domingo, dezembro 06, 2009

Umas no cravo e outras tantas na ferradura

FOTO JUMENTO

Tronco de oliveira na Quinta das Conchas, Lisboa

A MENTIRA DO DIA D'O JUMENTO

Já está a ser rodado o novo filme de Manuel Alregre, "O regresso de Jedi".

JUMENTO DO DIA

Bagão Félix


O ex-ministro do governo do PSD/CDS diz que Portugal vive numa democracia formal, porque as empresas do regime e muitas pessoas estão condicionadas pelo governo. Sucede que Bagão Félix além de ter sido o ministro do caso Casa Pia notabilizou-se por vasculhar o ministério do Trabalho na tentativa de encontrar matéria contra Ferro Rodrigues, o ex-ministro do Trabalho que entretanto era líder do PS.

Bagão Félix não tem autoridade moral e política para fazer tais afirmações, vindas dele são mero oportunismo político.

OS MAGISTRADOS SÃO TIGRES DE PAPEL

Alguns dos nossos magistrados lembram-me o comportamento dos cães, se mostramos medo os cães tornam-se agressivo, se nos mostrarmos agressivos metem o rabo entre as pernas e tremem de medo.

Neste país os magistrados impuseram aos cidadãos o medo da justiça, temos medo do Pinto Monteiro, da Maria José, do Saldanha Sanches porque é marido da Maria José e de tudo quanto é magistrados, uma assinatura deles mandam-nos para a cadeia em prisão preventiva, lançam-nos num imenso pesadelo em que gastamos as poupanças em advogados, requerimentos e tribunais. Por isso há milhares de arguidos que esperam há anos pela conclusão dos seus processos, os políticos lambem-lhes as botas para caírem nas suas boas graças, o Presidente recebe sindicalistas que não o deveriam ser para discutir processos e banqueiros pedem para ser recebidos pelo Procurador-Geral para lhe darem as boas-vindas.

Pode-se ser um grande cientista, um economista famoso nos EUA ou simplesmente um bom profissional que ninguém lhes liga, mas uma qualquer bardamerda com toga exibe-se de barriga inchada pelas ruas e todos têm que lhe tirar o chapéu, todos o devem bajular porque ele tem o poder imenso de tramar a vida a qualquer um sem que nada lhe aconteça. Uma nova direcção da CGTP ou da UGT toma posse e quase não é notícia, o senhor Palma toma posse de um sindicato que nem devia existir e a sala enche-se de personalidades que não querem perder a oportunidade de serem vistos no beija-mão, essa foto pode valer ouro no futuro, pertencer aos que os bajulam pode ser a diferença entre a vida tranquila e a vida feita num inferno.

Está na hora de dizermos não, de não termos medo de sermos constituídos num qualquer processo manhoso, de pedir o levantamento do segredo de justiça se alguém nos montar uma cilada, de protestar, de denunciar, de exigir explicações, de dizer aos senhores da toga que não são uma casta superior e muito menos os sacerdotes da democracia. Estão lá para servir o povo e não para que o povo tenha medo deles!

SALTAR FORA

«O País despede-se de 2009 em plena campanha eleitoral para 2010. Bastou acompanhar as últimas sessões no ringue parlamentar para perceber a estratégia do governo: encostar-se às cordas e esperar que alguém termine com o massacre. Mas haverá mesmo um massacre? O governo diz que sim. Para começar, a Oposição instrumentaliza a Justiça para atacar o primeiro-ministro. E ainda aprova diplomas lunáticos que põem em causa a sanidade financeira da nação.

Que, na verdade, seja o PS a usar a Justiça para atacar a Oposição, pouco importa. E pouco importa que o descalabro económico seja, em grande medida, um prodígio de Sócrates.

No próximo ano, entre o Orçamento e o Verão, haverá uma janela constitucional para que o governo, no papel de vítima, se lance dela. Em busca da maioria perdida. Resta saber se um país amnésico o acompanha no salto. » [Correio da Manhã]

Parecer:

Um "vómito" de João Pereira Coutinho que evidencia uma estranha lucidez à direita, insistem na mesma estratégia suicida sabendo que o resultado vai ser um desastre.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Puxe-se o autoclismo.»

DORTEIO MUITO FAVORÁVEL

«Não há como um sorteio de futebol para nos pôr comerciantes frente a microfone, pelo Natal: "Ah, isto está muito mau! Este ano, então..." Este ano, calhou-nos Brasil, Costa do Marfim e Coreia do Norte. O Grupo da Morte, já lhe chamam. E não é por causa dos testes nucleares de Pyongyang, é porque "eles fecham-se muito bem". Ora eles fecham-se muito bem desde a Guerra da Coreia (1950-53) e se o general MacArthur com tropas da ONU não os conseguiu abrir, a nós bastou-nos um, Eusébio da Silva Ferreira, para os invadir por cinco vezes. Foi há muito tempo, foi, 1966. Mas depois disso quem é que subiu no futebol, nós ou os coreanos? Arrumada essa questão, vem os marfinenses: Drogba! Eles têm o Drogba, pá. Drogba? O 9.º lugar, em 2009, na Bola de Ouro? E não temos ninguém para a troca, sei lá, um 1.º e um 2.º lugares, nos dois últimos anos? É verdade que eles ainda tem um Touré, um Eboué e um Kalou e isso em português soa-nos sonoro. Mas já experimentaram dizer Fábio Coentrão em bambara, na língua deles? Depois, há o Brasil. E depois? Aí, a táctica não é ganhar. Queremos ficar 2.º no grupo para nos calhar Espanha. E com a Espanha, como vai ser? Calma, a mim só me pediram para contrariar os comerciantes do Natal. A Espanha é nos oitavos, é mais comerciantes da Páscoa. » [Diário de Notícias]

Parecer:

Por Ferreira Fernandes.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Afixe-se.»

VARA PODE REGRESSAR AO BCP

«O Banco de Portugal suspendeu as averiguações à actuação de Armando Vara, no âmbito do seu envolvimento no caso "Face Oculta".

Num comunicado emitido ontem ao final da tarde, a autoridade de supervisão esclarece que "solicitou informações ao Ministério Público que pudessem ser relevantes para a apreciação do caso". No entanto, o Banco de Portugal foi "informado que, em virtude do processo se encontrar em segredo de justiça, não era possível o envio de quaisquer informações".

Assim, baseando-se no "conhecimento disponível da situação", o banco central viu-se "forçado a suspender as averiguações, dada a ausência de competência legal para o fazer".» [Diário de Notícias]

Parecer:

A justiça tinha que manter Vara como arguido depois de o ter usado para fazer escutas ilegais a Sócrates na esperança de fazer na secretaria o que os portugueses não decidiram nas urnas. O resultado foi um tiro no pé nos homens da toga que viram as mentiras desmontadas e agora vão ter que aturar um Vara sem medo dos seus tiros de caneta.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Reserve-se um lugar na primeira fila do espectáculo.»

NBINGUÉM RECEBEU FUNDOS DA UNI

«Amadeu Lima de Carvalho, arguido no caso da Universidade Independente (UNI), revelou ontem em tribunal que o dinheiro da UNI foi desviado para financiar uma campanha política do PSD em Santarém, a candidatura de Rogério Alves à Ordem dos Advogados e ainda viagens de deputados da Assembleia da República a Inglaterra para terem aulas de Inglês.

Lima de Carvalho garantiu que 150 mil euros foram desviados da SIDES (empresa que dirigia e que é detentora da extinta UNI) para uma campanha eleitoral social-democrata do PSD/Santarém, algo que o actual líder garante desconhecer. Vasco Cunha, que foi director da campanha distrital para as legislativas há quatro anos, e que assumia a presidência da distrital nas últimas eleições, acrescentou ainda que desconhece de onde vêm os donativos particulares que são feitos para financiar as campanhas do PSD. "As contas de campanha são centralizadas numa única conta nacional que depois ramifica verbas específicas para financiar as campanhas distritais e concelhias", acrescentou.» [Diário de Notícias]

Parecer:

Pois, mas agora devem ser coerentes e exigir que se lhes aplique muito do que têm dito de José Sócrates

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Pergunte-se porque razão alguns jornais estão a esconder o facto de a mesma testemunha ter afirmado que o dinheiro da UNI também serviu para financiar as eleições na associação sindical dos senhores da toga.»

OS AFILHADOS DA VELHA SENHORA PERDERAM NA DISTRITAL DO PSD

«Uma das vozes mais críticas da actual direcção do PSD, Carlos Carreiras, reconquistou a presidência da distrital de Lisboa do PSD. Venceu por uma larga margem o adversário que se candidatou apoiado por Manuela Ferreira Leite. Diz que a derrota de Jorge Bacelar Gouveia é mais uma derrota da líder do PSD e deixa-lhe um recado: "Patriotismo passa por cada um de nós dar o que pode ao País. Mas patriotismo também é a líder perceber que se deve afastar".

Carlos Carreiras, que também é vice-presidente da Câmara Municipal de Cascais afirma que foi "falta de bom senso" a presidente do PSD ter-se envolvido nesta disputa. "É bom que ela deixe o PSD respirar para que sejam encontradas as soluções de futuro". O líder distrital entende que "o partido não pode ficar refém por muito tempo de um único candidato anunciado [Pedro Passos Coelho] apenas porque a outra sensibilidade [ a de Ferreira Leite] não avança porque não tem candidato".» [Diário de Notícias]

Parecer:

Mais uma derrota da dupla Manuela/Pacheco.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Pergunte-se ao António Preto se se esqueceu de pagar as quotas do seu pessoal ou desta vez o dinheiro não chegou.»

PROSTITUTAS DINAMARQUESES OFERECEM SEXO GRATUITO NA CIMEIRA

«Prostitutas dinamarquesas anunciaram hoje que vão oferecer "sexo grátis" aos participantes na cimeira da ONU sobre alterações climáticas, em Copenhaga, em protesto contra a atitude da câmara local de desincentivar o recurso ao sexo pago por parte dos conferencistas.

A informação foi avançada pelo jornal "The Copenhagen Post", que escreve que a autarquia local apelou a uma centena de hotéis da cidade para que não facilitem o encontro entre hóspedes e prostitutas, tendo ainda, em parceria com as entidades não-governamentais, distribuído panfletos em que se pode ler: "Seja responsável. Não compre sexo".» [Expresso]

Parecer:

Seria bom que viessem cá dar um jeito, anda por aí muita gente a gastar as energias no lado errado.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Proponha-se sexo gratuito na justiça, para deixarem o país descansado.»

ALEXANDER VASILENKO

WORLD OCEAN CONFERENCE