sábado, janeiro 30, 2010

Umas no cravo e outras tantas na ferradura

FOTO JUMENTO

Rã no Jardim Gulbenkian

IMAGEM DO DIA

[AP]

«La actriz Anne Hathaway ha recibido el premio Hasting Pudding a la Mujer del Año en la prestigiosa universidad de Harvard. Lejos de la solemnidad de los actos académicos, Hathaway ha paseado en un descapotable rojo con el grupo teatral del centro y después ha pasado varias pruebas que le pusieron los alumnos.» [El Pais]

JUMENTO DO DIA

José Sócrates

O primeiro-ministro fala do aumento dado aos funcionários públicos no ano passado foi um grande favor que lhes foi feito para justificar o congelamento dos vencimentos. É bom que José Sócrates perceba que no ano passado não fez nenhum favor aos funcionários públicos, aliás, ao longo da última legislatura é muito provável que os funcionários públicos tenham perdido em termos reais, ao que importa acrescer muitas outras medidas que resultaram na desvalorização dos estatutos, no adiamento da idade de aposentação e, pior do que isso, na sua desvalorização pessoal.

Os funcionários públicos nada devem a José Sócrates pelo que o primeiro-ministro deve abster-se de usar argumentos que ofendem a sua inteligência. É evidente que a crise aconselha a moderação, deve ser explicada, mas este tipo de argumentação é ofensiva.

WALTER LEMOS

Gostei de ouvir Walter Lemos, o agora secretário de Estado do (Des)Emprego, falar sobre a evolução do desemprego, fazendo comparações internacionais e previsões. Um dia destes ainda vou ouvir este super-homem de Sócrates a dissertar sobre mudanças climáticas ou mesmo sobre cardiologia.

O QUE É FEITO DO SUCESSO DO FISCO?

Durante anos o país foi intoxicado com propaganda do fisco mostrando o seu sucesso no combate à evasão fiscal, primeiro foi o dr. Macedo, depois deste ter sido promovido a administrador da BCP depois da razia dos outros homens da Opus Dei foi o seu sucessor, o próprio governo embalou.

Graças a este sucesso muitos incompetentes foram louvados, reconduzidos ou promovidos, à custa do trabalho de poucos no sector da cobrança de dívidas. Agora que a receita fiscal caiu e odéfice foi a desgraça que todos sabemos ninguém do fisco dá a cara pela desgraça, a culpa foi da crise. Quando a receita aumentou graças ao agravamento das taxas tudo se deveu ao fisco, agora que a receita fiscal desceu em queda livre ninguém fez as contas para apurar as causas..

O GOVERNO E AS EMPRESAS DE RATING

Quem mais tem evidenciado o papel das empresas de rating nos últimos anos é precisamente o mesmo governo que agora as critica. Não se pode invocar as subidas da notação financeira da dívida portuguesa como prova do sucesso do governo e questionar o seu papel quando as mesmas notações são negativas, não se pode invocar o risco de descida nas notações para fazer aprovar medidas de austeridade e depois questionar o papel das empresas de rating no mercado financeiro, não se pode reunir com os jornalistas estrangeiros de manhã para influenciar a opinião daquelas empresas e à tarde desvalorizar o seu papel.

Apetece-me dizer ao ministro "é o mercado estúpido!". Há alguns meses atrás Jaime Silva, então ministro da Agricultura, invocava o mercado sempre que os agricultores se queixavam dos preços ou das dificuldades em sobreviver, na opinião daquele ministro, o mesmo é dizer que na opinião do governo a que pertencia também Teixeira dos Santos, só poderia sobreviver quem percebesse isso. Pois é, no sector financeiro também existe um mercado e aquilo que Jaime Silva dizia aos agricultores agora pode e deve ser dito a Teixeira dos Santos.

E no mercado financeiro Teixeira dos Santos nem sequer pode queixar-se dos intermediários, o peso das suas margens é infinitesimais ao pé do que sucede nos mercados agrícolas. Teixeira dos Santos criou uma imagem de competência mas só agora vai ser posto à prova e numa primeira avaliação está próximo do chumbo.

A VERDADE VELADA

«Ouso de véu por mulheres, seja integral (burqa e hiqab) seja parcial (hijab) merece-me o mais vivo repúdio. A ideia de que as mulheres devem andar tapadas, total ou parcialmente, porque essa é a única forma de serem respeitadas e respeitáveis - de "estarem seguras" - é para mim uma afirmação de desigualdade intolerável. Sou contra qualquer imposição do seu uso. Mas os mesmos motivos que me levam a rejeitar vigorosamente o véu e a sua imposição - os princípios da igualdade e da liberdade individual - obrigam-me a recusar a sua interdição total.

A Turquia foi, creio, o primeiro país do mundo a decretar uma interdição do véu em quase todo o espaço público, numa imposição musculada da laicidade. Farol laico da Europa, a França lançou em 2003 o debate com o relatório Stasi, solicitado por Chirac a um conjunto de "sábios" e concretizado em 2004 numa lei que interdita o véu (como outros sinais exteriores de religiosidade), nas escolas públicas (para estudantes e professores) e a funcionários de serviços públicos. Em França, a interdição parou à porta da universidade, onde as alunas são livres de usar véu;na Turquia inclui as universitárias.» [Diário de Notícias]

Parecer:

Por Fernanda Câncio.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Afixe-se.»

FERREIRA LEITE: PORTUGAL PRECISA DE ESTADISTAS E NÃO DE POLÍTICOS

«A líder social-democrata considerou hoje que o acordo sobre o Orçamento só foi possível porque Portugal "não aguenta mais que a política seja dirigida em função dos votos", sublinhando que o país precisa de estadistas e não de políticos.» [Expresso]

Parecer:

Digamos que Manuela Ferreira Leite depois de ter feito o frete de deixar passar o orçamento a pedido de Cavaco ganhou o direito de ser a porta-voz da candidatura presidencial de Cavaco Silva no parlamento.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Pergunte-se a Manuela Ferreira Leite se esta frase tem alguma coisa a ver com uma outra em que sugeriu a suspensão da democracia.»

FINALMENTE OS ESPANHÓIS QUEREM IMITAR OS PORTUGUESES NALGUMA COISA

«E se a hora fosse a mesma em Espanha e em Portugal? A proposta é do presidente da Comissão Nacional para a Racionalização dos Horários em Espanha, Ignacio Buqueras, que pediu hoje que o horário espanhol volte a coincidir com o português, actualizado segundo o meridiano de Greenwich.

Assim era até ao pós-guerra, e assim deverá voltar a ser, segundo o responsável. As razões? Melhorar a qualidade de vida dos cidadãos.

Buqueras analiso os resultados de um inquérito feito a 23 embaixadores espanhóis em vários países europeus e concluiu que Espanha deverá seguir o exemplo de Portugal, que tem menos uma hora, já que partilha com o nosso país a situação geográfica e climática.» [i]

Parecer:

Digamos que estão cheios de inveja de se terem de levantar quando os portugueses ainda estão na cama.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Dê-se uma gargalhada.»

TEIXEIRA DOS SANTOS FOI SURPREENDIDO PELO DÉFICE

«"Com certeza que fui surpreendido pelo défice de 9,3%" em 2009, disse Teixeira dos Santos, esta noite, em entrevista à RTP. O ministro das Finanças admitiu ter sido surpreendido pelos valores do défice face ao PIB. "A quebra da receita não era esperada. Em Outubro fui confrontado com a quebra da receita fiscal, o que nos permitiu projectar a quebra na receita fiscal total", disse. No entanto, nega poder falar em "morte lenta". "Acho excessivo", considerou.» [i]

Parecer:

Pois, o "corno" é sempre o último a saber.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Dê-se uma gargalhada do tamanho do défice.»

RANGEL NAMORA O ALBERTO JOÃO

«O eurodeputado social-democrata Paulo Rangel acusou hoje, sexta-feira, o primeiro-ministro e o ministro das Finanças de "falta de sentido de Estado" por alegadamente terem tentado criar uma "crise política artificial" em torno da Lei das Finanças Regionais.

"Este é o Governo da amnésia, do esquecimento, da irresponsabilidade. Um governo em que o primeiro-ministro e o ministro das Finanças ameaçam com uma crise política artificial que teria consequências desastrosas por causa de uma lei particular, revelando enorme falta de sentido de Estado", disse Rangel, durante a tomada de posse da concelhia de Aveiro do PSD, liderada por Vítor Martins.» [Jornal de Notícias]

Parecer:

Rangel é cada vez mais candidato à liderança do PSD mas tem a estratégia cobarde de não assumir a candidatura evitando o confronto político. Com esta "boca" está claramente a tentar captar o apoio de Alberto João.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Pergunte-se ao Alberto João se vai apoiar a candidatura do Rangel.»

NOVO CAÇA RUSSO

«El caza ruso Sukhoi PAK FA T-50 ha realizado hoy su primer vuelo de prueba, según ha informado una portavoz de la compañía. Se trata del primer caza completamente desarrollado en Rusia desde el colapso de la antigua URSS, con el que pretende plantar cara a la superioridad tecnológica y militar de Estados Unidos en los cielos.

El caza está dotado con tecnología stealth (avión furtivo), lo que le hace invisible a los radares, y cuenta con avanzados sistemas de control de vuelo y de armamento. El aparato es capaz de despegar y aterrizar en pistas de entre 300 y 400 metros de longitud. De acuerdo con algunos expertos, el aparato será capaz efectuar vuelos supersónicos de larga duración y repostar combustible en el aire. Sus sistemas de armamentos le permiten atacar simultáneamente varios blancos tanto en tierra como en el aire.» [El Pais]

IVES KRIEFF

CHILDREN OF THE STREET SOCIETY PRATORWATCH.CA