sábado, outubro 24, 2009

Entre Saramago e a Igreja que venha o diabo e escolha

Compreendo perfeitamente a inimizade entre Saramago e a Igreja, o primeiro é um comunista que durante toda a vida prometeu o céu na terra, por outro lado a Igreja exige sacrifícios na vida terrena e promete o céu aos defuntos. Comunistas e Igreja propõem o mesmo e disputam as mesmas almas, são concorrentes no mesmo mercado.

Saramago tem alguma razão ao embirrar com os livros sagrados das duas igrejas monoteístas, de facto não faz muito sentido que em pleno século XXI a humanidade seja condiciona nos valores ou no desenvolvimento científico por uma obra que não se sabe bem quem escreveu, que foi censurada dela sendo retirados os evangelhos apócrifos e interpretada por frades medievais.

É verdade que muitos foram mortos por carrascos que empunhavam a bíblia, ainda hoje cheira em locais como o Terreiro do Paço ou o Rossio. A Igreja tem um longo historial de violência, genocídio e morte, em nome dos seus princípios bíblicos povos foram escravizados, convertidos à força ou eliminados em nome de Deus. É Não é de esperar que a Igreja que levou séculos a reconhecer o erro da condenação de Galileu aceite as suas culpas nas orgias de morte e canibalismo dos cruzados ou a destruição das civilizações da América Central.

Mas se a Igreja nunca aceitará que a mesma obra que hoje invoca para aquilo que entende por defesa da vida foi durante séculos imposta pela espada, Saramago também não aceitará que uma boa parte dos seus heróis não são mais do que criminosos, nem mesmo o idílico Che se escaparia de umas quantas perpétuas se fosse julgado por magistrados e não por românticos. Em nome das obras do marxismo-leninismo foram chacinados povos, perseguidos todos os que se opuseram à ditadura do proletariado. Os carrascos de Estaline ou Pol Pot mataram com a mesma convicção dos os da Santa Inquisição. Nem sequer diferiram muito nos métodos de tortura e de julgamento.

Saramago tem razão, só é pena que não aplique os seus raciocínios às obras do marxismo-leninismo.