segunda-feira, dezembro 21, 2009

Umas no cravo e outras tantas na ferradura

FOTO JUMENTO

Estátua do Cristo-Rei, Almada

JUMENTO DO DIA

Marcelo Rebelo de Sousa

Desta vez, ao dizer para deixarem de lado essa coisa das eleições antecipadas, o professor Marcelo, um intriguista político profissional, conseguiu surpreender-me. Será que ao recomendar juizinho aos partidos e defender a estabilidade o professor está a mudar a sua imagem a pensar numa candidatura presidencial?

QUEM SÃO OS MAUS?

«Os maus da fita mudam muito ao longo dos tempos. Trocam-se racismos por estereótipos culturais. Todas as cores de pele que não fossem cor-de-rosa deram grandes selvagens e vilões. Ultimamente, tendem a ser aristocratas ingleses, fundamentalistas islâmicos e gangsters russos. Só há uma nação que nunca deu um mau da fita: o Canadá. Até ontem. O título no PÚBLICO foi "Canadá distinguido com "Fóssil do Ano"" e abria a matar: "Não é prestigioso mas é um prémio". Até uma canção de Celine Dion meteram ao barulho.


Sempre que se fala nas sevícias ambientais do Canadá é-se obrigado a dedicar dois parágrafos a dizer que nunca se esperava tal coisa de um povo tão liberal, pacifista conformista e simpático como o canadiano.

Os canadianos eram os bons americanos. Agora, porque os americanos têm Obama e Obama tem feito mais pelo ambiente do que o Canadá (que só tem feito merda), os canadianos começam a ser os maus americanos. Ou tão maus como os americanos, para quem não pode nem com uns nem com outros. Pensa-se no Canadá e pensa-se na natureza, na limpeza, na imensidão. Não se imagina que andem para aí a conspurcar o ar através de um processo nojento de lavagem de areias de betume para extrair petróleo.

É maçador ter de redefinir os nossos estereótipos, sobretudo a partir de uma certa idade, em que também já estão fossilizados. Será prudente hesitar? O perigo é que o Canadá ache graça a ser, por uma vez na vida, o mau da fita.

Que fazer?» [Público]

Parecer:

Por Miguel Esteves Cardoso.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Afixe-se.»

CAVACO NÃO ALIMENTA INTRIGAS

«"O relacionamento do Presidente da República com o primeiro-ministro é do domínio reservado. A Presidência da República não alimenta intrigas montadas para desviar as atenções". Foi desta forma que a Presidência da República reagiu às últimas polémicas que envolvem José Sócrates e Cavaco Silva.

Em causa estão notícias sobre a existência de um alegado desagrado por parte do Presidente da República por José Sócrates, primeiro-ministro, ter estado ausente na quarta-feira da cerimónia de posse dos novos conselheiros de Estado.» [Correio da Manhã]

Parecer:

Pois não, a treta das escutas a Belém foram uma invenção do jornal Público.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Faça-se um sorriso amarelo, as bocas de Belém nem merecem uma gargalhada.»

MAIS UMA MULHER ASSASSINADA

«A ajudem-me que ele vai matar-me." Foram estas as últimas palavras de Sara Tavares, de 26 anos, antes de cair na rua, ferida de morte. O marido, Alex Santana, fugiu do local do crime e entregou-se no dia seguinte. Está em liberdade e com julgamento marcado para 18 de Janeiro, em Portimão.

Sara foi assassinada pelo marido em casa, na Mexilhoeira Grande, e à vista da filha de dez anos, no dia 8 de Março, pelas 23h30. Alex desferiu--lhe mais de dez golpes com uma faca de cozinha (que não foi encontrada), atingindo-a em várias partes do corpo. As perfurações cardíacas e pulmonares foram fatais.» [Correio da Manhã]

Parecer:

lamentavelmente este tipo de crimes não preocupa nem a polícia, nem a justiça portuguesa, em particular, o Ministério Público.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Pergunte-se a Pinto Monteiro porque razão este criminoso ficou em liberdade, parece que a justiça portuguesa anda mais preocupada com robalos.»

A TOLERÂNCIA QUE VEIO DO ISLÃO

«O presidente da comunidade islâmica de Lisboa, Abdul Vakil, afirmou hoje que apesar da sua religião não admitir casamentos homossexuais, enquanto cidadão respeita lésbicas e homossexuais, bem como a lei que autoriza a união de pessoas do mesmo sexo.

"Eu não estou a dizer que condeno os homossexuais, mas sim que a religião islâmica não admite a homossexualidade. Mas eu respeito o cidadão homossexual enquanto indivíduo", disse à Lusa Abdul Vakil à margem da conferência "Definição do Islão", que decorreu na Amadora.» [Diário de Notícias]

Parecer:

E depois dizem que os muçulmanos é que são fundamentalistas.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Aprove-se.»

SANTANA DIZ QUE NÃO É CANDIDATO À LIDERANÇA DO PSD

«O antigo líder quer que a "federação das pessoas que se detestam" se enfrente olhos nos olhos. Como nos bons velhos tempos do PSD. Santana Lopes diz que os candidatos à liderança devem sair da toca. Até porque acredita que o País se pode tornar ingovernável. E o partido tem de estar a postos.

Em 2005 despediu-se da liderança do PSD com um aviso, "vou andar por aí". Esta iniciativa, de propor um congresso extraordinário, não electivo, antes das directas , é o "estou aqui"?» [Diário de Notícias]

Parecer:

Pois...

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Espere-se para ver.»

LOUÇÃ IMITA ARGUMENTAÇÃO DE CAVACO SILVA

«A aprovação de uma lei acerca da identidade de género ou sobre a eutanásia não são prioridades do Bloco de Esquerda no actual contexto, afirmou ontem o líder do partido, Francisco Louçã.

"O Bloco de Esquerda cumprirá o seu programa e, naturalmente, estudaremos todas as circunstâncias que respondem às pessoas que vivem dificuldades, mas se me pergunta se a prioridade do BE é uma iniciativa de lei acerca da identidade de género, a resposta é que não", assegurou Francisco Louçã.

Em conferência de imprensa, o dirigente esclareceu que, no imediato, "a prioridade do BE nesta semana é intervir com uma petição pública para recolher milhares de assinaturas para alargar o subsídio de desemprego".» [Diário de Notícias]

Parecer:

Coincidências...

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Pergunte-se a Louçã se é por oportunismo eleitoral ou por falta de tempo que esquece o seu programa, até parece que o casamento gay só foi prioridade para se antecipar ao PS.»

BENFICA-PORTO MOVIMENTA MAIS DINHEIRO DO QUE O RED BULL AIR RACE

«Às receitas directas do clássico entre águias e dragões, provenientes da bilheteira (cerca de um milhão de euros entrará nos cofres do Benfica, pagos pelos 65 mil espectadores que encherão as bancadas), direitos de transmissão televisiva (deverá chegar a quatro milhões o total de pessoas que assistirão ao jogo pela SportTV, que paga ao clube lisboeta nove milhões de euros pelos jogos da Liga da presente época), publicidade, acções promocionais, segurança e restauração no estádio, estimadas em 2,4 milhões, juntam-se as chamadas receitas indirectas, que neste caso ultrapassam em muito o que é habitual no campeonato português.

Assim, para além da Liga de Futebol Profissional, também agências de publicidade, de "catering", de transportes, de segurança, de apostas, hotéis, cafés, restaurantes, jornais, canais de televisão, emissoras de rádio, gasolineiras, concessionários de auto-estradas, marcas desportivas, cervejeiras, hipermercados, entregas de comida ao domicílio, tabaqueiras, entre muitos outros agentes, movimentarão mais de 17 milhões de euros antes, durante e depois do Benfica-F. C. Porto.» [Jornal de Notícias]

Parecer:

Graças ao Benfica, claro.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Sugira-se a Pinto da Costa que o Porto-Benfica se jogue em Lisboa.»

FILHA DE EDUARDO DOS SANTOS COMPRA 10% DA ZON

«A empresária angolana Isabel dos Santos comprou 10% da Zon Multimédia, tornando-se assim accionista de referência da empresa.

A compra foi feita através da sociedade Kento e, segundo informação enviada este domingo à Comissão de Mercado dos Valores Mobiliários (CMVM), traduziu-se na aquisição de 2,5% da posição da Caixa Geral de Depósitos, 4,5% de acções próprias da Zon e 2,97% da Cinvest, empresa do coronel Luís Silva, por 163,8 milhões, totalizando assim os 10% de capital.» [Jornal de Notícias]

Parecer:

Parece que a família do Presidente Angolano, um modesto engenheiro que estudou na ex-URSS, nada em dinheiro.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Mude-se para a PT.»

BRITTANY MURPHY: A MORTE AOS 32 ANOS

«La actriz estadounidense Brittany Murphy, estrella de películas como 'Eight' o 'Clueless', ha muerto este domingo de un paro cardiaco a los 32 años, según la página de internet TMZ.

Fuentes del Departamento de Bomberos de la ciudad de Los Angeles informaron a la página de que a las 08.00 horas locales (16.00 GMT) los servicios de emergencia recibieron una llamada desde la vivienda de Murphy y su esposo, el guionista británico Simon Monjack.» [20 Minutos]

MORREU O AYATOLLAH REBELDE DEPOIS DE 20 ANOS EM PRISÃO DOMICILIÁRIA

«El gran ayatolá Hosein Ali Montazeri falleció anoche a los 87 años tras permanecer bajo arresto domiciliario durante mas de 20 años. Según informó la agencia semi oficial iraní Fars, "Hosein Ali Montazeri falleció anoche en su casa a los 87 años de edad".

El gran ayatolá iraní nació en 1922 en la ciudad de Nayafabad a 24 kilómetros del oeste de Isfahan, en el centro de Irán, falleció en la santa ciudad de Qom al sur de Teherán. El destacado clérigo iraní fue nombrado como el asesor del fundador de la República Islámica de Irán, ayatolá Ruholá Jomeini cuando este todavía estaba vivo pero su desacuerdo con Jomeini hizo que este le destituyera de este cargo en 1989. » [20 Minutos]

NETO DE ESTALINE PROCESSOU RÁDIO POR DIFAMAÇÃO DO AVÔ

«El nieto del dictador soviético Iosif Stalin, Yevgueni Dzhugashvili, ha presentado una demanda judicial contra la radio Eco de Moscú, a la que acusa de difamar a su abuelo, informó este domingo esa emisora.

Dzhugashvili se indignó por la afirmación de un presentador de la radio, en un programa emitido el pasado 16 de octubre, de que Stalin había autorizado las ejecuciones de niños a partir de los doce años de edad si eran reconocidos como "enemigos del pueblo".» [20 Minutos]

TIM ZEIPEKIS

ORANGE