sábado, abril 17, 2010

Umas no cravo e outras na ferradura

FOTO JUMENTO

Jacinto-de-água [Eichhornia crassipes] nos arrozais de Barroca d'Alva, aLCOCHETE

PORTUGAL VISTO PELOS VISITANTES D'O JUMENTO

Idanha-a-Velha (Fotografia de A. Cabral)

IMAGEM DO DIA

[Donald Chan-Reuters]

«Rescuers hold a Tibetan girl, 13, who was buried in the ruins of a collapsed hotel for more than 50 hours after an earthquake hit Qinghai, China.» [The Washington Post]

JUMENTO DO DIA

Marques Mendes

Por este andar a procuradora vai defender que tudo e mais alguma coisa deve ser investigada preventivamente, os PIN, os negócios do Estado, os negócios das empresas ou as compras dos cidadãos, parece que as instituições não bastam e tal como os médicos fazem medicina preventiva todos devemos ficar sujeitos à justiça preventiva. Para a procuradora não devem haver limites aos procuradores.

E quem investiga preventivamente os procuradores? A dúvida faz todo o sentido pois como se viu uma suspeita contra um sucateiro serviu para que polícias e magistrados tivessem escutado Sócrates enquanto quiseram e como podem fazer o que querem as escutas foram parar aos jornais. Faria sentido investigar preventivamente todas as investigações, até as investigações preventivas aos ‘pin’ pois os procuradores deste país deixaram de estar acima de toda a suspeita.

«“A Procuradora Geral adjunta Maria José Morgado defendeu hoje o acompanhamento dos Projetos de Potencial Interesse Nacional (PIN) e outros grandes empreendimentos por equipas mistas no âmbito da investigação preventiva para antecipar a prática de crimes.

“Este acompanhamento seria uma posição legal de antecipação à prática de crimes, mas têm de ter sempre uma base de suspeita de lesão de um bem”, afirmou Maria José Morgado, durante o encontro sobre Direito Penal e Urbanismo que a Procuradoria Geral da República (PGR) promove hoje em Lisboa.» [i]

FRASES QUE SÃO COICES

Dito por D. Duarte Nuno de Bragança:

"Tenho muitas vezes de explicar [ao filho Afonso] que o que ensinam no programa oficial [de História de Portugal], a maior parte é mentira.» [DN]

«"Há o objectivo de provar que Portugal não tem razão de ser, não é viável como País. Estão a preparar tudo para entregar [Portugal] a Espanha". » [DN]

«Não faz sentido nenhum que as jóias da Coroa, fantásticas, lindíssimas, estejam escondidas num cofre, ainda por cima mal guardadas» [DN]

«Não faz sentido ofender 30 por cento dos portugueses com uma propaganda republicana primária, paga pelo Orçamento do Estado, sem dar direito de resposta a quem não pensa como eles. Isto não é espírito democrático» [DN]

«Faziam-no (Carbonária) por um ideal, estavam a dar a vida pelo seu ideal. Agora, se aceitarmos uma homenagem a esse género de pessoas, temos de também reconhecer a Al-Qaeda, a ETA ou o IRA, todos eles combatem por um ideal» [DN]

«O Rei de Espanha, quando viaja, ou vai num aviãozinho militar pequenino ou vai num avião de carreira. Nunca ninguém viu o Rei de Espanha requisitar um avião inteiro de uma companhia aérea para fazer uma viagem de visita oficial» [DN]

DO LAICO ARCAICO

«A atribuição de tolerância de ponto aos funcionários públicos aquando da visita do Papa, que de acordo com notícias publicadas em Março foi "negociada" com a hierarquia da IC portuguesa, é pois apenas mais uma manifestação da peculiar noção que o Estado português - e neste caso o Governo em funções (como de resto a generalidade dos partidos, à excepção tímida do BE) - tem do que significam "princípios fundamentais": é conforme calha. Desta vez, logo por azar (ou sorte?) calhou no ano do centenário da República. Deus não dorme.» [DN]

Parecer:

Por Fernanda Câncio.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Afixe-se.»

A GLÓRIA DO CORREIO

«No PÚBLICO de anteontem aprendemos que os CTT esperam um "maior aperto" em 2010. Preparam a "liberalização plena dos serviços postais". Por que é que esta notícia me fez medo?

Pensei um bocadinho. É difícil elogiar. Parece que estamos a dar graxa; que queremos qualquer coisa. Enfurece os leitores. Mas a verdade tem de ser dita. A verdade é a novidade dos nossos dias. Admito que, apesar de 55 anos de vida, não consegui acumular uma única queixa dos CTT. Note-se que compro tudo online - livros; canetas; roupa; vinhos e amendoins. Relincho com o casamento da Amazon e do eBay com os correios e no conúbio entre as empresas na Internet e as transportadoras.

Tudo isto que é electrónico e aéreo funciona porque os correios - pneus e solas de sapato - funcionam bem. Eis alguns países que me mandaram coisas importantes e que os CTT trouxeram a nossa casa: Malásia; Vietname; Equador (um belo chapéu Panamá que chegou hoje); Chipre; Tailândia; Estados Unidos da América; Reino Unido; Israel.

Nunca falharam. Vem sempre um homem ou uma mulher dos CTT, simpatiquíssimos, eficientes e compreensivos, que tudo facilitam, tornando as entregas numa actividade aprazível e cúmplice. Nas estações dos CTT - a do Estoril e de Colares são tão maravilhosas que aposto que não há estação dos CTT que o não seja - é a mesma alegria. Os CTT, como as farmácias e os oculistas, são o melhor não só de Portugal como do mundo.

Não mudem nada, se fizerem favor. Não liberalizem esta liberdade.» [Público]

Parecer:

Por Miguel Esteves Cardoso.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Afixe-se.»

PUZZLES GREGOS

«A Grécia (e Portugal) tem sido falada em todos os jornais e televisões desde finais do ano passado. Quando tanto falatório e por tanto tempo tem lugar na comunicação social de todo o mundo sobre um pequeno país, temos uma certeza: o país está com problemas graves e duradouros. No mercado das notícias sobre os pequenos países, como a Grécia, não há lugar para boas notícias.

Não é de surpreender que os gregos tenham problemas graves mas as razões invocadas, as curas sugeridas e as implicações internacionais são surpreendentes. Vejamos alguns puzzles.

Primeiro, a situação orçamental grega era gravíssima e as últimas notícias (de há uns seis meses) apenas confirmam essa gravidade. Antecipam um futuro que, de qualquer modo, estava sempre muito próximo. Ou seja, nada de verdadeiramente novo, apenas anteciparam uns meses aquilo que já se sabia. O puzzle é saber a razão do escândalo.

Segundo, que as autoridades gregas tinham mentido a Bruxelas também não era novidade, apenas o estavam a fazer pela segunda vez. Quem perdeu a reputação de seriedade nada mais tem a perder. Nada de surpreendente, também.

Terceiro, qual a gravidade da Grécia cessar pagamentos? Será um problema para alguns bancos alemães mas será sempre pequeno porque a Grécia é pequena. E será sempre, a existir, um problema das autoridades alemãs.

Quarto, a Grécia é um problema para o euro? Não percebo. A cidade de Nova Iorque teve exactamente esse problema há pouco mais de três décadas, quando deixou de pagar a sua dívida. E a Califórnia de hoje, financeiramente, parece a Grécia. No entanto, ninguém sugeriu que fossem problemas para o dólar. Mais, ninguém sugeriu que Nova Iorque saísse do dólar, quando entrou em bancarrota, e em seguida desvalorizasse a sua moeda. Certamente que a cidade de NY tinha, e tem, um peso económico na economia norte-americana maior que a Grécia tem na União Europeia ou na zona euro. Já nem vale a pena falar da relevância do estado da Califórnia. Também não entendo o drama euro-grego.

Quinto, uma cura sugerida para o problema seria a saída da Grécia do euro, reintroduzir o dracma e desvalorizar. A primeira parte da solução - saída do euro - é estranha vindo de economistas, porque isso implicaria o colapso imediato do sistema bancário grego, o que seria um desastre ainda maior. Se se anunciasse hoje que a Grécia, por hipótese, abandonaria o euro no final do ano, amanhã de manhã haveria uma corrida aos depósitos que provocaria o colapso imediato de todo o sistema bancário grego. Não por ser grego mas de qualquer sistema bancário que sofresse uma corrida aos depósitos. É como sugerir decapitar o sujeito como cura para a calvície.

Sexto puzzle, argumenta-se frequentemente que a Grécia tem um efeito de contágio sobre outras economias, nomeadamente sobre Portugal e Espanha, e que um colapso dos pagamentos do Governo grego implicaria um efeito de dominó sobre as outras economias. Por um lado, só está sujeito a contágio quem se aproxima do doente. E nós andamos por lá e demasiado próximo para o meu gosto. Por outro lado, medindo esse efeito grego pela evolução dos spreads da dívida portuguesa para os bunds alemães não é claro tal contágio. Vejamos: há uma semana, dia 7 de Abril (para mim hoje é quarta-feira), a diferença das taxas das obrigações a 10 anos para as alemãs era de 112 pontos-base (1,12% a mais). Na sexta, estava em 124 pontos. Na segunda-feira, após a euforia do programa de ajuda aos gregos, o spread estava a 114 e hoje, dia 14, mantinha-se a 123. Ou seja, não é para mim claro, como se vê pelos números, que haja contágio significativo. Entendendo-se por contágio, uma causa que nos é alheia. Os nossos problemas actuais são nossos e foram causados pelas nossas políticas erradas no passado mais ou menos recente, é tudo.

Sétimo puzzle, por que será uma vergonha para a União Europeia (UE) a Grécia recorrer ao Fundo Monetário Internacional (FMI)? Não há nenhum princípio moral envolvido, por um lado. Por outro, só é um embaraço se a UE clamar que o seja. A União Europeia é um projecto em construção, é uma união de Estados independentes e ainda não tem mecanismos para ocorrer a tais situações. Verdade seja dita que poderia ter previsto que, mais tarde ou mais cedo, tal necessidade viria a ter lugar. Até lá o FMI é a instituição para resolver, com o país em causa, este tipo de problemas. Será quando muito um embaraço para quem não previu que tal problema poderia acontecer, ou seja, é um embaraço para a Comissão e para os Estados- membros que não anteciparam o problema e como tal não tinham uma solução comunitária. É só.

Um país pequeno como a Grécia -ou Portugal - andar nas bocas do mundo só pode querer dizer que há problemas graves. E esses problemas não são de hoje e as causas não são de ontem. Foram as políticas erradas acumuladas ao longo de vários anos. Sempre que alguém lembrava a insustentabilidade das nossas políticas orçamentais a resposta era sempre que tais problemas estavam no futuro longínquo. O futuro desse passado já chegou.» [Público]

Parecer:

Por Luís Campos e Cunha.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Afixe-se.»

O BPP MORREU

«O Banco de Portugal comunicou esta sexta-feira a dissolução e liquidação do Banco Privado Português, dado que este está incapaz de assegurar os seus compromissos.

Em comunicado, a instituição explica que a revogação da autorização para o exercício do banco fundado por João Rendeiro “depois de verificada a inviabilidade dos esforços de recapitalização e recuperação desta instituição desenvolvidos no contexto das providências extraordinárias de saneamento adoptadas pelo Banco de Portugal”.» [Correio da Manhã]

Parecer:

Enfim, ao poucos o cavaquismo económico vai morrendo.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Pergunte-se a Balsemão se falou do tema com Pedro Passos Coelho.»

SÓCRATES ALINHA NO POPULISMO CONTRA OS SALÁRIOS DOS GESTORES

«Num debate marcado pela discussão em torno dos salários dos gestores públicos, José Sócrates deixou claro que é contra "uma escalada gananciosa dos ordenados dos gestores em todas as empresas, em particular nas empresas privadas" e lembrou que foi o seu Governo que "tomou a decisão mais dura no combate ao exagero no vencimento dos gestores de empresas participadas pelo Estado" ao dar "uma orientação genérica de congelamento de salários" e ao estabelecer que "não haverá bónus ou remunerações suplementares em 2010 e 2011".

"Em todas as assembleias gerais, o Estado votará contra qualquer proposta que não cumpra estas duas orientações, e em particular na Assembleia Geral da EDP, onde o Estado tem uma posição de 20% e onde a Caixa Geral de Depósitos tem 5 por cento", afirmou o chefe do Governo, sublinhando que esta iniciativa "dá uma expressão prática àquilo que é também o entendimento do Governo, no sentido de evitar aquilo que é uma escalada gananciosa dos ordenados dos gestores em todas as empresas (...) que, na comparação com outros vencimentos, nos deixam a todos muito embaraçados".» [Correio da Manhã]

Parecer:

Este tipo de discurso não leva a nada.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Pergunte-se a Sócrates se alguma vez deu instruções aos administradores que representam o Estado.»

VAMOS FICAR UM DIA SEM CAVACO

«"Está tudo preparado para permanecermos cá", disse há minutos uma fonte da Presidência da República.

As autoridades checas tinham planeado encerrar o seu espaço aéreo a partir das 15.00 locais (mais uma hora em Lisboa), depois anteciparam para as 13.00 e novamente para as 11.00 o que tornou "impraticável", segundo a mesma fonte, cancelar o programa do Presidente e partir mais cedo para Lisboa.» [DN]

Parecer:

Bendita núvem vulcânica!

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Pergunte-se a Alguém se deu pela falta do homem.»

D. DUARTE, O ECONOMISTA

«Aludindo a diferenças entre os custos dos sistemas monárquico e republicano, o pretendente ao trono nacional frisou que o Presidente da República português, anualmente, "custa cerca de 2,9 euros por habitante" enquanto os encargos por habitante do Rei de Espanha representam "uns cêntimos por ano" aos cidadãos espanhóis.

"Em valores absolutos é cinco para um, por habitante é 18 vezes mais. O palácio de Belém sai muito mais caro do que o palácio real espanhol", disse D. Duarte.

Acrescentou que a monarquia inglesa, a mais cara do Mundo, é "a única" que é mais cara do que a República Portuguesa.

"Mas [os ingleses] são reis de uma dúzia de países, entre os quais o Canadá, Austrália e Nova Zelândia", argumentou. » [DN]

Parecer:

Gosto particularmente dos argumentos em relação à despesa da família real inglesa e a sugestão de que ele e o Afonsinho fazia o serviço por menos dinheiro do que Cavaco Silva. EU acrescentaria outro argumento, os pormenores da vida íntima dos Windsor são bem mais picantes e divertidos do que os da família Silva.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Dê-se a merecida gargalhada.»

BOLA DE FOGO NO CÉU DOS EUA

«Para além de Wisconsin, o fenómeno foi visível nos Estados do Missouri, Illinois e Indiana. Uma televisão associada da CNN garante que habitantes no Ohio também viram.

Não há uma explicação oficial para o sucedido, mas o NWS lembra que há uma chuva de meteoritos denominada “Gamma Virginids”, que ocorre geralmente entre 4 e 21 de Abril. “Pode ter sido um grande meteorito que causou a brilhante bola de fogo que foi relatada”, disse à CNN. » [JN]

DEIXAI VIR A MIM AS CRIANCINHAS

«Foi a cantar os parabéns que um coro de 83 crianças, no Porto, felicitou o Papa no dia em que faz precisamente 83 anos. Os mais novos leram uma carta a Bento XVI desejando-lhe saúde, sabedoria e tolerância e ofereceram-lhe uma garrafa de vinho do Porto, do ano em que o Sumo Pontífice nasceu.

Em representação de Sua Santidade esteve o Bispo do Porto. D. Manuel Clemente recebeu as ofertas do grupo infantil e felicitou Bento XVI pela maneira como tem encarado os problemas da Igreja Católica. O prelado referiu ainda que iniciativas como esta favorecem a imagem da instituição. » [Portugal Diário]

Parecer:

Parece que a Igreja quer dar do papa a imagem do amigo querido pelas criancinhas, porque será?

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Pergunte-se ao bispo do Porto a razão deste súbito interesse em associar a imagem de criancinhas ao papa.»

GOLDMAN SACHS EM QUEDA NA BOLSA

«As acções do Goldman Sachs estão a afundar 11,5%, depois do regulador da bolsa norte-americano, Securities and Exchange Comission (SEC), ter anunciado esta sexta-feira que avançou com um processo contra a instituição financeira.

De acordo com a agência Reuters, o banco terá defraudado vários investidores ao omitir factos relevantes sobre produtos financeiros associados ao subprime. » [Portugal Diário]

Parecer:

Curiosamente um conhecido vice-presidente do PSD nos tempos de Manuela Ferreira Leite foi vice-presidente do banco e foi das personalidades que mais se destacou a falar da crise financeira.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Solicite-se um comentário a António Borges.»

MALEWITCH