segunda-feira, novembro 16, 2009

Umas no cravo e outras tantas na ferradura

O JUMENTO TEM ROUPA NOVA

O Jumento mudou de trajes, para além de passar a contar com novas funcionalidades e de mudar o sistema de comentários (durante a mudança os comentários não estarão acessíveis) O Jumento passará a contar com páginas dedicadas ao Fisco, a Lisboa e ao Birding, para além de disponibilizar um formulário para envio de mensagens. Os comentários dos posta anteriores à mudança serão recuperados, ainda que seja possível que tal tarde algum tempo.

Aqui fica o meu pedido de desculpas aos primeiros visitantes do dia.

FOTO JUMENTO

"Proibido virar à direita", Évora

JUMENTO DO DIA

Jerónimo de Sousa

Jerónimo de Sousa anda muito preocupado com a justiça e, em particular, com os meios disponíveis para investigar os casos em curso, argumento que não é usado pela primeira vez, quando o caso Freeport estava na berra porque ainda podia ser usado para sujar Sócrates o então líder sindicar dos magistrados do MP, António Cluny, fez precisamente a mesma exigência. Ficamos sem saber se estamos perante coincidência ou se há afinação de argumentos entre o PCP e algumas personalidades da justiça.

Ridículo é ouvir Jerónimo manifestar-se preocupado com a eventual ingerência da política na justiça, pelo que temos observado pode-se concluir exactamente o inverso. Esta intervenção de Jerónimo de Sousa só peca por descuidada, evidencia a sintonia perfeita entre o PCP e alguns sectores do aparelho judicial. Talvez isso explique porque razão o líder do PCP exigiu celeridade e investigação a fundo ainda antes de as famosas certidões que foram usadas para tentar envolver Sócrates ainda não tinham vindo a público.

Tal como sucedeu no caso Casa Pia começa a haver sinais do PCP neste processo Face Oculta, até parece que é precisamente essa a face oculta deste processo.

OS MAGISTRADOS E A DEFESA DA DEMOCRACIA

Sem justiça independente e sem comunicação social a democracia é coxa, é isso que explica o apoio generoso e desinteressado que leva alguns a violar o segredo de justiça, fazendo chegar processos e informação aos jornalistas. Sem esta ajuda generosa os jornais estariam em sérias dificuldades pois teriam de copiar as notícias dos jornais gratuitos.

Não têm razão os que duvidam da honestidade do pessoal da justiça e o senhor Palma até merece um prémio por parte da imprensa, sem esta ajuda valiosa não teríamos comunicação social. Esta combinação entre maus agentes da justiça e mau jornalismo está a salvar a comunicação social da falência.

'DEALER' DE FALATÓRIO VENDEM CONVERSETAS MARADAS

«Com o risco de parecer movido a pilhas Duracell, volto a repetir-me: do que estamos a falar quando estamos a falar? Os dois principais fornecedores do que ultimamente falamos - a Justiça (os polícias que investigam, magistrados do Ministério Público, juízes) e os jornalistas - têm ambos hábitos muito peculiares. Truques, até. Aconselho os leigos a não enveredarem por questões como "segredo de Justiça" ou "sigilo das fontes", matérias capazes de alimentar cinco congressos daquelas corporações, mas que, grosso modo, podem ser resumidas assim: se nos serve, é boa; se não, não. Isto é, desses (homens da Justiça e jornalistas), não devemos querer ideia nenhuma (nem leve). Só factos (sobretudo os que possamos digerir sem auxílio de comentadores). Seguem-se dois exemplos contrários, muito badalados.» [Jornal de Notícias]

Parecer:

Por Ferreira Fernandes.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Afixe-se.»

SERÁ INGENUIDADE

«O secretário-geral do PCP defendeu este domingo que o Ministério Público deve investigar até ao fim o caso ‘Face Oculta' sem sofrer pressões dos poderes político e económico e mostrou-se favorável à existência de legislação para combater a corrupção.

"Estas notícias dão-nos conta de uma dimensão inquietante da corrupção e da criminalidade económica e financeira e esta criminalidade corrói os alicerces da própria democracia. Inquieta-nos também que estes crimes possam ficar impunes", afirmou Jerónimo de Sousa após um almoço como militantes comunistas na Quinta da Atalaia.» [Correio da Manhã]

Parecer:

Cá por mim que o PCP sabe mais do que parece.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Sugira-se a Jerónimo de Sousa que esteja tranquilo, o MP tem meios e a justiça tardará mas será feita.»

AÍ ESTÁ OUTRA VEZ A ESPOSA DO MONIZ

«Jornalista diz que quer avançar com um processo mesmo que o procurador-geral arquive as suspeitas. Mas pode ter chegado atrasada para "salvar" as escutas entre Sócrates e Vara.

"Se o procurador-geral da República não abrir um processo, eu abro." Foi desta forma que a jornalista Manuela Moura Guedes explicou ao DN o que a levou a constituir-se como assistente num processo que diz respeito a escutas telefónicas entre José Sócrates e Armando Vara, ex-vice-presidente do BCP, um dos arguidos do caso "Face Oculta".» [Diário de Notícias]

Parecer:

Isto já não é jornalismo, é um caso de paixão doentia.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Pergunte-se à senhor Moniz se tem ciúmes da Fernanda Câncio.»

ESCUTAS COM FARTURA

«O presidente do Supremo Tribunal de Justiça mandou destruir as escutas sobre as quais foi chamado a pronunciar-se, mas há outras cinco, em que também intervém o primeiro-ministro, cujo destino só será decidido dentro de dias.
A informação foi prestada ontem pela Procuradoria-Geral da República (PGR), num comunicado em que Pinto Monteiro esclareceu que concordou com o despacho do presidente do STJ, Noronha Nascimento, que declarou a nulidade e mandou destruir as seis primeiras escutas analisadas.»
[Jornal de Notícias]

Parecer:

As magistraturas estão a promover a caça a Sócrates como se fosse um criminoso.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Assista-se tranquilamente ao ruir do modelo das magistraturas portuguesas.»

AR

ROLLING STONE