sexta-feira, março 19, 2010

Umas no cravo e outras na ferradura

FOTO JUMENTO

Juvenil de andorinha-das-chaminés [Hirundo rustica] no Jardim Gulbenkian

FOTOS DOS VISITANTES DO JUMENTO

Bichano de Porto Santo (fotografia de J. Realinho)

IMAGEM DO DIA

[Sam Yeh-AFP/Getty Images]

«A woman checks a baby parrot's health at a traditional bird market in Taipei, Taiwan.» [The Washington Post]

JUMENTO DO DIA

João Cravinho

João Cravinho gosta de desempenhar no PS o papel que Pacheco Pereira desempenha no PSD mas com uma grande diferença, quando Pacheco Pereira era crítico de Santana Lopes recusou um cargo de embaixador da Unesco. Pelo contrário, João Cravinho aceitou um cargo ainda melhor remunerado do que o da Unesco e vem a Lisboa com as viagens pagas pelo BEI falar mal de Sócrates. Que bom que é ser de esquerda com a barriga cheia e as viagens pagas em classe executiva!

A verdade é que se João Cravinho é administrador do BEI a Sócrates o deve, sem as vitórias eleitorais de Sócrates João Cravinho seria um modesto deputado da oposição.

«João Cravinho não gostou do PEC e disse-o claramente ontem no seu espaço de opinião na Rádio Renascença (RR) – “Edição da noite”, emitido às quartas-feiras- “O PS entrou numa deriva à direita que vai ser muito difícil fazê-la regressar sem que haja grandes alterações na própria direcção do PS”, afirmou ex-ministro das Obras Públicas, salientando que apenas “grandes alterações” na actual direcção socialista poderão acabar com a “a deriva à direita”.» [Diário de Notícias]

Em Portugal é um hábito nacional morder na mão que nos dá de comer....

PEC: BOM OU MAU?

Anda por aí muita gente, da extrema-esquerda à direita, a zurzir contra o PEC, uns porque receiam a recessão, outros porque consideram que a dívida pública e o défice são excelentes indicadores de socialismo.

É evidente que analisado de uma forma simplista, um pouco à Belmiro de Azevedo que analisa o estado da economia portuguesa nas caixas registadoras do Continente, o PEC anuncia contracção do consumo e, por essa via, uma redução da actividade económica. Mas é o investimento privado e não o investimento público que promove as exportações e cria emprego sustentável.

Sem a confiança internacional na economia portuguesa e na seriedade da política económica adoptada pelo governo, seja ele qual for, dificilmente se poderá promover o investimento privado, nacional ou internacional. As opiniões positivas de organizações como a OCDE e o FMI são fundamentais para reforçar a confiança internacional na economia portuguesa e atrair o investimento estrangeiro.

Não estou tão certo de que o PEC trará a estagnação económica como muitos anunciam.

OS JUÍZES SÃO MELHORES DO QUE OS OUTROS PORTUGUESES?

«O relatório do Conselho Superior da Magistratura hoje entregue ao presidente do Parlamento indica que, no ano passado, 61 juízes obtiveram classificação de "Muito Bom", 86 de "Bom com Distinção", 85 de "Bom", oito de "Suficiente", não havendo nenhum com a classificação de "Medíocre".» [Jornal de Notícias]

Não há nenhum sector da sociedade portuguesa, sejam empresas, instituições ou grupos profissionais, onde metade sejam muito bons e a outra metade bons com distinção. Se assim fosse Portugal estaria a discutir os primeiros lugares a todos os níveis.

A classificação dos juízes, os responsáveis pelos tais tribunais que fazem uma justiça jurássica, onde quase é necessário fazer a prova de vida dos arguidos e das testemunhas antes de iniciar um julgamento é, no mínimo, ridícula.

A "PADROFILIA"


«D. Carlos Azevedo, bispo auxiliar de Lisboa, sem rodeios, condena os padres que cometeram abusos sexuais a menores.

Em conversa com a Lusa afirmou que estes «são crimes que envergonham» a Igreja católica. E, com o dedo na ferida, diz que «a primeira atitude: enfrentar os casos que surgem com frontalidade, depois de se ter muita atenção àqueles que foram vítimas». » [Portugal Diário]

Agora que o papa receia que o escândalo lhe manche a sotaina e foi forçado a sair da tradicional posição de encobrimento da pedofilia praticada por padres, muitas vezes a coberto das paredes dos templo, os nossos eclesiásticos encheram-se de coragem e de preocupação com tema e desdobram-se em declarações e entrevistas a condenar a "padrofilia".

É uma pena que quando se deu o escândalo do padre Frederico, de que se dizia ser um protegido do bispo do Porto, tenham optado pelo silêncio esperando que a fuga do eclesiástico para o Brasil o assunto fosse dado por esquecido e encerrado. Mas o escândalo rebentou noutras paragens e anda no ar o receio de que algumas vítimas portuguesas da "padrofilia" tenha a coragem que tiveram outras vítimas na Irlanda, Suíça, Itália, Alemanha, Espanha, Brasil ou Chile.

NOME DE RUA: VIVO OU MORTO

«Dar o nome de alguém a uma rua é uma homenagem. Um conjunto de deputados quer legislar essa homenagem, proibindo-a a pessoas vivas - a discussão vai ao Parlamento. Resumo o projecto de lei: está vivo, não tem nome de rua. A coisa tem uma vantagem rara, quase nunca um projecto de lei se explica numa linha. O problema é que é uma linha a mais. Os deputados que projectaram a lei demonstram que estão vivos, mas não é por isso que eu lhes negaria o nome de um beco. É porque trabalharam mal - fartos de leis para mostrar serviço andamos nós. Por outro lado, uma lei que, por exemplo, proibisse leis parvas devia dar ao seu autor o direito a uma tabuleta numa larga avenida com árvores - e longa vida tivesse esse deputado! Um feito raro deve ser assinalado com uma honra para poucos, que é o que é um nome de rua. Sei o que preocupa os legisladores do tal projecto proibição: é haver tanta gente a apropriar-se de lápide pública indevidamente. Mas estar vivo ou morto o que tem a ver com o assunto? Se calhar há mais mortos indignos do que vivos. E uma lápide em vida carrega uma justiça imanente que um mal homenageado morto nunca conhecerá e um vivo pode conhecer (bem feito!): tanto se dá um nome a rua como se tira. Por favor, senhores deputados: deixem o mercado das homenagens funcionar.» [Diário de Notícias]

Parecer:

Por Ferreira Fernandes.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Afixe-se.»

O PEC E O CRESCIMENTO


«Entendo que face à gravidade da crise que vivemos, que obriga a conciliar uma estratégia de crescimento económico com uma política de consolidação orçamental num período de quatro anos, o Governo não tinha outra alternativa que não fosse a que adoptou, ou seja, a de apostar num forte corte da despesa pública em vez de provocar um aumento da receita pública pela via de um aumento de impostos.

Fazendo-o o Governo mantém o ambiente fiscal relativamente inalterado do lado da oferta e, por outro lado, procura estimular o consumo ao não aumentar os impostos indirectos, os únicos impostos em que a meu ver o Governo poderia mexer. Também me parece correcta a opção de distribuir por todos os "sacrifícios" pedidos à população, afectando mais a classe média, o que seria inevitável dado ser ela hoje - e ainda bem - o segmento populacional mais relevante e em crescimento.» [Diário Económico]

Parecer:

Por Fernando Murteira Nabo.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Afixe-se.»

PJ INVESTIGA PJ

«A Polícia Judiciária fez buscas nas suas próprias instalações, na Unidade Nacional de Combate à Corrupção, avança a edição on-line da revista 'Sábado'. O objectivo seria perceber quem forneceu ao antigo ministro, deputado do PS e administrador do Millenium BCP, Armando Vara, documentos que estão em segredo de justiça sobre o caso Banif-Angola.

Os referidos documentos foram encontrados numa gaveta, durante as buscas à casa e ao gabinete do antigo administrador do Millenium BCP, no âmbito do Processo Face Oculta. De acordo com a 'Sábado' as buscas que aconteceram na passada semana, foram lideradas pelo juíz Tribunal Central de Investigação Criminal, Carlos Alexandre, e pelo director da Judiciária de Lisboa, José Bráz.» [Correio da Manhã]

Parecer:

O melhor é colocar todos os portugueses sob escuta à nascença.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Proponha-se.»

QUE BOM QUE É SER DE ESQUERDA COM A BARRIGA CHEIA

«João Cravinho não gostou do PEC e disse-o claramente ontem no seu espaço de opinião na Rádio Renascença (RR) – “Edição da noite”, emitido às quartas-feiras- “O PS entrou numa deriva à direita que vai ser muito difícil fazê-la regressar sem que haja grandes alterações na própria direcção do PS”, afirmou ex-ministro das Obras Públicas, salientando que apenas “grandes alterações” na actual direcção socialista poderão acabar com a “a deriva à direita”.» [Diário de Notícias]

Parecer:

Esta visão pré-histórica de que mais Estado significa mais esquerda é ridícula no século XXI, é uma herança dos tempos em que a estatização significava socialismo.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Recorde-se a Cravinho que a extrema-direita portuguesa tem em comum com ele uma visão estatizante da sociedade e não é por isso que é de esquerda.»

QUE SORTE A NOSSA, EM PORTUGAL NÃO HÁ JUÍZES MEDÍOCRES

«O relatório do CSM entregue a Jaime Gama pelo presidente e vice-presidente do CSM, conselheiros Noronha Nascimento e Ferreira Girão, regista também 58 juízes com classificações pendentes.

Em matéria de classificações dos juízes no âmbito das inspeções realizadas, entre 2005 e 2009 houve apenas 10 juízes classificados com "Medíocre": cinco em 2005, dois em 2006, dois em 2007, um em 2008 e nenhum em 2009.» [Diário de Notícias]

Parecer:

Pois, são todos bons.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Elogie-se o desempenho brilhante dos nossos magistrados, se fossem médicos estaríamos todos curados.»

GRADUADO DA PSP FOI TRATAR DOS PAPÉIS ÀS CINCO DA MANHÃ?

«No momento que a Equipa de Intervenção Rápida (EIR) da PSP do Calvário começou a perseguir o rapper MC Snake, o graduado que comanda a equipa e dá ordem de fogo tinha ido à esquadra. Toda a acção policial, que começou nas Docas de Alcântara e terminou na Radial de Benfica, em Lisboa, foi feita sem a presença do graduado. O chefe deverá ser ouvido nos processos de averiguações entretanto abertos pela PSP e pela Inspecção-Geral da Administração Interna, tal como todos os outros elementos policiais que participaram na perseguição.» [Diário de Notícias]

Parecer:

Enfim, é um graduado português.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Investigue-se.»

FERNANDO LIMA NA COMISSÃO DE ÉTICA?

« Se o PS mantiver na sua lista de audições o nome dos jornalistas do Público Tolentino de Nóbrega e Luciano Alvarez, o Bloco de Esquerda também não abdica da audição de Fernando Lima, ex-assessor de imprensa de Cavaco Silva. Este foi um dos aspectos que ficou por resolver depois da reunião de ontem da Comissão de Ética que está a avaliar a liberdade de expressão. Apesar do consenso generalizado entre os partidos para reduzir a lista de nomes a menos de 20, só hoje, após nova reunião da comissão, será conhecida a lista final de pessoas a ouvir . O objectivo é acabar os trabalhos antes do final de Maio, para não se prolongar para além da Comissão Parlamentar de Inquérito. Da lista inicial, o PS riscou ontem 12 nomes e juntou três: o ex- -ministro Morais Sarmento, o ex-proprietário da TVI Miguel Pais do Amaral e o jornalista João Pacheco.» [Diário de Notícias]

Parecer:

Seria muito interessante.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Também seria muito interessante chamar Cavaco Silva à Comissão de Inquérito para o questionar sobre a sua intervenção pública sobre um negócio entre empresas privadas da qual resultou um benefício competitivo para o operador que passou à frente da PT na compra da TVI.»

EMPRESAS DE RATING PROCESSADAS NOS EUA

«Os países europeus podem também ter argumentos válidos para processar as agências de notação financeira ("rating"), segundo o procurador do estado norte-americano do Connecticut, que na semana passada accionou judicialmente a Moody´s e a S&P.

Estas duas agências, afirmou Richard Blumenthal à Lusa, "conscientemente mentiram ao público e fizeram-no pois isso permitia-lhes obter lucros".

Os "danos" que causaram "certamente que não se limitam aos investigadores e outros participantes do mercado que operam nos Estados Unidos", disse Blumenthal.» [Diário de Notícias]

Parecer:

Tudo leva a querer que as empresas de rating promoveram a especulação.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Estude-se a hipótese de ter havido promoção deliberada a especulação por parte das empresas de rating.»

PORTUGAL SOBE NA INOVAÇÃO

«Portugal subiu uma posição no ranking europeu de inovação, ocupando a 16.ª posição na escala divulgada ontem pelo European Innovation Scoreboard 2009, em Bruxelas, que avaliou os 27 Estados membros da UE. Para Carlos Zorrinho, secretário de Estado da Energia e Inovação, é importante a aposta na formação dos recursos humanos, que valeram a Portugal este resultado. "Portugal foi o segundo país que mais progrediu na formação dos seus recursos humanos. É evidente que partimos de uma base baixa, mas continuamos a subir muito rapidamente", afirmou, acrescentando que Portugal é o país que apresenta "o mais alto indicador em termos do número de doutorados por mil habitantes". "Fomos também o segundo país com maior investimento das empresas, sendo o primeiro país em termos de investimento de empresas em investigação e desenvolvimento (I&D)". O secretário de Estado da Inovação realçou ainda "o facto de sermos, nos últimos cinco anos, o sétimo pais que mais subiu neste ranking e de, mais uma vez, termos ultrapassado países como a Noruega e a Espanha. Para o futuro, Zorrinho sonha chegar mais alto: "Estamos na classe dos inovadores moderados. A próxima etapa é passarmos para os chamados followers e apostar nas áreas críticas para nós - na I&D, na capacidade dos recursos humanos, na capacidade das empresas apostarem em inovação." De acordo com o relatório, Portugal foi o país europeu que mais progrediu no indicador relativo à despesa das empresas em I&D, o segundo no registo de patentes e o quarto país na UE27 que mais progrediu no grupo de indicadores relativos aos efeitos económicos de inovação.» [Diário de Notícias]

Parecer:

Esta é uma daquelas notícias a quem ninguém presta atenção.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Dê-se conhecimento a Cavaco Silva, talvez o ajude a andar menos preocupado.»

FMI TAMBÉM APROVA O PEC

«O Fundo Monetário Internacional fez hoje saber que considera o PEC português "bastante apropriado" para fazer descer o défice.

"A nossa equipa ainda não teve tempo de discutir detalhadamente o plano com as autoridades [portuguesas], mas o documento parece bastante apropriado", afirmou Caroline Atkinson, porta-voz do FMI, citada pela Reuters.» [Diário Económico]

Parecer:

Já só falta o próximo líder do PSD, mas esse ainda não se sabe quem vai ser.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Aprove-se.»

TRABALHADORES DA TAP PROTESTAM CONTRA PILOTOS

«Algumas centenas de trabalhadores da companhia aérea juntaram-se hoje em frente às instalações da empresa numa manifestação silenciosa contra a greve dos pilotos.

O protesto foi convocado nos últimos dias por e-mails anónimos que circularam na companhia e juntou algumas centenas de funcionários da TAP junto ao edifício 27 das instalações da transportadora aérea.Para a mesma hora tinha sido convocada uma manifestação contra a administração em frente ao edifício onde trabalha a equipa liderada por Fernando Pinto.» [Diário Económico]

Parecer:

Depois de tanta greve é natural que os trabalhadores da TAP se comecem a fartar de que sejam os que mais ganham que andem a brincar com a viabilidade da empresa.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Proceda-se quanto antes à privatização da TAP, depois veremos quantas greves fazem os pilotos.»

CASO BPN JÁ TEM "BOI DA PIRANHA"

«José de Oliveira Costa, antigo presidente do Banco Português de Negócios (BPN), vai ser julgado pelos sete crimes de que está acusado no primeiro processo relativo à instituição financeira em que está acusado e que motivou a sua prisão preventiva em Novembro de 2008.

Como não pediu a abertura da instrução do processo, ao contrário da maioria dos 24 arguidos que hoje saberão se serão julgados pelos crimes de que são acusados, o antigo banqueiro já sabe que vai a julgamento, adiantou fonte judicial ao Negócios.» [Jornal de Negócios]

Parecer:

Enquanto as piranhas vão comendo o Oliveira e Costa todos os outros gatunos do BPN podem atravessar o rio tranquilamente.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Pergunte-se aos investigadores se os lucros da família Silva nos negócios de acções foram contabilizados como negócio ruinoso ou fraudulento de Oliveira e Costa.»

MORAIS SARMENTO DEFENDE LEI DA ROLHA

«O presidente do Conselho de Jurisdição do PSD, Morais Sarmento, defende que a "lei da rolha" deve ser mantida, e não vê razões que justifiquem a discussão que o assunto está a gerar, dentro e fora do partido: "Pedir que o recreio se interrompa por 60 dias não parece que seja excessivo". A norma, aprovada no último congresso dos sociais-democratas, enfatizou, mais não pretende do que evitar o "tiro ao líder" antes das eleições.» [Público]

Parecer:

Há quem chame liberdade de expressão à política de recreio.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Pergunte-se a Morais Sarmento se a sua boca do mau hálito não é recreio.»

EUGENE BALYUBAH


BRASIL - SECRETARIA ESTADUAL DA SAÚDE