sábado, janeiro 09, 2010

Umas no cravo e outras tantas na ferradura

FOTO JUMENTO

Coruche

IMAGEM DO DIA

[Óscar Corral]

«Santiago, esta mañana tras la nevada de ayer.» [El Pais]

JUMENTO DO DIA

Aguiar Branco, líder parlamentar do PSD

Quem ouviu Aguiar Branco questionar a constitucionalidade do casamento entre pessoas do mesmo sexo tal como foi aprovado pelo parlamento com o argumento de que discrimina os homossexuais na adopção é levado a pensar que foi esta a questão que levou o PSD a votar contra. Mas não foi, o PSD opôs-se e propôs uma a adopção de um contrato do tipo familiar que também discriminava os homossexuais no mesmo capítulo.

Esta postura do PSD é cobarde e só essa cobardia é que levou quase todos os seus deputados a votarem contra e alguns a absterem-se, não acredito que não haja um deputado do PSD que seja a favor da alteração votada no parlamento. É a mesma cobardia que leva Manuela Ferreira Leite a ter deixado de aparecer em público, não assumindo qualquer posição, escudando-se na defesa da família.

A FAMÍLIA E O CASAMENTO

É verdade que uma boa parte da nossa sociedade está estruturada em torno de núcleos familiares, mas isso é tanto verdade para os países cristão como é verdade para a generalidade nas sociedades humana, ainda que o conceito de família tenha diferenças de sociedade para sociedade. A existência de famílias bem como das cerimónias que celebram a sua constituição é muito anterior a qualquer religião e existe em sociedades cujos valores não são tutelados por religiões.

A celebração de casamentos sob a forma de contrato legal não é condição para a existência de uma família ou daquilo a que designamos por casamento, em muitas sociedades na celebração do casamento, com ou sem contrato escrito, não obedece nem decorre de princípios religiosos.

Usar o conceito de família por oposição ao casamento de pessoas do mesmo sexo é um abuso fundamentalista dos que gostariam de impor aos portugueses uma "charia" cristã.

ANTÓNIO: CASAMOS?

NO DOMINGO: "NO PAINTS" NO METRO DE LISBOA

Organização: ImprovLisboa (Facebbok)/Improv Everywhere .

CASO FREEPORT AINDA MEXE

Ao que parece e apesar de haverem arguidos os investigadores ainda não encontraram o crime, pelo que a investigação segue o seu curso normal, isto é, servir de alimento à especulação. O primo de Sócrates, o tal que não conseguiu qualquer negócio usando o nome do então ministro do Ambiente foi ouvido e, segundo a comunicação social, terá sido autorizado para usar a relação de parentesco numa reunião com o responsável do marketing do Freeport.

Ora, não só o primo mentiu quando numa entrevista disse que não tinha sido autorizado a dizer o nome, como a ser verdade a autorização de Sócrates isso só prova que o Freeport não estava em dívida com o primeiro-ministro, senão teria feito negócio.

O que procuram os investigadores, um crime ou matéria para alimentar a campanha contra Sócrates? Não compreendo como foram a correr ao colega para denunciar pressões e não se sentem incomodados por as paredes dos seus gabinetes parecerem ser de vidro, de manhã o primo de Sócrates é ouvido e à tarde os jornalistas do Expresso parecem saber o que foi dito pela testemunha.

Só que nesta matéria as golpadas foram tantas que os portugueses já olham para este processo com o tédio próprio de quem não confia nem na justiça, nem nos seus justiceiros de manga de alpaca.

DEIXEM SECRETOS OS SERVIÇOS, SFF

«Os ingleses popularizaram um nome para os serviços secretos - intelligence - que só comprova que há humor britânico. A nova prova veio da Eslováquia e voou para a Irlanda. No sábado, os serviços de "inteligência" (ponham aspas nisso) eslovacos foram ao seu aeroporto de Poprad-Tatry montar uma armadilha. Aconteceu o inevitável: caíram nela. Também, diga- -se, meteram-se em contas complicadas. Para testar o faro dos seus cães, puseram nove pacotes de explosivos em oito malas de passageiros. Nove pacotes, oito malas! Deu bronca, claro. Não por culpa dos cães, que a inteligência destes não leva aspas. Nas oito malas com explosivos, os cães alertaram. O problema é que com o pessoal humano o recrutamento dos serviços secretos eslovacos não é tão criterioso. Na mala que levava dois pacotes, os secretas tiraram um só e deixaram o outro explosivo seguir viagem. E foi assim que um inadvertido electricista eslovaco, imigrante na Irlanda, desembarcou no aeroporto de Dublim e foi para casa com 86 gramas do explosivo RDX. Maus a descobrir, os agentes eslovacos são bons a esconder e nem depois de desfazer a mala o electricista descobriu o pacote. Só o soube quando a polícia irlandesa bloqueou a rua, desalojou os vizinhos e o levou para algumas horas de interrogatório.» [Diário de Notícias]

Parecer:

Por Ferreira Fernandes.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Afixe-se.»

SELECÇÃO DO TOGO METRALHADA EM CABINDA

«O autocarro que transportava a selecção do Togo foi metralhado por rebeldes ao passar a fronteira entre o Congo e Angola. O motorista da viatura morreu e, segundo vários relatos, ficaram feridos dois jogadores, um assistente técnico, o médico da delegação e um jornalista que acompanhava a selecção, que vai participar na Taça Africana de Nações (CAN).» [Diário de Notícias]

Parecer:

O governo Angolano gosta muito de mandar estrangeiros para Cabinda, numa tentativa de dar uma aparência de normalidade num território onde não há condições de segurança.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Lamente-se.»

MIGUEL RELVAS ESPERA UMA CANDIDATURA DE FERREIRA LEITE

«Seria possível convidar a Ferreira Leite para integrar um governo de Pedro Passos Coelho.

(longo silêncio) Acho que sim. Não vejo nenhuma objecção de princípio.» [Diário de Notícias]

Parecer:

É evidente que Manuela Ferreira Leite pode ser candidata a continuar a liderar o PSD, a senhor ainda não percebeu que mais do que o seu partido foi ela a derrotada nas legislativas. Sinais desta hipótese são o protagonismo de Aguiar Branco e o silêncio dos possíveis candidatos da sua área política.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Espere-se para ver.»

TÍDUBAI: INGLESA VIOLADA ACABOU PRESA POR SEXO ILEGAL

«A embaixada britânica no Dubai declarou ao jornal "The Sun" que se têm verificado algumas situações de enorme injustiça naquele país, mas que esta ultrapassa todas as outras. Uma londrina de 23 anos terá alegadamente sido violada por um empregado de um luxuoso hotel do Dubai, mas ao deslocar-se com o noivo à polícia para apresentarem queixa, acabaram detidos acusados de sexo ilegal e consumo ilícito de bebidas alcoólicas.

Segundo a notícia do tablóide britânico "The Sun", o casal estava a passar o fim-de-semana alargado de ano novo no Dubai. A inglesa, descendente de paquistaneses, diz que a violação foi perpetrada por um empregado do Dubai Marina's Address Hotel, que a seguiu até à casa-de-banho das senhoras e se aproveitou do facto dela se encontrar semi-consciente.

A vítima admitiu que havia bebido demasiado, após o namorado a ter pedido em casamento. Foi por admitir o seu estado de embriaguês, assim como o ter partilhado o quarto com o seu noivo, que levou a que a polícia a detivesse. Segundo a rigorosa lei daquele Estado islâmico, é proibido o consumo de bebidas alcoólicas fora de locais com licenças especiais para esse efeito e a prática de relações sexuais fora do casamento. » [Expresso]

PRIMEIRO-MINISTRO IRLANDÊS ADMITE INFEDILIDADE DA ESPOSA

«O primeiro-ministro da Irlanda do Norte, Peter Robinson, confessou que a sua esposa lhe foi infiel. O caso poderia ter ficado camuflado, não fosse Iris Robinson figura pública e assessora do marido.

Numa entrevista televisiva, Robinson, emocionado, contou que decidiu perdoar as infidelidades de Iris, depois de uma tentativa de suicídio da esposa. “Amo a minha mulher e sempre lhe fui fiel. Com humildade e arrependimento, Iris queira o meu perdão. Declarou-se a única responsável pelos actos e decidi perdoá-la. E o mais importante: sei que procurou e recebeu o perdão de Deus”, disse. A linguagem religiosa tem uma explicação: o casal é casado há 40 anos e pertencem ao partido do reverendo Paisley, um grupo de raízes presbiterianas onde imperam as ideias tradicionalistas.» [i]

OBAMA: MODELO À FORÇA

«Um enorme painel publicitário com a imagem de Barack Obama está exposto na Times Square, em Nova Iorque. A propaganda, da empresaWeatherproof, mostra Obama usando um casaco da marca e qualifica o presidente como "um líder com estilo". O anúncio também pode ser visto o site da marca, onde fazem promoção ao “casaco Obama”.

No entanto, a Casa Branca alega que o anúncio dá a entender que Obama apoia o produto e pede à Weatherproof que retire o cartaz. A administração de Obama sempre negou a utilização da imagem do presidente para fins comerciais.» [i]

JERZI WILINSKI

ASFALTO NOVO NUMA RUA DA BÓSNIA-HERSGÓVINIA

WRIGLEY 5 GUM