quarta-feira, dezembro 23, 2009

Umas no cravo e outras tantas na ferradura

FOTO JUMENTO

Campo Pequeno, Lisboa

IMAGEM DO DIA

[Dario Cantatore/Getty Images]

«MAY THE BULLS BE WITH YOU: Darth Vader and storm trooper characters from “Star Wars” rang the opening bell at the New York Stock Exchange in New York City Tuesday.» [The Wall Street Journal]

JUMENTO DO DIA

Vladimir Feliz, vereador da CM do Porto

Parece que a mudança da Red Bull para Lisboa gerou uma vaga de ciumeira que vai levar a CMP a fazer queixas a Cavaco Silva. Curiosamente já ninguém se queixa de manobras do governo ou da autarquia da capital pois a empresa deu uma explicação clara para a sua opção. à falta de melhor vão comparar os investimentos na promoção turística.

Parece que a este Vladimir Feliz anda mesmo infeliz por lhe terem tirado o brinquedo.

OS CINCO MELHORES GOLOS DE 2009

1.º Cristiano: Oporto-Manchester (quartos de final da Liga dos Campeões)

2.º Iniesta: Chelsea-Barcelona (meias-finais da Liga dos Campeões)

3.º Grafité: Wolfsburgo-Bayern (Bundesliga)

4.º Eliran Atar: Bnei Yehoda-Maccabi Netanya (Liga de Israel)

5.º Torres: Liverpool-Blackburn (Premier)

'EEUROSTAR' IMITA 'TITANIC'

«O Titanic começou a ser construído há um século e partiu-se em dois em 1912. Era um mundo (o maior e mais moderno navio até então) e o seu fim ilustrou o mundo como ele sempre foi: da 1.ª classe morreram só 38% dos seus passageiros, da 2.ª, 59%, e da 3.ª, 75%... O mundo foi sempre assim, dividido entre os que têm e os que não têm - com mais ou menos gradações entre a cabina de luxo e os beliches do porão. Foi há cem anos. Agora chegam notícias de outra maravilhosa máquina, o comboio Eurostar que atravessa o canal da Mancha, que naufragou. Não exageremos, só ficaram duas mil pessoas bloqueadas durante 18 horas. O culpado foi o do costume, o frio - no Titanic, um iceberg, com o Eurostar, a neve. E o comportamento humano também foi o do costume. Ficaram famílias sem água nem comida e sem informação. Eram dos que não têm. Mas, no túnel bloqueado, alguém foi buscar Claudia Schiffer para a levar até à saída. Ela tem. Sempre teve. Na outra encarnação, ela chamava-se Lady Lucy Duff-Gordon e salvou-se no primeiro salva-vidas que desceu do Titanic (só levava 12 pessoas, havia lugar para 40, mas urgia salvar aqueles passageiros da 1.ª classe). O mundo o que tem de » [Diário de Notícias]

Parecer:

Por Ferreira Fernandes.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Afixe-se.»

A GRANDE SOCIEDADE

«A "Grande Sociedade" de Johnson - que em alguns aspectos dava seguimento às "Novas Fronteiras" de Kennedy -, tinha como dois vectores essenciais a eliminação da pobreza e o combate à discriminação e à injustiça racial. Era uma ideia generosa, de progresso, que pretendia proporcionar, na sociedade mais desenvolvida do mundo, o acesso à cidadania plena ao conjunto dos seus cidadãos. Reconhecia, o Estado norte-americano, que sobre a matéria da discriminação racial tinha de ter um papel activo e interventivo, tinha de criar as condições para que a transformação cultural acompanhasse a vontade legislativa e assentava a sua intervenção na ideia de que deve o Estado criar e apoiar as condições para que todos os seus cidadãos possam, sem serem motivo de discriminação, livremente perseguir o ideal de vida por si definido, independentemente de pertencerem a uma qualquer minoria étnica, religiosa, sexual ou social. É verdade que nem todos os pressupostos deste projecto foram alcançados (a Guerra do Vietname impossibilitou-o), mas a Ideia ficou; sendo frequentemente retomada por projectos políticos da esquerda à direita, como o comprova a política de igualdade de Zapatero e outros.» [Diário Económico]

Parecer:

Por José Reis Santos.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Afixe-se.»

ACORDO, A TUA AVÓ

«Até que ponto é obrigatório o acordo ortográfico? Poderão multar ou prender quem não obedecer? A escritora e ministra Isabel Alçada já teve a coragem de dizer que não há pressa.
Outros atropelam-se para adoptar a nova ortografia como se fartos da antiga. Regra geral, o acordo ortográfico é defendido por quem escreve mal, por muito que saiba de ortografia, mas desprezado por quem escreve bem e saiba alguma coisa de linguística.

Vai haver uma ASAE para a ortografia? Caso haja processos, as editoras resistentes não poderão alegar que são gralhas, senhor? Palavra de honra, se alguma vez fez sentido a desobediência civil, na sua versão mais serena - pífia até - é com o acordo ortográfico.

O que virá a seguir neste plano totalitário de unificação? Um acordo fonético? Os sotaques? Não seria mais fácil entendermo-nos todos, brasileiros, angolanos e portugueses se pronunciássemos as palavras da mesma maneira?

Se fosse feito como o ortográfico, haveria algumas pronunciações brasileiras forçadas sobre os portugueses e outras nossas forçadas sobre eles. Mais umas pitadas dos PALOP, para dar graça. Quantos brasileiros querem que nós adoptemos os hábitos ortográficos deles? Mesmo sem terem de adoptar, em troca, alguns dos nossos? Cinco? E cabo-verdianos? Dois?

Vamos desobedecer! Nunca foi tão fácil ignorar impunemente um acordo feito atrás das nossas costas, enquanto dormíamos, por quem estava sempre a acordar.

Pshtt: o império acabou, para todos nós.» [Público]

Parecer:

Por Miguel Esteves Cardoso.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Afixe-se.»

CÉREBROS, MULHERES GIRAS E CERVEJA BARATA

«Segundo um artigo recente publicado noutro jornal, os motivos apontados por dez investigadores estrangeiros para trabalharem em Portugal são a praia, a comida, as mulheres giras e a cerveja barata. E, de acordo com vários relatórios de organizações internacionais, Portugal é também o país europeu que mais exporta recursos humanos qualificados, o que faz supor que os portugueses só dão o devido valor a estas coisas quando se vêem a apanhar chuva na pinha e a pagar cinco euros por uma pint nalgum sítio onde as suas competências sejam valorizadas.

Que prevê o programa do actual Governo para a ciência? Cerveja grátis para investigadores? Não. O Governo propõe-se "a renovar e reforçar o Compromisso com a Ciência". Define metas quantitativas (aumentar o número de doutorados, patentes, o investimento público e privado em investigação), faz referência à necessidade de Portugal integrar as redes internacionais de conhecimento e de grandes infra-estruturas científicas. Promete ainda melhorar as condições fiscais para quem contratar doutorados, medida que não é novidade mas que me inspira alguma preocupação: a ideia de que a contratação de doutores pelas empresas tem que ser apoiada é um pouco como um médico que receita morfina: temos que estar mesmo muito mal. Mas, sem brincadeiras, a proposta que me parece mais interessante é esta:

"Será ainda garantido, a todos os investigadores doutorados, um regime de protecção social idêntico ao dos restantes trabalhadores, incluindo os actuais bolseiros, assegurando-se, ainda, o cumprimento integral, em Portugal, das recomendações europeias relativas às carreiras dos investigadores e às suas condições de mobilidade."

Esperemos que cumpra rapidamente. É uma vergonha que tantos investigadores estejam abrangidos pelo Seguro Social Voluntário, o mesmo sistema de protecção social das donas de casa, e não pela segurança social igual para todos. Isto na prática equivale a prestações para a Segurança Social pelo valor do salário mínimo (com as devidas consequências no valor das prestações em caso de necessidade e na reforma) e ausência de subsídio de desemprego. Os bolseiros são uma fatia de leão, tanto em número como em importância para o sistema científico nacional. O que aconteceria aos grupos de investigação que ganham prémios e fazem notícias nos jornais se dispensassem os bolseiros? Perguntem-lhes.

É válida a meta apresentada pelo Governo de aumentar o número de investigadores. Mas esperemos que isso não continue a ser feito à custa da precariedade dos bolseiros. Sai muito mais em conta um bolseiro de investigação que ganha uma miséria (as bolsas não são actualizadas desde 2002, o que representa uma perda de 18% do poder de compra face à inflação acumulada), que recebe apenas 12 meses por ano, que custa 83,84? em segurança social por mês (independentemente do valor da bolsa) e que não dá chatices com subsídio de desemprego. Este tem sido o milagre da multiplicação de cérebros.

Registo como positivo o programa que na anterior legislatura permitiu a contratação de 1000 investigadores doutorados para institutos e universidades públicas. Os contratos de trabalho devem tendencialmente substituir as bolsas, pelo menos no caso dos investigadores doutorados, por isso esperemos (tal como consta do programa do Governo) que continue. Mas isto não invalida que as condições dos bolseiros não tenham que melhorar. Senão, perpetua-se uma espécie de sistema de castas, em que alguns felizardos conseguem saltar para o outro lado, assemelhando-se a carreira de investigação em Portugal ao filme Slumdog Millionaire.

Não ignoro que Portugal é um país que tem um PIB per capita muito inferior ao de outros países europeus e que não poderá de um momento para o outro oferecer aos investigadores as mesmas condições, pelo que teremos que continuar a contar com a ajuda do clima, da gastronomia, do sex appeal dos portugueses e da cerveja barata para fixar cérebros. Mas integrar os bolseiros no Regime Geral de Segurança Social (e julgo que deveriam ser todos e não apenas os doutorados) é o mínimo. Esperemos que isto aconteça em breve. E que a crise, o salvamento do sistema financeiro irresponsável, o défice ou qualquer outra perna de pau não sirva de desculpa para protelar indefinidamente esta medida.» [Público]

Parecer:

Por David Marçal.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Afixe-se.»

PS NEGA DISCIPLINA DE VOTO NA ADOPÇÃO GAY

«Interrogado sobre se haverá liberdade de voto na bancada do PS para votar favoravelmente os projectos do Bloco de Esquerda e "Os Verdes" sobre adopção por parte de casais do mesmo sexo, Francisco Assis disse que esse tema será discutido em reunião plenária dos deputados socialistas, no início de Janeiro.

"O Grupo Parlamentar do PS está obrigado a aprovar a proposta do Governo [sobre casamentos gay] que materializa um compromisso eleitoral. Tudo aquilo que for apresentado por outros partidos da oposição que extravase esse compromisso será avaliado numa reunião do Grupo Parlamentar do PS", respondeu.» [Diário de Notícias]

Parecer:

Todo e qualquer deputado PS que vote numa proposta de um BE que se une à direita coim o único objectivo de destruir o seu partido deve ser visto como um idiota.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Torne-se público do voto dos que alinharem com o BE nesta ou em qualquer outra proposta.»

ESTRANGEIRO ENCOMENDOU PLACA DE AUSCHWITZ

«O principal responsável moral pelo roubo não vive na Polónia, nem tem nacionalidade polaca", anunciou o Ministério Público de Cracóvia, um dia depois de a polícia ter detido cinco suspeitos do roubo da placa "Arbeit macht frei" ("o trabalho liberta") que encabeçava a entrada do campo de concentração de Auschwitz. A polícia polaca vai pedir ajuda aos vários países europeus para encontrar o comandatário do roubo.

Os responsáveis polacos mostraram pela primeira a inscrição depois de recuperada. E explicaram que os ladrões haviam retirado o "i" de "frei", última palavra da placa.» [Diário de Notícias]

Parecer:

Não há limites para a paranóia.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Torne-se pública a identidade do autor moral do roubo.»

AUMENTA A CONFUSÃO NO PSD

«Depois de Marcelo Rebelo de Sousa ter avisado que não irá a um congresso para "ajustes de contas" com o passado, ontem foi Nuno Morais Sarmento quem veio a público classificar como "pictórico" o congresso extraordinário do partido desencadeado pelo ex-líder Pedro Santana Lopes.

Sarmento - desde sempre um claro opositor da escolha do líder do PSD por eleição directa - até ironizou com a proposta de Santana Lopes de voltar a mudar esse método de eleição. À Renascença, o ex-ministro disse temer que, num fórum como o congresso extraordinário, os debates se confundam (o das directas e o da estratégia do partido). Assim, pediu "prudência" aos que agora defendem nova mudança de método de eleição do líder (e que, por razões "panfletárias" quiseram as directas). Isto para que o congresso, a acontecer, se faça apenas para "discutir a estratégia do partido". Assim, para Morais Sarmento, pôr o PSD a falar das directas seria, neste momento, "um segundo erro".» [Diário de Notícias]

Parecer:

A proposta do congresso foi um golpe de mestre de Pedro Santana Lopes.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Pergunte-se a Santana Lopes se já está a preparar a sua candidatura à liderança do PSD.»

GOVERNO RECUA NOS PRAZOS DE INVESTIGAÇÃO DA CRIMINALIDADE ECONÓMICA

«Os prazos de investigação para os crimes económico-financeiros vão ser alargados de um para três anos. Esta é apenas uma das alterações que Alberto Martins, ministro da Justiça, vai fazer às leis penais recentemente reformuladas pelo seu antecessor Alberto Costa. Também a lei do novo mapa judiciário vai ser modificada, assim como a do divórcio, custas judiciais, acção executiva, ou seja, vários diplomas que foram uma bandeira política dos responsáveis da justiça na legislatura anterior. Mas, o actual ministro recusa-se a admitir um recuo. "Trata-se de uma nova cultura de avaliação à aplicabilidade das novas leis", explicou.» [Diário de Notícias]

Parecer:

Esperemos agora que o MP aproveite as mudanças para investigar e não para golpadas como as que temos visto.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Espere-se para ver.»

RED BULL DEU ASAS AO CHORADINHO DO PORTO

«A Câmara do Porto vai alertar o Presidente da República (PR) para a «forma tendenciosa» como são distribuídos os incentivos do Estado na área do Turismo, revelou esta terça-feira o vereador do Turismo, Inovação e Lazer, Vladimir Feliz, citado pela Lusa.

As críticas surgem a propósito da mudança da Red Bull Air Race para Lisboa, mas vão mais longe, devido à «discrepância» regional nos apoios dado pelo Turismo de Portugal (TP).» [Portugal Diário]

Parecer:

A verdade é que Lisboa é um destino turístico internacional.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Pergunte-se à CML o que já fez para promover o turismo no Porto.»

MATARAM A LONTRA BERINGEL

«O Centro de Recuperação de Animais Selvagens de Santo André (CRASSA) apresentou uma queixa contra anónimos após terem sido conhecidos os resultados da causa da morte de uma lontra, encontrada num caixote do lixo em Beringel, distrito de Beja.

Os resultados indicam que a lontra morreu por “esmagamento de crânio e derramamento da massa cefálica”, disse ao PÚBLICO Dário Cardador, responsável do CRASSA, um dos três centros de recuperação de animais selvagnes geridos pela associação Quercus.» [Portugal Diário]

Parecer:

Andam muitos energúmenos à solta neste país.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Lamente-se a tristeza de país que somos.»

ESPANHA: ENFERMEIROS JÁ PODEM RECEITAR MEDICAMENTOS

«El Congreso ha aprobado este martes por unanimidad la modificación de la Ley de Garantías y uso racional de los medicamentos y productos sanitarios que permite prescribir a los profesionales de enfermería y podología. La modificación establece que los enfermeros de forma autónoma, podrán "indicar, usar y autorizar" la dispensación de todos aquellos medicamentos sujetos a prescripción médica y los productos sanitarios, mediante la correspondiente receta.» [20 Minutos]

Parecer:

Uma proposta a fazer em Portugal.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Apresente-se a proposta.»

STEVE SIEREN

ARTS CHANNEL