quinta-feira, novembro 12, 2009

Umas no cravo e outras tantas na ferradura

FOTO JUMENTO

Na Feira da Ladra, Lisboa

IMAGEM DO DIA

[Shah Marai/Agence France-Presse]

«Khadija sat in the cave she calls home in Bamiyan, Afghanistan, Tuesday. The cave dwellers are from the Hazara ethnic group, which was persecuted by the Taliban.» [The Wall Street Journal]

JUMENTO DO DIA

Rui Cardoso, secretário-geral do SMMP

Quando um magistrado investido das funções de sindicalista diz que está "atento" à possibilidade de ser aberto um processo disciplinar a um colega que decide fazer escutas a quem entende e ``a margem da lei, não hesitando em escutar ilegalmente o primeiro-ministro teremos de concluir que a justiça deste país bateu no fundo e está entregue a gente de formação democrática questionável.

Será que o secretário-geral do sindicato absurdo dos magistrados se esqueceu de que cabe ao MP a defesa da legalidade democrática e não há maior violação dessa legalidade do que a realização de escutas ilegais?

Cheira-me que quando está em causa José Sócrates há magistrados que acham que neste país não há lei e confundem o Ministério Público com a Gestapo.

AFINAL ERA SÓCRATES QUE ESTAVA A SER ESCUTADO

Por um procurador, com todos os meios à sua disposição e violando os mais elementares princípios? Este país ainda vai parar à OUA, isto se for aceite por corre-se o risco de ficarmos à porta por causa da má formação dos nossos magistrados.

ESTRANHA COINCIDÊNCIA

No mesmo dia em que Cavaco se manifestou preocupado (temos um Presidente que se preocupa muito, principalmente com ele próprio) com o caso Face Oculta, Manuela Ferreira Leite foi ao parlamento tentar tirar benefícios políticos das fugas maldosas ao segredo de justiça. Enfim, um deveria questionar a justiça pelo comportamento indigno e a outra deveria dizer que não se aproveitava das fugas ao segredo de justiça promovida por bandalhos, mas não, um disse mata e o outro disse esfola.

UMA DÚVIDA

Armando entrou no rol dos escutados ou graças ao processo Face Oculta as suas escutas serviram para tentar encontrar matéria para atingir Sócrates? O facto é que com a desculpa de estarem a escutar Vara escutaram o primeiro-ministro e aproveitaram conversas pessoais para insinuar tráfico de influências.

AVES DE LISBOA

Maçarico-das-rochas [Actitis hypoleucos]
Local: Parque das Nações

FLORES DE LISBOA

Na Quinta das Conchas

QUEIRÓZ É UM ALCORCÓN

«AGuerra do Tornozelo, afinal, não aconteceu. Ganhámos em toda a linha. O nosso comandante Queiroz exigiu a presença do refém Ronaldo na capital do Império e os castelhanos foram obrigados a libertá-lo. Carlos Queiroz é, se me permito dizê-lo, um autêntico Alcorcón - são dois tomba-gigantes. Ambos, ontem, derrotaram o mais poderoso dos clubes mundiais. Alcorcón é uma espécie de Massamá de Madrid - 160 mil habitantes e um clube na terceira divisão espanhola. Há dias, enfiou 4-0 ao Real Madrid, já este andava órfão do nosso Cristiano Ronaldo. Ontem, o Alcorcón foi ao estádio de Bernabéu, e houve 79 500 pessoas (tanto como metade dos cidadãos de Alcorcón) a ver o Real Madrid conseguir um insuficiente (para os madrilenos, mas não para a restante Humanidade) 1-0. A bandeira da cidade de Alcorcón, que é vermelha e verde, com um escudo amarelo ao meio (faz lembrar outra), foi ontem muito festejada. Por cá, depois de termos humilhado os castelhanos, devolvemos o refém à procedência. Ser generoso é apanágio dos grandes. Alcorcón está geminada com Mayarí (Cuba), Nejapa (El Salvador) e Ancón (Peru), e agora também com Carlos Queiroz. Este já eliminou o Real Madrid, agora só falta a Bósnia. » [Diário de Notícias]

Parecer:

Por Ferreira Fernandes.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Afixe-se.»

OS BIJAGÓS E NÓS

«Gosto da sobranceria com que o PÚBLICO acompanha o New York Times, tanto como gosto da sobranceria do New York Times em relação a todos os outros jornais dos EUA e, a bem dizer, do mundo. Gosto deste hábito português de escrever em maiúsculas só o nome do jornal onde escrevemos e em itálico os nomes dos jornais estrangeiros onde, apesar de todos os nossos esforços, não. Isto é o PÚBLICO mas aquilo é o New York Times.

No caso da notícia engraçada que nos dizia que o "jornal norte-americano New York Times descobriu o Alto Alentejo, um destino, diz, "ignorado, mas não por muito tempo", que nos últimos anos se tornou refúgio de "um sofisticado jet set internacional"", o título no PÚBLICO de domingo tinha uma gralha sobranceira, acentuando o K do Amerika como Ezra Pound: "New YorK Times descobre encantos do Alto Alentejo". O impopular presidente da nossa república, recentemente ultrapassado por Paulo Portas, em termos de estima, doutorou-se na verdadeira Iorque, na Inglaterra. E já conhecia, como toda a gente, os encantos de Estremoz e de Marvão. Mais: unliKe o Novo YorK Times, não se esquecia dos encantos de Portalegre.

É assim que se deve tratar a imprensa estrangeira que nos "descobre" e não com a gratidão babada do costume. Até porque, na mesma edição (como o PÚBLICO não refere), o New YorK Times dedica mais páginas e piropos ao arquipélago dos Bijagós, na dysfunctional yet beguiling Guiné-Bissau.

Então? Dysfunctional yet beguiling? Isso somos nós!» [Público]

Parecer:

Por Miguel Esteves Cardoso.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Afixe-se.»

FREEPORT ESTÁ DE VOLTA

«O Departamento Central de Investigação e Acção Penal (DCIAP) está a realizar várias inquirições no âmbito do processo Freeport. Segundo apurou o CM, a audição de vários técnicos e ex-funcionários ligados à Direcção Regional do Ambiente e Ordenamento do Território (DRAOT) vão prolongar-se por toda a semana. Em causa estará o apuramento das responsabilidades de todos os participantes no terceiro estudo de impacte ambiental, que levou à autorização governamental para a construção do outlet Freeport.» [Correio da Manhã]

Parecer:

É curioso, esgotado o tema das escutas das conversas entre Sócrates e Vara renasce o Freeport.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Mandem-se as felicitações a Pinto Monteiro, ainda chega a primeiro-ministro por falta de adversário.»

CAVACO ESTÁ PREOCUPADO COM PROCESSO "FACE OCULTA"

«"Uma pessoa pode estar preocupada, mas coisa diferente é fazer declarações públicas para a comunicação social e eu já tive ocasião de vos dizer que devemos deixar a cada um dos órgãos, neste caso órgãos judiciais que têm as suas competências e responsabilidades em fazerem aquilo que lhes compete fazer", afirmou hoje Cavaco Silva, quando questionado se está preocupado com o processo Face Oculta.» [Diário de Notícias]

Parecer:

O estranho é que Cavaco nunca se manifestou preocupado com o caso BPN. Entre os dez mil euros do Vara (que só os procuradores acreditam) e os dois mil milhões de euros do BPN Cavaco opta pelos dez mil, mas que ridículo!

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Pergunte-se a Cavaco onde pretende chegar.»

SINDICATO DOS MAGISTRADOS DEFENDE REALIZAÇÃO DE ESCUTAS ILEGAIS

«Pinto Monteiro disse ser preciso "apurar" como é que o primeiro-ministro foi escutado sem autorização do presidente do Supremo. Processo a procurador do "Face Oculta" em aberto.

O Sindicato dos Magistrados do Ministério Público garante estar "muito atento" a qualquer processo disciplinar que venha a ser instaurado ao procurador do processo "Face Oculta", João Marques Vidal. Esta foi a única reacção de Rui Cardoso, secretário-geral do SMMP, depois de confrontado com as declarações do procurador-geral da República sobre o que se passou com as escutas ao primeiro-ministro, José Sócrates.

"É preciso apurar como é que o primeiro-ministro foi ouvido sem autorização do presidente do Supremo Tribunal de Justiça", declarou, anteontem, Pinto Monteiro aos jornalistas. Ora, segundo alguns procuradores do MP contactados pelo DN, tal averiguação só poderá passar pela instauração de um processo disciplinar ou por um processo de averiguação, ambos conduzidos pelo Conselho Superior do Ministério Público (CSMP).» [Diário de Notícias]

Parecer:

Com magistrados destes o melhor é entregar Portugal aos espanhóis!

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Sugira-se ao sindicato que se extinga ou que defenda a extinção do Ministério Público.»

É UM ERRO DEFENDER POSTOS DE TRABALHO CONDENADOS

«A administradora do Banco de Portugal, Teodora Cardoso, defende que Portugal tem de adaptar políticas laborais para defender os trabalhadores e não os postos de trabalho que já estão condenados.

A responsável, que falava no 7º Congresso do Instituto Nacional de Administração (INA), sublinhou que "é um erro" continuar a apostar "na defesa de postos de trabalho condenados" e que a tónica devia estar do lado dos trabalhadores, nomeadamente nos apoios à procura de novos empregos e formação.» [Diário Económico]

Parecer:

Este é um princípio que deveria ter seguido em Portugal nos últimos trinta anos.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Dê-se conhecimento a Jerónimo de Sousa e Francisco Louçã.»

PSD APOSTA TUDO NAS FUGAS AO SEGREDO DE JUSTIÇA

«A presidente do PSD, Manuela Ferreira Leite, exigiu hoje que o primeiro-ministro, José Sócrates, esclareça os portugueses sobre o conteúdo das escutas de conversas suas que motivaram certidões judiciais para que não "subsistam dúvidas".

"Há um facto iniludível: Existem certidões sobre escutas que envolvem o primeiro-ministro e o que está em comentário na opinião pública e a ganhar consistência é que estas se referem à intromissão do Governo numa área tão sensível como a liberdade de informação na área da comunicação social", referiu Manuela Ferreira Leite, numa declaração política no Parlamento.» [i]

Parecer:

É o desespero total.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Pergunte-se a Ferreira Leite se não falou do BPN, do Freeport ou da TVI com ninguém.»

DMITRY AKIMOV

INTERNATIONAL VEGETARIAN UNION