domingo, março 21, 2010

Umas no cravo e outras na ferradura

FOTO JUMENTO

Fotografias do último dia de Inverno no Jardim Gulbenkian:

IMAGEM DO DIA

[Reuters]

«Barack Obama saluda a la gente en la Universidad George Mason en Fairfax, en Virginia.» [El Pais]

JUMENTO DO DIA

Manuel Alegre

Francisco Louçã que se cuide, o Manuel Alegre ainda se candidata a líder do Bloco de Esquerda e se perder nunca mais se vão livrar dele, o discurso do pensionista parlamentar é mais próprio de quem quer liderar a extrema-esquerda do que de quem se candidata a Presidente da República.

Se com declarações bloquistas Manuel Alegre pretende fazer chantagem sobre o seu partido, forçando-o a decidir-se pelo apoio à sua candidatura o resultado só poderá ser uma derrota ainda maior do que aquela que já é evidente. Os eleitores não estão para as aventuras de um político que depois de velho decidiu fazer a revolução de que se esqueceu de fazer durante três décadas de bonomia política poético-parlamentar.

DO OITO PARA O OITENTA

A corrupção é um tema incómodo para quem é governo e uma excelente forma para quem quer dar nas vistas, ainda mais se for uma personalidade como o eng. Cravinho que pertence ao partido do poder, alguém que quando era ministro não dedicou nenhuma entrevista ao tema.

Há muito que aqui defendo que as prendas dadas pelas empresas, seja a gestores do Estado ou de empresas privadas, devem ser tributadas em sede de IRS para quem as recebe e terem um tratamento especial em sede de IRC para que não sejam os contribuintes a suportá-las.

Daí a considerar corrupção uma simples prenda vai uma grande distância, para além de estarmos perante uma aberração jurídica. Se for adoptada uma norma que proíbe um funcionário de receber uma prenda estaremos perante uma infracção disciplinar que pode ser tipificada como grave, mas considerar corrupção equivale a a um excesso, é como se alguém pudesse ser condenado por homicídio só por ter uma pistola, mesmo que nunca tivesse disparado um tiro.

Parece que esta mentalidade bloquista se está a generalizar a todos os partidos, por este andar os portugueses são arguidos de uma série de crimes logo à nascença.

O QUARTO CANDIDATO À LIDERANÇA DO PSD

Pelas intervenções dos candidatos à liderança do PSD quase chegou à conclusão que Sócrates é o quarto candidato e pela forma como é atacado pelos "outros" três candidatos é o melhor colocado para ganhar as directas.

Se isto fosse uma feira dir-se-ia que estamos perante uma competição de tiro ao boneco e que os militantes do PSD escolherão o candidato do PSD com maior pontaria. Isté não é um partido, é um grupo excursionista.

O AUTO-GOLO DO ANO

O QUE É QUE 'ELES' ANDAM A ESCONDER

«Ontem, no comboio para Coimbra, fiz um escabeche do gosto da maioria do povo português (se a opinião nos cafés, caixas de comentários de jornais e cidadãos que esperam a vez na barbearia representam essa maioria). Comboio Alfa, no lugar frente ao meu, sozinho, ia um deputado, cara que topo dos telejornais, usando o seu computador. Eu, que não tinha livro nem sono, levantei-me e fui sentar-me ao lado do deputado. Sou um cidadão que conhece os seus direitos e inclinei o pescoço para melhor ver o que estava no ecrã. O deputado lia um jornal pela Internet. Ele pareceu-me incomodado e virou o computador para a janela. Isso só espicaçou mais a minha cidadania, e disse-lhe: "Assim não vejo bem...", enquanto lhe encostava o ombro ao peito e estendia mais o pescoço. Ao mesmo tempo, sussurrei-lhe: "Artigo 16, ponto 6", para lhe fazer saber que conheço o Estatuto dos Deputados e quem lhe paga as telecomunicações (eu). E não é que o homem se insurgiu?! Estou nos 60 e já me fazem levantar mais facilmente do lugar que não é o meu, mas não me calei. Denunciei alto e bom som o eleito que não deixa o povo (eu, para o caso) ter acesso ao nosso (de um deputado, o que é o mesmo) computador. A carruagem aplaudiu-me. O presidente Jaime Gama tem base social de apoio. » [Diário de Notícias]

Parecer:

Por Ferreira Fernandes.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Afixe-se.»

PSD

«A este respeito, o discurso de Manuela Ferreira Leite no congresso do último fim-de-semana foi bem mais revelador do que as intervenções dos ex-líderes, ou dos aspirantes a líder. Ferreira Leite disse, basicamente, que tinha feito tudo bem, que tinha mostrado o caminho, que tinha credibilizado o partido. Aquilo que se conclui deste discurso é grave para o PSD e para o país: os dirigentes actuais do partido, a começar pela líder, não só fizeram tudo mal como nem sequer compreenderam o mal que fizeram.

Recorde-se que toda a estratégia desta liderança, falha de ideias gerais e soluções particulares, centrou-se na concepção da sua própria superioridade moral e no ataque pessoal a Sócrates: o empolamento de sucessivos escândalos, a utilização da comunicação social para a revelação de invenções ou factos comprometedores, a apresentação de Sócrates como o "Pinóquio" da política, a ideia de que existe por parte do primeiro-ministro um "plano de poder pessoal", um "plano para controlar os media", etc. Enfim, o PSD procurou incutir a ideia de que Sócrates era o problema.» [Diário Económico]

Parecer:

Por João Cardoso Rosas.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Afixe-se.»

HIPOCRISIA PAPAL

«Bento XVI pediu hoje, sábado, desculpa às vítimas de abuso sexual por parte de padres católicos na Irlanda e disse sentir “vergonha e remorso”.

Numa carta pastoral enviada aos católicos irlandeses, o Papa reconheceu que as vítimas e suas famílias têm motivos para se sentirem traídos.» [Jornal de Notícias]

Parecer:

Pede desculpa às vítimas mas o Vaticano esconde padres pedófilos que fogem à justiça dos EUA, da mesma forma que no passado protegeu criminosos nazis.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Sugira-se ao papa que entregue os padres pedófilos que se escondem na cidade do Vaticano.»

A ANEDOTA DO DIA

«A procuradora geral adjunta Maria José Morgado considerou na sexta feira à noite que a "informática é muito mais segura que o papel", admitindo que as "tecnologias de informação" poderiam resolver o problema da violação do segredo de justiça.~

"As tecnologias de informação podiam resolver-nos o problema, porque a informática é muito mais segura que o papel", afirmou Maria José Morgado numa palestra sobre corrupção que proferiu em Fátima. » [Jornal de Notícias]

Parecer:

Se não fosse esta magistrada o que seria da justiça portuguesa? Há formas menos ridículas de ignorar os responsáveis criminosos que se escondem atrás das paredes da justiça onde se dedicam a fazer golpes de estado.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Pergunte-se à magistradas se já ouviu falar, em CDs, DVDs ou pens.»

NO 'CÂMARA CORPORATIVA':

O post "Da mentira":

«Para a semana, a comissão parlamentar de inquérito ao caso PT/TVI inicia os seus trabalhos. Sendo conhecidas as declarações dos principais intervenientes (de Granadeiro a Bava, de Vasconcelos a Bairrão), não é complicado antecipar as conclusões do “inquérito”. Mas a questão não é tanto essa.

O que é extraordinário é a oposição (incluindo o Presidente da República) não entender que um primeiro-ministro — independentemente do que possa ter tomado conhecimento indirecto — tem a obrigação política de dizer que não conhece negócios privados enquanto eles decorrem, mais a mais se estiverem em causa empresas cotadas na bolsa. Por definição, o discurso da política não pode ter a natureza de uma conversa à mesa do café. A isto se chama sentido de Estado.

Mas ainda mais extraordinário é que as carpideiras do regime se mostrem agora tão incomodadas com a “mentira” e não tenham reagido quando tomaram conhecimento de que Durão Barroso mentiu à Assembleia da República, ao dizer que havia visto as provas da existência de armas de destruição massiva no Iraque. Então, Durão Barroso não apenas mentiu como rompeu o consenso entre os partidos portugueses no âmbito da política externa — e quando estavam em causa assuntos de vida e de morte.»

ARSENY GLINSKY

PEUGEOT