domingo, novembro 22, 2009

Semanada

Esta foi uma semana negra para a democracia, percebeu-se que o caso Face Oculta era ele própria a face oculta de gente cobarde, de fascistas de gabinete que não aceitaram os resultados eleitorais e decidiram transformar as escutas em tanques de um qualquer exército golpista. Seria um exagero os militares promoverem um golpe de Estado em plena Europa, até porque a nossa democracia é obra de militares, agora não se matam os adversários políticos com balas de fuzil, são eliminados com letras de jornais em processos difamatórios promovidos à sombra de processos judiciais.

Foi uma semana negra porque aqueles a que os contribuintes pagam para que se faça justiça usaram os poderes que lhes foram confiados pela democracia para conspirarem contra a democracia. Ficou-se a saber que afinal o caso Face Oculta surge na comunicação social com mentiras que agora se sabe que não constam nos processos, mentiras usadas para escutar os amigos do primeiro-ministro já que para o escutar o próprio teria que ser o Supremo a autorizar.
Foi uma semana negra da democracia porque partidos democráticos para os quais os valores da democracia deveriam estar acima da luta pelo poder não resistiram à tentação de desprezar os seus valores na esperança de conquistarem o poder de forma fácil, incapazes de convencerem os eleitores agradecem a personagens ocultas que destruam quem governa.

Oi uma semana negra porque a comunicação social que deveria ter capacidade crítica e deveria avaliar as suas fontes optaram por entrar em manobras obscuras a troco das receitas. Alguns jornalistas nem se incomodaram por fazerem figuras de parvos a explicar como Vara tinha sido escutado no gabinete.

Foi uma semana negra porque o mais alto magistrado da Nação que há poucos meses interferia num processo judicial jurando a sua confiança num amigo, agora optou por atiçar a fogueira dizendo estar preocupado mas optou pelo silêncio para não interferir na justiça. Esquece a separação de poderes para defender os amigos mas respeita-a quando é evidente que há quem a esteja a desrespeitar para dizer não à vontade dos eleitores.

Esta semana o país ficou a saber que só temos uma democracia porque anda porque os que tudo fazem para dizer não à vontade dos eleitores não têm a coragem de dar a cara e assumir as consequências, preferem esconder-se no lado oculto dos seus gabinetes de luxo, auferindo ordenados de luxo, beneficiando de horários e férias de luxo, tudo à custa daqueles cujo voto não aceitaram.