domingo, outubro 18, 2009

Umas no cravo e outras tantas na ferradura

FOTO JUMENTO

Cascais

JUMENTO DO DIA

Manuel Cerqueira, presidente da Associação Portuguesa de Software (ASSOFT)

«Os portáteis Magalhães, que estão à venda nas lojas e a ser distribuídos nas escolas do ensino básico, são "uma fábrica de piratinhas". A crítica é de Manuel Cerqueira, presidente da Associação Portuguesa de Software (ASSOFT), um grupo que reúne as subsidiárias em Portugal de grandes multinacionais como a Microsoft e a Adobe, e do qual faz parte a própria JP Sá Couto, empresa responsável pelos Magalhães.

Manuel Cerqueira argumenta que o Estado não está a fazer com que as crianças sejam sensibilizadas para o problema da pirataria informática, que há pouca supervisão na utilização dos portáteis e que há o risco de as crianças aprenderem desde cedo a instalar aplicações informáticas sem pagar por elas.» [Público]

Quando os críticos do Magalhães já tinham desistido de tentar usar o pequeno computador para derrubar Sócrates, eis que vem Manuel Cerqueira com o argumento mais idiota que já ouvi para criticar o computador. Na opinião deste senhor todos os que têm computadores são prováveis piratas informáticos. O que este senhor não parece perceber é que quanto maior for o número de portugueses habilitados a usarem computadores maior será o volume de vendas de software.

O senhor Cerqueira tem uma solução, exigir ao Estado que promova a utilização de software open source, começando pelo Magalhães.

AVES DE LISBOA

Chapim-azul [Parus caeruleus]
Local: Quinta das Conchas

FLORES DE LISBOA

No Estádio Universitário

UM PARTIDO EM CRISE

«O episódio da renúncia de João de Deus Pinheiro na reabertura do Parlamento mostra como o PSD está ferido e em alguns casos perdeu a vergonha. Este é, sem dúvida, o exemplo de um homem que se candidatou para enganar quem nele votou. Deus Pinheiro não tinha a mínima ideia de trabalhar no Parlamento! Nunca lhe passou pela cabeça voltar a ser deputado! Quanto muito estaria disponível para entrar num Governo. E, no entanto, deve ter-lhe sobrado a veleidade de ser um trunfo eleitoral do partido… Um imprescindível! Terá escondido esta estratégia de MFL? Talvez, sim; talvez, não. Aqui, como no caso de António Preto, vê-se o que valem as palavras. "Verdade", "honestidade", "seriedade" são termos tão bonitos como perigosos e Pacheco Pereira não terá percebido isso no momento de traçar a estratégia da "asfixia democrática" cuja derrocada agora o faz rebolar na insensatez, na mentira e na desonestidade intelectual. » [Diário de Notícias]

Parecer:

Por João Marcelino.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Afixe-se.»

ANDY MUMFORD

ROSENBORG FC