domingo, fevereiro 28, 2010

Umas no cravo e outras na ferradura

FOTO JUMENTO

Parque das Nações, Lisboa

FOTOS DOS VISITANTES D'O JUMENTO

Igreja da Memória, Lisboa (Foto de A. Cabral)

IMAGEM DO DIA

[AP]

«Varios vehículos volcados en una de las autovías cercanas a la capital chilena.» [El Pais]

A MENTIRA DO DIA D'O JUMENTO

DD

JUMENTO DO DIA

Maria José Oliveira, jornalista do blogue do Belmiro de Azevedo

Ainda o parlamento não acabou as audições da Comissão de Ética e já a jornalista adopta como título de notícia que "José Sócrates vai ser o primeiro chefe de governo a depor na AR". Quem lê a notícia quase nem repara que se trata da AR, quem leva a jornalista a sério até esquece que a oposição conta com uma maioria absoluta e nunca perderia uma oportunidade de levar o primeiro-ministro à condição de "réu".

É uma pena que a Comissão de Ética não se debruce sobre a qualidade do jornalismo, à deontologia dos jornalistas e à sua subserviência em relação aos patrões.

«José Sócrates vai entrar nos anais da história parlamentar democrática como o primeiro chefe de Governo a ser convocado para depor numa comissão de inquérito parlamentar.

Os partidos da oposição estão de acordo em incluir o primeiro-ministro na lista, ainda não fechada, de personalidades a ouvir no âmbito da comissão de inquérito potestativa ao alegado envolvimento do Governo no negócio da tentativa de compra da TVI pela Portugal Telecom (PT), que o PSD decidiu apoiar e que avançará na segunda-feira.

A convocação de José Sócrates não implica a sua presença na comissão de inquérito, uma vez que o regime jurídico dos inquéritos parlamentares define que o chefe do Executivo pode gozar da prerrogativa de depor por escrito – terá de o fazer no prazo de 10 dias a contar da data de notificação dos factos que devem constar do depoimento e as declarações serão feitas sob compromisso de honra. » [Público]

AS BIZANTINICES QUE POR AÍ VÃO

«Oprimeiro-ministro Papandreou diz: "Os piores temores sobre a economia grega confirmam-se." É notícia fresca. Podíamos distrair-nos dela com o vento que passa (rajadas a 160 km/h na Península Ibérica), mas nem isso. O Parlamento reuniu-se para ouvir José António Saraiva. Eu sei o que José António Saraiva diz, antigamente frequentava-o. Primeiro parágrafo: diz coisas. Segundo parágrafo: começa com "porém". Eu frequentava-o porque ele acontecia aos fins-de-semana e sou bíblico: descansava-me lê-lo. Agora ele escreve à sexta e à sexta tenho de ter o cérebro a trabalhar. Pois parte do Parlamento reuniu-se para ouvir José António Saraiva, ontem, sexta. Continua uma tradição do Parlamento, marcar o ponto e folgar à sexta. O Governo, entretanto, estava tetanizado, dependente do que ia dizer Saraiva ao Parlamento. Que Saraiva foi, foi. Mas dizer, o Saraiva?! Já o PSD tem também a sua breca: parece que o candidato Rangel foi do CDS. São extraordinárias as preocupações dos nossos partidos. Olha, o Portas foi do PSD. Troquem-lhes os passados pelos presentes e o maior partido de Oposição ganhava um líder. Se me ouvissem as soluções simples (não ouvir quem nada tem para dizer e não nos ocuparmos com picuinhas) podíamos dedicar-nos às notícias frescas. » [Diário de Notícias]

Parecer:

Por Ferreira Fernandes.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Afixe-se.»

A VERDADEIRA PRESSÃO

«Se há pessoa em que acredito é em Henrique Monteiro, director do Expresso. É um jornalista sensato e engraçado, com uma saudável renúncia a qualquer relação especial com a verdade. Tolera; duvida; não tem manias. Faz parte da malta.

No PÚBLICO de anteontem o título era "Henrique Monteiro afirma que Sócrates pressionou o Expresso". Sócrates telefonou a Monteiro para lhe pedir que não publicasse um artigo acerca da licenciatura dele. Foi uma hora, descrita por Monteiro com rigor e graça como "bastante desagradável".

Também o BES se recusou a fazer publicidade no Expresso, durante ano e meio, por causa de um artigo que publicou. Foram estas "as maiores pressões" que Monteiro sofreu. Adiantando logo, com a inteligência relativista que tem, que "a verdadeira pressão é estar com uma pistola apontada à cabeça e dizerem-me: "Se publicas isso, eu dou-te um tiro"", como lhe aconteceu há 18 anos em Angola. País onde, aliás, nenhum jornalista do seu grupo ou do PÚBLICO pode entrar."

É normal que Sócrates, ele próprio, telefone ao director de um jornal. É até elogioso. É normal que o BES não queira dar dinheiro a um jornal que o prejudica. O que não é normal - e é "a verdadeira pressão" que salientou Henrique Monteiro - são as ameaças de morte.

Angola sai-se mal desta história. Os jornalistas saem-se bem (foram pressionados mas publicaram na mesma). Sócrates e o BES fizeram o que qualquer um de nós faria.

É preciso ouvir o que se diz.» [Público]

Parecer:

Por Miguel Esteves Cardoso.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Afixe-se.»

MAIS CINCO DISSIDENTES E UM JORNALISTA EM GREVE DE FOME

«La disidencia cubana sigue movilizada por la muerte del prisionero de conciencia Orlando Zapata Tamayo. Sólo unas horas después de realizarse su funeral bajo estrictas medidas de seguridad en la localidad de Banes, a 830 kilómetros al este de La Habana, fuentes de la oposición informaron de que cuatro presos del grupo de los 75 se declararon en huelga de hambre en dos cárceles de Pinar del Río. "El objetivo es protestar por la muerte de Zapata y exigir la liberación de todos los presos políticos", ha dicho Elizardo Sánchez, de la Comisión de Derechos Humanos y Reconciliación Nacional (CDHRN).» [El Pais]

Parecer:

Será que os deputados muito democratas do PCP quererão ouvir o jornalista cubano na Comissão de Ética, teria a vantagemn de todos sabermos o que é falta de liberdade e aprender-se-ia muito mais do que ouvindo o arquitecto falido, a Felícia Cabrita ou a antiga voz da Renamo.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Faça-se a sugestão.»

SÓCRATES CONVIDA ALEGRE PARA IR A MOÇAMBIQUE

«Manuel Alegre foi convidado por José Sócrates para integrar a comitiva que o acompanha na viagem a Moçambique, entre os dias 2 e 5 de Março próximos. Esta aproximação poderá significar o apoio assumido que faltava do PS a uma candidatura presidencial.

A deslocação de Manuel Alegre a Moçambique já estaria agendada, na qualidade de presidente do júri do Prémio Leya 2009, que este ano distingue o escritor moçambicano Borges Coelho. Tendo conhecimento desta iniciativa, José Sócrates terá convidado Manuel Alegre a viajar no avião que fretou para a deslocação da sua comitiva.» [Correio da Manhã]

Parecer:

Também devia convidar o Crespo, assim o jornalista da t-shirt podia matar saudades das crianças que a Renamo raptava e transformava em bandidos, Renamo a que Mário Crespo dava voz a partir da África do Sul.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Faça-se a sugestão.»

JÁ FALAM EM DEMISSÃO DE PINTO MONTEIRO

«Pinto Monteiro pode tremer, mas só cai se o Presidente da República e o primeiro-ministro estiverem de acordo quanto à sua demissão. É este o quadro que a Constituição da República estabelece para a "nomeação e exoneração do procurador-geral". Como, ainda recentemente, José Sócrates, numa reunião do grupo parlamentar, e o ministro da Justiça, Alberto Martins, publicamente, já manifestaram o seu apoio a Pinto Monteiro, o actual PGR está seguro no cargo.» [Diário de Notícias]

Parecer:

Estão com saudades de Souto Moura.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Faça-se oposição ao golpe de estado.»

JOSÉ ANTÓNIO SARAIVA MENTIU

«Paulo Azevedo O ex-administrador do BCP no Sol, Paulo Azevedo, presidente da Millenium Capital - cujo nome Armando Vara não se lembrou durante a audição parlamentar -, confirmou ao DN: "Todo o processo de saída do banco do jornal foi decidido ainda pela administração de Paulo Teixeira Pinto." Essa tinha sido também a garantia dada por Vara em reacção às acusações do director do Sol.

No entanto, segundo José António Saraiva, Armando Vara "comandava" todas as operações do BCP em relação ao Sol, quando o banco ainda fazia parte da administração, e seria também Vara a origem de pressões sobre a linha editorial do semanário. Vara tinha negado, também em sede de audição parlamentar, que tivesse tido qualquer envolvimento com o jornal.» [Diário de Notícias]

Parecer:

A tentativa de envolver o BCP foi um golpe baixo, toda a gente sabe que o SOL estava e deverá estar falido.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Pergunte-se ao director do SOL se a divulgaçãoi das escutas salvou a situação financeira do jornal.»

ESTUFA FRIA VAI CONTINUAR FERCHADA

«Na realidade, a alegada urgência das obras levou o município a decidir dispensar a obra de concurso público logo em Maio do ano passado, aquando do encerramento, e a optar por um ajuste directo, depois de consultadas três empresas, à construtora HCI. O risco de colapso havia sido detectado num estudo técnico encomendado a uma empresa privada pelo vereador. Previa-se nessa altura que o recinto pudesse reabrir nove meses depois, ou seja, agora. Qual o motivo de tamanho atraso?

João Appleton, do gabinete de arquitectura Appleton e Domingos, invoca três ordens de razões. "Quando aqui chegámos, percebemos que isto não ia ser simplesmente uma obra de restauro. Era preciso repensar globalmente a estufa". Embora as obras que começam segunda-feira não vão além da substituição ou reparação da cobertura, formada por ripas de madeira, e das vigas e pilares metálicos em que ela se apoia, para uma segunda fase estão previstas várias outras transformações, como a abertura de uma cafetaria e de um centro de interpretação. "Fez-se quase um masterplan", explica o arquitecto. » [Público]

Parecer:

É uma vergonha, a reabertura estava anunciada para este mês de Fevereiro. Com tão grande atraso não se entende porque razão há agora urgência e a obra avança sem concurso público.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Sugira-se a António Costa que tenha mais respeito pelos lisboetas e pelos turistas.»

EMIL JIANU

THE ISRAEL WOMEN'S NETWORK