quinta-feira, outubro 08, 2009

Umas no cravo e outras tantas na ferradura

FOTO JUMENTO

Mértola

IMAGEM DO DIA

[Aly Song/Reuters]

«A passenger jet flew past the setting sun in Shanghai Wednesday.» [The Wall Street Journal]

A MENTIRA DO DIA D'O JUMENTO

JUMENTO DO DIA

Rui Rio

Surpreendido pelo aumento do número de beneficiários do rendimento mínimo Rui Rio ripostou com a pior das respostas, que Sócrates está a criar uma classe de subsidio dependentes. Isto é, para este candidato a primeiro-ministro a pobreza no seu concelho é um incómodo que só vivem a público porque quem não tem rendimentos recebe uma ajuda estatal, portanto, o melhor seria não conceder subsídios para esconder a miséria.

Nada mau para um futuro candidato a primeiro-ministro pelo PSD.

LOUÇÃ É CANDIDATO AUTÁRQUICO?

Há mais de uma semana que começou a campanha eleitoral das autárquicas e foi rara a ocasião em que tive a oportunidade de conhecer um candidato autarca para além do Fazenda, que parece ser o único militante do BE autorizado a falar em público. Fico com a impressão de que Louçã é o candidato do BE a todas as autarquias do país.

Numa das raras excepções a esta regra, porque Louçã não estava presente, tive a oportunidade de conhecer o candidato a Oeiras, o coitado disse qu os eleitores não têm alternativa ao Isaltino. Talvez Louçã tenha razão, é melhor esconder os seus candidatos autárquicos não vão os portugueses ficarem a saber o que é o Bloco de Esquerda. é caso para dizer que era melhor estar calado.

AVES DE LISBOA

Felosa-comum [Phylloscopus collybita]
Local: Campo das Cebolas

FLORES DE LISBOA

No Jardim Botânico

CAVACO, KENNEDY E AMÁLIA

«O jornal i ontem publicou um tratado sobre o tema: Ser Português. Se bem se lembram, no discurso do 5 de Outubro, o Presidente da República disse: "Temos de vencer a tendência de nos lamentarmos de tudo e de todos, e de pouco fazermos para melhorar o que é de tudo e que é de todos." John Kennedy, de país com mais experiência na publicidade, soube resumir melhor: "Não pergunte o que o seu país pode fazer por si. Pergunte o que você pode fazer pelo seu país." Mas a fórmula de Cavaco também não deixa de ser certeira. Então, o i dirigiu-se a dez cidadãos e pediu-lhes para responderem ao pedido do Presidente: "Digam lá como estão dispostos a empenharem-se pelo vosso país!" A resposta é o tal tratado: só um português deu de si, e disse querer "apoiar o voluntariado social." Os outros nove aproveitaram para mais pedidos, do género "Mais emprego"... Eu?! Os outros que façam... Mas ontem valeu pelo nascimento da bem-aventurada e bem chamada estação de rádio Amália. Há muito se sabia que uma rádio só de fado era possível e necessária, mas estava-se à espera que o Estado (o País...) resolvesse. Ontem, alguém fez: o empresário Luís Montez, por acaso genro de Cavaco Silva. Pelo menos lá em casa alguém ouve o Presidente. » [Diário de Notícias]

Parecer:

Por Ferreira Fernandes.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Afixe-se.»

MANUELA MOURA GUEDES ESTÁ DOENTE

«Manuela Moura Guedes e José Eduardo Moniz falharam a primeira sessão do julgamento a 20 jornalistas acusados de terem violado o segredo de justiça no processo Casa Pia.

A jornalista da TVI não compareceu no Tribunal de Oeiras, tendo apresentado um atestado médico. Quanto a José Eduardo Moniz, o motivo foi uma viagem ao estrangeiro há muito agendada. Também estiveram ausentes o jornalista da TVI Manuel Domingues e Maria Teresa Pais Oliveira, ex-jornalista do 'Expresso'. » [Correio da Manhã]

Parecer:

Deve ser gripe.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Desejem-se as melhoras à esposa do senhor Moniz.»

MAIS UM A SER SANEADO NO PCP

«O Chiado serviu esta manhã de palco a um encontro ‘casual’ entre o candidato do PS à Câmara de Lisboa, António Costa, e o secretário-geral da CGTP/IN, Carvalho da Silva, que aproveitou esta "coincidência" para manifestar o seu apoio ao socialista.

Eram 09h45, quando a comitiva da candidatura 'Unir Lisboa' se começou a juntar em frente ao café Brasileira para mais uma iniciativa de campanha eleitoral. Cerca de 15 minutos depois, Carvalho da Silva apareceu no ponto de encontro dos socialistas, acabando por tomar um café com António Costa.

Pelo meio, o secretário-geral da CGTP deixou uma mensagem aos lisboetas: “É muito importante para Lisboa que António Costa vença as eleições”. E lançou o apelo: “É preciso a capacidade de unir a Esquerda”. Apesar do claro apoio, Carvalho da Silva recusou adiantar qual será no domingo o seu sentido de voto. » [Correio da Manhã]

Parecer:

É uma questão de tempo.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Aguarde-se pelo julgamento sumário.»

AFINAL, QUEM APOIA CARVALHO DA SILVA

«O secretário-geral do PCP, Jerónimo de Sousa, afirmou hoje que o apoio de Carvalho da Silva à CDU não está posto em causa e deu a conhecer uma mensagem do secretário-geral da CGTP à Comissão Coordenadora da CDU.

“Estou autorizado pelo meu camarada Carvalho da Silva, que acaba de mandar uma mensagem à Comissão Coordenadora da CDU a informar das condições em que fez uma declaração sobre a situação de Lisboa mas também a transmitir a sua posição de apoio claro e inequívoco à CDU, pois entende que o país precisa de um reforço da CDU”, referiu Jerónimo de Sousa, após um almoço com os candidatos da CDU em Benavente.

O secretário-geral do PCP garantiu que está situação não prejudica a campanha de Ruben de Carvalho, candidato da CDU à Câmara de Lisboa. “Não está posto em causa o apoio à CDU, designadamente por Carvalho da Silva. Estamos com uma boa dinâmica e confiamos que o povo de Lisboa, que precisa da CDU, nos vai dar mais força”, afirmou.» [Público]

Parecer:

É deprimente ver um líder de um partido comunista dizer que está autorizado por um militante do partido a dizer que apoia esse mesmo partido. O problema é que Jerónimo de Sousa diz que Carvalho da Silva apoia a CDU, o que não é novidade. A dúvida é se apoia ou não António Costa para presidente da CML,

Carvalho da Silva pode apoiar a CDU e em Lisboa votar PS, até pode votar Costa para presidente da câmara e na CDU para a assembleia municipal.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Esclareça-se a dúvida.»

ALEKSANDR MARINICEV

CHRONIC'ART MAGAZINE