sexta-feira, novembro 06, 2009

Umas no cravo e outras tantas na ferradura

FOTO JUMENTO

Relógio da "Brasileira do Chiado"

IMAGEM DO DIA

[Jeff J. Mitchell/Getty Images]

«The coffin of Corp. Thomas Mason was carried into Trinity Parish Church in Cowdenbeath, Scotland, Thursday. He was struck by an improvised explosive device in Kandahar province, Afghanistan, on Sept. 15.» [The Wall Street Journal]

JUMENTO DO DIA

Pacheco Pereira

Pacheco Pereira aproveitou a sua primeira intervenção no parlamento para baixar o nível do debate aproveitando o processo Face Oculta para fazer oposição. De quem gosta tanto de se armar em político sério foi uma desilusão. Só se compreende e perdoa parcialmente o gesto de Pacheco Pereira por o conselheiro de Manuela Ferreira Leite ainda não ter conseguido porque razão Manuela Ferreira Leite perdeu as eleições, ela que pouco mais disse do que o que o pensador do PSD lhe mandou dizer.

MAIS UM PASSO DO GRANDE LÍDER

Líder comunista que se preze promove o culto da personalidade.

AVES DE LISBOA

Estrelinha-de-cabeça-listada [Regulus ignicapilla]
Local: Estádio Universitário

FLORES DE LISBOA

No Jardim Botânico

TRÓS-PÓS-PÓS...BUM

«A União Europeia acaba de divulgar um novo documento de trabalho, o European Economic Forecasts - Autumn 2009. Desse relatório destaco três indicadores previsionais: o da taxa de crescimento do PIB, o do défice público anual e o do total da dívida pública emitida (‘outstanding'). De acordo com a previsão, Portugal, em comparação com a média dos países quer da Europa quer da zona do euro, irá crescer menos em 2010 e 2011, vai apresentar défices públicos mais acentuados e vai acabar com um saldo de dívida pública directa em piores condições.

Mas a sensação que tenho é que nestes relatórios há a assumpção de que os investidores irão financiar estes enormes défices públicos sem fazerem contas, porque são insensíveis ao risco. Temo que nos modelos de previsão o capital não seja escasso, nem o prémio de risco variável. Isto é, assumem que, num mundo global em que os países disputam diferentes oportunidades de investimento e dão diferentes garantias de pagamento, todos mantêm a sua confiança eterna nos mesmos governos europeus. Enganam-se bem. As expectativas alteram-se rapidamente e eu só temo que estejamos a preparar uma enorme explosão. Se assim for, vendam pelo menos uns bilhetes a uns senhores estrangeiros para assistirem à enorme explosão de Portugal.» [Diário Económico]

Parecer:

Por João Duque.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Afixe-se.»

SOMOS FUNCIONÁRIOS PÚBLICOS

«Realizado por 17 funcionários da Câmara Municipal de Portimão, que levaram três meses e meio de ensaio para conjugarem as vozes, o vídeo com o hino já se tornou um fenómeno no Youtube.
Segundo Adriano Pereira, o autor da letra, o objectivo é desmistificar uma ideia generalizada: “que os funcionários públicos não trabalham”. “Um dia destes, quando fomos tomar o café, às 10 horas, naqueles cinco minutos que temos, surgiu esta ideia. Decidi então abordar a questão das classificações dos funcionários, a burocracia que é pedir qualquer material para um serviço ou até o uso generalizado do email”, explicou, ao JN, aquele que é o quarto funcionário a surgir no vídeo. »
[Jornal de Notícias]

O QUERERÁ TEIXEIRA DOS SANTOS DIZER COM "MULTIBANCO"

«O Governo garantiu hoje que tudo fará para que não venha a ser cobrada uma taxa pela utilização do cartão de multibanco, referindo-se ao levantamento de dinheiro nos terminais ATM.

A afirmação foi hoje feita pelo ministro das Finanças no debate do Programa do Governo, na Assembleia da República, mas acabou por lançar a confusão entre quem ouvia Teixeira dos Santos, que não foi claro sobre qual a utilização do cartão multibanco a que se referia: se ao pagamento por compras efectuadas, de que se tem falado nos últimos dias, se ao levantamento nos ATM.» [Público]

Parecer:

Primeiro aprovam-se as taxas e agora vai-se combater a sua aplicação?

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Diga-se a Teixeira dos Santos que de um ministro das Finanças espera-se mais rigor na linguagem.»

PACHECO PEREIRA NO SEU PIOR

«Pacheco Pereira lançou o processo 'Face Oculta' no debate parlamentar e exigiu ao Governo explicações sobre as relações entre os gabinetes ministeriais e os interesses económicos. Sócrates não gostou e avisou o deputado social-democrata de que a Assembleia da República "não é a Quadratura do Círculo".

'Quando se verifica a existência de uma rede tentacular em empresas públicas, que são em última instância responsabilidade dos primeiros responsáveis políticos, ministros e secretários de Estado (...) existe responsabilidade política nos governantes que fizeram as escolhas para a gestão dessas empresas', afirmou Pacheco Pereira, exigindo que o Governo esclareça 'as relações entre os gabinetes ministeriais e os grupos económicos numa fase da governação em que há pouca transparência sobre essa matéria'.» [Correio da Manhã]

Parecer:

Será que é este o verdadeiro Pacheco Pereira.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Sugira-se a Pacheco Pereira que tome uma Alka-Seltzer para o ajudar a superar a digestão difícil da pesada derrota eleitoral do PD.»

JOSÉ PENEDOS NÃO QUER SAIR

«Depois de Armando Vara, um dos arguidos no processo, ter anunciado a suspensão do seu mandato, o Governo dá sinais de incómodo quanto à presença de José Penedos na liderança da REN. O ministro da Economia diz que o Executivo está à espera de mais informação "para tomar uma decisão adequada". Mas o gestor continua a resistir às pressões.

De momento, todas as hipóteses continuam em aberto quanto ao futuro de José Penedos na liderança da REN - Redes Energéticas Nacionais. Mas não será por muito tempo. É que o Executivo começa a dar sinais públicos de incómodo sobre a sua permanência na empresa.» [Diário de Notícias]

Parecer:

Culpado ou inocente José Penedos não tem alternativa à saída da REN, a sua presença só o prejudica a si próprio e a quem o designou.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Dê-se um empurrão.»

target="_blank"KARA

FLEGGAARD: WHAT WOMAen REALLY WANT

MICROSOFT