quinta-feira, janeiro 07, 2010

Umas no cravo e outras tantas na ferradura

FOTO JUMENTO

Aldeia de Monsanto

(imagens de A. Cabral)

IMAGEM DO DIA

[Ted S. Warren/Associated Press]

«FOLDING THE FLAG: Pierce County, Wash., sheriff’s deputies folded the flag that covered the casket of slain deputy Kent Mundell during a memorial service in Tacoma, Wash., Tuesday. Mr. Mundell was shot last month while responding to a domestic dispute.» [The Wall Street Journal]

JUMENTO DO DIA

Cavaco Silva, pré-candidato a Belém

Na sua mensagem de Ano Novo Cavaco Silva lançou o pânico no país, alertando para explosões sociais e outras catástrofes. Passados poucos dias e depois de o PS ter mandado umas cartas aos partidos da oposição Cavaco Silva apressou-se a apanhar os louros assegurando que tudo ia correr bem. Cavaco anda tão animado que já prevê um crescimento com algum vigor na economia durante o ano que agora começou.

Nada melhor do que pensar no seu futuro político para vermos um Cavaco Silva ultra optimista, só é uma pena que o pré-candidato á presidência confunda os seus objectivos políticos com o interesse do país.

OS DISCURSOS DO VAZIO

«O eng.º Sócrates e o dr. Cavaco falaram à pátria. A pátria ficou estarrecida. O primeiro teceu um plissado de banalidades, e procurou aliviar as nossas angústias inesgotáveis dizendo que as coisas corriam o melhor possível. O segundo reduziu a subnitrato o júbilo do orador. A situação é «catastrófica» e o horizonte é horroroso. O pior do pensamento do dr. Cavaco, se é que o tem ou alguma vez o teve, é que se ordena na desordem. Não há ponta de originalidade nem pingo de lirismo. Estamos danificados por dentro e por fora: falta-nos competitividade, andamos cheios de lazeira, devemos dinheiro a toda a gente, possuímos uma alma adormecida, não somos coerentes nem fluentes, o sol apagou-se dentro de nós. Enfim, segundo o dr. Cavaco, somos uns grandes desgraçados. Nem uma palavra, uma escassa, módica e tímida palavra sobre cultura, ciência, arte.» [Diário de Notícias]

Parecer:

Por Baptista Bastos.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Afixe-se.»

NUS OU MORTOS A ESCOLHA É ÓBVIA

«Na quinta-feira passada, no aeroporto de Salt Lake City, Utah, nos voos que obrigavam a passagem pelos scanners corporais, só três passageiros, em dois mil, preferiram serem vasculhados à mão. Os outros deixaram que o famoso scanner lhes mostrasse o corpo nu e em três dimensões. O exemplo de Salt Lake City repetiu-se nos Estados Unidos: os passageiros acolhem bem aquilo que uns excitados chamam "a violação da privacidade". Como se a violação da privacidade não fosse um facto quotidiano. Para não sairmos do universo dos aeroportos: não temos de mostrar a um desconhecido um documento que revela o nosso nome? Claro que a aceitação da nova medida de segurança deveu-se à proximidade do atentado do terrorista nigeriano, no dia de Natal. Amanhã, se não houver mais atentados, haverá mais recalcitrantes. Mas, por estes dias, é como se o título do célebre romance de Norman Mailer, Os Nus e os Mortos, fosse uma alternativa, à qual se faz a escolha óbvia: antes nus. Em 2002, o Parlamento Europeu comprou seis scanners para o seu edifício. Custaram 720 mil euros e ficaram nas caves sem utilização - bom sinal, nada rebentou por Estrasburgo. Mas se no próximo dia 15 esses scanners vão a leilão, não é para se libertarem de tais aparelhos, é para comprarem mais sofisticados. Mau pressentimento.» [Diário de Notícias]

Parecer:

Por Ferreira Fernandes.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Afixe-se.»

OK, EU AMO-TE

«O Telegraph de sábado passado gritava: Traditional English spellings could be killed by Internet, says language expert. Só porque David Crystal disse que, daqui a umas décadas, o conjunto de convenções da actual ortografia inglesa será substituído por um novo conjunto de convenções, com origem na Internet, nos SMS, etc.

Há para chorar e para agradecer nos dicionários SMS e Net de língua inglesa. A expressão da indiferença melhorou. Começou antes da Internet com o perene whatever. Na Net diz-se meh e significa "isso não me interessa". É um encolher de ombros.

Até no OK houve progressos. Digitar só K mostra que é um acordo mole, tipo "se-tu-o-dizes". É um whatever de uma letra só e reproduz o OK pouco convencido de quem diz só kay em vez de oh kay. É bonito porque a letra K pronuncia-se kay. O OK fica para quem está mesmo de acordo. E, quando alguém está a insistir connosco, há o KK, que corresponde ao Okay, Okay! É, em duas letras, o "pronto, pronto; cala-te lá com isso!"

Há acrónimos bons, como SSDD (same stuff, different day), LIC (like I care) e FICCL (frankly, I couldn"t care less).

O contrário da indiferença é o amor. Gosto de 143 e de 831. 143 dito em voz alta é I for three. Tirando o último R, dá I for thee. Thee é a forma antiga e poética de you. Logo, 143 quer dizer I love you. 831 é melhor ainda. Significa: 8 caracteres, 3 palavras, 1 significado. Ou seja, a frase I love you.

P.S.: Há um bom dicionário SMS em http://bit.ly/13FyF.» [Público]

Parecer:

Por Miguel Esteves Cardoso.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Afixe-se.»

CASAMENTO GAY: SÓCRATES IMPÕE DISCIPLINA DE VOTO

«José Sócrates impôs esta quarta-feira disciplina de voto à bancada socialista relativamente aos projectos-lei do BE e do PEV sobre o casamento homossexual, que vão a votos na Assembleia da República depois de amanhã.

A decisão do secretário-geral do PS foi tomada durante um almoço com o líder parlamentar, Francisco Assis, no Palácio de São Bento. Os deputados socialistas estão obrigados, por disciplina partidária, a votar contra os projectos do BE e do PEV, que além do casamento prevêem a adopção.» [Correio da Manhã]

Parecer:

Tratando-se de matéria que não tivesse constado de forma objectiva no programa eleitoral do PS esta posição seria questionável, mas neste caso o programa era claro e os deputados sabiam disso quando se candidataram.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Aprove-se.»

(DES)"I"NFORMAÇÃO À PORTUGUESA

«José Sócrates concordou com a opção da TAP de não pagar prémios de desempenho às dez trabalhadoras que estiveram de baixa por maternidade em 2007. A empresa defendeu que, como as 10 empregadas estiveram ausentes, não cumpriram os mínimos de trabalho para ter prémios, justificando a decisão com o Acordo de Empresa (AE). Porém, um parecer da Comissão para a Igualdade no Trabalho e no Emprego (CITE) rotulou a decisão de "discriminação".

Instado a pronunciar-se sobre o caso, o gabinete do primeiro-ministro (PM) acabou por concordar com a posição da transportadora, apesar da mesma contrariar também acórdãos de Bruxelas que estipulam que "excluir os períodos de protecção da mãe dos períodos de trabalho, para efeitos da concessão de uma gratificação que visasse remunerar retroactivamente o trabalho cumprido, constituiria uma discriminação do trabalhador do sexo feminino." Esta é uma opinião idêntica à da CITE, constituída por representantes governamentais e parceiros sociais e que funciona sob a tutela do Ministério do Trabalho.» [i]

«A TAP negou que tenha discriminado funcionárias grávidas na atribuição de prémios de desempenho, afirmando que no ano de 2007 atribuiu estes prémios a 37 mulheres que gozaram licenças de parto mas que não estiveram ausentes do trabalho mais de seis meses.

O Acordo de Empresa da TAP estipula que ficam excluídos de receber eventuais prémios os funcionários que no ano em causa "tenham tido absentismo e/ou suspensão do contrato com duração (acumulada) igual ou superior a cinco meses".» [Diário de Notícias]

Parecer:

Parece que tudo o que possa servir para atirar a Sócrates excita os nossos jornalistas. O mais ridículo é que nem o jornalista, nem o PCP que se apressou a questionar o governo, repararam que a norma está no "acordo de empresa" que supostamente foi acordado com os sindicatos. Enfim, mais uma palhaçada à portuguesa, coisa que começa a ser comum nestes dias.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Pergunte-se ao jornalista e ao director do "I" se confirmaram a informação antes de irem à procura de uma grávida para fotografarem.»

É UMA QUESTÃO DE PREÇO...

«Saldos sim, mas não na revista Playboy. Jessica, irmã de Ruth Marlene, a dupla que ilustra a edição deste mês da publicação, garante que não posaram sem roupa por menos dinheiro do que aquele que vinha sendo oferecido às anteriores fotografadas. "É humilhante dizerem que me despi por 800 euros", reage em declarações ao DN, contrariando uma notícia do Correio da Manhã. "É absurdo. É um nu, não é posar em lingerie", acrescenta. » [Diário de Notícias]

ORÇAMENTO: CAVACO ACREDITA NUM ACORDO

«Interpelado sobre como vê a disponibilidade do Governo em negociar com os partidos o Orçamento de Estado para 2010, Cavaco Silva reiterou que a saída de Portugal da "difícil situação em que se encontra" passa por um "entendimento inter-partidário".

Um entendimento inter-partidário, continuou o chefe de Estado, "que resolva um conjunto de dificuldades que são complexas e que requerem uma união de esforços vindos dos diferentes partidos políticos".» [Diário de Notícias]

Parecer:

Depois destas declarações quase aposto que o orçamento será aprovado sem dificuldades pois Manuela Ferreira Leite já deve ter recebido as "instruções" de um qualquer assessor anónimo de Belém. Se assim for, a dramatização feita por Cavaco só serviu para trabalhar a sua imagem com vista às eleições preidenciais, por outras palavras a preocupação com explosões sociais não passa de uma treta artificial.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Aposte-se.»

MONA LISA TINHA EXCESSO DE COLESTROL

«A expressão facial de Mona Lisa, um dos mais famosos quadros na História de Arte pintado por Leonardo DaVinci, foi estudada de forma detalhada por Vito Franco, académico e cientista da Universidade de Palermo, em Itália.

Pequenas manchas nas pálpebras da mulher pintada no quadro - que se acredita ser Lisa del Giocondo - seriam acumulações subcutâneas de gordura designadas por xantelasma, sinal de elevados níveis de colesterol. » [Expresso]

Parecer:

Se a senhor ainda fosse viva recomendar-lhe-ia alguns cuidados na alimentação.

NADA COMO UM ANO DE PRESIDENCIAIS PARA CAVACO FICAR OPTIMISTA

«O Presidente da República afirmou hoje acreditar que 2010 será um ano melhor do que o anterior e que será possível Portugal arrancar para uma recuperação económica de "algum vigor".

Questionado sobre se acredita que o novo ano será melhor do que 2009, o chefe de Estado manifestou-se optimista, considerando que a crise económica e financeira internacional irá diminuir.» [Diário Económico]

Parecer:

Este Cavaco é mesmo milagroso.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Dê-se a merecida gargalhada.»

PORTUGAL É SEGUNDO NAS EÓLICAS

«Por cada 100 Watt de electricidade consumidos no ano passado nos lares portugueses, 15,03 Watt vieram do vento, um valor que eleva o país do terceiro para o segundo lugar mundial no contributo de energia eólica, atrás da Dinamarca e agora à frente da Espanha.

Os dados publicados ontem pela Redes Energéticas Nacionais (REN) sobre a produção de energia eléctrica em Portugal, em 2009, mostram que, por cada 24 horas, três horas e 36 minutos, em média, vieram do vento, ou seja, mais 31,6 por cento do que no ano transacto.» [Público]

Parecer:

E há quem diga que nada se fez.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Elogie-se o esforço feito no domínio da energia.»

TÍTUNO "MUITA PAPRIKA"

A ler o post "ser de esquerda":

«Os partidos à esquerda do PS, de há uns anos a esta parte, preocupam-se exclusivamente com o seu umbigo. Excluem à partida qualquer tipo de negociação, bem patente na posição do BE em relação ao orçamento de estado: tem "pouca expectativa sobre a real disponibilidade negocial do Governo". O PCP "reclama uma mudança completa de políticas para “inverter um caminho que se revelou desastroso para o país”". Os sindicatos preocupam-se mais com os interesses deles próprios que os dos trabalhadores que supostamente representam. Tudo em nome do reforço eleitoral. O problema é que os seus eleitores vêem os seus votos desperdiçados, porque estes partidos dão oportunidade à direita para influenciar as decisões do governo. E ainda terão o desplante de dizer que Sócrates não é de esquerda, porque negoceia com PSD e CDS, mas que outra alternativa lhe resta?

O partido comunista espanhol dá o seu apoio ao governo de Zapatero por dois motivos, para impedir que os radicais de direita do PP voltem a governar e influenciar algumas das decisões do executivo. Os seus meros 2% influenciam mais a política espanhola que os mais de 15% dos votos do PCP e BE em Portugal.»

MAREK JEDZER

PUBLICIS/UNICEF