sexta-feira, dezembro 11, 2009

Umas no cravo e outras tantas na ferradura

ALTERAR O TEMPLATE D'O JUMENTO?

A mudança do layout d'O Jumento era inevitável a fim de assegurar novas funcionalidades e assegurar maior compatibilidade com todos suportes em que pode ser visto. Em geral a mudança foi bem aceite, já quanto ao modelo a adoptar mais de 70% dos visitantes manifestaram-se a favor do fundo branco.

Confesso que prefiro o branco apesar do argumento demolidor do meu amigo do Café Margoso, que um fundo azul poupa energia, o que me deixa problemas de consciência. De qualquer das formas a flatulência de um bezerro produz mais gases com efeito estufa do que a adopção do fundo branco pelo Jumento durante umas décadas, até porque este burro não converte palha em CO2.

O novo layout está pronto e já pode ser visto. Farei o que os visitantes decidirem na sondagem na coluna da direita.

FOTO JUMENTO

Calçada lisboeta

IMAGEM DO DIA

[Lucas Jackson/Reuters]

«SANTA’S ELF SPEAKING: A broker dressed like an elf traded over the phone at ICAP in Jersey City, N.J., Wednesday.» [The Wall Street Journal]

JUMENTO DO DIA

Armando Vara

Eu, por acaso, tenho um amigo que é administrador da EDP, quando andar perdido à procura da sede da PT vou ter com esse amigo à EDP para me dizer onde fica a empresa de telecomunicações. Até acredito na explicação de Vara, é tão ingénua que acho pouco crível que o administrador do BCP tenha imaginação para a inventar.

De qualquer das formas na ocasião em que o tal Godinho foi ver o Vara nem sequer era arguido ou estava em prisão preventiva, uma boa parte da nossa classe política aceitaria almoçar à conta do seu cartão de crédito se o tema do almoço fosse um financiamento para o partido. Recordo-me, por exemplo, que Pinto Monteiro recebeu numa visita cordial um administrador do BCP, um banco que pouco tempo antes tinha sido envolvido na Operação Furacão e que tempos depois deu o estoiro que deu. Tanto quanto sei nenhum procurador se lembrou de questionar a honorabilidade do Procurador-Geral.

Aliás, Vara não tem de dar justificações públicas a não ser para denunciar as manhas do processo, o ónus da prova é de quem o difamou, constituiu arguido e agora tem de produzir provas que fundamentem de forma clara e inequívoca tais decisões.

OS RICOS QUE SE CUIDEM

A partir de agora qualquer pessoa que compre um fato novo pode ser suspeito de corrupção, basta que algum procurador se lembre de o colocar sob escuta, depois é só ir ao Código Penal e verificar se algum artigo se encaixa no que ouviu.

O JUMENTO METEU OS PÉS PELAS MÃOS

Não costumo nem confiar nos jornais, nem acreditar nas atoardas do BE, mas estando em causa a honorabilidade de um vereador da CM de Odivelas achei que um jornal tentaria apurar toda a verdade e que o BE não seria oportunista ao ponto de querer dar nas vistas usando para isso um processo duvidoso.

Mas foi isso o que sucedeu, quando li no DN que o vereador Hugo Martins tinha destruído um carro da autarquia quando vinha com os copos de uma discoteca, lá para as cinco da manhã [Diário de Notícias]. Quando li a posição do BE pensei que o assunto era mesmo sério, alguém do BE dizia que « "Estamos perante uma situação escandalosa, que é tudo menos normal. Naturalmente, pensava que só por ser vereador podia fazer aquilo que lhe apetecia, até mesmo estragar carros que são do erário público", disse o deputado municipal do BE na Câmara de Odivelas, José Falcão. "A única atitude sensata de Hugo Martins é apresentar a sua demissão e não esperar que o demitam", referiu.».

Mas o facto é que a crer num mail que recebi juntou-se um jornalista pouco preocupado com a verdade e os dirigentes do BE empenhados em usar a mentira. Parece que a história não foi bem a que se conta e anda tudo embrulhado. Senão vejam:

«Caro "Jumento",

Primeiro, uma confissão: sou leitor do seu blog já há muito tempo e admirador do mesmo.

***Agora, ao que venho:

Às vezes, caímos no erro que apontamos aos outros...

De facto, depois de neste blog tantas vezes se ter denunciado a instrumentalização dos ocs pelas fontes judiciais e policiais, eis que o \"Jumento\" é vítima de tais estratagemas.

Durante este dias quase todos os jornais (e televisões) noticiaram que um vereador da CMO teve um despiste na CREL, destruindo o carro municipal, por estar \"bêbado\" com uma taxa de 1,65 e ainda ter \"sovado 4 militares da GNR\" que acudiram ao acidente.

Pois bem: não houve qualquer despiste e logicamente nem o carro ficou destruido. Apenas ele parou na berma da CREL, porque sentiu um barulho na roda esquerda da frente. Foi abordado por uma patrulha da GNR do Carregado, que o questionou por não ter o colete vestido. Desconfiaram que ele estava bêbado e fizeram-no soprar o balão. Como acusou 1,65 e ele, embora reconhecendo que tinha bebido 2 cervejas, não era causa para aquele valor tão elevado, pediu uma contra-prova num hospital. Os problemas começaram aí...não queriam levá-lo ao hospital e deram-lhe logo ordem de prisão, tendo tentado algemá-lo...ele reagiu e foi \"à força\", com pontapés, murros e outros mimos, físicos e verbais, que o meteram num carro da GNR, rumo ao quartel, tendo a violência continuado dentro do carro...a meio caminho, tiveram que mudar de rumo e ir ao Hospital de VFX, pois tal era o estado em que o deixaram...um dos militares tb partiu um dedo (a dar-lhe murros) e foi lá assistido...quando se aperceberam que ele era vereador e face ao estado em que ficou, a GNR enviou logo um comunicado para a LUSA com a sua versão dos factos...o resto da história, já nós sabemos...

E assim se \"planta\" uma notícia nos jornais ou a forma como se fazem as notícias no nosso País: manda-se um comunicado para a Lusa, que o distribuiu pelos diversos jornais, assumindo todos eles aquela \"notícia\" como a verdade dos factos, com uma visão acrítica e acéfala da \"realidade\" que lhes vendem...

Nem era preciso fazer \"jornalismo de investigação\", bastava irem ver as provas físicas e materiais que podiam confirmar ou infirmar a história: onde está o carro? em que estado está ele? onde está o relatório do Hospital de VFX relativo ao vereador? o que diz esse relatório sobre as feridas que o vereador apresenta? qual é a taxa resultante da contra-prova feita no Hospital? e, já agora, como é possivel a um jovem, e ainda para mais \"bêbado\", sovar sozinho 4 militares da GNR?!?!

E assim se faz jornalismo no nosso País e assim se prejudica irremediavelmente a imagem, a reputação, a vida de um cidadão.
Claro que ele já constitui advogado e vai proces

ar aqueles militares por violência policial, bem como os jornais que publicaram a notícia, sem sequer respeitarem o princípio do contraditório. Mas já sabemos, infelizmente, qual vai ser a marcha e celeridade desse processo...a \"justiça\" já se fez nas páginas do jornais e na praça pública, com comentários muito inflamados e \"fundamentados\" contra o autarca, um \"jovem socialista bêbado que bateu nos GNR\"...(\"estes políticos são uma vergonha...demita-se já...este País assim não vai lá...\")

Depois disto tudo, só faltou ver o BE de Odivelas, através do inefável Jose Falcão, a julgar sumariamente o vereador...ironia cómica (ou trágica) de quem devia ou podia, localmente, confirmar aquela notícia, vendo o carro, o estado físico do vereador e pedir os relatórios ao Hospital...e de quem advoga as drogas leves e se insurge contra a violência policial.
Atentamente,»

PAPA SALVA NOGUEIRA

«O Papa Bento XVI anunciou que vai antecipar a Missa do Galo, este ano. Em vez da meia-noite, será às 22 horas. A missa não foi sempre à meia-noite, por isso se chama do galo (começou por ser ao raiar do dia, quando ele canta). A hora foi recuando e, desde o séc. VIII, estacionou na meia-noite. Já faz muito tempo, já faz tradição e surpreende que o tradicionalista Bento XVI queira mudar. Correm rumores sobre doença, o que foi desmentido. Até porque João Paulo II, já muito doente, rezou aquela missa à hora de sempre. Assim de repente, só vejo uma razão: salvar o Nogueira. Vocês sabem, o jovem de um dos mais belos contos de Machado de Assis e que se chama, claro, Missa do Galo. Em 1861, Nogueira estava no Rio de Janeiro, hospedado em casa de um primo distante, casado com Conceição. O primo tinha uma amante e foi ter com ela na noite da consoada. Nogueira ficou na sala, à espera de fazer horas para a missa da meia-noite. Apareceu Conceição e a conversa foi suave e casta, mas Nogueira viu as chinelas dela, pretas, sob o roupão. Enfim, chegou a hora e ele foi à missa. Mas nunca mais esqueceu as chinelas. É pouco, mas talvez este Papa, tão estrito, tenha querido cortar com todas as sombras de pecado. Este ano, às dez da noite, os Nogueiras não vão poder ter certas conversas. » [Diário de Notícias]

Parecer:

Por Ferreira Fernandes.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Afixe-se.»

MINARETES E BARRETES

«A democracia é velhaca e é por isso que há certas perguntas que não se fazem. Não se referenda a pena de morte. Não se pergunta aos portugueses se 10 por cento dos ordenados dos políticos deveria ir para os pobres. Porque já se sabe a resposta. O referendo mais desejado pelo povo é: "Acha que, dada a recessão, o Estado português deveria contrair uma pequena dívida de 140 mil milhões de euros para que cada português, fosse de que idade fosse, pudesse receber mais 1000 euros por mês, mais 1000 de subsídio de férias e 1000 de subsídio de Natal?"

Quantos votariam sim? Na questão dos minaretes na Suíça, ninguém (nem o Governo suíço) reparou que o mal não está na resposta: está no perguntar. Está no excesso de democracia. Tendo perguntado aos suíços se queriam mais minaretes, o mal já estava feito. Viu-se que a maioria (por pouco, como sempre) não quer. Até parece que perguntaram para se defenderem atrás da resposta.

Aqui não há direito a opiniões. A liberdade religiosa, que é a separação da religião do Estado, é um direito humano só recentemente conquistado, à custa de muito sangue. Não querem muçulmanos, judeus, cristãos, budistas, crentes de seja o que for? Não os deixem entrar. Mas, se tiverem deixado entrar (porque precisavam), deixem-nos estar. Não os expulsem. Não os reprimam. Deixem-nos praticar a religião que têm.

Haja normas arquitectónicas e regras de poluição sonora - mas que se apliquem a todos.
A democracia é a justiça. Duh.»
[Público]

Parecer:

Por Miguel Esteves Cardoso.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Afixe-se.»

AINDA O DIA CONTRA A CORRUPÇÃO

«Comemoraram-se ontem seis anos desde a adopção da Convenção Internacional das Nações Unidas contra a Corrupção, devendo salientar-se com especial ênfase a importância da consciência cívica e da responsabilidade social em relação ao fenómeno da corrupção.

Ao contrário do que muitas vezes se faz crer, o melhor combate deve partir dos próprios cidadãos, em vez das grandes proclamações ou dos discursos moralistas. As afirmações demagógicas e imediatistas apenas contribuem para o desenvolvimento da desesperança e do fatalismo, em lugar da mobilização positiva de esforços e energias para a afirmação da democracia. De facto, a promoção de um espírito negativo e derrotista em nada contribui para o progresso da sociedade e da economia e para erradicar os males colectivos. Mais importante do que a multiplicação de leis, precisamos de instrumentos eficazes, de medidas e de vontade. E importa distinguir as áreas da política legislativa, da investigação criminal e da prevenção. São três domínios distintos mas complementares.

Falo-vos apenas do terceiro domínio - a prevenção. E devo começar por afirmar e reconhecer que os dois últimos anos têm sido muito importantes em Portugal pela adopção efectiva de medidas que, estou certo, produzirão efeitos positivos no futuro próximo. Houve e há medidas concretas, e o Governo e o Parlamento têm-se empenhado activamente no cumprimento das recomendações do Greco, grupo de países do Conselho da Europa contra a corrupção. Portugal está, assim, empenhado na sua efectivação. Há vontade e sinais efectivos, para além das palavras. A Convenção das Nações Unidas de 1983, as recomendações do Greco, as orientações internacionais no combate e prevenção da corrupção estão a ser seguidas. Não se trata, pois, de meras declarações de intenções. Foi criado, e está em funcionamento há mais de um ano, o Conselho de Prevenção da Corrupção, com condições de independência, está em concretização (até ao final do ano), na sequência das recomendações do conselho, a adopção pela administração pública (central, regional e local) e pelo sector empresarial dos planos de prevenção de riscos - com envolvimento activo dos responsáveis - e o Governo acaba de lançar o processo que levará à aprovação dos códigos de conduta.

Há, pois, sinais de esperança, que importa salientar e prosseguir. O discurso negativo e depressivo em nada contribui para atacar as raízes da corrupção. Há, por isso, um desafio lançado a todos os cidadãos, que importa cumprir. » [Público]

Parecer:

Por Guilherme d'Oliveira Martins.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Afixe-se.»

GODINHO NÃO TEM GPS

«O ex-vice presidente do BCP, Armando Vara, arguido no caso Face Oculta disse esta noite na Grande Entrevista da RTP que tinha "Manuel Godinho como uma pessoa de bem" e que o único arguido do processo em prisão preventiva foi ter com ele naquele dia em que o Ministério Público o acusa de ter recebido um envelope com 10 mil euros porque "não sabia onde era a EDP".

Armando Vara quer "o segredo de justiça liberto para que as pessoas possam ver a sua inocência". O que existem "são indícios de indícios de indícios", afirmou.

Durante a Grande Entrevista na RTP1 Vara manifestou-se novamente inocente mas utilizou o segredo de justiça para justificar a falta de resposta a muitas das questões de Judite de Sousa.» [Diário de Notícias]

Parecer:

Convenhamos que esse tal Godinho tinha melhores formas de saber onde era a EDP.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Elogie-se a coragem de Vara por não ter medo dos vingadores de toga.»

O PAÍS ESTÁ DE PERNAS PARA O AR

«O projecto de lei do PSD foi aprovado, na generalidade, com os votos favoráveis dos sociais-democratas, BE, PCP e PEV, com a abstenção do CDS-PP e o voto contra do PS.

Por um engano da mesa na soma dos votos, o presidente da Assembleia da República, Jaime Gama, começou por anunciar a aprovação do projecto de lei do BE de criminalização do enriquecimento ilícito.» [Diário de Notícias]

Parecer:

Um partido de direita propõe uma lei para que os polícias possam suspeitar dos que tenham dinheiro e fá-lo com o apoio dos partidos da esquerda conservadora.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Reserve-se uma vaga no Júlio de Matos para a Manuela Ferreira Leite.»

UMA PEQUENA COMPENSAÇÃO POR CAUSA DO FREEPORT E FACE OCULTA

«O Ministério Público acusou 16 arguidos de corrupção passiva e activa, branqueamento de capitais, participação económica em negócio, administração danosa e fraude fiscal no caso CTT, relacionado com a gestão dos Correios entre 2002 e 2005, quando Horta e Costa presidia ao Conselho de Administração.

O Ministério Público (MP) deduziu acusação contra 16 arguidos por três crimes de corrupção passiva para acto ilícito, um de corrupção activa para acto ilícito, com referência à Lei dos Crimes de Responsabilidade de Titulares de Cargo Político, dois de corrupção activa para acto ilícito, um de branqueamento de capitais, seis de participação económica em negócio, um de administração danosa e cinco crimes de fraude fiscal.» [Diário de Notícias]

Parecer:

Enfim, pataco a ti, pataco a mim.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Dê-se a merecida gargalhada.»

ATENTADO AO PUDOR

«Um casal foi apanhado a praticar sexo oral no interior de um carro, no Largo José Barbosa, a menos de cem metros da Avenida da República. A cena, que ocorreu em plena manhã, foi denunciada pelos moradores de uma das mais movimentadas artérias da cidade de Paredes que, "escandalizados", não hesitaram em chamar a Polícia Municipal. O caso foi comunicado ao Ministério Público e os dois vão responder pelo crime de atentado ao pudor.» [Diário de Notícias]

Parecer:

Convenhamos no meio da rua e a meio da manhã é um exagero.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Os jovens fizeram sexo oral, agora o MP vai f. o dinheiro dos contribuintes com um processo da treta. O problema tinha-se resolvido com um balde de água para arrefecer os ânimos.»

LULA QUER TIRAR O POVO DA MERDA

«O Presidente brasileiro, Lula da Silva, usou uma palavra de baixo calão ao dizer hoje, quinta-feira, que o seu Governo investe em saneamento básico "para tirar o povo da merda". Veja o vídeo.

"Eu quero saber se o povo está na merda e eu quero tirar o povo da merda em que ele se encontra", afirmou o Presidente brasileiro num discurso na capital do Maranhão, São Luís, destacando que não importa o partido dos políticos eleitos mas o que eles fazem para o bem estar do povo. » [ Link]

Parecer:

Ainda bem que não o disse por estas bandas, teria o MP à perna por atentado ao pudor.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Dê-se a merecida gargalhada.»

PORTAS PROTEGE CAVACO

«O líder do CDS-PP, Paulo Portas, afirmou esperar que o Governo «não comece com pressões ilegítimas» sobre o Presidente da República, defendendo a legitimidade do Parlamento para adiar a entrada em vigor do Código Contributivo.

«Espero que o Governo aceite com espírito democrático o adiamento do Código Contributivo e não comece com pressões ilegítimas sobre o Presidente da República. Adiar o Código Contributivo é respeitar a opinião de 5 dos 6 parceiros sociais e é evitar um aumento de impostos», afirmou Paulo Portas. » [Portugal Diário]

Parecer:

É bonito ver o antigo director do Independente preocupado com Cavaco Silva, mais um pouco e vai com a família Silva à missa do galo.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Esta merece uma boa gargalhada.»

ACUSAÇÃO OU BOMBA DE FRAGMENTAÇÃO?

«O ministério Publico acusou 16 arguidos no caso relacionado com actos de gestão do CTT entre os anos de 2002 e 2005, quando a administração da empresa era liderada por Carlos Horta e Costa, a quem são imputados sete crimes (um de administração danosa, e seis de participação económica em negócio.» [Público]

Parecer:

Alguém acredita que 18 pessoas tenham participado simultaneamente num negócio corrupto.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «acreditam os nossos polícias-procuradores, eles têm muita imaginação.»

GIULIANO S

WWF