quinta-feira, abril 30, 2009

Atchim!

Os jornalistas portugueses estão mesmo em maré de azar, já não basta terem esgotado tudo o que havia no famoso DVD do caso Freeport e os processos com que José Sócrates os “persegue”, a gripe suína já se espalha por Espanha e por cá nem se consegue ouvir um espirro. Há menos filas nas urgências do que na época das correntes de ar.

Os nossos jornalistas bem se esforçam, vão ao aeroporto sempre que está para chegar um avião com turistas mas o azar é mais do que muito, o nosso turismo é pouco dado à arqueologia azeteca e os portugueses vindos daquelas bandas chegam bronzeados e com ar de quem andou a beber Margaritas com a água até ao joelho, bem, no pressuposto de que a maré estava vazia.

O melhor que conseguiram foi encontrar uns quantos turistas nas partidas que queriam que as agências de viagens lhes devolvessem o dinheiro pois o H1N1 não constava no pacote que tinham comprado. O momento mais dramático foi protagonizado por um recém-casado que dizia indignado porque depois de ter dado o laço não queria dormir com a esposa mais o H1N1, isso de fazer amor aos espirros não dá muito jeito.

A TVI ainda teve sorte, lá ficou a saber que a linha Saúde 24 estava saturada, lá entrevistou um representante corporativo a contar das suas mágoas. Mas isso nem é novidade, todas as desgraças naturais que acontecem no país se devem às más condições de trabalho no Estado.

Agora resta esperar que por um fim-de-semana prolongado, pode ser que um dos nuestros hermanos traga o H1N1 n bagagem e o espalhe bem pelo país. Se isso suceder os nossos jornalistas andarão excitados até que chegue a época dos incêndios ou até à próxima entrevista do senhor Palma do sindicato dos magistrados do Ministério Público.

Até lá teremos que ter muito cuidado, se alguém se lembrar de dar um espirro é muito provável que na esquina seguinte seja rodeado pelos jornalistas e carros de exteriores das televisões. Na sexta-feira será dado como morto no jornal nacional e a culpa será de José Sócrates porque não distribuiu atempadamente os Tamiflu que estava guardado num armazém.

Umas no cravo e outras na ferradura

FOTO JUMENTO

Castro Marim

IMAGEM DO DIA

[Agence France-Presse]

« police officer extinguished flames from a fire and then spoke to a man who had tried to kill himself at a Chongqing, China, shopping plaza Wednesday. According to police, the man was distraught after having lost his money in the financial crisis.» [The Wall Street Journal]

JUMENTO DO DIA

Cavaco Silva, Presidente da República

É normal que Cavaco Silva receba um sindicalista que informou a intenção de ser recebido por ele através da televisão, ainda que Cavaco seja pouco dado a receber sindicalistas o critério é dele, o Presidente lá sabe quais são os sindicalistas que merecem a sua atenção, o dos grupos profissionais mais atingidos pela crise se os mais empenhados na política.

O que não é normal é que Cavaco Silva receba os sindicalistas do Ministério Público para que estes explicassem as supostas pressões de que foram alvo. E não é normal porque estes sindicalistas não as comunicaram a quem o deveriam ter feito, o Procurador-Geral da República e muito menos normal é quando se sabe que as supostas pressões estão a ser investigadas pela justiça.

O mais alto magistrado da República eu um mau exemplo de respeito pelas instituições e pela separação de poderes ao tratar um caso que está a ser investigado à margem de quaisquer regras e das relações institucionais estabelecidas. Lamentável.

AINDA A IDA DO SENHOR PALMA A BELÉM

Os termos em que o sindicalista do Ministério Público falou à comunicação social são, no mínimo, muito preocupantes, ficamos sem saber se estamos perante um sindicato ou face a um órgão com poderes próprios dentro do MP e paralelos ao do Procurador-Geral.

O que pretendia dizer o senhor Palma ao afirmar que SMMP, tem "uma atitude responsável, reproduziu ao Presidente da República tudo aquilo que entende dever reproduzir"? Ficamos a pensar que há mais coisas que ficaram por reproduzir o que nos leva a questionar se entre magistrados não há segredo de justiça. se por se ser magistrados do MP e mesmo sindicalistas já se pode saber tudo.

E o que pretende ao dizer que "Não omitimos nada ao Presidente da República"? Para além das suas intervenções públicas há mais coisas que não disse nas televisões nem ao Procurador-Geral? Se não há, ficou a insinuação e como a insinuação vem na sequência do que poderá ter sido uma tentativa de fragilização de um primeiro-ministro teremos que exigir ao senhor Palma que diga tudo o que sabe, até pORque não sendo investigador do processo ou não sabe mais do que um cidadão comum ou então ficamos a saber que o Ministério Público é um regabofe em que todos sabem tudo o que se passam em qualquer investigação.

Depois da forma como um magistrado foi perdoado depois de se ter dirigido de forma inaceitável a um polícia já acredito em tudo, que as leias são para aplicar fora das paredes do Ministério Público.

AVES DE LISBOA

Juvenil de andorinha-das-chaminés [Hirundo rustica] pedindo alimento aos progenitores
(Local da fotografia: Parque José Gomes Ferreira)

O SENHOR PALMA NÃO OMITIU NADA A CAVACO SILVA

«O recém empossado presidente do Sindicato dos Magistrados do Ministério Público (SMMP), João Palma, garantiu esta quarta-feira, no final de uma audiência com Cavaco Silva que não omitiu nada ao Presidente da República, sem precisar nunca se pronunciar sobre o caso Freeport. "Não omitimos nada ao Presidente da República", disse.

'Falámos de algumas situações em concreto. Não vou indicar mais nada', declarou João Palma no final do encontro, pedido a 30 de Março com 'carácter de urgência', após ter alertado para as alegadas pressões sobre os magistrados titulares da investigação ao caso Freeport. » [Correio da Manhã]

Parecer:

O problema é que omitiu ao Procurador-Geral para poder criar alarme público e ir a Belém.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Pergunte-se ao senhor Palma quais são as suas funções na investigação do caso Freeport.»

AUTARCA DO PSD ELOGIA JOSÉ SÓCRATES

«"Penso que o primeiro-ministro é um homem determinado, corajoso, mas isto nada tem a ver com os partidos", declarou o autarca social-democrata Macedo Vieira, depois de ter sido recebido em São Bento por José Sócrates - encontro que durou cerca de uma hora.

Macedo Vieira chefiou uma delegação da Lipor - que integrou também os vice-presidentes das câmaras de Matosinhos (PS) e da Maia (PSD) - e que ofereceu ao primeiro-ministro uma escultura de Alberto Carneiro, em sinal de reconhecimento pelo papel de José Sócrates em relação a esta associação de municípios.» [Diário de Notícias]

Parecer:

Este deve ser um dos que não ouvem Manuela Ferreira Leite.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Dê-se conhecimento à líder do PSD.»

SÓCRATES REALIZADO POR ENTREGAR DIPLOMA DO 12.º ANO A IDOSO DE 83 ANOS

«O primeiro-ministro afirmou sentir-se "realizado como político" ao entregar o certificado do 12º ano ao mestre João André, de 85 anos.

João André frequentou e concluiu o programa Novas Oportunidades na Escola Profissional de Salvaterra de Magos.» [Jornal de Notícias]

Parecer:

Será que o jornal Público vai investigar o diploma?

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Dê-se conhecimento a José Manuel Fernandes, director do Público.»

OMS SOBE NÍVEL DE ALERTA PARA A GRIPE SUÍNA

«A Organização Mundial da Saúde já decidiu elevar o nível de alerta para cinco, de uma escala de seis, revelando a iminência da "pandemia" de gripe suína, segundo a agência Reuters. A decisão será divulgada nas próximas horas.

As seis fases, estabelecidas em 2005 a propósito da gripe aviaria e actualizada em 2009, são definidas segundo critérios claros que implicam a resposta dos países face ao risco pandémico.» [Jornal de Notícias]

Parecer:

Era uma questão de tempo.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Espere-se para ver.»

CARMELINDA PEREIRA DEFENDE SAÍDA DA UNIÃO EUROPEIA

«Na apresentação da candidatura ao Parlamento Europeu, a dirigente do POUS, Carmelinda Pereira, defendeu a saída de Portugal da União Europeia.

A proibição dos despedimentos e a saída de Portugal da União Europeia (UE) são as principais bandeiras do Partido Operário de Unidade Socialista (POUS) para a campanha rumo às eleições europeias de 07 de Junho.» [Jornal de Notícias]

Parecer:

É bom lembrar que Carmelinda Pereira pertence à mesma família política de Louçã e que todas as correntes do BE sempre foram contra a adesão à UE.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Elogie-se a frontalidade política da Carmelinda Pereira, algo que não se vê nos seus primos ideológicos do BE convertidos ao oportunismo eleitoralista.»

O MAIOR RISCO DA PANDEMIA DA GRIPE SUÍNA É PARA OS PAÍSES POBRES

«A OMS está agora a concentrar as suas atenções nas necessidades dos países em vias de desenvolvimento, que normalmente são os mais afectados nas pandemias. "São atingidos de forma desproporcionadamente dura", frisou Fukuda. Também a revista médica The Lancet assinalava em editorial o risco que correm sobretudo os países mais pobres. Usando dados da gripe espanhola de 1918, a revista calculou em 2006 que a próxima pandemia poderá matar 62 milhões de pessoas, sendo que 96 por cento vivem em países de menores recursos. O que o responsável da OMS quis dizer foi que "não podemos olhar só para o nosso umbigo, estamos dependentes do que vai acontecer noutros países", explica Filipe Froes, pneumologista e consultor da Direcção-Geral da Saúde (DGS). Países que, ao contrário dos mais ricos, não prepararam planos de contingência para uma pandemia, nem compraram reservas de antivirais. "E todos estamos separados uns dos outros no máximo por três escalas de avião", nota.» [Público assinantes]

Parecer:

Por aquilo que se tem ouvido nada se está a fazer nesses países.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Espere-se pelo pior.»

EDGAR, O PRIMEIRO INFECTADO COM O VÍRUS DA GRIPE SUÍNA

«Hoy todo el mundo quiere conocer a Edgar. Edgar es un niño de cinco años que vive en un municipio mexicano llamado La Gloria, lugar donde las autoridades sanitarias mexicanas podrían situar el epicentro de la epidemia de gripe porcina, un virus que habría matado ya a 159 personas en ese país (aunque México sólo confirma siete) y que habría viajado ya a EE UU, Canadá, Europa, Nueva Zelanda e Israel. » [20 Minutos]

ALEXANDR BRATUKHIN (ALEX)

GRIPE "PORCIMA"

APPLE

quarta-feira, abril 29, 2009

Cavaco Silva: faz o que eu digo, não faças o que eu fiz

Fiquei tão intrigado com a defesa que Cavaco Silva tem feito da necessidade de avaliar os investimentos segundo uma lógica dos custos/benefícios, algo quem em política económica é tão antigo como o fazer de cócoras, que fui aos programas dos governos de Cavaco Silva investigar como os bons princípios que gora defende eram aplicados. Vejamos o que encontrei.

Comecei pelo XI Governo Constitucional já que no site do Governo o programa do X Governo Constitucional está incompleto. O programa é claro quanto à necessidade de investimentos em estradas:

«As vias de comunicação constituem uma condição básica para o desenvolvimento económico e social equilibrado do País. Por isso o Governo reafirma a necessidade de continuar o esforço financeiro e organizativo do sector.»

A afirmação do princípio do “desenvolvimento económico e social” é suficiente para decidir tudo e quanto a novas auto-estradas o programa fica-se por dizer quais devem ser construídas:

«Prosseguirá o esforço de construção de autoestradas, devendo a concessionária cumprir com o seu contrato executando, até final de 1989, a ligação entre Braga e Coimbra, e até 1992 a ligação entre Braga e Setúbal. Prevê-se a ampliação do âmbito da concessão da BRISA com a fixação das datas da entrada em serviço dos novos lanços que se venham a justificar.»

Ora aí está o que Cavaco entendia por custo/benefício, era dizer o que ia ser construído e parafraseando um futebolista “prontsh!”.

Note-se que já neste tempo Cavaco estudava a localização do novo aeroporto de Lisboa, algo que quando chegou a Presidente resolveu de uma penada, bastou-lhe um estudo da CIP:

«Prosseguirá a modernização do aeroporto de Lisboa ao mesmo tempo que se concluirão os estudos referentes à concepção geral, localização e data de entrada em serviço do novo Aeroporto de Lisboa.»

Vejamos como Cavaco evoluiu ao fim de mais de cinco anos de governo, o que constará do programa do XII Governo Constitucional. O prinício keynesiano foi melhorado:

«As infraestruturas e actividades de transportes, obras públicas e comunicações desempenham um papel fundamental na intervenção do Estado em apoio ao desenvolvimento económico.»

E ainda prometia «uma política de infra-estruturas de transportes e comunicações agressiva, que garanta melhores ligações urbanas, inter-regionais e internacionais»

Quanto a auto-estradas prosseguia-se na rotina, era só dizer ass que iam ser construídas:

«No que respeita a auto-estradas, prosseguirá o programa de construção dos novos troços, de acordo com o contrato de concessão estabelecido entre o Estado e a Brisa S.A., e proceder-se-á ao alargamento e renovação de troços críticos.»

Conclusão, quando se ouvem os conselhos, críticas e recados de Cavaco Silva devemos seguir o velho princípio de que “faz o que eu digo, não faças o que eu faço”.

Mas vejamos o que dizia o programa de Durão Barroso, o XV Governo Constitucional, em que Manuela Ferreira Leite era ministra das Finanças. Já se sente a mãozinha de Manuela Ferreira Leite, mas mais numa perspectiva de forretice do que de qualquer avaliação custo/benefício:

«As avaliações prévias dos diversos projectos devem ser de natureza sócio-económica, incluindo os aspectos ambientais para além da componente financeira. Por outro lado, sendo muitas as necessidades e escassos os meios, deve ser efectuado um esforço de aproveitamento ao máximo das infra-estruturas já existentes, melhorando-as, naturalmente, mas construindo de raiz somente quando tal se revelar justificado e fundamentado.»

Como é que se decidem as grandes obras? O programa define-o:

«As decisões têm, assim, de estar apoiadas em avaliações sócio-económicas consistentes e de ser tomadas no quadro de uma estratégia que assente:

  • na diminuição das assimetrias regionais do território nacional;
  • na aproximação de Portugal da Europa, acelerando o curso da convergência real;
  • na contribuição, através do investimento público em infra-estruturas, para o crescimento económico; e
  • na compatibilização dos grandes projectos com as linhas fundamentais das políticas de ordenamento do território, de salvaguarda dos valores ambientais e do património histórico-cultural.»

Onde é que está o custo/benefício ou a preocupação com as gerações futuras de que falou Paulo Rangel no dia 25 de Abril? Eu não encontrei, mas reparei nas prioridades: «a prioridade à execução dos projectos de ligação da rede de auto-estradas nacionais às redes transeuropeias de auto-estradas, através do reforço de cooperação neste domínio com Espanha».

Achei que o XVI Governo Constitucional, de Pedro Santana Lopes, merecia uma olhadela e reparei no regresso aos bons princípios keynesianos:

«Uma das atribuições importantes do Estado é garantir a implementação de redes de infra-estruturas modernas e eficazes, de forma a favorecer e melhorar a mobilidade de pessoas e bens e da informação, com maior segurança, rapidez e comodidade, enquanto factor decisivo para o crescimento, desenvolvimento económico e qualidade de vida.»

E mais uma vez o grande princípio das obras portuguesas, a preocupação com a ligação às redes transeuropeias:

«Em matéria de acessibilidades, os projectos nacionais devem privilegiar a conexão à rede transeuropeia, tendo em vista a minimização dos constrangimentos derivados da nossa localização geográfica e a valorização dos nossos recursos naturais e geo-estratégicos em matéria de transportes rodoviários, ferroviários, marítimo e aéreo, reforçando o papel das relações transatlânticas. Para tal, contribuirá também a implementação de um sistema logístico, integrador dos diversos modos de transporte e potenciador de uma mobilidade mais eficiente e rentável.»

Curiosamente se tivesse que escolher o melhor programa pela abordagem que faz do tema e pelos princípios que defende teria que optar pelo governo de Pedro Santana Lopes, explica o que Cavaco nunca explicou nos seus programas e justifica melhor as opções do que o de Durão Barroso.

Conclusão: neste debate sobre as decisões políticas de grandes obras pública há um grande défice de memória e de honestidade intelectual por parte de alguns intervenientes. Os programas de Cavaco Silva pareciam meras notas da sua vontade, as decisões quanto a grandes obras públicas pareciam obedecer a notas feitas na toalha do bar de São Bento!

Umas no cravo e outras na ferradura

FOTO JUMENTO

Rosa no Jardim da Fundação Calouste Gulbenkian

IMAGEM DO DIA

[Giuseppe Cacace/Agence France-Presse]

«A couple kissed at Venice’s flooded Piazza San Marco Monday. Water was expected to recede from the area, which is prone to flooding.» [The Wall Street Journal]

JUMENTO DO DIA

José Sócrates

O Governo não precisa de recorrer aos serviços de empresas de express mail, tem um pimeiro-ministro para distribuir tudo, desde e-escollinhas a Magalhães, passando por canudos dos cursos tirados à pressa nas Novas Oportunidades. Agora anda a distribuir cheques-dentista.

BLOCO CENTRAL?

Uma coligação com Ferreira Leite não é um bloco central, é um daqueles blocos que se amarram às pernas de um condenado para se ter a certeza de que vai ao fundo.

AVES DE LISBOA

Pisco-de-peito-ruivo [Erithacus rubecula]
Local da fotografia: Parque da Bela-Vista

PARA O MIGUEL SOUSA TAVARES, COM AMOR

«Ao invés, se fizesse o trabalho de casa, certamente perceberia que entre si e aqui o tipo especialista "em ofensa fácil" não há assim tantas diferenças sobre o entendimento do caso Freeport, tirando a parte das suas "convicções pessoais". Mas sabe como é: eu não conheço o primeiro-ministro, janto poucas vezes fora de casa e não tenho companheiros de caça. Parecendo que não, isso ajuda a não ter tantas "convicções pessoais". E quanto a ir pastar caracóis para o Sara, seria um óptimo programa não fosse correr o risco de dar de caras consigo numa daquelas expedições pelo deserto. Por mais estranho que lhe possa parecer, nós dois juntos numa duna não é um dos sonhos da minha vida.» [Diário de Notícias]

Parecer:

O lado rasca e com verniz estalado de João Miguel Tavares.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Arquive-se.»

CRISE NÃO AFECTA A FALTA DE CHÁ

«Estava José Sócrates numa situação pública quando uma jornalista se aproximou: "Posso?", disse ela. Respondeu Sócrates: "Claro, eu não mordo." E ela: "Não morde, mas rosna. E às vezes rosna muito."

A história foi contada, no domingo, pelo jornal Público. Temos, assim, que uma jornalista, no exercício das suas funções, disse a alguém sobre quem escrevia: "Você rosna." Tenho a dizer o seguinte: está tudo maluco. Ao almirante Pinheiro de Azevedo irritava-o ser sequestrado; a mim é mais conversas parvas. Engalinham-me. Eu sei que é remar contra a maré mas, pronto, não gosto. Sócrates, a alguém que pediu para se aproximar, respondeu: "Claro, eu não mordo." E podia responder. A frase é coloquial e, até, amigável. A isso a jornalista respondeu: "Não morde, mas rosna. E às vezes rosna muito." E, não, não podia responder. Nenhuma jornalista (como jornalista, isto é, a trabalhar) pode falar assim a um primeiro-ministro. E como o hábito de desconversar já está arreigado, explicito o que digo: nenhum notário (enquanto notário) pode falar assim a um mecânico. Perceberam? » [Diário de Notícias]

Parecer:

Por Ferreira Fernandes.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Afixe-se.»

VITAL SASSOON

«O cabelo de Vital Moreira deixa-me transfixo. A tal ponto que não consigo ouvi-lo quando o vejo ou ler o que escreve se houver um retrato dele lá no meio. O que é que aquele cabelo está a tentar dizer-me? Como foi alcançado? Aquele risco ao lado que levanta voo como uma esquadra de caças F-16 está aberto a qualquer um? Ou é preciso tomar precauções especiais?
Bem sei que é feio julgar as pessoas pela aparência e que eu próprio teria sido condenado à morte se assim não fosse. Mas um cabelo tão imperiosamente modelado é, tal como o bigode, uma escolha consciente. Não se nasce com um cabelo daqueles ou, caso se nasça, o obstetra não sobrevive.

A opção de configurar e trazer assim o cabelo é inteiramente da responsabilidade de Vital Moreira. Tanto Deus como Viriato estão inocentes. Podemos assim julgar o penteado sem ofender a humanidade e gozar com ele sem estarmos a rir do infortúnio alheio. Não sei quanto tempo e quantos produtos - quantas pessoas - são necessários para obter aquela onda compacta e inamovível. Mas uma coisa é certa: emana soberba e autoridade. Olha-se para aquele resplandecente capacete de oiro branco e cisma-se: "Eis o Rubens Barrichello da Anadia."

Veja-se a foto na página 9 do PÚBLICO de ontem. Longo, espesso, repetitivo, vaidoso, impenetrável e sempre a pender para o mesmo lado, o penteado de Vital Moreira é bem o oposto dos seus textos e discursos. Aí residirá a contradição que torna ambos tão irresistíveis.» [Público assinantes]

Parecer:

Por Miguel Esteves Cardoso.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Afixe-se.»

DIMINUI O NÚMERO DE ACIDENTES DE TRABALHO MORTAIS

«O número de acidentes de trabalho mortais em Portugal caiu de 163 em 2007 para 120 em 2008 mostrando que "a sociedade está a valorizar a prevenção", de acordo com o responsável nacional pela Segurança e Saude no Trabalho.

"As mentalidades estão a mudar, a sociedade está a ir no bom caminho e a valorizar a prevenção", disse em entrevista à agência Lusa o Coordenador Executivo para a Promoção da Segurança e Saúde no trabalho, Luis Lopes.» [Diário de Notícias]

Parecer:

Se fosse ao contrário seria uma excelente notícia.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Solicite-se um comentário a Carvalho da Silva.»

MAIS UIMA ASNEIRA DE MANUELA FERREIRA LEITE

«A entrevista a Mário Crespo, na SIC, ainda não tinha ido para o ar e já a líder do PSD rectificava a leitura que tinha sido feita sobre a sua abertura à hipótese de um governo de bloco central. "Como é sabido sempre recusei essa hipótese. É uma leitura abusiva das minhas palavras", disse à Lusa Manuela Ferreira Leite. Mário Crespo aceitou a rectificação, mas insistiu ao DN: "Pareceu-me que ela não excluía nenhuma das hipóteses. A ideia com que fiquei foi essa!"

Na entrevista, o jornalista relembrou à líder laranja as palavras do Presidente da República no 25 de Abril sobre a necessidade das forças políticas encontrarem soluções de governo perante o momento difícil do País. Crespo disparou a pergunta se se sentia mais confortável, numa aliança do PSD com o CDS/PP (AD) ou se num novo bloco central (com o PS). E a resposta foi: "Eu sentir-me-ia confortável com qualquer solução em que eu acredite. Em que eu acredite que a conjugação de esforços e, especialmente, a conjugação de interesses - interesses no sentido do País - são coincidentes. Se perceber que o objectivo país não é propriamente aquele que está no centro das atenções, então com dificuldade haverá um Governo que possa contribuir para a melhoria do País." » [Diário de Notícias]

Parecer:

E depois queixa-se de que ninguém a ouve, cada vez que abre a boca ou entra mosca ou sai asneira.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Sugira-se a Ferreira Leite que volte aos tempos do silêncio.»

OBRIGADO SENHOR SECRETÁRIO DE ESTADO

«
O Fisco já reembolsou 400 mil contribuintes em IRS o que se traduzirá numa devolução de 450 milhões de euros até ao final de Abril, revelou o Governo.

"Estamos a cumprir integralmente os prazos previstos", disse hoje o secretário de Estado dos Assuntos, Fiscais, Carlos Lobo, no final do congresso "Novas tendências da fiscalidade", organizado pela Câmara dos Técnicos Oficiais de Contas.» [Diário Económico]

Parecer:

Estes políticos idiotas ainda não perceberam que não estão a reembolsar nada, estão a devolver impostos cobrados a mais e em grande parte devido a tabelas de retenção na fonte que são verdadeiras cobranças antecipadas do IRS.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Deus lhe pague porque eu não tenho trocos.»

SÓCRATES ANDA A DISTRIBUIR CHEQUES-DENTISTA

«O primeiro-ministro e as ministras da Saúde e da Educação entregam hoje os primeiros cheques-dentista a alunos com sete, dez e 13 anos, uma medida que deverá abranger 200 mil crianças e custará 15,2 milhões de euros.

José Sócrates, Ana Jorge e Maria de Lurdes Rodrigues estarão hoje, a partir das 11:00, na Escola Básica do 2º e 3º ciclos Nuno Gonçalves, em Lisboa, para assinalar o arranque da iniciativa, anunciada pela ministra da Saúde em Novembro, na Assembleia da República.» [Público]

Parecer:

Se perder as eleições vai para as Novas Oportunidades tirar um curso de distribuidor de express mail, experiência não lhe falta.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Pergunte-se a Sócrates o que vai distribuir a seguir.»

PCP PERDEU NA TENTATIVA DE CONQUISTAR O SITAVA

«Depois de ter apoiado sempre e integrado com elementos seus a lista unitária da direcção do Sitava, o PCP decidiu apresentar uma lista própria. E, como é natural, esperou que todos os seus militantes apoiassem esta lista. Só que quer Vítor Mesquita, quer Luís Magalhães e Luís Rosa optaram por permanecer na lista unitária e não aceitaram sair para apoiar a lista partidária.

A campanha eleitoral interna foi bastante disputada. O PCP empenhou-se bastante, tendo mesmo o semanário partidário Avante! publicado duas notícias sobre esta eleição sindical. A primeira saiu a 19 de Março, dia da eleição, em que era manifesto o apoio à lista B.O Avante! citava um comunicado da lista comunista em que se afirmava que o apoio encontrado "superou serenamente as dificuldades mais inesperadas" e exemplificava com "destruição de propaganda", com "boatos difamatórios" e a "utilização abusiva" dos meios do sindicato pela outra lista.» [Público assinantes]

Parecer:

Os dois militantes do PCP estão com sorte, vão ser expulsos.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Aguarde-se pelo fim do processo.»

SESSÃO DE FOTOGRAFIA DO AIR FORCE ONE ASSUSTA NOVA IORQUE

«Una sesión de fotos a un Air Force One, uno de los aviones de la Fuerza aérea de los Estados Unidos que transporta al presidente estadounidense, Barack Obama, ha sembrado un caos momentáneo en Nueva York. A media mañana de este martes, muchos neoyorquinos vieron con asombro cómo un avión sobrevolaba el río Hudson a la altura de la zona sur de la isla de Manhattan escoltado por dos aviones de combate.

Esa visión desató el pánico entre muchos de ellos, que no pudieron evitar acordarse de los atentados del 11 de septiembre de 2001, en los que dos aviones controlados por terroristas se estrellaron contra las Torres Gemelas del World Trade Center y causaron la muerte de casi 3.000 personas.» [20 Minutos]

VISITA AO MAIOR SUBMARINO NUCLEAR SOVIÉTICO [imagens]

VADIM

TERRA NEWS