sexta-feira, outubro 16, 2009

Oposição responsável?

Parece que Manuela Ferreira Leite mudou de disco, deixou aquele que tinha por título “asfixia democrática” e decidiu pôr o PSD a dançar ao som do”oposição responsável”. Sempre que é questionada sobre a futura postura no parlamento a líder do PSD, bem como todos os seus subalternos, respondem com a nova máxima, o PSD vai fazer oposição responsável.

Dito desta forma apetece perguntar que tipo de oposição fez o PSD na legislatura anterior, que modelo de oposição terá eito? Manuela Ferreira Leite é daquelas pessoas que veste mal o fato de deputada a oposição, nasceu para mandar e revela grande dificuldade em pensar num contexto em que não lhe cabe mandar.

Na legislatura anterior Manuela Ferreira Leite ensaiou vários modelos de oposição, suponho que todos tão responsáveis como o que vai adoptar nesta legislatura, pelo passado recente não lhe faltam imaginação. A mais original das formas de oposição responsável adoptada por Manuela Ferreira Leite foi o desaparecimento por longos períodos, o que agora não deverá suceder já que terá de aparecer pelo parlamento.

Depois a oposição pela ausência Ferreira Leite optou por propor soluções para tudo e para nada, mais tarde toda e qualquer decisão do governo era acusada de plágio. Incomodada pelo suposto plágio Manuela Ferreira Leite mudou novamente de estratégia, fazia oposição responsável mas não propunha nada para que o governo não copiasse as suas propostas. Esta estratégia foi levada ao extremo e resultou num programa que mais parecia as instruções de um telemóvel.

Com tanta imaginação para introduzir novas modalidades, nem o má moeda a consegue superar, resta saber o que vai ser agora a oposição responsável de Manuela Ferreira Leite. Irá ausentar-se do parlamento quando Sócrates fizer propostas? Irá ficar em silêncio para que Sócrates não consiga saber o que lhe vai pela cabeça? Ou irá acusar Sócrates de ter plagiado o seu programa eleitoral?

O PSD vai ter um problema grave nesta legislatura, se Ferreira Leite nunca exibiu grandes dotes para governar, também já mostrou que enquanto oposição é um desastre. O problema não está em saber o que entende por oposição responsável, está na competência com que actua enquanto oposição.