sábado, março 20, 2010

Umas no cravo e outras na ferradura

FOTO JUMENTO

Flores do Jardim Gulbenkian

IMAGEM DO DIA

[Beawiharta-Reuters]

«A child plays in smoke from a fumigation exercise in Jakarta. Dengue fever, which is spread by mosquitoes, is a concern in the region.» [The Washington Post]

JUMENTO DO DIA

Jaime Gama

Parece que para o presidente da AR o facto de os computadores usados pelos deputados serem pagos pelo parlamento isso implica que possam ser alvo do voyeurismo por parte dos fotógrafos, isto é os deputados estão sujeitos a que tudo o que vejam nos seus ecrãs possa ser fotografado e divulgado pelos jornais.

Por outras palavras, Jaime Gama acha que por usarem computadores do parlamento os deputados deixam de ter direito à privacidade, os seus emails, os textos que escrevem, as páginas que visitam podem ser fotografados. É lamentável, muito lamentável, é mesmo uma aberração. Depois da lei da rolha imposta no PSD o presidente do parlamento impõe a lei da falta de privacidade aos deputados.

«O protesto dos deputados aconteceu quando Jaime Gama respondia a uma interpelação do deputado socialista, e presidente do Conselho de Administração da AR, José Lello, que se queixou de os repórteres fotográficos captarem imagens dos ecrãs dos computadores dos deputados, violando a sua privacidade.

O presidente da AR respondeu que os computadores não são pessoais e que há regras para o trabalho dos repórteres, estando ao alcance dos deputados mudarem essas regras se o entenderem. Estas declarações de Gama suscitaram também uma vozearia na bancada do PS. Lello ocupava um lugar na penúltima fila de cadeiras da bancada socialista, mais próxima da galeria onde habitualmente se encontram os fotógrafos.» [Público]

AS PRENDAS DO SUCATEIRO

«Relógios Rolex, canetas Montblanc e Dupont, jarras, fruteiras e decantadores de prata são alguns dos objectos que constam das listas de presentes que o empresário da sucata Manuel Godinho enviaria todos os anos pelo Natal a políticos, gestores de empresas públicas e autarcas. Hoje divugada pelo semário "Sol", a lista inclui o primeiro-ministro José Sócrates, que, em 2004 e em 2006, teria sido presenteado com um decantador de prata, uma caneta Montblanc e um relógio. O gabinete de José Sócrates nega.» [Público]

Já aqui sugeri por mais de uma vez que as prendas a título de Natal ou a propósito de qualquer outro motivo deveriam ser declaradas e tributadas em sede de IRS, não faz sentido que haja quem receba muitos milhares de euros em prendas e que as empresas declarem essa despesa como um custo, isto é, não só os beneficiários nda pagam como acabam por ser os contribuintes a financiar essas prendas de forma indirecta já que vão reduzir os lucros tributados em sede de IRC.

Se algum político português que tenha exercido um alto cargo ou algum alto dirigente da Administração Pública não recebeu prendas que levante o braço! Não acredito que haja um único, se alguém quiser fazer a experiência espere pelo Natal e mande fotógrafos para as entradas dos ministérios, de instituições do Estado ou mesmo de grandes empresas e vão ver quantos estafetas entram com grandes embrulhos, carregados de artigos de luxo, ficando de fora os milhares de prendas entregues com maior discrição.

Perguntem às grandes empresas da distribuição, das telecomunicações ou aos bancos quanto gastam em prendas de Natal e vão ver. Recordo que quando Guterres chegou a primeiro-ministro afirmou em público que ficou espantado com o valor das prendas que eram feitas. Sugiro, por exemplo, que Cavaco Silva divulgue no site da Presidência as prendas que lhe foram oferecidas pelas empresas portuguesas durante estes quatro anos de mandato.

Enfim, todos os pardais comem trigo e só o sucateiro é que paga.

O PSD E O CASO DA GALINHA DECAPITADA

«Ao apanhar com os estilhaços da novela laranja em cartaz, pensei que o diferimento entre a ocorrência da morte e a nossa percepção dela também se aplica aos partidos, e não a galinhas, cobras e D. Sebastião, que mais uma vez faltou à chamada, em Mafra -, onde, ao ouvir na TV o entusiasmo com que os ex-líderes foram recebidos pelos congressistas, finalmente compreendi todo o significado da frase "I see dead people" dita por Haley Joel Osment em O Sexto Sentido, de M. Night Shyamalan.

Tendo a concordar com Santana Lopes quando ele diz que "o PSD está completamente desfeito" e "não tem sido um partido, mas uma casa de ódios". Percebo o pânico de Carreira, o líder do PSD Lisboa, quando avisa: "Temos de travar esta loucura." Acredito em Marcelo quando garante que "o próximo líder não vai durar mais de dois anos". E acho Jardim muito optimista quando admite que "o PSD tem conserto".

O mais provável é que o PSD já esteja morto, tal como a galinha que eu e os meus primos matámos, e a malta ainda não tenha reparado porque, apesar de já não ter cabeça, está a fugir pela rua abaixo, a bater furiosamente as asas.» [Diário de Notícias]

Parecer:

Por Jorge Fiel.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Afixe-se.»

GÉNERO QUÊ?

«No PÚBLICO de anteontem vinha a notícia do "primeiro sem-género do mundo". Norrie May-Walby nasceu rapaz; fez uma operação para mudar de sexo quando tinha 28 anos mas decidiu, logo depois, que não queria ser nem uma coisa nem outra. Quis ser um "neutro" e as autoridades da Austrália, sabiamente, concordaram.

O vergonhoso caso da maneira como se quis reavaliar as proezas da atleta sul-africana Caster Semenya é um sinal recente da profundidade dos nossos preconceitos. Os sul-africanos responderam com justa indignação. Os peritos lembraram que, cientificamente, há centenas de dúvidas (das duradouras, que jamais se poderão resolver) para se determinar se alguém é de um sexo ou de outro.

Somos todos uma mistura. As nossas preferências sexuais são a coisa mais concreta que temos: são como gostos musicais. Gore Vidal tem sido o mais lúcido dos explicadores da pouca importância destes gostos.

As cores são uma descoberta recente, em termos científicos. O "género" (não gosto da tradução portuguesa de gender) é como reduzir os sexos e as sexualidades a branco e preto, com uma terceira e pouca útil hipótese de cinzenta. Corresponde ao indeciso; a quem não é uma coisa nem outra. Nomeadamente: ninguém.

E as cores? Do arco-íris e além? Pelo menos metade do mundo não sabe o que quer ou quem é. Parabéns à Austrália por abdicar do vício de classificar tudo dicotómica e maniqueistamente. Como continua a fazer o resto do mundo, estupidamente. Os neutros defendem-nos a todos.» [Público]

Parecer:

Por Miguel Esteves Cardoso.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Afixe-se.»

PECADOS DO PEC

«Não posso deixar de pensar que os jornais se enganaram ao afirmarem que o Governo vai gastar mais 400 milhões em eólicas. Essa energia saí caríssima, pagamos todos nós e as nossas empresas ficam em desvantagem competitiva face às do resto do mundo. Deve haver engano, porque o desperdício e o absurdo não pode ser assim tão grande; a culpa é dos jornalistas, certamente.» [Público]

Parecer:

Um artigo de Luís Campos e Cunha que mereceria ser lido não fosse o parágrafo que reproduzo. Para o professor primeiro deveria esperar-se que o crude chegasse aos 300 dólares e só depois se investiria, para além, de fazer mal as contas ao não avaliar os impactos do investimento que está a ser feito e que já são visíveis, como a instalação da fábrica de baterias da Nissan-Renault. Compreendo que o professor continue ressabiado, mas estas coisas da economia merecem ser analisadas com mais rigor, pelo menos quando é um professor de economia que o faz.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Arquive-se.»

UMA SONDAGENM FAVORÁVEL A PASSOS COELHO

«O candidato à liderança do PSD Pedro Passos Coelho mostrou-se hoje "satisfeito" por uma sondagem que lhe dá uma vitória folgada nas directas de 26 de Março, mas sublinhou que ainda falta uma semana de campanha eleitoral.

"Nas sondagens prefiro ir à frente do que ir atrás e fico satisfeito por saber que aparece uma sondagem que me dá essa vantagem", disse Pedro Passos Coelho aos jornalistas no final de um encontro com militantes na sede do PSD da Guarda. » [Jornal de Negócios]

Parecer:

Se a sondagem não tivesse sido feita pela Pitagorica propriedade de um tal Alexandre Picoto que pertence à comissão de honra de Pedro Passos Coelho diria que a eleição deste estava assegurada. Além disso o Sol é um jornal pouco credível, até nos faz suspeitar das exigência da demissão do PGR feitas por Pedro Passos Coelho.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Espere-se pelos votos dos militantes do PSD, nunca se sabe quantos votos comprou o pequeno Rangel pois como se sabe os "homens de Benfica" estão do seu lado.»

A EQUIDISTÂNCIA DA PRESIDENTE DO PSD

«Manuela Ferreira Leite espera que o próximo líder do PSD «não seja escolhido pelo aspecto físico». Em entrevista à «Antena 1», a ainda líder dos sociais-democratas não quis dizer se vai aceitar convites do próximo presidente, mas espera que este seja eleito pelas ideias e não pelo aspecto. » [Portugal Diário]

Parecer:

Digamos que Manuela Ferreira Leite de subtil nada tem ainda que dizer que o próximo líder do PSD "seja escolhido pelas ideias e não pelo aspecto físico" não abone nada a favor de Paulo Rangel.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Sugira-se a Manuela Ferreira Leite que seja mais precisa, que diga, por exemplo 'o cabeçon', aquela coisa horrível, o feiote aquele que olha sempre a 180º, etc..»

A EXPLICAÇÃO MAIS ABERRANTE PARA OS MASSACRES DE SREBRENICA

«As afirmações de um antigo general norte-americano estão a causar polémica. John Sheehan alegou, perante o Senado dos EUA, que a presença de soldados assumidamente homossexuais no exército holandês contribuiu para o massacre de Srebrenica, em 1995, durante o qual mais de sete mil muçulmanos bósnios foram assassinados.
A opinião do ex-comandante da NATO foi expressa durante a discussão sobre o ingresso de militares gays nas forças militares norte-americanas. Aos senadores, Sheehan assegurou que o ex-chefe do Estado Maior holandês lhe confidenciou que a presença de homossexuais entre os militares era vista como 'parte do problema' nos acontecimentos de 1995 em Srebrenica. O antigo general defendeu que houve uma ligação entre a ineficiência dos soldados holandeses e o massacre. »
[Correio da Manhã]

Parecer:

O mais grave é que isto foi dito em pleno século XXI por um general no senado americano. A verdade é que os comandantes holandeses, gays ou não, assobiaram para o ar durante o massacre.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Dê-se a merecida gargalhada.»

MAIS UMA APARIÇÃO MARIANA

«A dimensão da investigação, colocada sob a autoridade da Congregação para a Doutrina da Fé (CDF), indica que a dimensão do fenómeno de Medjugorje e seu significado no mundo católico não passam despercebida em Roma (ver entrevista). De facto, é esta a primeira vez na história da Igreja, como referiam ontem publicações católicas, que a CDF investiga um fenómeno de carácter sobrenatural enquanto este ainda decorre. Das seis pessoas que afirmam ter visto e recebido mensagens da Virgem Maria, desde Junho de 1981, duas continuam a relatar visões.» [Diário de Notícias]

Parecer:

Avizinham-se bons negócios para a igreja na Bósnia, que por acaso é de maioria muçulmana.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Confirme-se se correu alguma aparição em Meca.»

REGIME CUBANO REPRIME DAMA DE BRANCO

«O protesto pacífico de um grupo de mulheres conhecido por Damas de Branco foi anteontem reprimido com alguma violência pelas autoridades cubanas. As manifestantes, que são todas familiares de prisioneiros de consciência, foram insultadas à saída da igreja, em Havana, por duas centenas de militantes pró-governamentais, que gritavam "a rua é de Fidel" e a "a rua é da revolução".

O incidente ocorreu no bairro de Párramo, quando as mulheres iam visitar um preso, deparando--se com um grupo hostil. Como é habitual nos protestos, as Damas de Branco gritaram "liberdade" e a multidão respondia "abaixo a gusanera", expressão que significa "vermes contra-revolucionários". Depois, enquanto os pró-castristas aplaudiam, mulheres polícias colocaram à força as 30 Damas de Branco em autocarros e levaram--nas para casa» [Diário de Notícias]

Parecer:

Isto sim que é uma democracia de esquerda!

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Proponha-se a Jerónimo de Sousa que seja solidário com os democratas cubanos e se manifeste contra a repressão.»

CORRIDA AO PAGAMENTO DE QUOTAS NO PSD

«Na próxima sexta-feira, dia 26, perto de 79 mil militantes do PSD podem escolher o sucessor de Manuela Ferreira Leite. Nos três últimos dias de pagamento de quotas, liquidaram as contas em atraso com o partido mais de 20 mil militantes.

Fonte de uma das candidaturas à liderança do PSD garantiu ao DN que na segunda-feira estavam pagas apenas cerca de 55 mil quotas. Encerrados os cadernos eleitorais, o saldo do universo de votantes sociais-democratas cresceu para os 78 943. » [Diário de Notícias]

Parecer:

Outra vez a compra de votos?

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Pergunte-se ao PSD quantos dos seus militantes só aparecem nas eleições.»

PAMELA ANDERSON QUEIXA-SE DE FALTA DE SEXO

«Pamela Anderson sente falta de sexo. A actriz, que está solteira, admitiu ao site Star Pulse que o sexo a faz relaxar.

«Sinto falta de sexo. Ajuda-me a relaxar e eu não estou nada relaxada no momento», afirmou Pamela Anderson, que aceitou participar no reality «Dancing With The Stars» para se distrair dos problemas pessoais.» [Portugal Diário]

Parecer:

Há por aí algum voluntário?

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Aceitem-se inscrições de voluntários.»

CARRIS FEZ PRESSÕES SOBRE MOTORISTAS

«“Há muitos motoristas que estão ao serviço por via dessas pressões, pois foram informados de que, se aderissem à greve, os seus contratos não seriam renovados”, relatou Manuel Oliveira, do Sindicato Nacional de Motoristas, acrescentando tratar-se de “artifícios” da administração da Carris, os quais eram “já esperados”.Questionado sobre as alegadas pressões por parte da administração da empresa para os trabalhadores não aderirem à greve, o secretário-geral da empresa, Luís Vale, desmentiu as acusações do Sindicato Nacional de Motoristas. “Não corresponde, de todo, à verdade”, garantiu.» [Público]

Parecer:

As greves promovidas pelos sindicatos portugueses ou têm adesões de 100% ou têm apenas 95% devido a pressões dos gestores.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Sugira-se aos sindicalistas que aceitem aquilo que foi uma evidência para todos os lisboetas, a greve falhou, os motoristas não lhes obedeceram.»

IGORISK

ENPA