sexta-feira, outubro 09, 2009

Umas no cravo e outras na tantas na ferradura

FOTO JUMENTO

Vila Real de Santo António

IMAGEM DO DIA

[Jay Directo/Agence France-Presse]

«Three empty wooden coffins were floated along a street east of Manila Thursday. Six people were killed in landslides in the northern Philippines as Tropical Storm Parma arrived; the area was hit by the deadly storm Ketsana last month.» [The Wall Street Journal]

A MENTIRA DO DIA D'O JUMENTO

Para os que ainda duvidam de que ouve escutas em Belém, aqui fica a prova!

JUMENTO DO DIA

Carvalho da Silva

Pela forma como Carvalho da Silva fala das suas opções eleitorais ou ele opina sobre as eleições em Lisboa e vota em Almada ou noutro concelho limítrofe, ou então está convencido de que vai receber uma caderneta de votos para poder votar nos diversos estatutos que veste ao longo do dia, cidadão comum, militante do PCP, líder da CGTP, etc.

HÁ MOMENTOS EM QUE TEMOS DE FAZER OPÇÕES

Estou contente com Lisboa? Não Estou.

Considero que António Costa fez um bom trabalho? Não considero, conseguiu algo muito difícil que foi arrumar as contas, mas ficou aquém das minhas expectativas, alguns dos vereadores de que se fez acompanhar não estiveram à altura da gestão de uma grande cidade.

Resisti muito a tomar esta posição mas não só as alternativas da oposição são más como considero que derrotar Santana Lopes é uma questão de higiene nacional, como o será derrotar Isaltino Morais, Narciso Miranda, Valentim Loureiro e muito outros autarcas. É preciso livrar o país destas personagens.

Votar em Fazenda ou Ruben Carvalho? Tanto quanto sei justificaram as suas candidaturas para se oporem a Sócrates. Fazenda nem sequer está à altura de uma junta de freguesia e Ruben de Carvalho só é candidato porque o PCP desta vez não pensou em Lisboa mas sim nos seus objectivos políticos nacionais.

António Costa merece a minha confiança? Se os representantes da oposição tivessem actuado a pensa na cidade aprovando o que merecia ser aprovado e reprovando o que não merecia passar estaria agora em condições de ter uma posição. Mas não foi isso o que sucedeu, o PSD usou uma assembleia municipal onde detinha uma maioria fantoche para boicotar a gestão da autarquia, para inviabilizar todo e qualquer projecto, para a asfixiar financeiramente e desde que Santana apresentou a sua candidatura a assembleia municipal deixou de estar ao serviço de Lisboa para ser um instrumento de quem deixou a CML na ruína.

Santana Lopes é tão mau que nem Ferreira Leite aparece ao seu lado, o próprio Paulo Portas apareceu mais para ganhar tempo de antena do que para apoiar o candidato. É para mim uma obrigação moral dar o meu voto para ajudar Lisboa a livrar-se desta peçonha.

Não voto feliz, preferia não estar a dar o meu voto a Helena Roseta, preferia que o meu voto resultasse de uma reflexão profunda sobe a cidade. Mas, infelizmente, tenho que escolher entre a honestidade e a desonestidade, a competência e a incompetência, o rigor e a bandalhice, o serviço público e o oportunismo.

Não votar seria votar num carro de luxo para um inútil, nas mordomias da residência oficial para um oportunista, no esbanjamento dos recursos públicos em obras de fachada e numa imensidão de gandulos armados em assessores.

Em nome do interesse da Lisboa onde vivo e da sanidade deste país tenho de votar em António Costa.

AI MEU DEUS QUE A MULHER PASSOU-SE!

Agora que não tem o apoio próximo do filósofo da Marmeleira ou do seu pequeno Rangel a líder do PSD deixou de dizer disparates e, de roda solta, começa a dizer com cada uma que até duvido da sua sanidade mental:

«Pela terceira vez em menos de uma semana, o PSD afastou qualquer entendimento para “ajudar de forma envergonhada” José Sócrates a governar e desafiou, mais uma vez, os socialistas a dizer com quem vão governar dado que não têm maioria absoluta.

“Vamos ficar à espera de qual dos partidos, à direita ou à esquerda o PS escolhe para governar o país. Nós estamos fora desse jogo. Nós somos oposição”, garantiu a presidente social-democrata, Manuela Ferreira Leite, num comício quarta-feira à noite, em Bragança, de apoio à recandidatura de Jorge Nunes, que concorre a um quarto mandato à frente da câmara local.» [Público]

Para Ferreira Leite ser oposição é dizer que vai votar contra ainda antes de saber o que vai ser proposto, primeiro diz que Sócrates deve aplicar os programas eleitorais da oposição porque com a maioria relativa não tem legitimidade para aplicar apenas o seu programa, agora vem dizer que o PSD é o marginal do Parlamento.

E o que dizer deste brilhante raciocínio aritmético:

«“Como partido mais votado na oposição, com mais votos e mais deputados do que todo o resto da oposição junta, é a alternativa ao poder. Sendo a alternativa ao poder, o PS tem que governar o país com aqueles partidos que se apresentaram às eleições dizendo que não era para ganhar mas tirar a maioria absoluta e para influenciarem a governação socialista. Nós nunca nos apresentámos para influenciar a governação socialista”, afirmou a líder dos social-democratas.»

Será que alguns cavaquistas, os santanistas, os coelhistas, os barrosistas, os menezistas ou qualquer outra corrente deste PSD balcanizado vai devolver esta mulher ao Banco Santander?

Como muito bem recorda o "Câmara Corporativa" no debate com Sócrates a ainda líder do PSD tinha outro entendimento do que é ser oposição e dizia “Só espero que, em caso de minoria, o PS respeite o governo do PSD como nós o fizemos durante o governo liderado por Guterres”.

OUTRO QUE NÃO DEVE ANDAR BOM DA CABEÇA

«“Sou um cidadão, estamos em tempo de eleições, ontem [quarta-feira] disse o que disse, não vou acrescentar mais nada, está claro qual é a minha posição, o meu enquadramento”, declarou. Carvalho da Silva falava em Cernache, Coimbra, após uma assembleia com trabalhadores da empresa Poceram, com um processo de insolvência em curso.» [Público]

Ficamos a saber que enquanto cidadão Carvalho da Silva deseja a vitória de António Costa mas enquanto militante do PCP torce pela vitória da candidatura da CDU, resta saber qual a sua opção enquanto líder da CGTP ou como adepto da selecção nacional.

Depois da peça de teatro que montou para se encontrar "casualmente" com António Costa começa a ser difícil distinguir se Carvalho da Silva está a falar a sério ou a fazer teatro. Quando as pessoas andam divididas e não sabem muito bem o que querem ficam assim.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Sugira-se a Carvalho da Silva que faça uma doação do seu cérebro à ciência.»

SONDAGENS DESCONHECIDAS

«No dia em que apresentou a sua comissão de apoio com 1001 nomes, presidida pelo ex-ministro das Finanças Bagão Félix, Santana Lopes manifestou-se ontem convencido da vitória nas eleições, afirmando conhecer sondagens que indicam que a desvantagem para a candidatura do socialista António Costa é cada vez menor. » [Correio da Manhã]

Parece que Santana Lopes está a imitar Cavaco Silva quando disse que defendida eleições simultâneas com base em sondagens que ninguém conhecia, agora o candidato a destruir a Câmara Municipal de Lisboa sente-se animado porque há por aí umas sondagens que o dão mais perto da candidatura de António Costa.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Leve-se Santana Lopes à mesma consulta de oftalmologia recomendada a Manuela Ferreira Leite, tudo leva crer que o problema seja o mesmo ainda que neste caso se possa colocar a hipótese de, depois dois shots nocturnos, Santana confundir os dizeres do rótulo da garrafa de garrafa de vodka com os resultados de uma sondagem, provavelmente está convencido de que os 42º são 42% de votos na sua candidatura.»

AGARREM-ME SENÃO BATO-LHE

«"Nós não faremos coligações ou não faremos parte de um Governo cujo programa é contraditório com o do BE nas respostas políticas essenciais, que são respostas à crise, ao desemprego, à situação da degradação social e da fractura social em Portugal", afirmou o líder do BE.» [Diário de Notícias]

Francisco Louçã leva tão a sério Manuela Ferreira Leite que até está convencido de que José Sócrates já o convidou para formar uma coligação. Só que ninguém entende para que serviria tal coligação a não ser para ainda termos que ouvir com maior frequência aquela voz irritante de seminarista, toda a gente sabe que não daria para nada a não ser que se desse o milagre de vermos o PCP a querer coligar com a extrema-esquerda para juntos apoiarem o PS, amsma extrema-esquerda que em tempos o designava o PCP por social-fascista.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Pergunte-se ao Anacleto quem o convidou para uma coligação.»

MARCELO JÁ ADMITE SER CANDIDATO A LÍDER DO PSD

«Questionado pelos jornalistas à saída de uma iniciativa da Associação Cristã de Empresários e Gestores de Empresas (ACEGE), em Lisboa, sobre se estaria disponível para avançar para a liderança do Partido Social-Democrata (PSD), Marcelo Rebelo de Sousa admitiu essa possibilidade.

"Quando terminar o mandato da doutora Manuela, que ainda não terminou", foram as únicas palavras do ex-líder social-democrata em resposta aos jornalistas sobre a sucessão na liderança do partido.» [Diário de Notícias]

Mais um pouco e ficará impaciente ao ponto de sugerir a Manuela Ferreira Leite que "desampare a loja".

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Espere-se para ver se Marcelo é candidato ao PSD ou a Belém.»

AVES DE LISBOA

Pavão

FLORES DE LISBOA

Cogumelos

UMA PONTE EM FORMA DE BICA

«Desculpem-me as minudências serôdias mas há que saber dos subterrâneos para entendermos o dia-a-dia. Quando havia o Partido Comunista Português-Reconstruído, existia também uma União Democrática Popular. Dois partidos diferentes? Não, a mãe (PCP-R) e a filha (UDP). Um núcleo, coeso, e uma frente, o mais larga possível. Um para a teoria pura e dura, e outra para conversar com as massas. Quem quiser saber mais, estude Dimitrov e a III Internacional na década de 1930-40. O que interessa reter é que houve uma tradição marxista-leninista com essa distribuição de tarefas seguida depois por todos os partidos comunistas (pró-Moscovo ou pró-Pequim). Ontem de manhã, Carvalho da Silva foi tomar uma bica com o socialista António Costa e disse-lhe que o apoia em Lisboa. À tarde, Jerónimo de Sousa disse que Carvalho da Silva lhe disse que fizera "uma declaração sobre a situação de Lisboa" mas lhe disse também que apoia os comunistas. Antes dos leitores se deitarem a ler sobre esquizofrenia, aconselhe-os a voltarem ao pequeno périplo histórico desta crónica. Nos comunistas, há guardiões do templo e há quem tome bicas. E geralmente estes últimos são mandados ir tomar.» [Diário de Notícias]

Parecer:

Por Ferreira Fernandes.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Afixe-se.»

COM A VERDADE ME ENGANAS

«Está hoje em grande voga uma corrente moderna que advoga estar o sucesso de longo prazo das empresas dependente da forma como cuidam dos múltiplos interesses dos agentes que a ela se ligam: trabalhadores, famílias adjacentes, fornecedores, administração central e local, credores, clientes, etc., e até os accionistas!

Digo "e até os accionistas" porque parece que para alguns, as empresas que foram criadas por empreendedores de visão e que correram e correm o risco do capital investido, são os últimos a terem lugar na lista de preferências e interesses na empresa.

Esta moda, parece que toma como abjecto o lucro que resulta do risco assumido pelo capital, e vai mesmo ao ponto de propor campanhas abertas em que parece que o que é bom é fazer exactamente o contrário do que é bom para o accionista. São campanhas que saem do bolso do accionista, numa espécie de ‘haraquiri' do lucro...

Já assistiram a alguns comerciais pagos pela GALP, uma empresa petrolífera, a sugerir aos seus clientes que poupem gasolina! Juntem-se 4 ou 5 na mesma viatura para nós não vendermos tanto combustível e para assim não gerarmos tanto lucro! Brrr! Que coisa horrível... É muito melhor vender menos! Se todos seguíssemos o conselho da GALP as vendas cairiam 30% e isso sim seria óptimo!

Já ouviram a EDP a estimular os seus clientes a usarem lâmpadas de baixo consumo energético... Brrr! Que coisa horrível! Vender energia eléctrica? Nós que somos seus distribuidores? Comam às escuras!

Já terão ouvido comerciais das empresas distribuidoras de água a fazer apelo à poupança de água... Por favor não consumam água ou nós teremos mais lucros!

Imaginem que o mesmo pega em todas as empresas...

As empresas que vendem computadores pedem por favor para fazer contas de cabeça! Ainda por cima quanto mais computadores se fabricam tanto mais plástico e seus derivados produzimos e mais lixo se acumula...

Um taxista vocifera: "- Vão a pé seus calaceiros!"

Um taberneiro: "- Bebam leite!"

No balcão da Caixa: "- Vão ao Totta!"

Se a coisa trespassa para a actividade política ainda teremos o Paulo Portas a rogar aos seus eleitores para votarem no Jerónimo de Sousa ("isso sim, é consciência social!"), ou o Francisco Louçã a pedir para votarem no Paulo Portas porque só ele é capaz de dinamizar a economia, a retoma e o empreendedorismo em Portugal...

Os críticos do Crescimento Sustentável e da Responsabilidade Social das Empresas advogam que elas não o fazem por ser esta a forma de contribuir para o que se diz proteger, mas sim porque esta é a forma de continuar a atrair o interesse e a fidelidade de uma clientela cada vez mais susceptível ao que parece politicamente correcto, mesmo que isso seja um aparente ‘nonsense'...É seguro que os recursos são escassos. Mas não é por isso mesmo que existe a Economia? É com a verdade que enganas? » [Diário Económico]

Parecer:

Por João Duque.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Afixe-se.»

NO "CÂMARA CORPORATIVA"

"É tudo mentira mas soa bem (III):

Soube-se esta semana que a maioria dos contratos celebrados pelo Estado, ao abrigo da nova legislação que o permite, foi feita por ajuste directo, ou seja, sem recurso a concurso público. Estes contratos por ajuste directo não violam a lei e, ao contrário do que acontecia antes, são divulgados publicamente (a transparência obriga ao rigor).

A lei da contratação pública abrange, obviamente, a Administração Central, dependente do Governo, e as autarquias locais. E já se sabia que estas últimas são, como é natural, as que mais recorrem aos ajustes directos (precisamente porque os valores das obras e/ou compras em causa são menos elevados).

Tudo isto está publicado e é evidente para qualquer português.

Qualquer não... Para Francisco Louçã, estamos perante mais um escândalo do Governo socialista. Ainda para mais, um governo de gestão. E o líder do Bloco até fez as contas - dá 180 ajustes directos por dia, 10 por hora (!).

Ou seja, o Governo também é responsável pelos ajustes directos realizados pelas autarquias...

Louçã sabe - tem de saber - que isto é mentira. Mas soa bem junto dos eleitores e dos jornalistas incultos.

A demagogia rende, como Louçã ficou a saber nas últimas legislativas."

NO "CAFÉ MARGOSO"

SMS's Cafeano a Dois Tempos:

«"O primeiro protector de testículos, na prática do hóquei, foi criado em 1874.

O primeiro capacete para protecção da cabeça foi usado em 1974.
.........

............

............

Foi necessário um século para que os homens percebessem a importância do cérebro ."»

ALES FRELIH

FRENCH FOOTBALL FOUNDATION