sábado, fevereiro 27, 2010

Umas no cravo e outras na ferradura

FOTO JUMENTO

Guincho-comum (Larus ridibundus) no Terreiro do Paço, Lisboa

FOTO JUMENTO

Ribeira Grande, Açores (Foto de A. Cabral)

IMAGEM DO DIA

[Heribert Proepper-AP]

«The world's largest solar-powered catamaran is unveiled in a shipyard in Kiel, Germany. The vessel is 192 feet long, 50 feet wide and 24.5 feet high» [The Washignton Post]

JUMENTO DO DIA

Aguiar-Branco

Convencido de que o PSD ou uma nova Aliança Democrática ganhará as eleições legislativas o líder parlamentar do PSD tenta sincronizar um inquérito parlamentar com o seu calendário político, falando já de uma moção de censura. Isto significa que o PSD tenta transformar uma tentativa de golpe de estado protagonizado por agentes anónimos da justiça numa confirmação eleitoral da destruição de José Sócrates.

Não é por acaso que ao mesmo tempo que Aguiar-Brancoi fala de moção de censura a "defunta" líder do PSD dramatiza o discurso económico, preparando o caminho para uma reedição do discurso da tanga. Isto é o cavaquismo no seu esplendor.

A COMUNICAÇÃO SOCIAL PORTUGUESA

A comunicação social portuguesa deve ser a mais original do mundo, os patrões são da direita, os jornalistas são do Bloco de Esquerda, fontes de informação são os magistrados e os deputados são as personagens dos cartoons.

MATARAM ZAPATA

«Aminatu Haidar. Orlando Zapata. Ela, uma activista sarauí de 44 anos, fez greve de fome num aeroporto espanhol, depois de ver a sua entrada em Marrocos recusada pelas autoridades locais e conseguiu, graças à atenção e pressão internacionais, regressar à sua terra e aos seus filhos; ele, um activista cubano de 42 anos, morreu anteontem, após 85 dias de greve de fome na prisão.

Sim: Zapata morreu. Mas dele só soubemos o nome porque morreu. Para ele não houve petições a circular no Facebook e entre as "personalidades" portuguesas e estrangeiras, mesmo se houve cartas e apelos do Movimento Republicano Alternativo (a que pertencia) e da Amnistia Internacional a alertar para a sua greve de fome e para os maus tratos e espancamentos de que era alvo. Merecia menos que Aminatu? Cuba é menos cruel que Marrocos? Ou faltaram os directos e as entrevistas e as fotografias e os artigos inflamados?» [Diário de Notícias]

Parecer:

Por Fernanda Câncio.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Afixe-se.»

CEM ANOS DEPOIS UM MONÁRQUICO

«Como todas as minorias que não conseguem resolver esse problema, ser minoria, os monárquicos portugueses tendem a cavar entre si novas dissidências. Por exemplo, os monárquicos mais tradicionalistas emprestam aos moderados epítetos que lhes apontam a acomodação ao regime actual: "monárquicos ingénuos", "monárquicos de fachada" e, supremo insulto, "monárquicos republicanos". Essa luta escapa, evidentemente, à generalidade dos portugueses, que é republicana porque sim. A candidatura de Fernando Nobre à Presidência da República (sim, é a isso que ele se candidata) é capaz de vir a trazer para o público a discussão do regime. Ontem, à Sábado, Nobre disse: "Pertenci uns anos à causa real. Sou simpatizante." Então, está bem. Deve ser mais uma táctica dos monárquicos para resolver o problema. Com o risco de vir a ser criticado pelos seus como o maior dos "monárquicos republicanos", Nobre, se for eleito, pode ser o mais útil da causa: basta-lhe ser um péssimo Presidente para demonstrar a necessidade do Rei. Na Sábado, disse também que quer Olivença de volta. Vai, pois, opor-se ao Rei de Espanha. Não há dúvida, Fernando Nobre é mesmo monárquico: a prova é que, ainda antes de ser eleito, já se dá como prioridade atirar-se a outro monárquico. » [Diário de Notícias]

Parecer:

Por Ferreira Fernandes.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Afixe-se.»

O CASO DE CORRUPÇÃO MAIS DIVERTIDO

«O Tribunal da Relação de Guimarães confirmou a condenação a dois anos e cinco meses de prisão, com pena suspensa, de um agente da GNR de Barcelos que perdoou uma multa de trânsito em troca de duas éguas.

O militar foi condenado por um crime de corrupção passiva, estando a suspensão da pena dependente da devolução das éguas ao proprietário ou do pagamento de 2550 euros, o valor dos animais. Segundo a agência Lusa, o agente da GNR terá ainda de pagar ao Estado 600 euros, como compensação por não ter arrecadado as multas e encargos que o arguido "indevidamente" perdoou. » [Correio da Manhã]

Parecer:

Só mesmo em Portugal.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Dê-se a habitual gargalhada.»

GRANDE AJUDA

«No final da reunião da bancada do PSD, Ferreira Leite argumentou que "seria absolutamente estranho que num País em que toda a gente mente e não se retrata passasse a ser quem alerta para as verdades que tivesse de se retratar". Mais, a sua intenção era "uma ajuda ao Governo".

Para a ainda presidente social--democrata, a sua atitude não tem efeitos negativos a nível externo: "Isso seria se dissesse que estamos exactamente na posição da Grécia e não foi isso que disse. Aquilo que eu disse foi que, se nada se fizesse, então com certeza que iríamos no mesmo sentido." O Executivo tem-se desdobrado em críticas à líder do PSD, com três governantes a atacarem as suas declarações feitas na quarta-feira. A polémica ocorre num momento decisivo para o Programa de Estabilidade e Crescimento. » [Correio da Manhã]

Parecer:

Hilariante!

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Dê-se mais uma gargalhada e marque-se uma consulta no Júlio de Matos para Manuela Ferreira Leite,. a mulher deve estar doida.»

PASSOS COELHO QUER PRIVATIZAR A RTP

«O candidato à liderança do PSD defendeu ontem, numa acção em Faro, a privatização das empresas de comunicação social públicas, a começar pela RTP.» [Correio da Manhã]

Parecer:

Passos Coelho ainda não percebeu que estes excessos de liberalismo à Nogueira Leite só prejudicam a sua imagem.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Pergunte-se a Passos Coelho se também tenciona privatizar o PSD ou se tenciona manter a golden share detida pelos cavaquistas.»

PSD PROPÕE GORJETA PARA A MADEIRA

«O PSD entregou esta sexta-feira uma proposta de alteração ao Orçamento do Estado que atribui 10,1 milhões de euros aos municípios da Madeira destinados a reparar danos causados pelo mau tempo ocorrido no sábado nesta região.

A proposta do Governo de Orçamento do Estado para 2010 autoriza, no artigo 36.º, a utilização de uma despesa de nove milhões de euros, através do Fundo de Emergência Municipal, para fazer face aos danos causados por «condições climatéricas excepcionais verificadas nos distritos de Leiria, Lisboa e Santarém», regiões onde o mau tempo causou estragos em Dezembro do ano passado. » [Portugal Diário]

Parecer:

Dez milhões de euros para os municípios da Madeira?

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Pergunte-se ao PSD se quer uma emissão de euros em cor de laranja para que as notas sejam usadas nessa ajuda.»

O AGRADO DO BE

«“É com muito agrado que registamos que outros partidos estejam de acordo com a proposta inicial”, afirmou a deputada do BE Helena Pinto, em declarações aos jornalistas no Parlamento.» [Público]

Parecer:

Ainda vou ver este BE apoiar a candidatura de Cavaco Silva, é como um (agora) conhecido professor de Economia da Universidade Católica do Porto que há pouco tempo era apoiante de Sócrates e agora faz de marioneta do filósofo da Marmeleira e até já se inscreveu no grupo de jovens apoiante de Cavaco no Facebook.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Pergunte-se a Louçã porque não leva a aliança com a direita até às últimas consequências.»

SIMPLEX CONTRIBUIU PARA ASFIXIA FINANCEIRA DA JUSTIÇA

«O Simplex, o programa de simplificação administrativa e legislativa da Administração, resultou em quebras significativas de receitas e está, por isso, a contribuir para a asfixia financeira do sistema de justiça, que tem vindo a acumular dívidas. Isso mesmo descreve um memorando feito a semana passada pela nova direcção do Instituto de Gestão Financeira e de Infra-Estruturas da Justiça (IGFIJ), que gere os recursos financeiros e patrimoniais do Ministério da Justiça, ao alertar para a situação crítica que se vive no instituto.

"Esta situação é consequência da evolução de um sistema que tem vindo a perder receitas drasticamente nos últimos anos, enquanto os custos continuam a aumentar", lê-se no documento. "A quebra de receitas", continua, "foi particularmente evidente nos registos e notariado, onde, entre 2007 e 2009, as receitas do IGFIJ com estas taxas decresceram de 425,7 milhões de euros para 166,2 milhões de euros". » [Público]

Parecer:

Esta notícia tem a virtude de mostra como a burocracia funciona como um imposto, é imposta e depois cobrada. O mais grave é que muitas das receitas da burocracia servem para alimentar algumas mordomias.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Aprofunde-se a simplificação.»

CHRISTINE VON DIEPENBROEK

EYLAB OPTOMETRIST