quinta-feira, fevereiro 18, 2010

Portugal cheira a mijo

Anda tanta gente neste país a fazer xixi pelas calças abaixo que um dia destes os aviões vão evitar o espaço aéreo português só para garantir o conforto dos passageiros. Anda todos com medo, jornalistas, políticos do governo e da oposição, comentadores políticos, magistraturas. Os que nos vale é que ainda há gente que não tem medo e enfrenta as circunstâncias, daí que políticos da oposição e jornalistas não lhes prestem grande atenção, lembro-me dos empresários que perdem mercados e tentam encontrar novos clientes, dos trabalhadores que não sabem se a sua empresa encerra no dia seguinte.

Os jornalistas mijam-se por tudo quanto é canto, dizem que Sócrates lhes move um processo judicial sempre que querem quebrar a rotina da notícia e decidem insinuar que se encheu no caso Freeport. Neste país já não se podem vender mais uns jornais e conseguir uma promoção ou, pelo menos, uma carícia do dono do jornal à custa de um primeiro-ministro, queixam-se de não ter a liberdade de destruir impunemente tudo e tudo em nome das amplas liberdades democráticas.

Os líderes dos partidos da oposição estão mijadinhos. Uns porque a seguir à esquerda que dizem parecer a direita sucederá uma direita a sério e, muito provavelmente, com todo o poder, desde o poder judicial promíscuo ao poder presidencial, passando pelo poder executivo. Outros porque só têm coragem depois da hora da vitória, quando distribuem cargos e mordomias à custa do trabalho político dos outros, até há os que ficam cheios de coragem quando percebem que nada lhes coube e se vão vender à concorrência.

Até na blogosfera se sente o mau cheiro típico dos urinóis, já há quem apague tudo o que escreveu ao mesmo tempo que calunia os seus antigos companheiros na esperança de alguém lhe dar os merecidos trinta dinheiros.

Nos jardins do Palácio de Belém também se sente o cheiro e certamente não é por a populaça ter aproveitado a comemoração paralela do 5 de Outubro para mijar nos canteiros presidenciais, mais apropriados para a família real de Boliqueime tirar a foto de família no aniversário do Rei Silva do que para churrascadas republicanas. De repente o Lima deixou de tomar café na Av. de Roma, os assessores desapareceram e o do Cavaco nem se houve, até parece que alguém gritou “Maria mete os assessores na barraca porque vai haver pedrada”. Depois do trauma da divulgação do mail do Público que por ali corre muito xixi pelas calças bem engomadas, vá lá o diabo saber por onde andarão os segredos do BPN.

É trite, num momento em que o país precisa de gente corajosa só vejo cobardes, gente que se esconde atrás das paredes da justiça para conspirar, jornalistas servis que de repente fazem procissão a dizerem que andam cheios de medo, políticos mijados sem coragem de ir em frente. Este país cheira tanto a mijo que até tresanda.