sábado, dezembro 05, 2009

Umas no cravo e outras tantas na ferradura

FOTO JUMENTO

À espera da hora do render da guarda a Belém, Lisboa

IMAGEM DO DIA

[Philipp Guelland-AFP/Getty Images]

«Ring-tailed lemurs nibble dried fruits out of a Santa Claus boot at the animal park Hagenbeck in Hamburg, Germany. Zookeepers gave the nine lemurs boots full of fruits as a pre-Christmas surprise. » [The Washington Post]

JUMENTO DO DIA

Procurador da Comarca do Baixo Vouga

Se as escutas que fez abusivamente a José Sócrates indicia um crime então teremos de concluir que quase todos os portugueses que conversam com um amigo são suspeitos de cometerem crimes, é uma questão de serem escutados por um procurador com imaginação criativa, para não dizer por um procurador que os queira incriminar a qualquer custo.

VERDAEIRAS OU FALSAS

Desde há uns tempos que Portugal assiste a sucessivas manobras de contra-informação envolvendo altas personalidades, como se viu no caso das falsas escutas a Belém:

Agora dizem que as transcrições são falsas:

«O documento colocado a circular na Internet com a suposta transcrição de três conversas telefónicas entre Armando Vara e José Sócrates é falso. A notícia foi avançada pelo «Público» e confirmada pelo tvi24.pt junto de fontes judiciais.

Os três excertos de conversas, alegadamente interceptados no âmbito do processo «Face Oculta», surgem em duas páginas digitalizadas em papel com o timbre da «Comarca do Baixo Vouga, Serviços do Ministério Público».

De acordo com informações recolhidas pelo tvi24.pt, as escutas telefónicas não são transcritas em papel do Ministério Público, mas em papel da Polícia Judiciária.

Por outro lado, o facto de as folhas não estarem numeradas e de não se fazer alusão ao alvo escutado, bem como de os diálogos surgirem muito «arrumados», como se de um guião se tratasse, reforçam a tese da sua falsidade. » [Portugal Diário]

Veremos se são mesmo falsas ou se alguém ficou atrapalhado. O curioso é que até ao momento não vi um desmentido da Procuradoria-Geral da República.

O SORTEIO DO MUNDIAL DE FUTEBOL

O Brasil B vai jogar contra o Brasil A.

À NOSSA GUARDA

«Mas esperem: ainda não acabou. Há uma mulher morta dentro de uma ambulância, uma criança ferida junto à mãe morta pelo pai, isto tudo à porta de um posto da GNR, e que se passa a seguir? Passa-se que os agentes da GNR tiram a caçadeira ao assassino e levam-no para dentro do posto, sem sequer o algemarem, sem sequer o revistarem. Dentro do posto o homem saca de outra arma e dispara. Um guarda morre, outro é ferido. Dizem-me isto as notícias, dizem-me até que o sindicato dos profissionais da GNR se queixou perante isto de "falta de meios". Falta de - eu li isto? - "coletes à prova de bala".

O sindicato não disse "tem de haver um apuramento de responsabilidades, uma pessoa não pode ser morta à porta de um posto da GNR depois de ter feito queixa do homem que a matou". O sindicato não disse "a polícia serve para proteger as pessoas e para cumprir a lei, isto nunca podia ter acontecido." O sindicato não disse "queremos saber como foi possível que aquele homem entrasse armado no posto e matasse o nosso colega". O sindicato não disse nada disto e o ministro da Administração Interna, que tutela a GNR e os bombeiros, também não. Se disseram não ouvi, não li, não sei. Como não sei de anúncio de relatório público sobre o que sucedeu, ou de garantia de que os filhos desta mulher vão ser indemnizados pelo Estado à guarda de quem estava quando foi assassinada.» [Diário de Notícias]

Parecer:

Por Fernanda Câncio.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Afixe-se.»

FERNANDO LIMA REAPARECEU

«Referenciado no caso das escutas a Belém como a fonte da notícia que muita tinta fez correr nos jornais, Fernando Lima escolheu a cerimónia de inauguração da Árvore de Natal em Belém para fazer a primeira aparição pública desde que foi afastado do cargo de assessor para a Comunicação Social de Cavaco Silva. » [Correio da Manhã]

Parecer:

É pena que não tenha aparecido disfarçado de rena.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Sugira-se a Cavaco que faça de Pai Natal.»

FALTA DE IMAGINAÇÃO...

«Manuela Ferreira Leite comemorou ontem 69 anos com uma festa na sede do PSD. Os funcionários ofereceram-lhe uma echarpe de seda, um bolo e cantaram-lhe os parabéns.» [Correio da Manhã]

Parecer:

Digamos que aos 69 anos a líder do PSD merecia uma prenda com mais imaginação.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Ofereça-se uma prenda criativa a Manuela Ferreira Leite, algo com que ela possa brincar.»

O PSD QUER MESMO ACOMPANHAR A CORRUPÇÃO

«Lima de Carvalho, arguido no caso da Universidade Independente (UNI), revelou hoje em tribunal que o dinheiro da UNI serviu para financiar uma campanha política do PSD, a eleição de Rogério Alves para bastonário dos advogados e pagar viagens de deputados.

Amadeu Lima de Carvalho, accionista maioritário da SIDES (empresa detentora da extinta UNI), falava no Tribunal Central de Instrução Criminal (TCIC), na instrução do caso UNI, em que é acusado de 46 crimes, incluindo branqueamento de capitais, burla qualificada, corrupção e fraude fiscal.» [Diário de Notícias]

Parecer:

Já tem por onde começar.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Solicite-se o empenho pessoal de Manuela Ferreira Leite.»

MILITARES CORREM NA ESTRADA SEM COLETES REFLECTORES

«O condutor seguia na direcção Tancos - Praia do Ribatejo e a coluna militar vinha no sentido contrário. O acidente deu-se quando o condutor se apercebeu da presença de um primeiro soldado, do qual se desviou para a faixa da esquerda, mas quando fez a viatura voltar à faixa da direita acabou por atropelar a coluna que vinha na sua direcção.

O condutor afirma que a escuridão que se fazia sentir e o facto de os militares não trazerem coletes reflectores, foram as causas que o impediram de evitar o acidente. "quando me apercebi já estava em cima dos soldados", afirmou à SIC, negando estar cansado e afirmando "que a culpa é dos soldados que estavam na estrada sem sinalização alguma". "Eles não traziam sinalização e vestiam um camuflado escuro", disse.» [Diário de Notícias]

Parecer:

A tropa parece ter um desprezo olímpico pela segurança dos soldados que estão nos treinos. É inaceitável que uma coluna de soldados marche numa estrada sem usarem coletes reflectores e sem que a sua presença seja assinalada aos automibistas.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «apurem-se responsabilidades.»

O OUTRO LADO DAS FARC

«É o lado das Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (FARC) que a guerrilha gostava de nunca ver revelado. Festas e bebedeiras, viagens pagas a prostitutas, oferta de operações plásticas, recruta de crianças e execuções sumárias. É a realidade que os militares descobriram nos 42 computadores e mais de uma centena de dispositivos de armazenamento de dados apreendidos nas operações desde 2005 e que agora foi divulgada pela revista colombiana Semana.

"Uma debilidade não invalida toda uma vida de luta, mas mancha-a", escreveram os membros do Secretariado das FARC a Jhon 40, depois de criticarem os seus gastos. Num documento, as autoridades descobriram que terá pago 122 milhões de pesos entre 2006 e 2007 em bilhetes de avião para levar prostitutas desde Antioquia até aos acampamentos em várias áreas de La Macarena. » [Diário de Notícias]

Parecer:

Outra coisa não era de esperar destes traficantes de cocaína, só é pena que quanto estiveram na Festa do Avante não tenham trazido as suas prostitutas pagas com o dinheiro da cocaína e do negócio dos raptos.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Pergunte-se a Jerónimo de sousa se já foi convidado para "ira às putas" à selva colombiana.»

PELA BOCA MORRE O PEIXE

«O ex-bastonário da Ordem dos Advogados Rogério Alves disse hoje, sexta-feira, ser "absolutamente falso" a declaração de Lima de Carvalho, arguido no caso da Universidade Independente, de que dinheiro da instituição serviu para financiar a sua eleição, entre outros fins.

"É uma mentira grosseira, é completamente falso", declarou à agência Lusa Rogério Alves, reagindo às declarações de Amadeu Lima de Carvalho, accionista maioritário da SIDES (empresa detentora da extinta UNI), no Tribunal Central de Instrução Criminal (TCIC), na instrução do caso UNI.» [Diário de Notícias]

Parecer:

Seria interessante se Rogério Alves se abstraísse do envolvimento do seu nome e procedesse à análise destas suspeitas seguindo os mesmos critérios que usou ao comentar as escutas a José Sócrates.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Sugira-se a Rogério Alves que faça o exercício.»

E OS SINDICALISTAS DA TOCA TAMBÉM FICARAM ATRAPALHADOS

«O presidente da Associação Sindical dos Juízes Portugueses esclareceu esta sexta-feira, para evitar «quaisquer especulações», que as duas campanhas em que encabeçou listas à ASJP «nunca tiveram financiamento de qualquer instituição».

O esclarecimento de António Martins à agência Lusa surge após Amadeu Lima de Carvalho, arguido no processo da Universidade Independente (UNI), ter afirmado em tribunal que dinheiros da UNI foram utilizados para financiar viagens de deputados, a eleição de um bastonário dos advogados, uma campanha política do PSD em Santarém e uma campanha da Associação Sindical dos Juízes Portugueses (ASJP), através da mulher do então vice-reitor Rui Verde, a juíza Isabel Magalhães.

«Não vindo referida na notícia qual a campanha, ou seja, em que ano é que se situará o financiamento referido pelo arguido, nem qual a lista que terá sido financiada, considero abusiva qualquer interpretação que se venha a fazer pretendendo ligar tal financiamento à actual Direcção da ASJP ou a qualquer direcção do passado», sublinhou António Martins.» [Portugal Diário]

Parecer:

A verdade é que seguindo os critérios das togas do Baixo Vouga os sindicalistas da toca já deviam ter sido constituídos por corrupção passiva. É uma questão de dizer agora o que os sindicalistas da toga e outros espertalhões cá da praça disseram a propósito das escutas a Sócrates.

Depois do que andaram a dizer das escutas a Sócrates merece um sorriso ouvir o senhor António Martins ameaçar que qualquer interpretação é abusiva. Pois é caro magistrado, só que aqui não há interpretações, há um facto, alguém testemunhou. Diria a mesma coisa se a acusação tivesse sido dirigida a Sócrates?

O que o senhor magistrado deveria dizer nestas condições é que os senhores da toga não estão acima da justiça nem devem haver suspeições e exigir ao Procurador-Geral a abertura de um processo e uma investigação rigorosa. Os sindicatos ou para-sindicatos não servem para ajudar os seus a escaparem da justiça nem para condicionar as interpretações de afirmações cristalinas.

Pois é, pela boca morre o peixe.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Dê-se conhecimento a Pinto Monteiro e à conhecida superprocuradora para abram os respectivos processos.»

MAIS UMA TROPELIA DO SÓCRATES?

«Miguel Sousa Tavares, actual comentador do Jornal Nacional da TVI, vai deixar a estação de Queluz, confirmou ao PÚBLICO o director de informação Júlio Magalhães.» [Público]

Parecer:

Quase aposto.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Pergunte-se a Sócrates se pressionou Balsemão para contratar Sousa Tavares.»

BORIS SOLOVIEV

MAMÃE, O QUE SIGNIFICA SER VIRGEM?

LE MONDE MAGAZINE