segunda-feira, fevereiro 08, 2010

Lembram-se?

Lembram-se do caso Freeport? Também saiu ás prestações no SOL da Felícia e na TVI da família Moniz, havia um DVD que deu para encenar uma telenovela, Sócrates até fez tudo para que a família Moniz divulgasse toda a verdade numa sexta-feira, Cavaco também andou preocupado. Lembram-se? O Presidente andou tão preocupado que chamou um sindicalista dos magistrados do Ministério Público a Belém porque se dizia que Sócrates tinha feito pressões sobre os investigadores, reuniu com Pinto Monteiro sabe-se lá para quê, o Cluny exigiu meios para investigar como deve ser, Jerónimo de Sousa exigiu uma investigação até às últimas consequências.

O que é feito do caso Freeport? Agora é que dava jeito chegar ao fim do processo para entalar o Sócrates, não acham? Mas não, Cavaco já deixou de andar preocupado, o Cluny já cedeu o lugar e os magistrados que entalaram o colega já não andam preocupados com pressões. Os ingleses já arquivaram o processo, os primos de Sócrates já regressaram da China e dos outros cantos do mundo, o Ministério Público já fez todas as peritagens, imagino que até fizeram um exame aos ditos do Cavalo de D. José no Terreiro do Paço para se certificar que o bicho não tem cancro na próstata. Se assim é porque razão não fazem o relatório final dizendo toda a verdade que andaram a dizer às prestações com fugas ao segredo de justiça.

Eu poderia recordar-me doutros processos, como o caso BPN ou a grandiosa Operação Furacão, até poderia recordar os milhares de mails que me diziam que Sócrates era bicha, panasca, paneleiro, gay, maricon e muitas outras coisas. Ou então as investigações ridículas do Ministério Público ao diploma, as investigações às obras na Covilhã. Mas nada disso interessa, o que rende agora é o caso Face Oculta.

Cavaco está outra vez preocupado, os líderes da oposição estão indignados, armados em putas virgens. Mas não estão preocupados com a violação das meias elementares regras de um Estado de Direito, não estão preocupados com a suspeita de que há gente a quem cabe defender a democracia que está a usar os poderes excepcionais que têm para promover um golpe de Estado. Não, a nossa oposição está preocupada com escutas feitas abusivamente, que supostamente deveriam ter sido destruídas e que o Supremo considerou não serem fundamento para um processo. Os nossos políticos parece confiarem mais em magistrados anónimos que violam a lei do que no Presidente da República, enfim, confiam em quem mais lhes interessa.

Como é que vai acabar o caso Face Oculta?

Com outro processo, a esta hora já os golpistas estão a seleccionar qual a carta anónima a investigar, quais os amigos de Sócrates a escutar, qual a comarca com um juiz de instrução mais camarada e investigadores mais revoltados com a perda das férias judiciais. Tal como o caso Freeport o Face Oculta não chegará ao fim, morrerá quando mão amiga fizer chegar à Felícia mais umas escutas ou uns documentos apreendidos. É só esperar algum tempo.