terça-feira, abril 13, 2010

Umas no cravo e outras na ferradura

FOTO JUMENTO

Jardim Gulbenkian

IMAGEM DO DIA

[Jerome Delay/Associated Press]

«A CLOSER LOOK: A woman checked a registered-voters list for her name at a polling station in Juba, Southern Sudan, Sunday. Sudan’s first multiparty elections in a quarter century will determine whether President Omar al-Bashir, who is under an international indictment for war crimes in Darfur, wins another term.» [The Wall Street Journal]

JUMENTO DO DIA

Ângelo Correia

Toda a gente sabe que Ângelo Correia era o patrão de Pedro Passos Coelho, o que ninguém percebe é a razão porque Ângelo Correia decidiu ganhar protagonismo e desdobra-se em entrevistas, mais parecendo que o laço patronal resultou num estatuto especial para o antigo ministro da Administração Interna de Cavaco Silva.

Ainda não consegui perceber se é Passos que repete o que Ângelo Correia diz ou se é o inverso e o mal está precisamente nesta confusão promovida intencional ou acidentalmente promovida pelo patrão da Fomentivest.

LISBOA DESMAZELADA

Os lisboetas podem ir ao site da CML para assinalar locais da cidade onde ocorrem situações que carecem de intervenção, reconheço que é uma bela iniciativa ainda que fosse mais eficaz se em vez de assinalarem as situações anormais os lisboetas fossem convidados a indicar as ruas onde está tudo bem. A verdade é que Lisboa sofre de uma crise de desmazelo, buracos por todo o lado, passadeiras que não são pintadas há anos, ruas onde nunca passa uma vassoura, lixo acumulado pelos cantos, jardins e parques ao abandono.

Decidi ir dar uma volta pela Av. da Liberdade onde tradicionalmente há canteiros com flores, o seu estado é deprimente, a não ser uns quantos canteiros onde o desmazelo foi escondido com flores sempre iguais, a regra é o total abandono, onde havia relva há agora ervas e lixo, as flores foram regadas da última vez que choveu. Aqui e acolá o Zé anuncia a modernização de jardins, mas muitos são os que estão abandonados, assistindo-se à destruição de investimentos por falta de manutenção.

Falta de dinheiro? Talvez o Zé, vereador responsável pelos parques e jardins, tenha razão, depois de a CML ter pago 18 milhões de euros por conta da sua ascensão pública feita à custa de providências cautelares publicitárias, é compreensível que não haja dinheiro. Além disso dá mais nas vistas anunciar protocolos para promover a biodiversidade na capital (que cá por mim é evidente no aumento do número das ratazanas) e fazer pequenas inaugurações do que manter o que ao longo de décadas os outros construíram.

A ENTREVISTA DE PASSOS COELHO A SOUSA TAVARES

Banalidades, banalidades e mais banalidades.

NÃO PAGAM IMPOSTOS? ACABOU-SE A LUZ NA RUA

«Fiéis aos princípios libertários, as gentes de Colorado Springs têm a cabeça tão dura como as Montanhas Rochosas. E, como recusam pagar impostos, os autocarros deixaram de andar à noite, um terço dos candeeiros de rua foi desligado e ninguém cuida dos parques. Pior: a falta de fundos nesta cidade de 380 mil habitantes, atingida em cheio pela crise, ameaça as creches e os lares. Estão condenados a fechar tudo em nome dessa ideologia que vê o Governo como um papão que só faz asneiras quando se mete na vida dos cidadãos. Desde que em 1992 os libertários alteraram a Constituição do estado do Colorado, os aumentos de impostos têm de ser aprovados em referendo. Dois terços dos votantes de Colorado Springs recusaram essa via para preencher o défice do município. Esqueceram-se de que nos anos prósperos pagavam menos taxas que os outros americanos e os excedentes orçamentais eram redistribuídos para evitar que o tal papão engordasse.» [DN]

Parecer:

Por Leonídeo Paulo Ferreira.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Afixe-se.»

CAVACO E ALEGRE INEVITÁVEIS PORQUÊ?

«Passos Coelho propôs uma urgente revisão constitucional, para antes das presidenciais. Uma revisão constitucional exige dois terços de deputados, só possível com os votos dos dois maiores partidos. Mas a urgência pediria uma dinâmica entre PS e PSD que vejo mal como surgiria. Pelo contrário, vejo é impotência em chegarem a acordos: ambos têm um problema comum, para o qual poderiam encontrar uma solução sem apoio de mais ninguém - e não o resolvem. Mais, as causas desse problema (digo causas porque ela é diferente em cada um dos dois partidos) tratam com acinte as direcções dos respectivos partidos, obrigando-as a ir para onde não querem. Falo, como é evidente, das candidaturas presidenciais de Cavaco Silva e de Manuel Alegre - que não parecem interessar à direcção do PSD nem à do PS. A de Cavaco, porque Passos Coelho tem razões (e, até, razões pessoais) para perceber que os desígnios do actual Presidente não são os do partido. A de Alegre, porque a sua causa vai contra a trajectória do PS desde os anos 80. Por isso, Passos Coelho só balbucia o apoio a Cavaco e José Sócrates, por enquanto, nem isso faz em relação a Alegre. Mas dá-se de barato que um e outro irão apoiar o que não querem. O mistério é: por que não põem os dois, juntos, a hipótese de uma urgente revisão de candidato presidencial?» [DN]

Parecer:

Por Ferreira Fernandes.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Afixe-se.»

A DITADURA DA ESTÉTICA E OS CONCURSOS DE ARQUITECTURA

«A comunicação social tem dado eco à contestação de um grupo de arquitectos e da própria Ordem à forma como a Parque Escolar contratou projectos de arquitectura, através de ajuste directo, em vez de concurso público, tendo o assunto sido levado até ao Parlamento.

Os que não conhecem o que é um projecto e se deixam levar pela aparência e demagogia dos argumentos poderão ficar convencidos de que o problema reside na contratação por ajuste directo. Contudo, se fosse essa a questão, já teriam tomado idêntica posição - o que não sucedeu - sempre que assistimos à contratação de grandes nomes da arquitectura nacional e estrangeira por ajuste directo e com contratos milionários que envergonham os restantes projectistas. A razão é outra, pois o que pretendem é a contratação de projectos de arquitectura de forma isolada, em vez da contratação do projecto como um todo, englobando a arquitectura e a engenharia, conforme se depreende de diversas opiniões e do artigo do presidente da Ordem dos Arquitectos (OA) no jornal PÚBLICO, em que defendeu que a encomenda de arquitectura para o Programa de Modernização do Parque Escolar deveria resultar de concursos públicos de concepção em arquitectura.

Temos, assim, uma visão de que os edifícios são o projecto de arquitectura e o resto é secundário, ignorando que o dono de obra poderá não escolher a estética como único critério, tendo mesmo a obrigação de seleccionar projectos segundo outros critérios.

Para evitar esta visão parcelar, a Assembleia da República aprovou a Lei n.º 31/2009, determinando que o projecto deverá ser contratado a uma equipa com os técnicos necessários à sua correcta e integral elaboração, identificando os diferentes autores e o coordenador. Assim, e contrariando o que defendem alguns arquitectos, deixa de ser possível contratar um arquitecto segundo um concurso público ou ajuste directo para depois o autor do projecto de arquitectura subcontratar os engenheiros, em regime privado e segundo o seu interesse. Sei que é uma alteração profunda aos métodos que têm sido seguidos nos últimos anos, mas é tempo de acabar com a ditadura da estética, que parece ser, na lógica da arquitectura, o único critério para escolher os projectos, relegando para plano secundário os primeiros responsáveis pela segurança das construções e pela satisfação de um elevado número de exigências técnicas de interesse público.

Se, por absurdo, a Ordem dos Engenheiros reclamasse a aplicação, aos projectos de engenharia, dos princípios que a Ordem dos Arquitectos defende, também teríamos concursos públicos para contratar projectos de estruturas, segundo critérios de segurança contra os sismos, seguindo-se a selecção dos melhores projectos em eficiência energética, redes de instalações eléctricas e de comunicações, acústica e outras importantes áreas de engenharia. No final da selecção não teríamos um projecto integrado para realizar uma obra, mas uma soma de diferentes projectos, escolhidos segundo diferentes critérios.

Só a contratação de uma equipa multidisciplinar de projectos, incluindo o seu coordenador, com critérios claros para cada vertente, poderá garantir a redução dos desvios de custos durante a construção, a sustentabilidade das construções, a sua funcionalidade e segurança, e a durabilidade dos materiais escolhidos, a par da redução dos custos de manutenção ao longo da utilização da obra.

A Parque Escolar conseguiu, em pouco tempo, escolher equipas de arquitectos e de engenheiros para elaborarem projectos de reabilitação de escolas visando a melhoria da funcionalidade, o reforço das estruturas, a modernização das redes técnicas e a melhoria do comportamento energético e acústico. Num país em que a reabilitação nunca foi uma prioridade, o trabalho desenvolvido deve ser reconhecido como inovador.

O desvio da atenção para o tipo de concurso para contratação de projectos é apenas um detalhe para ocultar a verdadeira razão de tanta indignação. » [Público]

Parecer:

Por Fernando Santo, ex-bastonário da Ordem dos Engenheiros.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Afixe-se.»

VÃO DESTRUIR AS CUSTAS DE SÓCRATES

«Em declarações à Lusa, Paulo Brandão disse que o juiz de instrução do processo Face Oculta, António Costa Gomes, recebeu na passada sexta feira todas as escutas que se encontravam na Procuradoria Geral da República e vai agora fazer uma "análise minuciosa" dos documentos.

"São cinco volumes e o senhor juiz vai ter de ver folha a folha para separar o que terá de ser destruído e o que será guardado", esclareceu Paulo Brandão, adiantando que a destruição das escutas deverá acontecer nas instalações do Departamento de Investigação e Acção Penal da Comarca do Baixo Vouga, na presença de algumas pessoas/entidades convocadas pelo juiz António Costa Gomes.» [DN]

Parecer:

Já não fazem falta...

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Pergunte-se ao director do Sol se tem a intenção de as publicar em livro com prefácio do juiz do Baixo Vouga.»

EMPREGADOS DO BCP QUEREM PRÉMIOS

«Os accionistas do BCP foram recebidos ao início da tarde por uma manifestação de dirigentes sindicais que gritaram "administração do BCP é a vergonha que se vê". O movimento, que reuniu cerca uma centena de pessoas, protesta contra a decisão da gestão do banco de não pagar prémios de redistribuição de lucros, pela primeira vez este ano. O encontro realiza-se no edifício da Alfândega do Porto.

A rentabilidade insuficiente dos capitais do banco levou também a que não houvesse qualquer contribuição para o complemento de reformas do banco, o que aconteceu pela segunda vez.» [i]

Parecer:

Como toda a agente sabe o BCP está de excelente saúde.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Sugira-se aos trabalhadores do BCP que exijam o regresso de Jardim Gonçalves..»

ACIDENTE DEVEU-SE A TEIMOSIA DO PRESIDENTE POLACO

«O segundo piloto presidencial, Tomasz Pietrzak, descartou também a hipótese de o seu companheiro ter cometido um erro, lembrando que, noutras ocasiões, o presidente polaco deu ordens ao comandante para aterrar, contrariando as indicações que recebiam da torre de controlo, para evitar atrasos.

Em 2008, Lech Kaczynski ordenou ao piloto do avião que o transportou à Geórgia que efectuasse a aterragem em Tiflis, apesar das advertências contrárias dos controladores aéreos, fazendo uso do seu estatuto de chefe de Estado Maior.» [JN]

Parecer:

Foi o meu primeiro palpite.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Lamente-se.»

ARÁBIA SAUDITA: JUIZ CONFIRMA CASAMENTO DE MENINA DE 8 ANOS COM HOMEM DE 47

«Um juiz da Arábia saudita recusou pela segunda vez a anulação de um casamento entre uma menina de oito anos e um homem de 47, parente da criança. O segundo veredicto foi acolhido no sábado na cidade saudita de Onaiza, onde no ano passado o mesmo juiz rejeitou a petição levada a cabo pela mãe, que pedia para que fosse concedido o divórcio da filha, refere a CNN.

Um parente afirmou que o juiz, Sheikh Habib Al-Habib, «ficou preso ao primeiro veredicto e insistiu que a rapariga pode solicitar ao tribunal o divórcio assim que chegue à puberdade». O membro da família que preferiu ficar no anonimato adiantou que a mãe vai continuar a lutar pelo divórcio da filha. » [Portugal Diário]

Parecer:

O ridículo é que a criança não tem idade para pedir o divórcio.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Proteste-se contra a barbárie.»

CARTAZES DO PAPA VANDALIZADOS EM MALTA

«Os cartazes dedicados à visita do papa Bento XVI a Malta, que irá decorrer sábado e domingo, foram vandalizados e as autoridades da ilha reforçaram o dispositivo de segurança, informa a Lusa.

Nos grandes cartazes, que foram colocados pelas autoridades de Malta para dar as boas vindas ao pontífice, foram pintados na figura de Bento XVI bigodes ao estilo de Adolf Hitler, numa alusão ao ingresso do religioso durante a adolescência na juventude nazi, e a palavra pedófilo, noticia a imprensa de Malta. » [Portugal Diário]

Parecer:

O bigode até lhe fica bem.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Sugira-se a mudança do bigode para um estilo mais moderno.»

PCP APRESENTA CANDIDATO ÀS PRESIDENCIAIS

«O líder do PCP anunciou ontem que o partido irá apresentar um candidato próprio às eleições presidenciais, descartando qualquer apoio a Manuel Alegre ou Fernando Nobre.» [Correio da Manhã]

Parecer:

Parece que Manuel Alegre só convenceu o BE.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Aguarde-se pelo nome do candidato do PCP.»

VLADIMIR NEIJA