sábado, dezembro 26, 2009

Umas no cravo e outras tantas na ferradura

FOTO JUMENTO

Rua Auguta, Lisboa (2004)

IMAGEM DA SEMANA

[Andrea Pattaro/AFP/Getty Images]

«VENICE UNDER WATER: Much of the historic Italian city of Venice, including St. Mark’s Square, has been underwater since Nov. 30 following a meteorological depression combined with natural tide waters, officials said.» [The Wall Street Journal]

JUMENTO DO DIA

D. José Policarpo

Na sua homilia de Natal em vez de se dirigir aos crentes o cardeal patriarca de Lisboa decidiu questionar os não crentes num gesto pouco evangelizador e que evidencia uma postura de sobranceria sobre os que não partilham as suas convicções. Num tempo em que a Igreja Católica enfrenta fenómenos internos de alguma gravidade, como o caso dos padres pedófilos da Irlanda, era bom que o cardeal se questionasse se o "pecado" mora mais fora do que dentro da sua Igreja.

DEMITEM-SE BISPOS IRLANDESES QUE ENCOBRIRAM A PEDOFILIA

«Dois bispos irlandeses revelaram esta sexta-feira terem pedidio a sua demissão ao Papa Bento XVI após terem sido acusados de terem encoberto comportamentos pedófilos de padres na zona de Dublin.

O escândalo rebentou após a divulgação do relatório Murphy no qual a Igreja é acusada de nada ter feito face aos crimes de pedófilia na Irlanda. O documento acusa os dois bispos do arcebispado de Dublin, o mais importante em toda a Irlanda, de terem protegido os padres que cometeram os abusos e não as crianças que foram vítimas dos mesmos.» [Correio da Manhã]

Parecer:

Terão estas "encomendas" autoridade moral para falarem sobre questões como o casamento gay?

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Pergunte-se ao cardeal patriarca de Lisboa.»

CONDENADO MAIS UM DISSIDENTE CHINÊS

«Um tribunal chinês condenou hoje a 11 anos de prisão um dos mais conhecidos dissidentes do país, o antigo professor universitário e crítico literário Liu Xiaobo.

Liu Xiaobo, 53 anos, foi condenado pelo Tribunal de 1.ª Instancia n.º 1 de Pequim por actividades que visavam "subverter o governo".

A condenação foi pronunciada dois dias depois do julgamento, que demorou apenas cerca de duas hora e meia.» [Diário de Notícias]

Parecer:

Justiça eficaz, em pouco mais de duas horas condena um dissidente a 11 anos de cadeia. Belo modelo de sociedade esta que é defendida pelo nosso PCP.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Pergunte-se a Jerónimo de Sousa se o Avante vai fazer algum comentário sobre esta justiça.»

25% DOS INGLESES RECORREM AO MEALHEIRO DOS FILHOS

«Cerca de um quarto dos pais ingleses admitiram ter necessitado do dinheiro do mealheiro dos filhos para pagar facturas, fazer face a despesas inesperadas, financiar férias ou festas de natal, segundo um estudo publicado esta sexta-feira.

Dos 22 por cento de pais ingleses que mexeram nas economias dos filhos, 44 por cento tiraram entre 222 e 556 euros, segundo o estudo realizado este mês a três mil adultos pelo instituto OnePoll para a companhia de seguros Engage mutual. » [Portugal Diário]

EX "COELHINHA" CONDENADA POR AGREDIR RIVAL

«Uma ex-coelhinha da Playboy foi condenada e pode ser presa por agredir uma rival. A britânica Louise Glover, 26 anos, foi considerada culpada pela Justiça após bater com a cabeça de uma mulher contra uma sanita. O motivo da agressão foi o ciúme causado pelo olhar da rival para o seu marido.

Segundo informa a BBC, Louise, considerada a modelo do ano da Playboy em 2006, chorou após ouvir a condenação. A pena ainda não foi determinada, mas o juiz Charles Kemp disse que a jovem corre o risco de passar algum tempo na prisão. » [Portugal Diário]

DMITRY VINOGRADOV

FORMAÇÃO SOLIDÁRIA [Link]