segunda-feira, novembro 02, 2009

Umas no cravo e outras tantas na ferradura



   FOTO JUMENTO


Quinta das Conchas, Lisboa
   AVES E FLORES DE LISBOA


Garça-real [Ardea cinerea]
Local: Quinta das Conchas

Flores de eucalipto na Quinta das Conchas
   JUMENTO DO DIA

Pinto Monteiro, Procurador-Geral da República
Quando se fizer o balanço de Pinto Monteiro como Procurador-Geral da República impor-se-ão três traços característicos, a vaidade do homem que gosta de aparecer na comunicação, o total desrespeito pelo segredo de justiça e a calendarização da publicitação das investigações em função dos calendários políticos com o objectivo cada vez mais evidente de destruir o sistema partidário e a própria democracia.
No caso Face Oculta a pouca vergonha ultrapassou todos os limites, já ninguém se incomodou em disfarçar a total violação do segredo de justiça, mal os investigadores começaram as buscas já os jornais estavam tão bem informados como ficariam se tivessem lido o processo de véspera. As televisões até filmaram páginas de processos.
Cabe à Procuradoria-Geral da República velar pela legalidade democrática mas é evidente que no Palácio de Palmela já ninguém parece preocupar-se com os mais elementares princípios de respeito pelo segredo de justiça.
Começa a estar na hora de pedir a demissão de Pinto Monteiro que deve ser substituído por alguém que se empenhe em todas as investigações e que não permita que as mesmas sejam usadas com objectivos políticos, começando por acabar com a orgia de fugas ao segredo de  justiça, identificando e julgando os magistrados envolvidos.
   A TECNOLOGIA DE PONTA NA FACE OCULTA

Quando foi lançada a primeira vaga de fugas ao segredo de justiça no âmbito do processo Face Oculta fiquei surpreendido ao saber que a PJ tinha conseguido saber que o Godinho foi ao gabinete de Vara no BCP dar-lhe os trocos pedidos pelo segundo. Partindo do princípio de que ainda não é possível transformar um agente da PJ na secretária de um banqueiro não percebi como a PJ conseguia saber o que se passava num gabinete do BCP, ainda por cima com paredes bem grossas como são as dos edifícios pombalinos da Baixa de Lisboa.

Mas os gestores das fugas ao segredo de justiça aproveitaram a segunda vaga e fiquei esclarecido, a PJ cujos agentes circulam em velhos Fiats Mirafiori dispõem de uns aparelhos sofisticadíssimos que compraram à secreta israelita, a tal que faz e produz todos os milagres. Agora aos agentes da PJ basta apontar o tal aparelho para um vidro e graças às vibrações conseguem ouvir o que se passa para além das janelas.

Com tanta modernização da investigação quase me sugere fazer uma sugestão ao Procurador-Geral da República, que os próximos magistrados do Ministério Público não sejam recrutados apenas entre juristas, por aquilo que se percebe a PGF está carente de jornalistas, ao menos as fugas ao segredo de justiça eram tratadas por quem sabe disso.


   VAMOS TER NOVELA

«A Polícia Judiciária está a investigar outros casos de suborno, mas decidiu separá-los da primeira fase do processo ‘Face Oculta’ para evitar a criação de um megaprocesso. O CM sabe que já no Verão foram extraídas certidões para investigações autónomas. Isto aconteceu depois de elementos da Polícia Judiciária e também do magistrado que tutela a investigação, João Marques Vidal, terem entendido que o processo devia evitar cair num excesso de factos e de arguidos, o que muitas vezes complica a produção de prova. Foi um passo contra a criação de um megaprocesso.
O que se passa, nesta situação, é que no âmbito das milhares de escutas feitas aos arguidos – designadamente a Manuel Godinho, Armando Vara, Paulo e José Penedos e também a Fernando Lopes Barreira – foram detectados outros casos que indiciam o pagamento de subornos em troca de informação privilegiada. São visados funcionários públicos e altos-quadros de empresas. Teófilo Santiago e João Marques Vidal optaram no entanto por partir a investigação e, neste processo, cujos arguidos vão agora ser presentes ao Tribunal de Instrução Criminal de Aveiro ao longo da próxima semana, apenas serão apresentados os casos já conhecidos.» [Correio da Manhã]

Parecer:

Parece que neste processo já ninguém se incomoda muito com o segredo de justiça.

Despacho do Director-Geral do Jumento: «Pergunte-se a Pinto Monteiro porque não mete o processo na internet para que todos possamos acompanhar as investigações.»

   MARCELO DIZ QUE FICA DE FORA

«No seu programa semanal na RTP1, Marcelo considera que não há condições para haver uma aproximação entre a facção próxima da actual líder, Manuela Ferreira Leite, que, para o professor, apenas pretende substituir uma cara por outra (Ferreira Leite pelo antigo líder), e a facção de Pedro Passos Coelho, candidato assumido à liderança, que, para Marcelo, desde que perdeu as directas para Ferreira Leite se tem comportado sempre como oposição à líder.» [Diário de Notícias]

Parecer:

Esgotada a jogada Marcelo é a vez de Paulo Rangel assumir a candidatura em vez de se entreter a destruir oponentes.

Despacho do Director-Geral do Jumento: «Pergunte-se a Rangel mais quantos quilos terá de perder para se candidatar a líder do PSD.»

   JÁ ESTÃO A QUERER ENVOLVER SÓCRATES

«Guilherme Dray, o homem que José Sócrates acaba de escolher para seu novo chefe de Gabinete em São Bento, pode ter-se encontrado em Março deste ano com Paulo Penedos, um dos arguidos na investigação "Face Oculta". A referência a Guilherme Dray é feita pelo próprio Paulo Penedos, filho do presidente da REN, José Penedos.

Num telefonema para Manuel Godinho, citado pelo processo, Paulo Penedos informa-o que tem combinado um almoço com Dray, na altura chefe de gabinete de Mário Lino no Ministério das Obras Públicas. Paulo Penedos quer saber se o empresário Manuel Godinho quer que ele aborde, nesse encontro, o contencioso judicial que opõe a O2 (empresa dirigida por Manuel Godinho) à REFER, e que estava a travar, à altura, a concretização de vários negócios da empresa.» [Diário de Notícias]

Parecer:

Bem, pelos vistos para os nossos investigadores quem se êncontrou, falou ou foi alvo de qualquer conversa com um arguido é suspeito.

Despacho do Director-Geral do Jumento: «Aguarde-se pela tentativa de envolver o nome de Sócrates.»

   SUCATA CHEGA ÀS CÂMARAS

«A rede de corrupção a partir da empresa O2 chega às autarquias. A Câmara de Gouveia é referida na investigação, com factos de Abril deste ano, e, apurou o DN, as suspeitas passam pelo desmantelamento de fábricas no concelho. O autarca do PSD, Álvaro Amaro, nega irregularidades. No dia seguinte às buscas da PJ, o edifício da câmara foi assaltado.

A investigação "Face Oculta" tem na mira os negócios efectuados por câmaras municipais e a O2, a empresa de Manuel Godinho que está na base da "rede tentacular" desmantelada esta semana pela Polícia Judiciária e Ministério Público. O DN sabe que a Câmara de Gouveia é uma das que está a ser investigada. A autarquia, presidida pelo social-democrata Álvaro Amaro, desmentiu ontem que haja irregularidades nos contratos que tem com a O2.» [Diário de Notícias]

Parecer:

Será que com esta notícia é desta vez que o PSD se sente incomodado com a violação ao segredo de justiça.

Despacho do Director-Geral do Jumento: «Espere-se.»



   EUGENIO PASTOR BENJEMUDA













   HONDA