quinta-feira, março 11, 2010

Umas no cravo e outras na ferradura

FOTO JUMENTO

Pardal-comum (Passer domesticus)

FOTOS DOS VISITANTES D'O JUMENTO

Pausa para descanso no Zoo de Lisboa (fotografia de A. Cabral)

IMAGEM DO DIA

[Patrick Hertzog/Agence France-Presse/Getty Images]

«LISTENING: A member of the European Parliament listened as European Commission President Jose Manuel Barroso answered questions in Strasbourg, France, Tuesday. Mr. Barroso said he would support an initiative to more tightly regulate credit-default swaps.» [The Wall Street Journal]

A MENTIRA DO DIA D'O JUMENTO

O Jumento conseguiu a prova de que Cavaco não só se vai recandidatar como já está a preparar a sua campanha. Na imagem pode ver-se Cavaco Silva a levar as cadeiras para a sua sede de candidatura, pois a partir do momento em que se recandidatar não poderá usar as cadeiras da Sala dos Embaixadores do Palácio de Belém, como sucedeu na entrevista que deu a Judite Sousa.

JUMENTO DO DIA

Cavaco Silva

A entrevista de Judite Sousa a Cavaco Silva não passou de um tempo de antena exclusivo de um Cavaco Silva que não assume a sua recandidatura mas faz do exercício presidencial uma campanha eleitoral permanente. Cavaco usa as vantagens do estatuto para forçar a sua reeleição.

Lamentavelmente Portugal tem um Presidente da República que quando é questionado por sucessivas violações do segredo de justiça não as condena, pior do que isso, opta por as justificar invocando a existência de más leis, sem explicar que más leis poderão justificar o envio de escutas de cidadãos para a comunicação social. A democracia está muito mal, diria mesmo que a maçã está a apodrecer a partir do Palácio de Belém, quando numa democracia um Presidente da República não condena os mais elementares direitos dos cidadãos que têm visto as suas conversas privadas escutadas e colocadas maldosamente na comunicação social.

Para o Presidente da República as supostas más leis parecem justificar a pouca vergonha a que o país tem assistido, recusou-se a condenar as suscessivas violações do segredo de justiça. A partir de agora qualquer português pode violar a lei e depois invocar a sua qualidade para se justificar, invocando as suas declarações. Gostei de ouvir Cavaco Silva dizer que ninguém está acima da lei, recordei-me das suas declarações de confiança na inocência de Dias Loureiro.

Os portugueses ficaram a conhecer o conceito de cooperação estratégica de Cavaco Silva, quando o governo contava com uma maioria abosulto no parlamento e as reformas eram bem recebidas era uma cooperação ampla, com o governo sem maioria absoluta de pouco mais serve do que para discutir o tempo.

Alterou-se quando foi questionado sobre as escutas a Belém e disse que tinha esclarecido tudo na sua declaração a propósito do problema. Defendeu-se dizendo que o "carácter é duradouro" por oposição aos factos políticos, que são efémeros. Falou muito de verdade e tentou confundir essa verdade com o que disse. Só que a conspiração protagonizada pelo seu mais destacado assessor não foi um mero facto político e por isso efémero, foi um facto histórico e nada tem de efémero.

Esta entrevista teve a vantagem de mostrar o verdadeiro Cavaco Silva, diria que um presidente destes os governos nem precisam de oposição.

DIA DA MULHER

Roubado à minha amiga Tinê.

FEELINGS

Tenho a estranha sensação de José Sócrates está menos incomodado com as consequências do caso Face Oculta do que Cavaco Silva, que se limitou a dizer estar preocupado com a liberdade de imprensa e pouco mais. Porque será?

Aliás, os que me parecem mais preocupados são precisamente os promotores da tentativa de homicídio político do líder do PS, o se desespero em tentarem ver-se livres de José Sócrates foi evidente, levou-os mesmo a criar nos portugueses a ideia de estar um golpe de estado em curso. Tentaram demiti-lo, tentaram forçá-lo à demissão, tentaram levar o PS a substituí-lo e, como vingança por não ter colaborado, tentaram mesmo provocar a queda do Procurador-Geral da República.

Sente-se aqui um estranho mau hálito.

'I' DE INFESTADO

Afinal o 'i' virou mesmo jornal rasca, a capa dedicada ao Jumento marcou mesmo uma viragem editorial. Os "grandes repórteres" do 'i' andam mesmo a escrever com luvas de borracha.

O CASO FACE OCULTA FOI ARQUIVADO

O caso Face Oculta terá sido arquivado ou alguém chegou à conclusão de que abusou na dose e estava-se a virar o feitiço contra o feiticeiro?

A COMISSÃO PARLAMENTAR DE ÉTICA

Pela primeira vez vi na televisão uma das sessões de coscuvilhice da Comissão de Ética, Sociedade e Cultura, a personalidade ouvida foi o Eng. Ângelo Paupério, da SONAE. Achei deprimente, fiquei boquiaberto com a fragilidade intelectual dos deputados, fiquei com pena do gestor da SONAE pelo tempo que perdeu a ouvir parvoíces e insinuações. Os deputados tiveram azar, o gestor não tem vocação para o papel de Mário Crespo.

O nervosismo de alguns deputados é evidente, depois da fase das palhaçadas e de alguns patrões militantes do PSD chegou a vez de personalidades de peso e insuspeitas de ligações ao PS, como Pais do Amaral que fez um retrato de Eduardo Moniz que muita gente da comissão não deve ter gostado de ouvir.

A verdade é que personalidades como Pais do Amaral e Ângelo Paupério desmontaram a cabala que estava a ser montada e que levou o PSD a aproveitar uma proposta para avançar com uma comissão de inquérito. Agora teremos uma comissão de inquérito que não passa de uma segunda de mão da Comissão das Alcoviteiras. Será bom ouvir o que Eduardo Moniz vai dizer depois de ter ouvido Pais do Amaral, ou o que José Manuel Fernandes declarará depois de ter sido desmentido em toda a linha por Ângelo Paupério.

A direita e a extrema-esquerda parlamentar que em Portugal nem toda a gente da política a arte do jogo sujo.

A DÚVIDA QUE NINGUÉM COLOCA NA COMISSÃO DAS ALCOVITEIRAS

A primeira consequência da não realização DO NEGÓCIO entre a PT e a Media Capital foi a abertura da porta da compra da participação do grupo Prisa ao grupo Ongoing onde Moniz tem agora um papel de destaque. Os que divulgaram o negócio estavam preocupados com as pressões do governo ou usaram esta insinuação para o inviabilizarem e abriram a porta aos interesses da Ongoing e de José Alberto Moniz?

A verdade é que os que beneficiaram do negócio da Ongoing são os mesmos que andam a lançar dúvidas sobre a PT.

COINCIDÊNCIA

Cavaco deu uma entrevista a três dias do congresso do PSD, se eu fosse maldoso diria que foi uma intervenção gravada do antigo líder do partido aos seus militantes.

THE MACHINE E J. E. MONIZ

«Perto de Chicago, na Universidade de Northwestern, vive uma máquina com uma programa de inteligência artificial que está para os jornalistas como outrora o tear mecânico esteve para os tecelões de Lyon. Aquela máquina assina The Machine e faz artigos para os jornais - um dia, talvez ela acabe connosco. Por enquanto só reporta desafios de basebol dos liceus e dá conta dos relatórios das pequenas empresas, coisas menores que um jornal não pode pagar a um profissional. Mas The Machine já redige com a clareza de um texto da Associated Press e sem erros. Mais, faz artigos segundo o ponto de vista das duas equipas e propõe variantes de linguagem para o editor escolher: "A equipa X ganhou/arrasou..." The Machine pode, até, imitar o estilo de conhecidos jornalistas. Os tecelões de Lyon, com medo de perder o emprego, queimaram os primeiros teares e quase mataram Joseph Marie Jacquard, o seu inventor. Devemos também nós desesperar? The Machine podia, por exemplo, escrever sobre a ida de José Eduardo Moniz à comissão parlamentar e contar a luta dele pela independência, contra a pressão dos políticos. Podia? Podia. E isso não vai acabar com os jornalistas? Não, The Machine seria incapaz de fazer o que um jornalista de carne, osso e memória faria: dar uma sonora gargalhada.» [Diário de Notícias]

Parecer:

Por Ferreira Fernandes.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Afixe-se.»

TERRORISMO POLÍTICO

«O primeiro-ministro ficou com uma imagem fragilizada? Frágil?

Não, os outros é que o tentam fragilizar. Gostaria de ouvir alguém a dizer que no dia x José Sócrates falou com y e que apresentem provas. Tenho 15 anos daquela casa, tenho muito respeito por deputados, mas sinto-me triste com o que está a acontecer. Fiz parte da comissão de inquérito ao ministro das finanças Miguel Cadilhe, mas aí havia factos concretos, havia um despacho que não deixava dúvidas.

Mas agora com o novo líder do PSD…

Oxalá venha alguém para pôr ordem nisto. O que está a acontecer é terrorismo político, não encontro outra expressão. O que está a acontecer ao país é algo muito perigoso e que deve deixar os cidadãos muito preocupados.» [i]

Parecer:

Quem o afirma é Domingos Azevedo, bastonário da Ordem dos Técnicos Oficiais de Contas.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Dê-se conhecimento a Cavaco Silva.»

ALEMANHA: PADRES TINHAM HARÉM DE RAPAZES

«O escândalo de abusos sexuais em instituições da Igreja Católica na Alemanha adensa-se com novas revelações feitas por ex-alunos, que agora exigem indemnizações. É o caso de Manfred van Hove, com 65 anos, que frequentou a Escola de Coro de Rastisbona nos anos 50 e assegura ter sido abusado por vários padres, incluindo por aquele que era seu professor, Friedrich Z., que tinha um "harém de rapazes".

(...) Mas além de encobrir os abusos sexuais a escola é acusada de ter aplicado castigos corporais violentos. Monsenhor Georg Ratzinger, irmão do Papa Bento XVI, que dirigiu o célebre Coro dos Pequenos Cantores de Ratisbona entre 1964 e 1994, admitiu numa entrevista a um jornal alemão que esbofeteava os alunos mas não tinha conhecimento da brutalidade usada para impor disciplina e garante que o problema dos abusos sexuais nunca foi abordado.» [Correio da Manhã]

Parecer:

Sem comentários.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Pergunte-se ao cardeal se este é o modelo de família da Igreja Católica.»

CARVALHO DA SILVA DIZ QUE ADMINISTRADOR DA TAP É DO SÉCULO XIX

«Em entrevista à Lusa, Fernando Pinto considerou que as greves "são algo do século passado", referindo que retiram "completamente a capacidade da empresa de melhoria não só do salário como de competitividade".

"É [uma afirmação] inquestionavelmente retrógrada", disse Carvalho da Silva em declarações à Lusa, lamentando que Fernando Pinto pertença a um grupo de gestores com "a mesma mentalidade do século dezanove", anterior à existência dos direitos colectivos dos trabalhadores. » [Diário de Notícias]

Parecer:

Olha quem fala!

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Pergunte-se a Carvalho da Silva de que século é o seu sindicalismo gerido pelo PCP.»

ALUNO DE 12 ANOS AGRIDE PROFESSOR PELA CADEIRA

«Um rapaz de 12 anos agrediu violentamente um professor, na sala de aula e em frente aos colegas, atirando-lhe com uma mochila na cara e batendo-lhe com uma cadeira nas pernas. O caso aconteceu segunda-feira numa turma do 6.º ano da Escola D. Pedro II, na Moita. O professor sentiu-se mal, correu para a casa de banho a vomitar e teve de ser assistido no Hospital do Barreiro. A escola já abriu um processo disciplinar ao aluno, que ontem foi à escola. O professor também surgiu na escola de muletas, mas não deu aulas. » [Diário de Notícias]

Parecer:

Começa a ser tempo de se equacionar a possibilidade de os pais responderem criminalmente pelo comportamento dos filhos por cuja educação e comportamento são responsáveis.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Faça-se a proposta.»

PARLAMENTO QUER SABER QUEM É O PROGENITOR DO MAGALHÃES

«A questão da "paternidade" do computador Magalhães esteve ontem em cima da mesa durante a audição pela comissão de inquérito parlamentar à Fundação para as Comunicações Móveis (FCM).

O ex-coordenador do Plano Tecnológico, Carlos Zorrinho, foi questionado pelo deputado do CDS-PP Hélder Amaral sobre a "paternidade" do computador Magalhães mas este garantiu que foram os operadores que o escolheram.» [Diário de Notícias]

Parecer:

As coisas com que os nossos deputados andam entretidos.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Sugira-se aos iluistres deputados que esclareçam a dúvida recorrendo a testes de ADN.»

ÂNGELO PAUPÉRIO DESMENTE JOSÉ MANUEL FERNANDES

«O presidente executivo da Sonaecom, Ângelo Paupério, negou hoje as afirmações de José Manuel Fernandes, segundo as quais o sucesso da OPA da Sonae sobre a PT estaria dependente da saída do antigo director do Público do cargo. “Na minha actividade de gestor nenhum membro do Governo ou de outra entidade que teve comigo colocou essa condição”, afirmou Ângelo Paupério na audiência da comissão de Ética parlamentar sobre a liberdade de expressão. » [Jornal de Negócios]

Parecer:

A Comissão de Ética deveria designar-se por Comissão das Alcoviteiras.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Faça-se a proposta.»

FERNANDO ULRICH DIZ QUE PSD E CDS DEVEM VOTAR FAVORÁVCELMENTE O PEC

«O presidente do Banco BPI, Fernando Ulrich, defende que “o PSD e o CDS têm condições para a aprovar o Plano de Estabilidade e Crescimento (PEC)”, uma vez que, “globalmente”, se trata de “um bom programa”. Em declarações ao Negócios, a publicar na íntegra na edição de amanhã, o banqueiro considera ainda que o Bloco de Esquerda e o PCP “têm condições para se abster” na votação sobre o PEC.» [Jornal de Negócios]

Parecer:

É bonito ver um banqueiro fazer pressões sobre o PSD e o CDS.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Pergunte-se a Fernando Ulrich se está disposto a ir à Comissão das Alcoviteiras do parlamento para dizer se foi alvo de pressões,»

OCDE APROVA O PEC

«A Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Económico (OCDE) aprova as medidas anunciadas no Programa de Estabilidade e Crescimento e, num comunicado publicado no seu site oficial, encoraja o governo a implementar uma estratégia de consolidação num orçamento plurianual que fixe tectos para as despesas.» [Público]

Parecer:

É uma boa notícia pelo que representa em credibilidade internacional para as políticas adoptadas.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Pergunte-se a Ferreira Leite se gostou de saber.»

RUI RIO É A FAVOR DE PORTEGENS SE...

«Se dúvidas existissem sobre a intenção de o Governo colocar portagens nas auto-estradas sem custo para o utilizador (Scut), tendo em conta a actual crise, o presidente da Junta Metropolitana do Porto (JMP), Rui Rio, dissipou-as ontem, após se ter reunido com o ministro das Obras Públicas, António Mendonça, na sede da JMP. "A minha leitura da reunião é que vai haver portagens", declarou Rui Rio, na dupla conferência de imprensa realizada após a reunião com o ministro.

Mas, se a introdução das portagens nas Scut é, ao que tudo indica, uma inevitabilidade, Rui Rio também deixou claro na conversa que teve com o ministro o que considera imprescindível ter em conta a este respeito. "Só aceitamos se o critério for transversal e universal em todo o país. Não é possível "portajar" no Norte e não "portajar" no Sul, quando as alternativas até são piores no Norte". » [Público]

Parecer:

Enfim, uma abordagem pouco digna para alguém de quem se dizia ser um futuro primeiro-ministro.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Questione-se Ferreira Leite sobre a posição do PSD.»

A ANEDOTA DO DIA

«É um voto de confiança incondicional de Manuela Ferreira Leite em Cavaco Silva em vésperas de abandonar a presidência do PSD. A líder social-democrata afirma que "é absolutamente essencial" que o actual Presidente da República se recandidate. "Tenho esperança, tenho confiança e tenho especialmente muita convicção que é absolutamente essencial que ele se recandidate. Acho que seria muito mau para o país se ele não se recandidatasse", defendeu Manuela Ferreira Leite, numa entrevista à Rádio Renascença, ontem à noite. Cavaco Silva, que tem mantido uma reserva férrea sobre esta matéria, dará hoje uma entrevista à RTP-1 a partir de Belém.» [Diário de Notícias]

Parecer:

Até parece que estão combinados...

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Pergunte-se a Cavaco Silva quais as instruções que deu a Manuela Ferreira Leite.»

VOO SUSPENSO PORQUE OS TRIPULANTES ESTAVAM COM OS COPOS

«Un vuelo de la compañía ucraniana DonbassAero, que debía cubrir este martes el trayecto entre Sinferópol y Kiev, tuvo que ser suspendido porque todos los tripulantes estaban bebidos. Así lo ha denunciado este miércoles un diputado en la Rada Suprema, el Parlamento de Ucrania.

"No despegó porque todos los miembros de la tripulación, del primero al último, estaban, como se dice popularmente, borrachos como una cuba", ha asegurado Leonid Grach, diputado del Partido Comunista, citado por medios locales. En el avión iba a viajar el propio diputado y la Fiscal General adjunta, Tatiana Korniakova, quien finalmente tuvo que participar en la investigación del incidente. » [20 Minutos]

MAREK KIEDROWSKI

FRITO-LAY SUNCHIPS