segunda-feira, fevereiro 01, 2010

Umas no cravo e outras tantas na ferradura

FOTO JUMENTO

Ministério das Finanças, Lisboa

IMAGEM DA SEMANA

[Ramon Espinosa/Associated Press]

«CRUSHED FOR FOOD: A woman was crushed in a crowd of people waiting for food rations in Port-au-Prince, Haiti, on Thursday.» [The Wall Street Journal]

JUMENTO DO DIA

Manuel Alegre

Pelos vistos o que certo candidato Manuel Alegre sente necessidade de se livrar da "sarna" do BE e já diz que não é candidato por nenhum partido. A verdade é que só a necessidade de fazer essa declaração torna evidente como a sua candidatura surge colada a Francisco Louçã e ao Bloco de Esquerda.

Quanto ao não ser candidato por nenhum partido é bom lembrar que muitos dos seus companheiros de jantaradas defenderam a transformação das ementas gastronómicas que acompanham os seus discursos em programa político de um novo partido. Não é candidato pelo PS, cujo apoio exige, nem do BE cujos dirigentes namorou, mas é candidato pelo MIC, uma espécie de pequeno partido pessoal e intransmissível.

Foi ridículo os MIC's terem agendado um jantar no Porto no mesmo dia em que Cavaco Silva abria naquela cidade as comemorações do centenário da República, apenas conseguiram tornar Alegre mais pequeno e este só teve que mandar uma atoarda para ser notícia. Longe vão os tempos em que Manuel Alegre conseguia destaque em toda a comunicação social com os ataques sistemáticos ao governo do seu partido.

«Manuel Alegre falou hoje no final de um almoço comemorativo do 31 de Janeiro, promovido pelo Movimento de Intervenção e Cidadania da Região do Porto, que decorreu na mesma cidade onde, poucas horas antes, Cavaco Silva iniciou oficialmente as comemorações do centenário da República.

O ex-deputado socialista, que a 15 de Janeiro anunciou a sua disponibilidade para se candidatar novamente à Presidência da República, afastou a hipótese de entrar nesta corrida eleitoral "em nome" de um partido.» [Diário de Notícias]

ESTÁ BEM

«Bill e Melinda Gates vão dar dez biliões de dólares para comprar e distribuir vacinas nos países mais pobres do mundo. Bill Gates disse, entrevistado por Jon Stewart, que se tinha reformado da Microsoft e que agora trabalhava a cem por cento na Fundação Bill e Melinda Gates.

É por convenção americana que vem primeiro o nome do marido. Deveria ser, segundo a lógica do ladies first, Melinda e Bill Gates. Mas é bonito que ambos os nomes do casal estejam no nome da fundação. É um acto de justiça e de respeito. E é também um acto de amor, como se Bill Gates quisesse que Melinda nunca o deixasse - ou Melinda Gates exigisse que Bill a incluísse no nome, para que Bill nunca a deixasse. Vem dar ao mesmo. É bom.

Fala-se agora em "ajuda humanitária" ou "filantropia", mas a verdade é que é caridade. A caridade é boa. É compaixão e generosidade e solidariedade e sentido de justiça e consciência da aleatoriedade da sorte.

Os judeus têm vários graus de caridade e o mais abençoado é o anónimo, em que o beneficiário e os beneficiados se desconhecem. Anunciar o acto de caridade e o benfeitor é a versão menos recomendada, apesar de muito elogiada.

As vacinas de Melissa e Bill Gates serão efectivamente anónimas. E salvarão milhões de vidas. A redistribuição da riqueza não é apenas uma questão política. A caridade continua a ser poderosa. Pagaram os agradecidos utentes de PC (não obstante os milhões que não pagaram) e ganham os pobres deste mundo. Está bem.» [Público]

Parecer:

Por Miguel Esteves Cardoso.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Afixe-se.»

LADRÃO GULOSO

«Qiu apanhou o susto da sua vida quando descobriu que o homem com quem quase manteve relações sexuais era afinal...um ladrão. A mulher estava a dormir quando ouviu alguém entrar no seu quarto. Pensando que era o seu marido, agarrou-se ao invasor e tentou fazer sexo com ele.

O insólito ocorreu no passado dia 13 de Janeiro na província chinesa de Henan.

A chinesa quis surpreender aquele que pensava ser o seu marido e, literalmente, atirou-se a ele. O ladrão correspondeu, mas a sua sorte só durou até ao momento em que a mulher percebeu que o cabelo daquele homem era mais comprido do que o do seu marido.

Quando acendeu a luz, entrou em pânico com o engano. Ouvindo os gritos desesperados de Qiu, o marido, que estava na casa do vizinho, correu de imediato para casa e conseguiu apanhar o ladrão. » [Correio da Manhã]

SLINKY