sexta-feira, fevereiro 12, 2010

Umas no cravo e outras tantas na ferradura

FOTO JUMENTO

talha dourada da Igreja dos Jerónimos

FOTOS DOS VISITANTES D'O JUMENTO

Grafitti num túnel da Marginal (fotografia de A. Cabral)

IMAGEM DO DIA

[Alessandro Della Bella/European Pressphoto Agency]

«WIRED: TV production crew member Nicola Hollinger adjusted a cable ahead of the Winter Games in Whistler, British Columbia, Canada, Wednesday.» [The Wall Street Journal]

JUMENTO DO DIA

Rui Pedro Soares, administrador da PT

Parece que a gente bem-intencionada da praça passou a defender a devassa das comunicações privadas, pior do que isso, a sua publicação manipulada por jornalistas que usam critérios pessoais sem que ninguém saiba a mando de quem. Mas era evidente que quem lançou o caso Face Oculta na comunicação social desde o primeiro dia que agendou as violações do segredo de justiça de forma a ter mais impacto na opinião pública e com isso forçar Sócrates a abrir passo a um governo de direita que proteja interesses incomodados.

Mas impedir a divulgação das escutas com recurso a providências cautelares é um erro grave pois não só empola a importância das escutas como torna os infractores em vítimas da justiça. A segunda vaga de escutas terá as mesmas consequências da primeira, ao fim de alguns dias desaparece pois os portugueses sabem muito bem o que se está passando.

Mas é o direito de um cidadão defender-se das investidas da Felícia Cabrita e do director do SOL que tentam salvar um jornal falido propriedade de um alto dirigente do PSD à custa da violação da lei e da promoção de um golpe de estado.

Graças a esta iniciativa já ouvimos gente aproveitar-se para lançar insinuações, é o caso de Daniel Oliveira, um conhecido democrata da extrema esquerda que disse:

«'Pela primeira vez em muitos anos de democracia um jornal de informação política pode ser impedido de chegar à rua. O 'Sol', ao que sei, mas posso estar mal informado, está impresso. Não deverá, assim, ser distribuído. A providência foi posta pelo boy de Sócrates na PT. Batemos no fundo.'»

«Um solicitador contratado pelos advogados de Rui Pedro Soares entregou ao segurança do edifício do semanário 'Sol' a notificação da providência cautelar para impedir a publicação de escutas que envolvam o administrador da Portugal Telecom. O segurança acabou por ser identificado pelo solicitador depois de várias horas a tentar entregar o documento ao director e jornalistas do 'Sol'.» [Correio da Manhã]

VOLTOU!

Rompeu com a história, voltou mesmo sem nevoeiro!

AS PENSÕES MÚLTIPLAS

Não fico incomodado porque um cidadão recebe duas pensões para as quais descontou, as estando em causa políticos deve-se questionar se é legítimo acumular pensões ou deveriam receber uma única pensão correspondente aos montantes que descontaram, princípio que se aplica à generalidade dos cidadãos.

A verdade é que os portugueses, aqueles que pagam as crises, não costumam ter dois e três empregos e têm visto apertar-se as malhas das normas aplicáveis às suas pensões. Não é moralmente nem politicamente aceitável a acumulação de pensões por parte de políticos.

FALHANÇO

A manifestação organizada pela direita em defesa da liberdade de expressão foi um fiasco, os portugueses sabem muito bem quem em Portugal defende mesmo a liberdade de expressão. Só lá apareceram 50 gatos-pingados, descontando os figurantes contratados nem a isso chegariam!

A ENTREVISTA DE JUDITE SOUSA A NORONHA DO NASCIMENTO

Nunca vi Judite Sousa ser tão agressiva com um entrevista como com o Presidente do Supremo Tribunal de Justiça, fez tudo para obrigar Noronha do Nascimento a violar as mais elementares regras da justiça e tentou por várias vezes fazer do juiz as suas próprias afirmações. Um nojo.

Para quem viu a entrevista vale a pena ver a entrevista que fez a Ferreira Leite, uma entrevista em que foi possível ouvir à jornalista perguntar à líder do PSD "foi gira, não foi?". É a isto que os nossos jornalistas de caca chamam liberdade de expressão, pluralismo e independência.

PAULO PORTAS

Ao ouvir Paulo Portas sugerir uma redução dos vencimentos dos políticos cheguei a uma conclusão que me parece óbvia, o líder do CDS está cheio de dinheiro. Ainda bem pois a Universidade Moderna é parra que já deu uvas. Eu também gostava de mergulhar na fonte de rendimentos de Paulo Portas.

UMA PERGUNTA À DIREITA PORTUGUESA

Se a situação financeira de Portugal é igual à da Grécia como muitos pretendem (e desejam) porque razão a UE só "salvou" a Grécia?

UMA APOSTA

Aposto que Belmiro de Azevedo apoia Paulo Rangel. É provável que o patrão da SONAE não vai tomar posição pública, mas vale a pena acompanhar a posição de António Borges, um dos seus colaboradores.

CENSURA?

Censura não é uma decisão judicial impedir um jornal de violar um direito de um cidadão, censura é impedir um jornalista de dizer o que pensa ou divulgar uma notícias com objectivos políticos, económicos, etc.. Em Portugal hão-de haver centenas de casos de censura dentro dos jornais, mas desses ninguém chega a saber. No dia em que uma decisão judicial adoptada nos termos da legislação no quadro de uma democracia for considerada um acto de censura teremos de considerar que escudando-se atrás da liberdade de expressão os jornalistas estão acima de qualquer lei ou de quaisquer direitos constitucionais.

RANGEL, ONTEM

«É certo que, ainda há três meses, ele disse que sendo eurodeputado acabaria o mandato e não se candidatava à liderança do PSD. Mas isso não interessa nada: o mundo está cheio de grandes políticos que roeram a corda. Aliás, os grandes foram- -no porque roeram a corda. Quem quiser bater em Rangel por causa dessa contradição mais do que perde tempo, revela impotência. Arrumado isto, Paulo Rangel, à luz de ontem, merece que lhe prestem atenção. Apresentou-se como "solitário", diz que não passou por encontros prévios nem almoços, daí tudo começar "aqui e agora", e falou para lá dos partidos, para os portugueses. Sublinhou o irresistível apelo nacional, como todos os homens providenciais (e os pretendidos a tal) nunca se esquecem de dizer. Se queria falar diferente, conseguiu-o - sobretudo nesse partido esgotado por clãs que é o PSD. Rangel soube, ainda, descobrir a palavra: ruptura. Se eu estivesse menos atento, ontem, teria contado as vezes que "ruptura" foi dita. Mas sei que foi dita as vezes para marcar. Dito isto, os prognósticos: ou ele consegue, ou não consegue. Se não consegue, é mais um. Se consegue: ou é, enfim, um bom, ou é um muito mau, muito. Esta última hipótese ponho-a exclusivamente por causa de ontem. Mas o quê, exactamente? Está escrito nesta pequena crónica.» [Diário de Notícias]

Parecer:

Por Ferreira Fernandes.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Afixe-se.»

NÃO É SÓ JOSÉ SÓCRATES QUE NÃO GOSTA DE MÁRIO CRESPO

«O presidente do grupo de comunicação social Ongoing, Nuno Vasconcellos, disse hoje, numa carta enviada aos colaboradores, que os noticiários de Mário Crespo são exemplo de uma "obsessão doentia" que diz existir contra o grupo que lidera, numa nota interna aos funcionários da empresa.

"Não por acaso, nos últimos tempos, temos sido sujeitos aos mais vis e violentos ataques à nossa reputação por alguns meios de comunicação social, fruto de uma obsessão doentia", refere Nuno Vasconcelos na nota interna, a que a agência Lusa teve acesso.

"Veja-se a título de exemplo os últimos noticiários em que Mário Crespo questiona reiteradamente e em tom irónico "o que é a Ongoing"? dos que não toleram a diferença, nem tão pouco a concorrência. Não nos surpreende e não nos desmotiva", acrescenta Nuno Vasconcelos. » [Diário de Notícias]

Parecer:

Querem ver que foi Sócrates que pediu a Moniz para pressionar o patrão a atirar-se contra Mário Crespo?

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Pergunte-se a Moniz se Sócrates lhe encomendou o "serviço".»

SUBSÍDIOD E REINTEGRAÇÃO

«Manuel Alegre foi um dos 68 ex-deputados que pediram à Assembleia da República a atribuição da subvenção vitalícia e do subsídio de reintegração. O ex-deputado diz que "recebe aquilo a que tem direito".
Segundo avança hoje o Correio da Manhã, 68 ex-deputados pediram à Assembleia da República a atribuição da subvenção vitalícia e do subsídio de reintegração. Entre eles, segundo dados fornecidos pelo próprio Parlamento ao jornal, encontra-se Manuel Alegre.
Como explica o Correio da Manhã, ao pedir a subvenção vitalícia, Manuel Alegre passa a receber duas pensões do Estado. A receber uma reforma de 3219 euros como aposentado da RDP, Manuel Alegre irá receber agora uma subvenção vitalícia superior a dois mil euros mensais.
[Diário de Notícias]

Parecer:

Onde é que se vai ter de reintegrar um deputado com mais de 70 anos cuja profissão conhecida é ser poeta?

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Pergunte-se a Manuel Alegre.»

PALHAÇADA BLOQUISTA

«O Bloco de Esquerda (BE) exige um “esclarecimento cabal” sobre a providência cautelar contra o semanário “Sol” e defende que as explicações devem ser feitas numa comissão de inquérito parlamentar.» [Público]

Parecer:

Só mesmo um partido de gente que não sabe o que é a separação de poderes (até já ouvi Joana Amaral Dias referir-se ao MP como se estivesse sob as ordens do primeiro-ministro) é que quer discutir um acto judicial da iniciativa de um cidadão no parlamento.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Sugira-se a Louçã que leia a Constituição.»

ROBERT FARNHAM

ENPA