terça-feira, fevereiro 09, 2010

Umas no cravo e outras tantas na ferradura

FOTO JUMENTO

Cascais

FOTOS DOS VISITANTES D'O JUMENTO

Bote

IMAGEM DO DIA

[Mandel Ngan/Agence France-Presse/Getty Images]

«DIGGING OUT: A woman dug her car out of the snow in Chevy Chase, Md., Sunday. Some Mid-Atlantic states dealt with as much as three feet of snow Monday that left tens of thousands without power.» [The Wall Street Journal]

JUMENTO DO DIA

Paulo Rangel, eurodeputado do PSD

Nunca um deputado português, nem mesmo da extrema-esquerda, foi tão longe nos ataques ao seu país, chegando ao ridículo de alguém a quem a democracia portuguesa nada deve ir para Estrasburgo dizer que Portugal era apenas uma democracia formal.

Paulo Rangel estava a falar de um caso investigado e decidido pelo Supremo Tribunal de Justiça, lamentavelmente não se estava a referir às violações sistemáticas do segredo de justiça protagonizadas por um órgão de comunicação social que pertence a um destacado dirigente do PSD.

Não há ninguém em Estrasburgo que mande o deputado para o mesmo local uma vez referido pelo falecido almirante Pinheiro de Azevedo?

«O eurodeputado Paulo Rangel usou esta segunda-feira o palco de Estraburgo para denunciar o alegado plano de controle dos media por parte do Governo. Numa versão muito dura sobre a situação interna do País, o Parlamento Europeu ouviu o deputado português a defender que "Portugal já não é um Estado de Direito (...) é um Estado de direito formal".» [Correio da Manhã]

JORNALISMO RASCA, DESONESTO E OPORTUNISTA

O director que aprovou esta primeira página do Público e o jornalista que fez o trabalho inútil de contabilizar nomeações não só praticam jornalismo rasca como são pouco honestos para com os leitores do jornal. Comparar as nomeações do governo de um Durão Barroso que fugiu a meio do mandato, de um Santana Lopes que esteve um par de meses com um governo que já vai na segunda legislatura para passar a ideia de que Sócrates nomeou mais boys do que os antecessores é não saber fazer contas.

A verdade é que numa mesma legislatura o PSD fez 2296 nomeações contra 1361 de Sócrates em muito mais tempo e com dois governos. Mas a escolha do momento em que é feita a capa revela má fé, o director do Público sabe muito bem que com o fim da legislatura cessa o mandato de todos os directores-gerais e subdirectores-gerais, isso significa que muitas das nomeações podem ser contadas em duplicado.

Além disso o facto de ser feita uma nomeação não significa que seja um boy, por exemplo, no fisco que é a área que melhor conheço a maioria dos subdirectores-gerais conotados com o PSD foram mantidos, apenas foram substituídos três mas mais por incompetência do que por filiação política. Ainda com este governo foram reconduzidos pela segunda vez seis subdirectores-gerais da DGCI e da DGAIEC nomeados e conotados pelo PSD, alguns deles homens de mão desse partido.

Sejamos honestos ou pelo menos respeite-se a inteligência de quem ainda tem paciência para ler o blogue pago do Belmiro de Azevedo.

O AQUI AO LADO ENTROU-NOS DENTRO

«Os povos felizes, diz-se, não têm história. Sem uma guerra civil há século e meio, e com a última revolução passada com flores nos canos das espingardas, não sabemos reconhecer o cheiro a pólvora. As autoridades portuguesas disseram que no esconderijo da ETA em Óbidos foram encontrados só 800 quilos de explosivos. Já as espanholas emendam: quase 1500. É muito quilo de diferença, 700 quilos. Um vizinho dos etarras, depois de ouvir o que as autoridades fizeram explodiram na pedreira perto de Óbidos, disse: "Eh, pá, aqui na vila é que era um fogo de artifício..." Aos povos felizes cheira-lhes a festa quando lhes aparecem câmaras de televisão. Já os infelizes, cheios de história (explosões em supermercados, em aeroportos, de bombas- -lapa nos carros, de tiros na nuca...), fazem os inventários mais aturados: na garagem de Óbidos havia 1330 quilos de nitrato de amónio em doze bidons e quatro sacos, 75 quilos de nitrato de potássio em três sacos, 40 quilos de ácido sulfúrico, pentrita, pó de alumínio e nitrometano. Os povos infelizes ganham em léxico o que perdem com tímpanos furados. Espero que as nossas autoridades e opinião pública entendam, de vez, que a ETA não é só assunto do país vizinho - agora, ela é nossa vizinha, da porta ao lado.» [Diário de Notícias]

Parecer:

Por Ferreira Fernandes.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Afixe-se.»

A POBREZA MUDA


«Portugal é um país rico com um crescente problema de pobreza. Pior, este surto tem características que o tornam especialmente difícil de combater.

O desenvolvimento eliminou há anos entre nós a velha pobreza, aquela miséria endémica e perene que submergia largas regiões desde sempre. Mas nunca se pode esquecer que a pobreza muda. Nunca vamos conseguir erradicá-la porque, como a violência, desonestidade e doença, surge de novo, em formas diferentes, sempre rejuvenescida. Portugal deixou de ser um país pobre, mas a pobreza permanece.

A maior parte dos pobres sofre a nova versão das antigas carências. Nos bairros de lata das cidades e nas zonas degradadas das aldeias vivem ainda em pobreza as classes mais desfavorecidas. O optimismo progressista, que toma o desenvolvimento como omnipotente e se considera na cabina de controlo da realidade, decretou que a desigualdade ia desaparecer. Mas, sem a fome e a desgraça de outros tempos, ela continua tão persistente e paralisante sempre. Aliás, como um vírus multirresistente, conseguiu absorver os mecanismos que a sociedade montou para a combater. Hoje as pensões mínimas, rendimentos de inserção, subsídios de desemprego são frequentemente formas de mascarar, alimentar e perpetuar a pobreza.» [Diário de Notícias]

Parecer:

Por João César das Neves.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Afixe-se.»

GNR SOUBE DA PRESENÇA DA SECRETA ESPANHOLA EM PORTUGAL

«Elementos da Direcção de Comunicações e Sistema de Informação da GNR já se tinham cruzado em território português com operacionais do Centro Nacional de Inteligência (CNI), a secreta espanhola. Mas estes nunca prestaram qualquer informação do que estavam a fazer ao Serviço de Informações e Segurança (SIS) português.

Fonte policial disse ao DN que nos serviços de informações da GNR já tinha circulado a informação de que estariam em Portugal elementos da secreta espanhola, provavelmente à procura de ligações da ETA. A informação chegou a ser passada aos superiores hierárquicos, mas "nunca foi valorizada", refere a fonte. E por isso nem sequer foi posta por escrito. Aliás o próprio ministro da Administração Interna, Rui Pereira, afirmou até - quando dois etarras foram detidos na Torre de Moncorvo em Janeiro - que não existiam bases da ETA em Portugal.» [Diário de Notícias]

Parecer:

O SIS ficou para trás.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Informe-se o SIS.»

RISCO DA DÍVIDA PORTUGUESA CONTINUA A SUBIR


«É neste cenário que o preço dos ‘credit default swaps' (CDS) sobre obrigações do tesouro a 5 anos é o segundo que mais sobe em todo o mundo, atrás do da Bulgária, segundo dados da Bloomberg.O preço deste ‘seguro' contra o eventual incumprimento do Estado português está agora nos 235 pontos, um novo valor recorde. Quer isto dizer que por cada 10 milhões de euros aplicados em dívida pública, os investidores têm de pagar 235 mil euros anuais para se protegerem com este instrumento financeiro.Mas também o prémio que os investidores exigem para comprar dívida portuguesa a 10 anos em vez das obrigações alemãs, o ‘spread', está no nível mais elevado desde Março, nos 163,5 pontos.» [Diário Económico]

Parecer:

Mesmo assim uma boa parte dos políticos aposta na crise.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Espere-se que o país bata no fundo.»


ALEXANDRA SANDU

COCA-COLA