Louçã fala no doutor Salazar mas esquece-se que ele tributava isqueiros e ele vai-lhe na peugada ao querer tributar os telemóveis de serviço”, disse Paulo Portas, num comício em Vila Pouca de Aguiar, distrito de Vila Real.» [Público]

Parecer:

Desta gostei, aliás, muito do discurso de Louçã tem mais de Salazarista do que de trotskista.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Ofereça-se um isqueiro a Louçã.»

DESPREZO PELOS CIDADÃOS QUE VOTAREM PS

«A Sala Tejo, no Pavilhão Atlântico, estava lotada, com mais de duas mil pessoas, simpatizantes e militantes do Bloco de Esquerda. Mas a principal mensagem de Francisco Louçã, num discurso que começou já perto das 14h00, tinha um alvo bem preciso: os eleitores que estão indecisos entre votar PS ou PSD. Para esses, o líder do Bloco de Esquerda (BE) disse apenas isto: “já sabem que no dia seguinte vão acordar com uma ressaca monumental.”» [Público]

Parecer:

A isto chama-se falta de respeito pelos cidadãos, Louçã não se limita a apelar ao voto, já tenta ridicularizar os que votarem noutro partido que não o BE.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Lamente-se a decadência evidenciada por Louçã desde que perdeu o debate com Sócrates.»

ANDREW AAA

GOVERNO DE SANTA CATARINA