sexta-feira, novembro 20, 2009

Umas no cravo e outras tantas na ferradura

QUAL O MELHOR LAYOUT PARA O JUMENTO?

Atendendo a algumas críticas ao novo layout d'O Jumento estou a desenhar uma alternativa mais na linha do layout anterior, conforme a imagem abaixo. É a vez dos muitos amigos deste humilde burro dizerem da sua preferência. Note-se que algumas cores com a da barra abaixo do banner ainda serão alteradas.

FOTO JUMENTO

Fragata do Tejo

IMAGEM DO DIA

[Franck Fife/Agence France-Presse]

«French defender William Gallas, center, scored while Irish forward Keith Andrews, right, protested during a World Cup 2010 qualifying match in Saint-Denis, France, Wednesday. France qualified for its fourth World Cup when officials missed a “hand ball” call that led to Mr. Gallas’s overtime goal in a 1-1 tie.» [The Wall Street Journal]

JUMENTO DO DIA

Teixeira dos Santos

A desculpa da queda das receitas fiscais para justificar uma mudança nas previsões do défice orçamental de 5,9% para 8% é uma desculpa de mau pagador, tanto quando se sabe nem a queda da receita fiscal é recente nem dois meses seriam suficientes para tão grande subida do défice orçamental.

EQUIPA RASCA

Alguns jogadores da selecção portuguesa (luso-brasileira) de futebol e até o presidente da Federação comportaram-se da mesma o que forma que ao longo de todo o torneio, de forma rasca. Aproveitaram-se de uma vitória magra sobre uma equipa débil e enfraquecida com a ausência de cinco dos seus melhores jogadores para se armarem em heróis e criticar de forma pouco própria os que com razão os criticaram, o guarda-redes referiu-se mesmo a alguns portugueses como abutres.

A verdade é que a equipa fez uma figura triste ao longo do torneio, jogou mal, falhou quase todas as oportunidades de golo e deixou uma má imagem.

A REVOLUÇÃO OBAMA

«O Presidente Obama ao vencer há dias a primeira batalha do seu Plano de Saúde, na Câmara dos Representantes dos Estados Unidos, com uma maioria de apenas de 5 votos, não só confirma ao mundo que a sua eleição foi o reflexo de uma profunda transformação cultural e sociológica, de enorme importância mundial, que está a ocorrer nos Estados Unidos, como também reflecte a grande divisão em que se encontra hoje a sociedade norte-americana, de que são elucidativos exemplos as reacções completamente opostas da líder da Câmara Nancy Pelosi (que comparou a decisão à criação do sistema de saúde Medicare há 30 anos atrás) e a reacção da ex-candidata republicana a vice-presidente dos Estados Unidos Sarah Palin (que acha que nacionalizar o sistema de cuidados de saúde é um ponto de não retorno para a interferência governamental na vida dos cidadãos).» [Diário de Notícias]

Parecer:

Por Francisco Murteira Nabo.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Afixe-se.»

BANALIDADE CAVAQUISTA

«O Presidente da República escusou-se esta quinta-feira a fazer comentários sobre a apresentação do Orçamento Rectificativo para 2009, sublinhando que "é o tempo do Parlamento exercer a sua nobre função de fiscalização do Governo e aprovação" do documento.

Em declarações aos jornalistas no final de uma visita à exposição 'A Aventura da Terra', no Museu Nacional de História Nacional, em Lisboa, Cavaco disse ainda que “é importante a discussão no Parlamento do Orçamento Rectificativo', salientou. » [Correio da Manhã]

Parecer:

Agora temos um presidente que diz banalidades.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Lamente a fragilidade política de Cavaco Silva.»

PINTO MONTEIRO VAI DECIDIR

«"Vou decidir sábado aquilo que me compete decidir", anunciou Pinto Monteiro em resposta a questões dos jornalistas sobre o processo Face Oculta, à saída de uma cerimónia na Fundação Mário Soares, onde foi homenageado a título póstumo o juiz Artur Maurício, ex-presidente do Tribunal Constitucional.

Sábado passado, o PGR já tinha revelado que até ao fim desta semana proferiria uma decisão sobre cinco escutas telefónicas obtidas na investigação Face Oculta envolvendo o primeiro-ministro, José Sócrates.» [Diário de Notícias]

Parecer:

Bem, ele não vai decidir tudo mas sim o que vai dizer ao STJ.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Espere-se para ver como Pinto Monteiro reage às pressões de que tem sido alvo.»

SOUTO MOURA ESTÁ DE VOLTA

«Seis deputados e cinco magistrados, entre os quais o antigo procurador-geral da República (PGR) José Souto de Moura, integram a lista dos 144 mandatários apresentados pela Plataforma Cidadania e Casamento em defesa de um referendo sobre o casamento homossexual.

A lista dos mandatários foi apresentada hoje à tarde num hotel de Lisboa pelos estudantes universitários Catarina Matos Correia, Inês Avelar Santo, Margarida Correia, José Maria Duque e António Soares.» [Expresso]

Parecer:

Mais um que quer contraria a maioria parlamentar com um referendo com meia dúzia de votos.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Eu nunca gostei desta alminha.»

GOVERNO PROÍBE TAXAS NAS OPERAÇÕES MULTIBANCO

«O Governo aprovou hoje um decreto-lei que proíbe a cobrança de taxas em operações de levantamento, depósito e pagamento de serviços feitas em caixas automáticas. O mesmo decreto-lei determina também a interdição da cobrança de encargos nos pagamentos com cartões Multibanco.

O diploma, aprovado na generalidade, contraria assim as “dúvidas” suscitadas pela oposição a propósito da legalidade da cobrança de taxas neste género de operações, afirmou hoje o ministro da Presidência, Pedro Silva Pereira. “Fica afastada qualquer dúvida com esta iniciativa legislativa”, afirmou.» [Público]

Parecer:

Até que enfim que se encerra este assunto.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Aprove-se.»

PUTILIN ANDREY

UNHCR/ACNUR