domingo, março 07, 2010

Semanada


(imagem Jumento)

É uma inevitabilidade, para O Jumento esta semana foi a semana do 'i'.

'i' de Informador (vulgo bufo)

Um jornal que se pretende afirmar como um jornal de referência, que em tempos até chegou a sondar O Jumento para seu colunista, decidiu interromper a sua linha editorial e situar-se ao nível de um pasquim de caserna da Pide, pretendendo denunciar a identidade de um blogger e transformando a sua primeira página num instrumento de difamação. Está aberta a época do delator.

'i' de Interesses

O país assistiu à participação de Pinto Balesemão na Comissão de Ética do parlamento onde foi fazer campanha contra a presença da comunicasão social do Estado no mercado publicitário, numa tentativa evidente de obter ganhos financeiros para a sua empresa. Digamos que enquanto patrão da comunicação social e do BPP o número 1 do PSD deveria ter-se abstido de participar no espectáculo.

'i' de Iluminado

Os bem pensantes e instalados na vida da ala cavaquista do PSD, gente que quer decidir quem manda mas que não gostam muito de sujar as mãos, já perceberam que os candidatos da ala cavaquista não estão à altura de enfrentar José Sócrates, até porque contados os delegados do congresso do PSD correm um sério risco de perderem contra Pedro Passos Coelho. Resta-lhes insistirem com o professor Marcelo para que concorra à liderança do PSD, dizem que é para unir o partido.

'i' de Imemorado

Paulo Rangel continua a não lembrar-se bem se foi ou não militante do PSD.

'i' de Implicação

Os investigadores do caso Freeport vão a Londres na esperança de implicarem José Sócrates no caso Freeport e de adiarem durante mais uns meses a conclusão do processo, é mais do que certo de depois do regresso da capital inglesa terão mais umas dezenas de perícias para se entreterem. Com tanto dinheiro que os contribuintes estão a pagar o turismo judicial não me admira nada que os nossos magistrados apanhem o tique de Vasco Lourinho, antigo correspondente da RTP em Madrid, um dia destes entramos na Procuradoria-Geral da República e damos com os nossos procuradores a falarem português com sotaque londrino. Por este andar ainda vamos ver algum dos investigadores com a alcunha de Sherlock Holmes.

'i' de Inventar

A dona Moniz foi à Comissão de (est)Ética do parlamento inventar provas escondidas na TVI envolvimentos de António Vitorino na tentativa de compra da TVI e pressões de Sócrates sobre a PJ. Os deputados estavam tão distraídos que se esqueceram que o tema da comissão nada tinha que ver com o caso que tira o sono à antiga patroa da informação da TVI.

'i' Incoerência

Quando o comissário europeu fez comparações entre as situações financeiras da Grécia com as de Portugal e Espanha o Presidente da República ficou-se por uns argumentos tímidos. Mas em Espanha fez charme aos nossos vizinhos acusando o comissário de má-fé, só é pena que se tenha esquecido de que na mesma semana a sua amiga Manuela Fez declarações idênticas às do comissário europeu