quarta-feira, outubro 21, 2009

Umas no cravo e outras tantas na ferradura

FOTO JUMENTO

"Estátua" na Rua Augusta, Lisboa

IMAGEM DO DIA

[Emilio Naranjo / EFE]

«Con motivo de la exposición "Lágrimas de Eros", en el Museo Thyssen-Bornemisza, el visitante puede pasar por la tienda del museo y adquirir una cajita con tres preservativos ilustrada con la obra "Adan y Eva" de Jan Gossaert.
Fotogalería de las "Lágrimas de Eros"»
[20 Minutos]

JUMENTO DO DIA

Mário David, eurodeputado do PSD

Este eurodeputado está no parlamento errado, com os seus valores próprios do tempo da Santa Inquisição deveria renunciar ao mandato e não envergonhar o país. Só alguém muito pouco tolerante poderia pedir a Saramago para renunciar à cidadania portuguesa porque ofendeu esta pobre alma por ter feito afirmações sobe os livros sagrados que ofenderam os católicos mais fundamentalistas.

AVES DE LISBOA

Pisco-de-peito-ruivo [Erithacus rubecula]
Local: Parque da Bela Vista

FLORES DE LISBOA

PÔ MAITÊ, PIADINHA COM PORTUGUÊS NÃO PODE, NÉ

«Há uns tempos uma pessoa escrevia "Maitê Proença" no Google e apareciam imediatamente alguns ensaios fotográficos de grande qualidade assinados pela Playboy brasileira, que tanto fizeram desde os anos 80 pela felicidade das relações transatlânticas. Hoje em dia uma pessoa escreve "Maitê Proença" no Google e a primeira coisa que aparece é "Maitê Proença faz piada e precisa de pedir desculpa a portugueses". Caros leitores: isto, sim, é um imperdoável retrocesso civilizacional.» [Diário de Notícias]

Parecer:

Por João Miguel Tavares.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Afixe-se.»

CAVACO EM QUEDA LIVRE

«O caso das alegadas escutas a Belém foi fatal para o Presidente da República. Se em Julho deste ano a actuação de Cavaco Silva era avaliada pelos portugueses com um 15,6, em Outubro a prestação do Chefe de Estado caiu para 9,6, segundo uma sondagem CM/Aximage, efectuada entre 12 e 16 de Outubro. Curiosamente, no que se refere às preferências dos eleitores para o próximo político a ocupar o cargo de Presidente da República, Cavaco Silva consegue vantagem sobre Jorge Sampaio, António Guterres e Manuel Alegre.

A forma como o Presidente conduziu a polémica das escutas ao Palácio de Belém abalou não só a cooperação estratégica com o Governo, como está a sair cara a Cavaco Silva junto do eleitorado. A queda de seis pontos percentuais na avaliação do Chefe de Estado entre Julho e Outubro – precisamente os meses em que o caso rebentou e fez muita tinta correr –, só tem comparação com uma avaliação feita a António Guterres, enquanto primeiro-ministro e líder da presidência portuguesa da União Europeia (UE), em 2000.» [Correio da Manhã]

Parecer:

Aos poucos o país vai-se livrando da peçonha do cavaquismo.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Aguarde-se pelas próximas tropelias de Cavaco Silva.»

O OPORTUNISMO DOS PATRÕES

«"A CIP diz que tem de haver muita contenção no aumento dos salários em 2010, pois este ano foi muito complicado, atípico, houve uma baixa da inflação muito grande ou mesmo a eliminação da inflação. Portanto, o argumento normalmente utilizado da subida de salários desaparece num ambiente muito difícil para as empresas que continuam a desaparecer", disse o líder da Confederação da Indústria Portuguesa, em Lisboa.

Francisco Van Zeller, que falava à margem do 8º Seminário "Reflexão Estratégica - Grandes Marcas: Desafios e Oportunidades", na Universidade Católica, referiu também que "aquela teoria que defende que se deve mudar de modelo salarial está certa, mas não é a meio de uma crise que se deve fazer".» [Diário de Notícias]

Parecer:

Não me recordo de ouvir os patrões portugueses afirmarem que existiam condições para aumentarem os salários.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Aumente-se o salário mínimo conforme negociado e previsto.»

OFICIAIS DA GNR PREPARAM REVOLTA

«Os cerca de 400 oficiais da GNR, formados na Academia Militar, estão a preparar a mais dura e ameaçadora "revolta" de que há memória nesta força de segurança. Os alvos são o Governo e o comandante-geral da GNR, general Nélson Santos.

O primeiro porque aprovou um estatuto que bloqueia o acesso destes oficiais ao quadro de oficiais generais (ver texto em baixo), mantendo o Exército em posições de comando de uma força de segurança, situação inédita em toda a Europa. Nélson Santos por entender que, sendo oficial do Exército, não intercedeu por eles na discussão do novo estatuto que saiu em Diário da República, na semana passada.» [Diário de Notícias]

Parecer:

Que se revoltem.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Aguarde-se pelo levantamento de rancho dos oficiais.»

MÁS NOTÍCIAS PARA A OPOSIÇÃO

«A actividade económica em Portugal melhorou em Agosto face ao mês anterior, invertendo assim o ciclo de quedas iniciado no ano passado, mostram os dados do INE.

"O indicador de actividade económica inverteu em Agosto a trajectória descendente observada desde o início de 2008. Os indicadores de consumo privado e de formação bruta de capital fixo apresentaram movimentos ascendentes nos últimos meses, após terem atingido em Março mínimos históricos das respectivas séries", pode ler-se no relatório do Instituto Nacional de Estatística (INE).» [Diário Económico]

Parecer:

Imaginem se Ferreira Leite tivesse ganho as legislativas, já estaria a embandeirar em arco e diria que mal ganhara já aí vinha a retoma económica. Foi com esta esperança que Cavaco tanto se empenhou em correr com José Sócrates.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Dê-se conhecimento a Ferreira Leite e Cavaco Silva»

CAVACO NÃO VAI AOS GATOS FEDORENTOS

«O quarteto de humoristas queria fechar a série "Esmiúça Sufrágios", exibida na SIC, com o Presidente da República, mas foi obrigado a alterar os planos. Cavaco Silva não se mostrou disponível e agora a produção de os Gato Fedorento prepara um programa diferente dos restantes.

"O professor Aníbal Cavaco Silva tem apreciado o humor dos 'Gato fedorento', que vem sendo apresentado nos vários programas já produzidos", refere a resposta enviada pelo Presidente da República à produção do programa. "Porque, além do sentido de humor, também lhes reconhece bom senso, crê que os 'Gato' compreendem, e aceitam, que o Presidente da República não pode - e não deve- corresponder ao simpático e correcto convite que lhe dirigiram". »
[Jornal de Notícias]

Parecer:

Digamos que era fedor a mais.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Aprove-se, Cavaco tem tudo menos graça.»

FINALISTAS DO COLÉGIO MILITAR ACUSADOS DE MAUS TRATOS

«Ministério Público acusou oito alunos do Colégio Militar por seis crimes de maus tratos alegadamente cometidos no interior da instituição.

Segundo a Procuradoria-Geral Distrital de Lisboa (PGDL), os arguidos agora acusados eram, no ano lectivo de 2006/07 e no princípio de 2008, "estudantes do último ano do Colégio Militar, graduados e/ou comandantes de companhia ou secção". » [Jornal de Notícias]

Parecer:

É tempo de os militares perceberem que as suas instituições não estão acima da lei.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Aprove-se.»

ORA, AQUI ESTÁ UM EURODEPUTADO IDIOTA

«O eurodeputado social-democrata Mário David exortou hoje o escritor José Saramago a renunciar à cidadania portuguesa por se sentir “envergonhado” com as recentes declarações do Nobel da Literatura sobre a Bíblia.» [Público]

Parecer:

Foi para eurodeputado e descobriu que já tem audiência para os seus disparates.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Sugira-se ao euroeputado que renuncie ao mandato para não envergonhar o país com o seu fundamentalismo.»

CONUNDRA

STAND UP, TAKE ACTION